SuperCollider, MaxMSP, PureData e similares

    Autor Mensagem
    waltercruz
    Veterano
    # set/12


    Opa! acabei de ver um post do Scrutinizer no tópico sintetize alguma coisa e me lembrei de um vídeo muito interessante que vi uns tempos atrás.

    Eu sou muito indisciplinado/preguiçoso pra aprender alguma dessas linguagens, mas se tiver alguém por aqui que tem a paciência necessária, é algo muito interessante mesmo. Chequem o vídeo abaixo:

    https://vimeo.com/2503257

    expedifer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    o único supercollider que conheço é este:
    http://lhc.web.cern.ch

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    eu tinha esse maxMSP instalado aqui, mas foi um treco que me deu no saco, mas ainda volto a mexer nele

    silvG8
    Veterano
    # set/12
    · votar


    waltercruz
    No mínimo muito interessante! :)
    Não tenho intenção de aprender, mas me parece uma ferramenta incrível para quem entende. Uma pergunta básica... de onde saem os sons? Do próprio programa ou de outras fontes?

    kokada
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cada coisa que inventam!!!

    waltercruz
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Nesse vídeo que postei aqui, do Improptu, ele usa essa linguagem para programar o battery e o zebra...

    Falando de outros ambientes, o MaxMSP tem integração com o Ableton Live... e por aí vai.

    Maestron
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Já comecei a trabalhar com o "Csound", alguém conhece?

    Muitos compositores "eruditos" compõem verdadeiras sinfonias utilizando essa linguagem... Já vi trabalhos impressionantes... Mas é para quem gosta de programar mesmo!

    Ken Himura
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu comecei a me meter com isso há pouco tempo, mas tenho que sacar bem mais pra tentar o mestrado que eu quero. São ambientes ótimos. Tô me metendo com o PudeData (só porque é free hahaha) e o OpenMusic. Também tenho o Scala pra usar sistemas de afinação diferentes e ando me esbarrando com o Reaktor também.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bump de (quase) 1 ano:

    Tenho 2 meses pra manjar de PureData e meu laptop está temporariamente down. Beijos.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Comprei o Reaktor mês passado! Mas vi que precisaria tipo, de uma vida inteira só pra aprender a mexer nele.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Dando uma desenterrada aqui. Como estão os projetos de vocês, pessoal?

    Continuo firme e forme no PD e no Max, mas o OpenMusic eu chutei pra escanteio. Tava difícil hahaha. Comecei a aprender Supercollider e Csound também, mas não tô metendo a cara ainda. Tenho um set de efeitos básicos feitos no PD e no Max (são equivalentes) que vou usar até pra processar o som duma guitarra agora neste semestre. Vamos ver o que sai.

    Abraços!

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ken Himura
    Eu diria pra você esquecer do Csound. É um negócio arcaico que só serve mesmo se você tem uma idéia muito específica do que fazer... O negócio é baseado em MUSIC-N, coisa da década de 50, fica com o SC mesmo.

    Mas o SC é o mais "línguagem de programação" deles.
    Outro que não foi citado aqui é o ChucK, ele tá entre o PD e o SC em nível de complexidade, mas o SC parece que ganha em poder...

    Tenho um set de efeitos básicos feitos no PD e no Max (são equivalentes) que vou usar até pra processar o som duma guitarra agora neste semestre.
    É o que mais faço com o SC atualmente. Pode nos mostrar algo?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Insufferable Bear
    O Chuck eu tenho instalado, tenho um curso também em vídeo, mas nunca usei. Talvez nessas férias de fim de ano.

    O Csound ainda é válido (a versão mais recente reformatou a linguagem toda!) pra fazer umas coisas pequenas e rápidas. Tô começando a mexer com OSC agora, ele pode vir a ser útil, assim como o SC (e com sintaxe mais fácil, por sinal). Mas a real utilidade dele tá em aprender na marra toda o desenvolvimento da tecnologia musical - tudo que as linguagens visuais esconde.

    Pode nos mostrar algo?
    Posso sim! Assim que sair uma coisa aqui e rolar a gravação (tô tentando montar um portfólio grande), eu compartilho aqui nesse tópico e no fórum Divulgue suas músicas!

    rodolfo1982
    Veterano
    # out/15 · Editado por: rodolfo1982
    · votar


    Interessante ver esse tópico. Eu nunca cheguei a mexer a fundo com nenhuma dessas "linguagens", apenas dei uma olhada superficial em Pure Data e MaxMSP.

    Mas eu curto brincar com programação e HW voltado ao áudio... há uns anos atrás implementei, de forma simples, uma aplicação para Linux (em C) que usava o driver de som e sintetizava um Hammond...ok, nada diferente que um VST não faça, mas é mais legal quando nós mesmos implementamos.
    :-)

    E um pouco depois, fiz isso em VHDL (um mini gerador de síntese aditiva usando uma FPGA, simulando as mesmas drawbars do Hammond, através de chaves e potênciometros, e com entrada MIDI para conectar um teclado)...
    Também já mexí um pouco com programação de VSTs, usando o SDK da Steinberg e a biblioteca WDL-OL (neste caso, tudo em C++).

    Atualmente ando "brincando" um pouco com o Arduino...

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Em agosto de 2013 eu postei aqui que comprei o Reaktor, e só agora, dezembro de 2015 eu consigo montar alguns patches nele.

    Reaktor tem coisa pra mexer nele pra mais de uma vida, sem dúvida.

    Casper
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Caro waltercruz:

    Reaktor tem tantas possibilidades que dá medo.
    Acho que é o ambiente virtual mais sofisticado
    e flexível disponível. Mas não funciona comigo,
    que ficaria só editando e editando indefinidamente...

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Entendo perfeitamente amigo Casper!

    Vc viu o tópico que eu criei sobre Nine Inch Nails? Se não me engano, vc é fã do Trent Reznor.

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Amigos, confesso que até 5 meses atrás não conhecia nada dessas linguagens, nem muito menos o poder de fogo delas. Graças a esse post e minha curiosidade comecei a estudar Pure Data, que a priore me pareceu a mais didática e menos complexa em relação as demais.

    Aficionado por tecnologia, não sei como fiquei minha vida inteira longe disso...haha

    Para supri a falta de um arpejador no meu controlador, e como exercício, criei um arpejador simples de 16 pistas onde o controlo facilmente pelos controllers do meu teclado. Incrível o que se pode fazer num software que a priore parece tão modesto.

    Só tenho a agradecer aos amigos daqui que, mesmo sem saberem, me impulsionaram a estudar Pure Data. Acredito que será de grande valia para minha vida profissional e acadêmica.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Voltei a mexer com essas coisas.
    Hoje em dia é mil vezes mais fácil aprender, tem muito mais conteúdo por aí, grupo de facebook, tutorial no youtube...
    Uma boa época pra ressucitar o tópico.

    E o tutorial:
    https://www.youtube.com/watch?v=yRzsOOiJ_p4&list=PLPYzvS8A_rTaNDweXe6P X4CXSGq4iEWYC

    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Caro Insufferable Bear:

    Boa sorte na empreitada. Respeito
    quem tem a força de vontade para
    fazer a música toda desta forma.
    Comecei a brincar com Sonic Pi
    mas desisti rapidamente.

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Hoje, toda a minha produção acadêmica se baseia em live coding. Esse tópico me fez enxergar um mundo que até então não fazia ideia de existia.

    A dois anos produzo no Pure Data e Sonic Pi, fiz TCC, projeto de mestrado e alguns artigos.

    Aconselho aos amigos com um pouquinho de tempo livre e predisposição à computação que explorem essas ferramentas, pois são incríveis.

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Hoje, toda a minha produção acadêmica se baseia em live coding. Esse tópico me fez enxergar um mundo que até então não fazia ideia de existia.

    A dois anos produzo no Pure Data e Sonic Pi, fiz TCC, projeto de mestrado e alguns artigos.

    Aconselho aos amigos com um pouquinho de tempo livre e predisposição à computação que explorem essas ferramentas, pois são incríveis.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    freitas_silva
    Pô, muito legal saber disso, cara! Que bom que o tópico rendeu um fruto desses!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SuperCollider, MaxMSP, PureData e similares