História dos teclados: DX7,D50, M1

    Autor Mensagem
    camiloaquino
    Veterano
    # jun/12


    Este tópico criei com o intuito dos feras compartilharem um pouco da história e dos conhecimentos sobre estas lendas.....Qual foi lançado primeiro, qual fez mais sucesso, melhor síntese, mais vendido, mais utilizado no mundo da música, melhores teclas, melhores recursos, mais gamas de sons. Sei um pouco sobre DX7 e D50, mas pouco sobre o M1. Seria muito bom um histórico entre eles.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pode postar aee cara!
    mas acho que pode ir além de apenas 3 tecladinhos..

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    camiloaquino
    não sei se o tópico vai vingar já que tem outros tópicos falando de cada um separadamente

    a ordem de lançamento é essa mesma:
    DX-7 em 1983 D-50 em 1987 e M1 1988

    melhor síntese
    cada um tem seu mérito que pode ser melhor para alguma coisa, pode ser ruim para outro
    Dx-7 apareceu com algo completamente novo que foi FM
    o D-50 já teve o conceito de ter um attack sampleado e o resto do timbre completado por alguma forma de onda
    o M1 é praticamente o mesmo conceito de sintese que ainda se vê hoje em qualquer teclado da korg ou roland

    qual fez mais sucesso
    pelo que lembro na decada de 80 eu só ouvia falar desse tal DX-7 até quem não era músico sabia que a banda fulano, grupo ciclano e o RPM tinham um DX-7

    por outro lado D-50 foi muito usado em estudio, tem CD )ou LP?) do Jarre que é puro D-50

    mais vendido
    diz aqui que foi o M1
    http://en.wikipedia.org/wiki/Korg_M1
    que também é um conceito relativo
    também pelo mercado ser diferente em 1983 quando apareceu o DX teclado era praticamente uma coisa sinistra que girava um botão e fazia uuuooooiiii e em 1988 teclado já era o sinônimo do pop

    se somar toda a familia DX: 5, 7, 9 DX7II DX7fd.... TX e demais trecos com FM talvez bata esse numero
    não tão grande em vendas mas tem a familia do D-50 com os D-20/10/5 e módulos D110/550

    melhores teclas
    também acho gosto pessoal
    mas a do DX e do M1 são as mesmas, a yamaha era dona de boa parte da korg nessa época

    mais gamas de sons
    DX-7 = 32
    D-50 = 64
    M1 = 100 programs, + 100 combis, os combis são as misturas dos programs, mas tem coisa ali bem feita que você jura que aquele timbre não é a mistura de 3 ou 4 prog.

    melhores recursos
    o Dx e o D-50 são somente sintetizadores, o M1 já aparece com o sequenciador e com o modo combi, para misturar timbres dele ou até de outros teclados

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    para misturar timbres dele ou até de outros teclados
    legal, isso funciona por midi ou p10?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tears Of Fire
    Via midi, e isso ainda perdura nos workstation korg de hoje em dia

    Tiago Teclas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ja toquei num D-50 e para um teclado da epoca achei interessante...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Edson Caetano
    ah só^^ parece ser bom...

    Tiago Teclas
    esse d50 parece ser bom...
    ele fácil de mexer?

    mauropsouza
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sou fã desses teclados, pois surgiram quando comecei a tocar e acompanhei a febre deles, dessa época acrescentaria os Junos Roland, Juno-60, 106, Jx 8p foramo concorrentes do Dx7 que era um mito na época, soube de pessoas que perderam uma grana , com o pessoal que trazia o tal Dx-7 pra cá na época era muito difícl aparecer esses teclados, só as bandas que tinham grana legal....bem na época eu nem trabalhava só estudava, dai...Dx7 formam 3: o dx7 , Dx7II, e outro que me esqueci agora, além do Dx-21, Tx etc

    mauropsouza
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Os timbres mais famosos da linha Dx-7 foram os pianos elétricos, porque antes dele os pianos de sintetizador eram bem sem graça, no estudio se tinha que usar piano acustico, ou Cp-70, ou Rhodes etc....O Dx-7 troxe pianos interessantes com bons Rhodes e o tal "Piano garrafinha". Usado por Witney Houston e muitos cantores nacionais como a cantora Joana, fã declarada do timbre.
    O D-50 eu destacaria timbres como o fantasia os pads e strings.

    mauropsouza
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o M1 surgiu depois...a Roland dominava com a linha D-5, d-10, d-20, D-50, D-70, U-20 todos da mesma familia que foi sustutuida depois pela linha Jv, ou seja: Jv-80, jv-90 etc.
    O M1 foi o primeiro teclado que introduziu o conceito de "WORKSTATION" que a Korg dominou por um tempo e hoje volta a dominar com o Kronos . Destaques para os pianos acústicos que começaram a imitar mesmo um acustico, principalmente os martelos, alem de pads, leads, metais syhths.
    Dessa época eu fui feliz proprietário de um Juno-106 Roland, depois D-50 Roland, depois Korg 01 W que foi o substituto do M1, que só perderam seus postos de melhores teclados da época quando surgiu o Xp-80, mas ai é outra estória....

    camiloaquino
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Acho q a Roland revolucionou mesmo com a linha XP , embora já tinha aberto concorrências com a Yamaha com a linha D?

    kazu keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    e hoje em dia, voces acham adquirir um teclado desses seria uma boa ideia,? vendo que muitos teclados atuais copiam muitos timbres desses antigos.

    tipo eu como amante de teclado, penso muito em ter um dia um M1, Dx7ll e o D50. Ja tenho um alesis qs 6...mas ainda esses teclados sao meio salgadinho o preço pela idade, passam dos 1000 reais, e nao é todo dia que temos esse dinheiro. kkkk

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    caramba..
    ta morrugando 400 reais??
    eu acho que compensa... se gosta de timbres vintages..

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Acho que compensa, a depender de sua utilização.

    Você não pode ter um teclado desse como único teclado em uma banda que toque de tudo. Você não vai conseguir um nível satisfatório de piano, metais, strings, sanfona, sax, pads, etc. Não dá pra fazer um arrocha com eles :P

    Agora, se você gosta de timbres vintage e os uso muito, ou tem uma banda anos 80 e quer usar "aquele som", não tem igual. É muito bom fazer uma cama com o Fantasia do D-50 ou, para alguns, levar uma baladinha com o Tines do DX7 (eu particularmente não gosto do timbre, não uso epianos FM nenhum). Piano em qualquer um deles esquece, é tudo ruim para os nossos padrões, embora sirva para algumas músicas (tipo Roupa Nova, que usou por um tempo um piano muito ruim - não sei qual, embora tenha usado um ótimo MKS-20 por um tempo).

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Felipe Vianna
    Não dá pra fazer um arrocha com eles :P
    por sorte :D

    kazu keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Felipe Vianna
    e nem queremos fazer arrochas com eles kkk...
    mas eu queria eles só por hobby mesmo, mania de querer um classico em casa e fazer algumas coisas basicas como tocar na igreja e só...
    só se um dia eu entrar pra uma banda de rock 80 mas acho meio dificil, aqui na cidade nao rola muito disso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a História dos teclados: DX7,D50, M1