pq nao tem isso no site?

Autor Mensagem
vitoriamoura
Veterano
# jul/12


porque agente nao acha cifras para teclado? tipo agente ate acha mais eu digo pq nao tem os solos tipo solo de teclado: G G B A A
entenderam tipo tem musicas qie tem solo no inicio ou meio mais ninguem.coloca no site muita gente aprende por cifras e partitura nao dá :/

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


vitoriamoura
Solo por cifras?
Esta na hora de procurar aprender a tal da partitura...
Bolinhas, linhas, esta linguagem esquisita

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


vitoriamoura

Solo por cifras?
Esta na hora de procurar aprender a tal da partitura...
Bolinhas, linhas, esta linguagem esquisita (2).

Shadad
Veterano
# jul/12
· votar


vitoriamoura

Solo por cifras?
Esta na hora de procurar aprender a tal da partitura...
Bolinhas, linhas, esta linguagem esquisita (3).

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


vitoriamoura

Solo por cifras?
Esta na hora de procurar aprender a tal da partitura...
Bolinhas, linhas, esta linguagem esquisita (4).

waltercruz
Veterano
# jul/12
· votar


vitoriamoura

Solo por cifras?
Esta na hora de procurar aprender a tal da partitura...
Bolinhas, linhas, esta linguagem esquisita (5).

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


o que todos responderam +1 kkkkkkkkkkk


bem... ia digitar uma outra coisa, mas me lembrando do Grantophone do W8 CP, me surgiu uma ideia que pode funcionar...

colocar linhas como se fossem as oitavas, baseadas num piano clássico, ai entra as notas na linha... vou dar uma pensada aqui... como não tem internet em casa, não fico no Facebook, então penso mais...kkkkkk

mas puts... pensei num negócio muito bom, para quem ainda não sabe ler partituras...

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
Sei, um negócio muito bom, excelente... APRENDER PARTITURA

não nade contra a maré, se não sabe APRENDA, não é nenhum bicho de sete cabeças, eu aprendi com 6 anos, qualquer um consegue

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


colocar linhas como se fossem as oitavas, baseadas num piano clássico, ai entra as notas na linha... vou dar uma pensada aqui...

nem sei como funciona esse Grantophone, mas já vi essa ideia muito tempo atras nessas revistas de banca, cada linha era uma oitava e tinha as notas em formas de cifra, acho que também tinha as figuras de tempo

achei até interessante para aquela pessoa que colocou na cabeça que não quer, não consegue, não é com ela..... essa coisa de partitura
acho esse medo até igual com o medo que algumas pessoas tem para dirigir

por outro lado não deixa de ser uma forma codificada que a pessoa vai usar pra representar música
e entre perder tempo aprendendo uma forma alternativa, é mais lógico perder tempo aprendendo a forma oficial
essas alternativas de bancas, tornam se mais faceis porque são falhas, servem para músicas simples adaptadas

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Concordo com os colegas...

Já vi muito músico que usa como desculpa o seu "ouvido absoluto" ou seu "talento extraordinário" para não aprender partitura... Como se a notação musical fosse apenas uma muleta para os desprovidos de aptidão musical... Absurdo...

Para mim, têm é preguiça de aprender essa linguagem... E como diria minha primeira professora de teoria musical, por mais talento que tenha um músico, sem a educação, sem a alfabetização musical, ele pode até fazer maravilhas técnicas, mas um dia irá estacionar, não terá mais para onde progredir... Ele tocará sem saber exatamente o que está fazendo.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Falar que ler partitura é fácil não vem não... Tem milhares de regrinhas e é complicado pra caramba. Até hoje eu não sei se alguém no mundo consegue ler e tocar no tempo certo....

Okay, agora os argumentos a favor. É imprescídivel principalmente pros músicos das teclas (vai ter gente que vai falar q todo músico deve saber, mas não acho que seja todo o músico) porque grande parte do material detalhado só vai dar em partituras...

Enfim, é necessário se quiser ser um bom músico versátil, e um mestre também.

makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


fernandodi
Falar que ler partitura é fácil não vem não... Tem milhares de regrinhas e é complicado pra caramba. Até hoje eu não sei se alguém no mundo consegue ler e tocar no tempo certo....


milhares de pessoas pelo mundo conseguem ler música corretamente. Não é nada demais. Há muitas regras, assim como qualquer linguagem, mas isso não deve ser visto como um impedimento.

Eu leio música realtivamente complexa de primeira vista, talvez por tocar em orquestra (e isso é um item necessário nesse meio), mas muita gente também lê de primeira vista sem problemas.

Qualquer pianista acompanhador (de festival de música, de grupos de balé, etc...) lê tudo de prima quase sem erros. Há muito mito e exagero nesses assuntos.

J.Dionatan
Veterano
# jul/12
· votar


vitoriamoura
Eu compreendo o que o colega falou e CONCORDO com ele. Quando um guitarrista busca um solo de intro ou meio ele acha facilmente as tablaturas daquele solo. Agora vejam as introduções de pianos nas musicas recentes. Não se encontra nada que ensine a tocar da mesma forma, aí temos que recorrer ao nosso amigo ouvido e somar com nosso conhecimento de harmonia para " tirar" o tal do riff. É claro que o ideal seria partituras com estes solos, mas tirando música erudita não se tem quase nada neste formato. Se você procurar as partituras ira achar apenas aquelas com cifras para mão esquerda e melodia na mão direita que não ajudam em nada, apenas servem para divertir os parentes e olha lá. O que faltam são partituras com arranjos para as musicas recentes, aí sim podemos cobrar leitura musical. Mas aprender partitura sem ter partituras para ler não adiantara nada.

Shadad
Veterano
# jul/12
· votar


Há muito mito e exagero nesses assuntos.

Concordo com o makumbator. As pessoas mitificam muito a partitura, fazendo com que seu aprendizado pareça mais difícil do que realmente é. Já tive alunos que já tocavam a alguns anos, nunca tinham visto uma partitura de perto e tinham pavor só de pensar em tentar aprender a ler música. Após o mito ser disfeito, muitos deles estavam lendo ritmos complexos, com apenas 3 meses de aula.

Também existe o fato de que muitas pessoas que falam "mal" da partitura não saberem ler e, principalmente, sequer terem assistido uma aula de teoria musical.

O preconceito e/ou a ignorancia ajudam a disseminar o mito.

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


J.Dionatan

Eu que não sou pianista tenho partitura pra piano não erudito aos montes aqui em livros ou xerox(jazz, alguns mpb, muito choro, pop,etc...), basta procurar(como estudo música e preparo arranjos, sempre busco mais material, independente do instrumento). Mas é óbvio que não tem TUDO no mundo partiturado, mas isso não quer dizer que não se deva aprender a ler música.

Mr Madruga
Veterano
# jul/12 · Editado por: Mr Madruga
· votar


Está mais que na hora dos tecladistas terem sua forma de leitura, afinal guitarristas e baixistas tem suas tablaturas, por isso eles ficam tão preguiçosos, mas acho que também deveríamos ter nossa forma original de compartilhar solos e frases.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


J.Dionatan
Se tem muito solo de guitarra em tablaturas, tudo mastigadinho, é porque tem alguém criando este conteúdo, a gente das teclas tira a musica, faz o arranjo, mas... Nao dividimos com ninguém hehehe

Quem é que tira aqui aquele solo, intro, harmonia bacana, passa no programa de notação e manda pra galera? Ninguém... Já os guitarristas enchem de conteúdo de tablaturas, porque será? Nao sei

Mas nada impede, de aprender a notação de tablaturas, para ter acesso a este matérial, eu fiz isso também, é só ter paciência e contar os números nas suas devidas linhas, com o tempo fica automático.... Mas eu acho as bolinhas muito mais prático

....

Eu leio a primeira vista qualquer partitura, executar corretamente é outra história, algumas peças eruditas eu já li dezenas de vezes, já passei tocando elas dezenas de vezes em beats bem baixinhos, e mesmo assim não rola Hehe... Não é porque eu sei ler que irei virar um exímio instrumentista, mas certamente o levará mais perto deste objetivo

LucMcLeite
Veterano
# jul/12
· votar


Hmmm, eu até leio patitura, mas me complico um pouco para executar de primeira o.O Mas é so falta de treino, se eu deixar de preguiça eu consigo ;) kkkk

bem, eu ja usei tablatura pra pegar solos no teclado, mesmo sendo de guitarra kkkk ;)

Mas pra falar a verdade, ler partitura não é tão difícil assim, é que precisa ter um pouco menos de preguiça do que o habitual, ;) e um pouquinho de disciplina o.O

Mas uma coisa é certa, partituras específicas para piano com arranjos completos, não simplificados, são difíceis de se achar o.O

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


Falar que ler partitura é fácil não vem não... Tem milhares de regrinhas e é complicado pra caramba. Até hoje eu não sei se alguém no mundo consegue ler e tocar no tempo certo....

facil não é, olhar todas aquelas bolinhas grudadas, brancas pretas, amontoadas, ligadas..... deve assustar muita gente
mas também não é complicado, tem que saber separar os niveis
em criança de 7 anos não consegue ler um livro do harry potter, nem um "dostoievski" só consegue ler a cartilha "caminho suave"

como um ser que começa aprender música, não vai conseguir ler de primeira a partitura de um solo do jon lord, ou de um noturno de chopin, ou até o solo da sanfona do kuduru
mas vai conseguir ler a partitura de asa branca, marcha soldado, oh suzana, aprendendo isso ele já consegue tocar "can-can" que usa uma oitava

eu com minha afobação pra aprender inglês, nunca consegui passar da fase "The Book Is On The Table" se eu tivesse paciencia estaria falando fluente hoje

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
Sei, um negócio muito bom, excelente... APRENDER PARTITURA
eu estou ligado, Edson.
mas quanto tempo se leva para aprender a ler uma partitura? e quanto tempo se leva para aprender a ler uma tablatura? no caso, é claro que ficará inviável usar algo assim para tocar no meio do show, mas, tipo, é algo que facilita para alguém tirar alguma música...

não nade contra a maré, se não sabe APRENDA, não é nenhum bicho de sete cabeças, eu aprendi com 6 anos, qualquer um consegue
sorte a sua, já baixei material (que vocês mesmo recomendaram há muitos anos, neste fórum), já vídeos, até já sei um pouco como identificar as notas... mas ainda sim, não consigo tirar nada pela partitura :S

fernando tecladista (não sei por que, mas sempre acho que você e o Edson são a mesma pessoa..kkkk)

por outro lado não deixa de ser uma forma codificada que a pessoa vai usar pra representar música
e entre perder tempo aprendendo uma forma alternativa, é mais lógico perder tempo aprendendo a forma oficial

mas, não seria melhor, para aqueles apressadinhos, aprender algo que seja mais fácil? começa com os 2, depois vai terminando de aprender a ler uma partitura...

essas alternativas de bancas, tornam se mais faceis porque são falhas, servem para músicas simples adaptadas
não penso em por algo como a 5ª Sinfonia de Bethoven, penso em por algo como Someone Like You!

Maestron
Já vi muito músico que usa como desculpa o seu "ouvido absoluto" ou seu "talento extraordinário" para não aprender partitura... Como se a notação musical fosse apenas uma muleta para os desprovidos de aptidão musical... Absurdo...

Para mim, têm é preguiça de aprender essa linguagem... E como diria minha primeira professora de teoria musical, por mais talento que tenha um músico, sem a educação, sem a alfabetização musical, ele pode até fazer maravilhas técnicas, mas um dia irá estacionar, não terá mais para onde progredir... Ele tocará sem saber exatamente o que está fazendo.

fazer o que né mano... mas ainda sim, todas as escolas que conheço daqui ensinam primeiro a teoria, a ler partituras, depois partem para a prática, se não me engano, na Jorge Andrade você fica 1 ou 2 anos aprendendo SÓ teoria musical!

---

tipo...
a partitura não me parece ser algo difícil depois que aprende... acho que é até mais fácil do a maneira que tiro músicas (converto os GP's em MID e mando pro Synthesia..kkk) mas o problema é que demora muito para aprender... é como alguns aqui disseram, a partitura é uma língua como o português!

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire

Acho que peguei um pouco pesado no meu comentário. Realmente algumas pessoas não foram apresentadas a notação musical da maneira correta ou criaram um bicho de 7 cabeças onde não havia.

A questão é que aprender a escrever música é igual a aprender qualquer outra linguagem. Se um sujeito já é músico, já sabe interpretar essa linguagem, então é ainda mais fácil começar, só falta aprender a ler e escrever... Já ensinei outros a ler e escrever música e percebi um ciclo comum independente do talento e da determinação nos estudos...

Primeiro, a pessoa que começa a entender o processo de notação fica fascinado, fica impressionado com a simplicidade e a forma eficiente da notação ocidental. Aí vem a parte chata, quando a maioria desiste, mas é justamente onde mais se aprende, é depois do depois do fascínio inicial onde começam as repetições, os conteúdos cumulativos, a prática de leitura... Passada essa fase mais difícil e repetitiva, o aluno finalmente alcança um nível em que já é capaz de ler uma partitura, de se comunicar por essa linguagem. Daí pra frente é só manter a prática...

Mas na minha opinião, aprender só teoria é errado, mesmo que por um período inicial. Sempre ensinei meus alunos teoria atrelada a prática. Aprender teoria separado da prática pode ser muito abstrato e terrivelmente desestimulante... Deve contribuir para o medo que muitos têm da partitura.

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


depende... uma coisa que percebi do pessoal daqui é que a grande maioria é muito folgada! esse sistema deve ter vindo por causa que é uma escola publica, de graça, e porque depois de um tempo, os alunos deve acabar desistindo, achando que já estão fudidões... neste caso, o sistema deve ser bom...

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


A tecnologia é uma muleta violenta... Antigamente para tirar musica era na raça, agora o pessoal quer programinhas que mostremos teclas sendo apertadas... Nao tem o que facilitar... É aprender a forma correta

Na escola você vai pedir para ensinar o português de forma diferente porque é díficil?? Se bem que hoje em dia na net vemos que muita gente tenta simplificar até isso

Sã 5 linhas mais 4 espaços, 9 notas para saber, poxa que dificuldade tem isso? As linhas e espaços suplementares, rola fácil na seqüência depois de sacar a lógica do sistema

Vai em um joguinho do Windows, decora uma dúzia de atalhos, no chat outra centena de códigos e gírias, aí o pentagrama é complicado??

Estuda meu filho, com vontade, isso é para qualquer um,de novo, qualquer um é capaz de aprender, isso com pouca idade, no conservatório cansava de ver turminhas inteiras de crianças de 5, 6, 7 anos todas já sabendo isso

Compra métodos infantis, como o duas mãozinhas no piano, se vira um pouco nos 30 e aprende, é fácil

fernandodi
Veterano
# jul/12 · Editado por: fernandodi
· votar


Quieeeeta!! Ficar 2 anos só na teoria é dificil.

E já fiz aula de teoria num conservatório que eu fiz. Sempre fui péssimo. Depois dei umas aprendidas por mim mesmo, e de vez em quando me meto a tocar por partitura. Demoro dois anos pra ler uma linha.

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
Sã 5 linhas mais 4 espaços, 9 notas para saber, poxa que dificuldade tem isso? As linhas e espaços suplementares, rola fácil na seqüência depois de sacar a lógica do sistema
isso eu sei... mas eu apanho muito ainda... sou como uma criança aprendendo a ler ainda...
acho que o que me falta é só material, partituras tem no PC, de monte! mas acho que preciso de um pouco de teoria ainda...

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Edson caetano

Sao 5 linhas e 4 espaços, okay. Mas a comparaçao que fizeram de q e como aprender qualquer linguagem e totalmente invalida.
Exemplo, no inglês a palavra car vai ser carro. Sempre carro.
Enquanto na partitura a 3a linha da clave de sol nem sempre vai ser si, varia, e além disso tem um monte de regrinha, intervalo, aquele negocio que liga as notas e coisa no kilo. Entao convenhamos, facil nao é.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
Nao precisa de teoria, precisa de pratica... É praticando que vai fluir...

O problema é que os iniciantes nao tem a paciência de começar lendo partituras do nível de " do ré mi fá" ou " atirei o pau no gato", o cara já quer cair direto no nível intermediário avançado, aí não vai rolar

Tem que aprender a ler desde a cartilha básica, musiquinha tolas, mas essenciais para evoluir, quem nao sabe nada, deve sim comprar um método infantil, passar por todas aquelas canções simples, mas que muitas vezes sao feitas com o objetivo de fixar a notação

Voce citou a Someone Like You, para tocar neste nível já deveria estar fazendo muita coisa antes, a pessoa que apreende sozinha pula passos essenciais do desenvolvimento

fernando tecladista
Veterano
# jul/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


fernandodi
Exemplo, no inglês a palavra car vai ser carro. Sempre carro.

isso é no básico, mais a frente começa os verbos inregulares, girias e tudo mais igual existe no portugues

nas minhas aulinhas de inglês eu aprendi que:
he = ele e she = ela, mas apareceu um tal de "it" que era para "coisas, animais e tal, até aqui é o básico

mas que também você pode usar um he ou she quando se refere ao seu animal de estimação quando você julga ele da familia,
o "it" é para coisas mas se sua "she" para navios
então navio virou menina aqui usamos "o navio" mas "o" e "a" também não faz diferença porque se usa "the" que não tem definição
e também usam as vezes "he" para carros


pra quem tinha pressa de aprender inglês e aguentar uma aula inteira de he she it e the não foi muito pratico, se já complicaram a vida de um simples "ele e ela" imagina com o resto.....

----------------------------
e assim que vejo a cabeça de quem não se entende com partitura
bolinha cortada é um dó, mas você também acaba sabendo que ela pode ser um mi, lá no grave
depois descobre que aquilo não é um corte e sim uma linha e que com dois tracinhos ela deixa de ser dó e vira um lá, o cara entra em parafuso

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


fernandodi
Posso te afirmar, que para o iniciante, a bolinha na 3 linha da clave de sol sempre vai ser Si... Acidentes entram bem pra frente e são devidamente sinalizados

ou seja, você provavelmente está querendo partir para material mais avançado, esta pulando etapas necessárias ao aprendizado

Como no portugues, aprendemos primeiro as vogais, depois as consoantes, depois os acidentes... Tem uma lógica seqüencial... Na linguagem musical também

Todos os sinais de dinâmica, de tempo, são introduzidos a seu tempo, quando a leitura simples já foi assimilada... Tudo ao seu devido tempo não representa dificuldade alguma

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


ou seja, você provavelmente está querendo partir para material mais avançado, esta pulando etapas necessárias ao aprendizado

sim é isso mesmo, nessa que vejo as pessoas procurando uma forma alternativa ou até milagrosa pra sair tocando

tenho amigos que estão nessa a tempo, procuram formas alternativas, revista de banca, bolinhas coloridas, adesivos nas teclas, procuram de tudo, se da primeira vez que pensaram em aprender tivessem resolvido aprender como todo mundo estariam tocando bem, estes amigos também não nasceram pra tocar de ouvido, porque pelo tempo já teriam feito sozinhos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pq nao tem isso no site?