Súditos do Deus K.R.Y. (Korg, Roland e Yamaha).

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# ago/12 · Editado por: Casper


Percebo que a maioria dos frequentadores do forum são
súditos do Deus K.R.Y (Korg, Roland e Yamaha).
Quando se diz que existe alguma coisa que não é
ligada diretamente a esse Deus, qualquer um é tomado
como herege/louco/alienígena.

Eu me considero um herege/louco/alienígena, porque
tem muito tempo que esse Deus não faz nada interessante.

A Korg fez muitos sintetizadores sensacionais no passado,
muitos equipamentos realmente inovadores.

A Roland foi fundamental, no passado, definiu uma era, com
suas baterias eletrônicas TR e seus sintetizadores revolucionários.

A Yamaha praticamente criou a síntese FM, e só por esse
motivo já merece estar no Olimpo dos sintetizadores.

O que essas empresas fizeram nos últimos anos? No meu modo
de pensar muito pouco, perto do que fizeram no passado.

A grande verdade é que o PC em forma de teclado, rodando
Linux e VST nativos, parece ser o caminho em que as três
estão se direcionando.

Podem atirar as pedras.

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


Concordo!

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Sou súdito do KRY, mas herege ao mesmo tempo Já que marcas como Behringer, Kurzweill, Apple, SoftSynths dividem espaço no meu set

A verdade única e absoluta que eu considero é que a fidelidade a uma marca X, fãboy de marca y, é a maior estupidez do mundo, estas empresas não tão nem aí para a gente, nem se você for consumidor assíduo e detentor dos produtos mais caros, você é mais um número apenas na contabilidade da empresa

O Grande KRY pensa em equipamentos para as massas, ela pensa em atingir o maior numero de músicos, até mesmo quem nem músico é, então a muito tempo a preocupação com o equipamento deixou mesmo de ser prioridade, o que é essencial é como atingir o maior numero de consumidores, mesmo que para isso a qualidade fique em segundo plano para tirar alguns dolares do preço final e da mão de sofredores que pagam quase 100% do valor real em impostos e lucro de atravessadores e lojistas

A inovação, para que? a tecnologia já está toda aí mesmo, inventada, vamos pagar para um programador fazer uma SO, nas coxas mesmo, o resto a gente pede para a foxcom juntar lá na china

A lista de novos equipamentos a serem adquiridos, passam bem longe do grande KRY, porque será hehe, mas mesmo assim não consigo me liberar dele, O grande K do K, é um computador baseado em Linux, e daí, ele é fantástico para o que eu faço hehe então continuo sendo súdito hehe

Mas incrível mesmo é ler as defesas mais incríveis da KRY, mesmo a muito tempo entregando produtos mediocres, igual a música que sai destes instrumentos hoje em dia

Já é fato que poderíamos ter instrumento extremamente mais evoluídos, porque não o fazem? porque os súditos compram seus equipamentos, sem dar a chance a pequenos entrarem no mercado com inovaçoes, infelizmente eu vou na onda a muito tempo

Mas sendo muito mais crítico do que comprar ...

OverZakk
Veterano
# ago/12 · Editado por: OverZakk
· votar


Edit. Falei besteira deixa queto hehe!!

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro Edson Caetano:

Tente imaginar o impacto que a Yamaha causou
em 1983 com o DX7. Agora venha para 2012:

- Ah, o novo Motif XF_mega-plus agora tem o dobro de memória
e telinha sensível...bla...bla..bla..

Impacto = zero.
Inovação = zero.

Eu sei que o senhor ama seu Kronos, mas a Korg
fez o equivalente acima com o Kronos/KronosX.
Estou errado?

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


Gosto muito do Karma da Korg acho que nenhum outro vai ter o que ele tem!!

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


OverZakk
KRY = Korg / Roland / Yamaha a tríade mágica hehe

Casper
Amo mesmo meu Kronos hehe, afinal 10 milha tem que se amar ou se mata logo hehe, mas é isso aí, a Korg pegou o que já existia, fez uma SO que ainda está se acertando e lançou na praça para ver o que dá

Impacto = Zero
Inovação = Zero

Nenhuma empresa, mesmo outras grandes fora do KRY, lançam algo realmente novo, os defensores dizem que a sintese y é incrivel, que a maquina x é incrivel, mas eu me pergunto, será que existe algo realmente novo para ser lançado?? será que existe ainda inovação dentro do mundo dos teclados ??

O instrumento mais inovador que tenho, acredite se quiser, são alguns apps do ipad... que custam alguns dolares apenas

Mas no meio de tanta tecnologia que me rodeia, no meio de tanto investimento dentro do studio, cercado de instrumentos tops, softs tops, computadores tops, me peguei sendo um incapaz de criar uma maldita bateria para o OSC

Não tem jeito cara, não consigo imaginar como criar um mísero loop de bateria usando apenas a sintese subtrativa, como mesclar 3 ou 4 peças de 4 instancias diferentes... travou meu projeto inteiro, acredita?

O que me faz pensar, e daí que eu tenho todas essas "novidades" em mãos, se ainda não consigo fazer coisas que eu acho que pode ser até que simples... o que os teclados da KRY fariam por mim ? NADA

Pra mim isso está sendo o fim, e algo que está me deixando muito chateado, preciso definitivamente resolver esta minha deficiência, URGENTE

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


OverZakk
Karma não é da Korg, é do Stephen Kay e sua empresa Karma-lab, e simplesmente não é mais um privilégio exclusivo dos teclados Korg, o mais recente lançamento é o Karma Soft para Motifs... sim um programinha de menos de 50 mega e que é uma poderosa ferramenta, ainda muito mal compreendida por todos, inclusive por quem definitivamente faz uso dela, como eu hehe

Se os poderosos parassem de pagar os royalties que ele pede, pode ter certeza que teria Karma para todo mundo, via midi

É esta a inovação? pegar pequenos desenvolvedores com uma grande ferramenta e incorporar o know how aos produtos?

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


Casper
qual é cara... esqueceu do Moog! qualquer um que goste de sons analógicos e conheça um pouco as marcas quer/tem um Moog ou um DSI

Edson Caetano
vamos pagar para um programador fazer uma SO
eu estava pensando em fazer algum espécie de SynthOS...

O grande K do K
o grande cadoca?

Casper
Eu sei que o senhor ama seu Kronos, mas a Korg
fez o equivalente acima com o Kronos/KronosX.

o proprio Edson fez mais pelo Kronos dele lol

Edson Caetano
O instrumento mais inovador que tenho, acredite se quiser, são alguns apps do ipad... que custam alguns dolares apenas
Brian Eno wins!

Pra mim isso está sendo o fim, e algo que está me deixando muito chateado, preciso definitivamente resolver esta minha deficiência, URGENTE
já tentou usar um Tempest ou aquele modulo de 'batera' da Clavia..

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


essa coisa de sintetizar uma bateria foi uma das coisas que tava pensando nesse SO... montar uma maneira mais simples de se criar uma bateria analógica... uma maneira mais intuitiva de toca-la...

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro Edson Caetano:

Vou citar, sem pensar muito, 10 produtos diversos de
empresas que apostaram em diferentes direções:

Buchla - Lightning III
Jomox - Moonwind
Pittsburgh - Modular Foundation
Waldorf - Blofeld
OTO Machines - Biscuit
Arturia - Minibrute
Teenage Engineering - OP1
Vermona - Perfourmer MKII
Kilpatrick Audio - K4815 Pattern Generator
The Lunar Experience - 591 Quad Switch Matrix Router

Cada uma enxergou uma possibilidade e nela apostou.

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Eu sei que pode ser meio lugar comum, mas vejo bastante inovação vindo da Native Instruments, com synths como o Razor, e o Prism, que inclusive, eu não faço a menor idéia de como se programa

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


verdade, acho que as duas melhores empresas de instrumentos virtuais são a Arturia e a Native Instruments...

silvG8
Veterano
# ago/12 · Editado por: silvG8
· votar


Casper
Eu ia responder em outro lugar, mas fiquei feliz em ver um tópico dedicado. Hoje em dia vejo os equipamentos surgindo e sinto praticamente nenhum interesse neles. As vezes penso se é estranho ou não, mas chego à conclusão de que nada é inovador.

Dessas empresas "sagradas", já tive instrumentos da Roland, e atualmente ainda tenho um V-Synth GT. O lance é que esse é o único instrumento atual que me cativa. A verdade é que é um instrumento de 2003, reinventado em 2007. Mesmo adorando o equipamento e sendo completamente apaixonado pelas possibilidades, não posso afirmar que não pegaria com um Access Virus TI2 para complementa-lo. Este é sim um digital simplesmente fenomenal e com possibilidades de síntese maiores que do próprio GT, só que sem as opções de sampler.

O engraçado é que quando digo que tenho um V-Synth GT, logo me perguntam qual o meu workstation. Será que é necessário ter um equipamento comum antes de ter algo realmente diferenciado? Se eu precisar de simular qualquer instrumento acústico, prefiro um VST. O resultado é incomparável.

Acho que atualmente não compraria praticamente nada de nenhuma dessas empresas.

Pode parecer coisa de fã, mas ao meu ver, o único instrumento fabricado por 1 das 3 que é sim inovador (mesmo que não sendo totalmente de meu interesse), é o V-Piano. Me parece ser um instrumento que destoa dos demais, mesmo sem nunca ter usado.

Infelizmente esse fórum está caindo sempre nas mesmas discussões. Kronos VS o resto dos teclados. A verdade é que, pra mim, não faz sentido discutir isso. O Kronos nada mais é do que um M3 com o Korg Legacy Cell e umas novas amostras em seu interior... e parece que realmente essa é a tendência da maioria das empresas. Deixam os equipamentos praticamente intocados, trocam as arcaicas memórias RAM PC133 por memórias Flash, e lançam como se fosse um novo produto.

Já é o segundo ano que deixo de ver as novidades lançadas na NAMM. Praticamente nada do que é lançado me atrai, e menor ainda é o número de equipamentos realmente inovadores de alguma forma.

Por outro lado, os produtos "diferentes", me atraem cada vez mais!! :)

Artref
Veterano
# ago/12
· votar


Nossa, desculpa aí então, eu sou um súdito, hahaha. Porque olhando as outras marcas, o que eu vejo:

Kurzweil: Teclados ótimos, mas que não tem representação decente no país, sem falar que chegam num preço absurdo. E analisando o PC3, apesar de ser um puta instrumento, não é nada inovador e revolucionário em relação ao K2600 e etc.

Clavia: Tudo CARO pra caramba, e eu nem sei quem importa (é a Condor?). Não servem pra mim pois preciso de workstation, e na minha opinião aquele visual retrô e aquele vermelho berrante são bem feios.

Alesis: Não tem um workstation sequer em linha.

Casio: Tem ganhado espaço com a Privia e essa nova linha, mas eu ainda não arrisco. Não tem um workstation "flagship" em linha, inclusive a nova linha eles não anunciam como workstation e sim como synth.

Hammond: Eu não sou organista e meu uso de organ se resume a fazer hamonia em música pop com organ full e pequenas variações. Nunca compraria um.

Moog: Eu não compraria pois não é minha praia. Se fosse investir em um VA, ia preferir algo mais conhecido/flexível/eclético. Eu nem conheço direito e nem sei quem/se é importado.

Outras marcas: Eu nem consigo me lembrar assim rapidamente. Tem alguma que fabrica workstation? E se tem, eu nunca vi nas lojas.

Então, por isso que eu sou um "súdito" assumido das 3. E se eu fosse falar das coisas boas e inovadoras que elas fizeram, vish, daria muito post sim.

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro Artref:

Sem querer ofender, mas o maior problema do
súdito do Deus K.R.Y. é ele não conseguir ver nada
além dele.

Seu desprezo é tamanho que chega a comparar um Moog
com VA... Assim fica difícil discutir algo.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Casper
Vamos dizer assim, existe um mundo underground das teclas... que apenas os mais desprendidos conhecem, confesso que este mundo me atrai muito, tanto que certamente meu novo equipamento será algo diferente de tudo que já tive

Mas são equipamentos diferenciados, já cheguei escutar de várias pessoas que queriam um teclado que colocasse na tomada, desse um play, e o bicho andasse sozinho, a grande gigantesca maioria de pessoas é assim

Quero um Synth que tenha õtimos pianos, õrgaos, metais, cordas, bla, bla, bla, não querem nada revolucionario, não querem nada alem de timbres prontos a mão, por isso que pacotes de presets estão tão populares, custando até 2 doláres por programação, algo que está disponivel a qualquer um

Até mesmo os adeptos de workstation estão ficando sem opções, não sobraram muito nesta área porque ninguem mais quer ficar programando e passeando por milhares de páginas de manuais, aí chega o incauto, lê as specs de um Kronos, de um Motif, nunca sentou nem na frente de um mid level, acha que por ser top é o top geral, mas é dentro de uma categoria apenas

Cansamos de ver comparações rídiculas de Pianos Digitais com workstations, de VAs com analógicos puros, de arranjadores com synths genéricos, não se compara assim, e os papagaios do fõrum saem em voz alta amplificando teorias absurdas hehe

Estou generalizando, mas o panorama de uma forma geral está assim mesmo, mas isso de certa forma é bom, nunca ouve tantas maneiras do músico se destacar como hoje, se ele quiser mesmo

E eu vou continuar, no momento, tendo a minha dificuldade de criar o danado do Loop para o OSC...

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


undefinedArtref
Moog: Eu não compraria pois não é minha praia. Se fosse investir em um VA
Moog não faz V.A.'s

mas é mano... temos os deuses do Olimpo: Korg, a Roland e a Yamaha... temos os Titãs: Clavia, Moog (que coisa em.. aqueles que deram o primeiro passo nisso são apenas titãs...), a Hammond, a Kurzweill e a Dave Smith Instruments, pelo o que me lembro...temos os semi-deuses: Rhodes, Wardolf, a Casio, a Tokai, entre outros que não me lembro... e temos os santos da igreja católica lol: Wizdom, Native Instrumments, Arturia, etc...

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


Edson Caetano
amos dizer assim, existe um mundo underground das teclas... que apenas os mais desprendidos conhecem, confesso que este mundo me atrai muito
concordo, ainda entro com alguma merda que pareça com um sintetizador..lol

Mas são equipamentos diferenciados, já cheguei escutar de várias pessoas que queriam um teclado que colocasse na tomada, desse um play, e o bicho andasse sozinho, a grande gigantesca maioria de pessoas é assim
"keytaristas"... tch tch tch.... (para quem não sabe: o principal motivo para que os keytars tenham saído de moda é o fato de que os tecladistas o usarem para fazer playbacks... dando o play e fazendo o teclado "andar sozinho..lol)


---
seria bom a gente fizer um tópico fixo com todo o básico, de maneira mais fácil das pessoas descobrirem o que é, o que elas querem, etc...

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire
Cara os titans são mais fortes que os deuses viu heheh!!!

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


eu sei... por isso mesmo... os deuses são todos fudidos, mas os titãs são mais fortes... um em cada coisa... sou mais um Hammond B3 que o V-combo, por exemplo...

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Apenas para citar um pouco de como o Reaktor Prism funciona, vou colocar um trecho do manual:

"In comparison to other synthesizers, the most obvious difference is that there are no real oscillators or samples. REAKTOR PRISM is based on a Modal synthesis model, and sound is created by an Exciter, which creates im­ pulses or continuous noise. REAKTOR PRISM supplies the real twist when this ‘noise’ is fed into its Modal Bank. This module has multiple resonating band-pass filters per voice, similar to Additive synthesis, creating a unique character. Ultimately, this type of synthe­ sis allows the emulation of sounds by giving control over the frequency and amplitude of each individual harmonic or partial.
The narrow band filters of the Modal Bank turn impulse signals into decaying sine oscilla­ tions, and with noise signals at the input they can create continuous tuned sounds. The input determines the amplitude and phases of the resonance in a naturally physical way. The filters can be compared to the oscillation modes of a physical object (e.g. a mem­ brane, a string, a mallet), where each mode has a characteristic frequency, decay time and amplitude amount. As with Additive synthesis, these are known as partials. By adding up multiple partials, the sound becomes complex. Depending on the chosen frequencies, the sound can be a clear tone or a more disharmonic sound like percussion instruments.


O Razor tb é bem interessante.

Teve um módulo, pouco conhecido talvez entre nós, na Yamaha, que era o FS1R, que chega ao nosso conhecimento geralmente como um DX7 bombado, com 8 operadores. Mas ele tem uma parte de Formant Filters que ainda poderia dar muito o que falar.. Isso se a Yamaha tivesse investido em software para editar o módulo. Dêem uma pesquisada por aí sobre ele, acho que vocês vão gostar.

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_FS1R - Vale a pena conhecer.

Lembrando que num certo sentido, a Yamaha só vem capando coisas dos seus Motif. Considerando o que seria o pai deles, o EX5/7, que tinha diversas formas de síntese, num certo sentido o Motif perdeu muitas coisas, embora tenha ganhado uma grande quantidade de sons em ROM e uma grande memória de sampler.

Artref
Veterano
# ago/12
· votar


Sem querer ofender, mas o maior problema do
súdito do Deus K.R.Y. é ele não conseguir ver nada
além dele.

Seu desprezo é tamanho que chega a comparar um Moog
com VA... Assim fica difícil discutir algo.


Poxa, cara, então me desculpe por carecer da sabedoria suficiente e não estar no seu nível de desprendimento e evolução em relação às marcas para podermos discutir. Esqueça minha opinião ignorante (realmente, Moog não é VA, não me toquei quando escrevi). Mas saiba que não é questão de desprezo; reconheço toda a história do Moog enquanto origem de praticamente tudo que temos. Eu só acho que hoje, atualmente e para O MEU trabalho, um Moog não teria utilidade alguma. É a mesma coisa de uma Ferrari, que não passaria pelas lombadas e buracos do caminho para o meu serviço e que portanto não me serviria como carro, mesmo sendo um absurdo tecnológico.

Desculpem pela ignorância. Inclusive esse foi o meu último post aqui nesse fórum, já que fui malhado também no outro tópico pelo outro usuário, então acho que não vale mais a pena. Espero ter ajudado bastante gente em todos esses anos que participei desse espaço. Desculpem-me se causei intriga de alguma forma em todos esses anos, talvez o problema seja comigo mesmo, eu reconheço. Um abraço.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


waltercruz
oh fuck, minha bateria está acabando, chegando em casa eu vejo isso...

Dêem uma pesquisada por aí sobre ele, acho que vocês vão gostar.

blz!

Maestron
Veterano
# ago/12
· votar


Ótimo tópico! A comunidade carece de tópicos com discussões mais sérias e polêmicas, como acontece com mais frequencia nos foruns gringos.

Bom, o que vejo acontecer é que o "Deus K.R.Y." e o desprezo do caro Casper por esse Deus nada mais é do que a ordem natural das coisas... Seria o Casper um purista? Só o próprio pode responder...

Deixem-me explicar: no século XIX, os instrumentos de sopro, mesmo do naipe das madeiras, passaram a ser construídos de metal, como a flauta. Também ganharam chaves ao invés de apenas furos para facilitar a digitação. Os puristas reclamaram...

Nos anos 40 e 50, os instrumentos eletroacústicos, passaram a figurar na academia européia, como a música concreta de Pierre Schaefer. Os puristas reclamaram, queriam a orquestra 100% acústica.

No final dos anos 60 Robert Moog inventou o sintetizador subtrativo, suas máquinas (antes do Minimoog) eram monstruosas, eram verdadeiras obras de arte e ignoravam o retorno financeiro. Então a Moog, a Arp e outras inventaram sintetizadores mais comerciais e menores, os puristas reclamaram...

Nos anos 80, o "Deus K.R.Y." extinguiram os teclados analógicos com os seus synths digitais repletos de recursos e baratíssimos provocando a ira de sintesistas como Jean Michel Jarre. Ele e outros puristas reclamaram...

Nos anos 90 vieram as Workstations (abominadas de 10 a cada 10 puristas) e na década seguinte os VSTs... E hoje? Qual será o próximo detonador da ira dos puristas? Bom, cada um que faça sua previsão. Mas uma coisa é certa, cada novidade tecnológica da humanidade provoca a indignação daqueles que estavam satisfeitos e isso vai continuar sempre...

O que eu posso dizer é que sou apaixonado pelo som do meu Motif, estou pouco me lixando se é um sampler, se é digital, analógico, elétrico, acústico... Não sou um engenheiro, sou um músico e se me satisfaço com um som, o resto não me importa.

Mas de forma alguma me considero diferente do "Véio Casper", Provavelmente aparecerá alguma nova tecnologia nova demais para mim, sei lá, algo que dê saudade dos "antigos" sons e métodos que uso hoje... E aí eu serei um purista defendendo o Motif, o XP 80, defendendo VAs ou qualquer outro que tanto admiro o som... Assim como o Casper defende os analógicos!

Maestron
Veterano
# ago/12
· votar


Artref

Não saia do forum, suas opinões aqui são sempre relevantes, acompanho o que você escreve desde quando você adquiriu o Kronos e eu decidia entre o Kronos e o Motif...

Nesses tópicos mais polêmicos essas discussões mais acaloradas sempre acontecem... Se o Casper conhecesse mais a sua seriedade não teria respondido de uma forma que lhe ofendesse, tenha paciência, pare e pense, descanse, volte aqui amanhã mais relaxado, mas não tome essa decisão assim de cabeça quente...

silvG8
Veterano
# ago/12 · Editado por: silvG8
· votar


Maestron
Engraçado... considerando o seu post, percebo que as pessoas estão pensando neste tópico como uma apologia aos analógicos. Na verdade não é bem isso...

O problema é que muitas vezes compramos equipamentos que são diminuídos por não serem KRY. Eu mesmo, não compraria hoje equipamentos de nenhuma dessas fabricantes, pelo simples fato de não precisar e não valer a pena investir nesses equipamentos mais comuns. Pra mim, se é algo que o computador consegue fazer melhor, deixe que ele faça.

Acho que o problema aqui é que muitas vezes indicamos apenas KRY e esquecemos de outras marcas infinitamente superiores.

Ex:
- Piano digital caro
-- Roland RD700NX
-- Korg SV-1
-- Yamaha blablabla
-- Nord Electro 3

- VA entry-level
-- Roland Gaia SH-01
-- Korg R3
-- Korg Microkorg
-- Novation Ultranova

Dessas listas, tenho certeza que 90% da indicação desse fórum seria nos KRY.

É de fato um bom tópico! Hehehehh!

J.Dionatan
Veterano
# ago/12
· votar


Off topic:

Artref
Cara, você é um dos grandes nomes deste fórum. Quando vejo um post seu sempre leio com o maior respeito. Respeito sua opinião, e inclusive concordo com muitas coisas citadas. Espero que reveja esta sua decisão e continue aqui abrilhantando o FCC8. Pianistas aqui já são poucos e será grande a perda.
Um grande abraço e valeu por tantos bons tópicos

Voltando ao assunto, acho que estamos questionando 2 pontos:

1 - A soberania da Tríade
De fato em matéria de teclados para consumo geral ninguém bate as 3. A Yamaha cativa clientes desde pequenos com seus PSR,s de boa qualidade. Roland faz desde controladores a V-Pianos, e a Korg tá sempre com uma novidade legal para aquecer o mercado. Agora quando se quer algo de "grife especializada" aí não tem jeito. Tem-se que partir para um diferencial, e ainda bem que temos outras empresas para fazer esta parte. Não quero a Yamaha imitando moog. Acho que tem mercado para todos.

2 - Novidades, novidades, novidades
O impacto dos sintetizadores não pode ser recriado, assim como a idéia de ligar um orgão usado nas igrejas em um alto falante giratório e tocar num palco com uma banda de rock. Inovações assim são realmente raras, e a música é algo conservadora por natureza. Levará anos e secúlos até que o timbre de piano seja excluído. Portanto fica difícil esperar algo muito impactante. No atual cenário temos a convergência de equipamentos eletrônicos (smartphones, tablets, relógios, etc) com música e nisto que temos empresas inovadoras.

silvG8
Veterano
# ago/12
· votar


Artref
Não precisa sair do fórum! Todo ponto de vista é válido... a sua comparação com a Ferrari é realmente uma realidade...

O fórum existe para discutir e aprender, não para definir o pensamento de outros usuários ou convence-los.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Súditos do Deus K.R.Y. (Korg, Roland e Yamaha).