Autor |
Mensagem |
waltercruz Veterano |
# set/12
Opa! acabei de ver um post do Scrutinizer no tópico sintetize alguma coisa e me lembrei de um vídeo muito interessante que vi uns tempos atrás.
Eu sou muito indisciplinado/preguiçoso pra aprender alguma dessas linguagens, mas se tiver alguém por aqui que tem a paciência necessária, é algo muito interessante mesmo. Chequem o vídeo abaixo:
https://vimeo.com/2503257
|
expedifer Veterano |
# set/12
· votar
o único supercollider que conheço é este: http://lhc.web.cern.ch
|
fernando tecladista Veterano |
# set/12
· votar
eu tinha esse maxMSP instalado aqui, mas foi um treco que me deu no saco, mas ainda volto a mexer nele
|
silvG8 Veterano |
# set/12
· votar
waltercruz No mínimo muito interessante! :) Não tenho intenção de aprender, mas me parece uma ferramenta incrível para quem entende. Uma pergunta básica... de onde saem os sons? Do próprio programa ou de outras fontes?
|
kokada Veterano |
# set/12
· votar
Cada coisa que inventam!!!
|
waltercruz Veterano |
# set/12
· votar
Nesse vídeo que postei aqui, do Improptu, ele usa essa linguagem para programar o battery e o zebra...
Falando de outros ambientes, o MaxMSP tem integração com o Ableton Live... e por aí vai.
|
Maestron Veterano |
# set/12
· votar
Já comecei a trabalhar com o "Csound", alguém conhece?
Muitos compositores "eruditos" compõem verdadeiras sinfonias utilizando essa linguagem... Já vi trabalhos impressionantes... Mas é para quem gosta de programar mesmo!
|
Ken Himura Veterano |
# out/12
· votar
Eu comecei a me meter com isso há pouco tempo, mas tenho que sacar bem mais pra tentar o mestrado que eu quero. São ambientes ótimos. Tô me metendo com o PudeData (só porque é free hahaha) e o OpenMusic. Também tenho o Scala pra usar sistemas de afinação diferentes e ando me esbarrando com o Reaktor também.
|
Ken Himura Veterano |
# ago/13
· votar
Bump de (quase) 1 ano:
Tenho 2 meses pra manjar de PureData e meu laptop está temporariamente down. Beijos.
|
waltercruz Veterano |
# ago/13
· votar
Comprei o Reaktor mês passado! Mas vi que precisaria tipo, de uma vida inteira só pra aprender a mexer nele.
|
Ken Himura Veterano |
# out/15
· votar
Dando uma desenterrada aqui. Como estão os projetos de vocês, pessoal?
Continuo firme e forme no PD e no Max, mas o OpenMusic eu chutei pra escanteio. Tava difícil hahaha. Comecei a aprender Supercollider e Csound também, mas não tô metendo a cara ainda. Tenho um set de efeitos básicos feitos no PD e no Max (são equivalentes) que vou usar até pra processar o som duma guitarra agora neste semestre. Vamos ver o que sai.
Abraços!
|
Insufferable Bear Membro |
# out/15
· votar
Ken Himura Eu diria pra você esquecer do Csound. É um negócio arcaico que só serve mesmo se você tem uma idéia muito específica do que fazer... O negócio é baseado em MUSIC-N, coisa da década de 50, fica com o SC mesmo.
Mas o SC é o mais "línguagem de programação" deles. Outro que não foi citado aqui é o ChucK, ele tá entre o PD e o SC em nível de complexidade, mas o SC parece que ganha em poder...
Tenho um set de efeitos básicos feitos no PD e no Max (são equivalentes) que vou usar até pra processar o som duma guitarra agora neste semestre. É o que mais faço com o SC atualmente. Pode nos mostrar algo?
|
Ken Himura Veterano |
# out/15
· votar
Insufferable Bear O Chuck eu tenho instalado, tenho um curso também em vídeo, mas nunca usei. Talvez nessas férias de fim de ano.
O Csound ainda é válido (a versão mais recente reformatou a linguagem toda!) pra fazer umas coisas pequenas e rápidas. Tô começando a mexer com OSC agora, ele pode vir a ser útil, assim como o SC (e com sintaxe mais fácil, por sinal). Mas a real utilidade dele tá em aprender na marra toda o desenvolvimento da tecnologia musical - tudo que as linguagens visuais esconde.
Pode nos mostrar algo? Posso sim! Assim que sair uma coisa aqui e rolar a gravação (tô tentando montar um portfólio grande), eu compartilho aqui nesse tópico e no fórum Divulgue suas músicas!
|
rodolfo1982 Veterano |
# out/15 · Editado por: rodolfo1982
· votar
Interessante ver esse tópico. Eu nunca cheguei a mexer a fundo com nenhuma dessas "linguagens", apenas dei uma olhada superficial em Pure Data e MaxMSP.
Mas eu curto brincar com programação e HW voltado ao áudio... há uns anos atrás implementei, de forma simples, uma aplicação para Linux (em C) que usava o driver de som e sintetizava um Hammond...ok, nada diferente que um VST não faça, mas é mais legal quando nós mesmos implementamos. :-)
E um pouco depois, fiz isso em VHDL (um mini gerador de síntese aditiva usando uma FPGA, simulando as mesmas drawbars do Hammond, através de chaves e potênciometros, e com entrada MIDI para conectar um teclado)... Também já mexí um pouco com programação de VSTs, usando o SDK da Steinberg e a biblioteca WDL-OL (neste caso, tudo em C++).
Atualmente ando "brincando" um pouco com o Arduino...
|
waltercruz Veterano |
# dez/15
· votar
Em agosto de 2013 eu postei aqui que comprei o Reaktor, e só agora, dezembro de 2015 eu consigo montar alguns patches nele.
Reaktor tem coisa pra mexer nele pra mais de uma vida, sem dúvida.
|
Casper Veterano
|
# dez/15
· votar
Caro waltercruz:
Reaktor tem tantas possibilidades que dá medo. Acho que é o ambiente virtual mais sofisticado e flexível disponível. Mas não funciona comigo, que ficaria só editando e editando indefinidamente...
|
waltercruz Veterano |
# dez/15
· votar
Entendo perfeitamente amigo Casper!
Vc viu o tópico que eu criei sobre Nine Inch Nails? Se não me engano, vc é fã do Trent Reznor.
|
freitas_silva Veterano |
# jan/16
· votar
Amigos, confesso que até 5 meses atrás não conhecia nada dessas linguagens, nem muito menos o poder de fogo delas. Graças a esse post e minha curiosidade comecei a estudar Pure Data, que a priore me pareceu a mais didática e menos complexa em relação as demais.
Aficionado por tecnologia, não sei como fiquei minha vida inteira longe disso...haha
Para supri a falta de um arpejador no meu controlador, e como exercício, criei um arpejador simples de 16 pistas onde o controlo facilmente pelos controllers do meu teclado. Incrível o que se pode fazer num software que a priore parece tão modesto.
Só tenho a agradecer aos amigos daqui que, mesmo sem saberem, me impulsionaram a estudar Pure Data. Acredito que será de grande valia para minha vida profissional e acadêmica.
|
Insufferable Bear Membro |
# jan/17
· votar
Voltei a mexer com essas coisas. Hoje em dia é mil vezes mais fácil aprender, tem muito mais conteúdo por aí, grupo de facebook, tutorial no youtube... Uma boa época pra ressucitar o tópico.
E o tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=yRzsOOiJ_p4&list=PLPYzvS8A_rTaNDweXe6P X4CXSGq4iEWYC
|
Casper Veterano
|
# jan/17
· votar
Caro Insufferable Bear:
Boa sorte na empreitada. Respeito quem tem a força de vontade para fazer a música toda desta forma. Comecei a brincar com Sonic Pi mas desisti rapidamente.
|
freitas_silva Veterano |
# fev/18
· votar
Hoje, toda a minha produção acadêmica se baseia em live coding. Esse tópico me fez enxergar um mundo que até então não fazia ideia de existia.
A dois anos produzo no Pure Data e Sonic Pi, fiz TCC, projeto de mestrado e alguns artigos.
Aconselho aos amigos com um pouquinho de tempo livre e predisposição à computação que explorem essas ferramentas, pois são incríveis.
|
freitas_silva Veterano |
# fev/18
· votar
Hoje, toda a minha produção acadêmica se baseia em live coding. Esse tópico me fez enxergar um mundo que até então não fazia ideia de existia.
A dois anos produzo no Pure Data e Sonic Pi, fiz TCC, projeto de mestrado e alguns artigos.
Aconselho aos amigos com um pouquinho de tempo livre e predisposição à computação que explorem essas ferramentas, pois são incríveis.
|
Ken Himura Veterano |
# mar/18
· votar
freitas_silva Pô, muito legal saber disso, cara! Que bom que o tópico rendeu um fruto desses!
|