Teclado vs Guitarra

    Autor Mensagem
    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12


    Hoje tive que duelar com um guitarrista muito bom da melhor banda daqui de onde eu moro.

    No meio do duelo deu pra perceber uma coisa muito interessante... Após 2 minutos de improviso em escala melodica, vi que ele começou a repetir muitas notas, mas com muita velocidade e tecnica de execução, porém vazio sem criatividade, como se estivesse jogando as notas aleatoriamente sem ligaçao logica uma com a outra!

    Será que por nós aprendermos instrumentos com notas musicas incorporadas em Teclas (teclados/piano/acordeon..), adquirimos uma visão melhor das notas musicas em sí? Considerando que cada tipo de instrumento da um ponto de vista de musica diferente..

    Tears Of Fire
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cara isso varia entre que estuda, o que ele já estudou e o professor, mas deve ser bem mais fácil decorar as notas pelo teclado

    carnisa1
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Acredito que isso foi por causa dele não saber improvisar (sem licks prontos ou que já tenha feito na guitarra). Sobre a outra questão, eu acredito que tu tem uma outra visão das notas do que o guitarrista tem.
    "Duelo" tu se refere a algo assim:
    http://www.youtube.com/watch?v=kFwiGdw2ayc (aos 2:33)

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    "Duelo" tu se refere a algo assim

    Isso msm, mas nao acredito que ele nao saiba imrpovisar, é mais uma questão de dominio msm, e não to dizendo só no meu caso, mas sim de uma forma geral. Nesse video que vc colocou da pra ver a diferença de dominio musical entre eles. Também nao to dizendo que um guitarrista é pior musico que um telcadista.
    Mas eu diria assim: Se vc pegar um Tecladista e um Guitarrista e der uma flauta pra cada um (ambos nao sabem tocar a flauta), e os dois aprenderem a forma as notas nela, o tecladista vai dominar ela muito mais que o guitarrista. Pelomenos é assim que eu penso. deu pra entender +ou-?

    mudo.tagarela
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pianista1minuto
    cara, o que acontece é que a guitarra é um instrumento muito mais popular do que o teclado, então tem muito mais gente que toca, porém, uma boa parte dessa galera toca só por tocar, não se dedica de verdade ao instrumento, daí os caras não evoluem, ficam "travados", hj em dia é muito fácil encontrar guitarrista rápido e difícil achar guitarrista bom de verdade.

    Já no caso do teclado, vc tem uma visão mais ampla das notas, não só por vc ter estudado mais mas também pq normalmente quando o guitarrista aprende a solar ele aprende a pentatonica de mi menor e fica só nisso até a eternidade, daí ele comela a repetir as mesmas coisas em várias partes diferentes do braço, já o tecladista consegue ter uma visão maior de como usar as notas disponíveis pq consegue vê-las todas de uma vez, ao contrário do guitarrista, que olha pro braço da guitarra e já vê desenhado um shape de penta menor ao invés de ver vários shapes diferentes ou até mesmo as notas de maneira independente.

    Sobre o lance da flauta, é o seguinte cara, tem guitarrista e tem músico que toca guitarra, sacou a diferença?

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sobre o lance da flauta, é o seguinte cara, tem guitarrista e tem músico que toca guitarra, sacou a diferença?

    Sim cara!, mas é exatamente isso que eu estou falando!, então parece que eu nao sou o unico que pensa assim.

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: pianista1minuto
    · votar


    Porque muita gente pensa que pelo cara ta fazendo varias notas la em 99/1 segundo, o cara ta arrebentando e nao é verdade, as vezes ele só jogando os dedos nas notas e fazendo barulho.

    Se o cara toca um shape de mi menor ou, em sol penta (que é a msm coisa), ele arrebentou e ainda querem ouvir mais essa droga.

    Agora, se vc faz um groove, toca uma obra de alguem ai sei lá, quando vc acaba o filha da pulta ainda te pergunta se vc sabe tocar o parabens ou a musica do titanic. #Fato

    fernandodi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    E pra ser "bom" no teclado você tem que ter uma boa técnica, mas pra ser "bom" na guitarra, nem tanto.
    Exemplo: pede pra um guitarra iniciante já com uma base te falar uma tríade rapidamente. Enquanto isso um tecladista te fala um acorde com 7 e 9 e ainda pode falar as notas do baixo...
    Até por isso o piano é muito importante, pois vc tem um braço de guitarra ali todo explicado na sua frente... sem necessidade de contar a casa e a corda pra saber qual é a nota.
    Essa é a minha opinião..

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: pianista1minuto
    · votar


    pede pra um guitarra iniciante já com uma base te falar uma tríade rapidamente. Enquanto isso um tecladista te fala um acorde com 7 e 9 e ainda pode falar as notas do baixo...

    Com as inversões ainda porcima!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Vocês tão viajando...

    - Musico, independente do instrumento, sabe teoria e fala qualquer tétrade com nona, inversoes e tudo mais que precisar

    - Está nas regras que tópicos do tipo fulano x sicrano são proibidos, simplesmente porque daqui a pouco vai aparecer guitarristas para esculachar, e com razão, estão comparando uma classe inteira de instrumentistas dizendo que são limitados

    - cada instrumento tem suas peculiaridades, conheço guitarristas que apavoram melódica e harmonicamente qualquer um que já tenha visto...

    Sem esta de melhor, isso é muito banal.. " toco teclado, sou foda, sei mais do que todos e toco o instrumento mais difícil e completo ", tenha certeza que isso é pura ilusão sua... Conheça músicos melhores

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pianista1minuto

    Será que por nós aprendermos instrumentos com notas musicas incorporadas em Teclas (teclados/piano/acordeon..), adquirimos uma visão melhor das notas musicas em sí? Considerando que cada tipo de instrumento da um ponto de vista de musica diferente..

    Discordo!
    Acho que essa "visão melhor" vai depender da bagagem musical, dos estilos de música que o músico toca/estuda, da teoria estudada... Não depende do instrumento em sí! Não existe essa de "o cara das teclas vê melhor". Conheço um saxofonista que conversa comigo sobre hamonia funcional como se tocasse piano. Detalhe: ele pensa na afinação do piano (dó) na conversa e já vai pro sax alto e toca. Pra quem não sabe, o sax alto é um instrumento traspositor (em mí bemol) e para ler uma cifra o saxofonista tem que pensar sempre uma terça menor abaixo.

    Faça o seguinte: vá a uma jam de jazz, duele com um guitarrista ou saxofonista que toca jazz e depois volte aqui para nos contar as suas impressões!

    Se um músico (seja ele qual for) limita-se a estudar o seu instrumento (seja ele qual for) para tocar apenas um estilo musical (seja ele qual for), esse músico ficará limitado aos limites desse estilo.

    Após 2 minutos de improviso em escala melodica, vi que ele começou a repetir muitas notas, mas com muita velocidade e tecnica de execução, porém vazio sem criatividade

    Quando vemos uma guitarra, o rock é o primeiro estilo musical que nos vem à cabeça. Esse é o estilo no qual a maioria dos guitarristas iniciam suas primeiras palhetadas e o estilo no qual muitos guitarristas permanecem pelo resto de suas vidas. O rock em geral é um estilo pobre hamônica e melodicamente. Algumas músicas e bandas fogem à essa regra, mas em geral é assim. Essa simplicidade é uma característica do estilo. Outra caracterísca desse estilo é o uso abundante de escalas pentatônicas, escalas blues e uma escala menor harmônica de vez em quando.

    Essas escalas ditam a sonoridade que define o estilo. Como não existem muitas possibilidades, se o tempo de improviso for muito longo, vai chegar um momento onde o improviso soará repetitivo/mecânico/cansativo. Se o músico tentar fugir da sonoridade característica o negócio pode ficar muito feio, chocante aos ouvidos. Não tem jeito!

    Ouça a música Straight Eighths do Mike Stern a partir dos 2:10min e observe que o tecladista se torna repetitivo:

    http://www.4shared.com/mp3/rbHA1yqf/01_Straight_Eighths.htm

    Ah, não conheço o guitarrista com quem você duelou nem sei qual o estilo dele, o que eu escrevi acima foi só um exemplo.

    como se estivesse jogando as notas aleatoriamente sem ligaçao logica uma com a outra!

    O que seria uma ligação lógica de uma nota com a outra? Quando uma nota passa a ser lógica? Quando deixa de ser?

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Cada instrumento tem a sua particularidade, pode parecer mais fácil de um lado, mas é bem mais difícil por outro.

    Já estudei violino por muito tempo. No começo, tocar um simples "Dó" era um martírio.. No violino é como a voz, você desafina a qualquer momento, é muito muito difícil para começar e tirar um som de verdade... Em compensação é um instrumento melódico, é muito mais fácil para desenvolver uma leitura a primeira vista, já o piano, justamente por ter as notas distribuídas em ordem e facilmente visualizadas, tem partituras bem mais complexas... Ou seja, o que conta não é o instrumento em si, mas a capacidade humana diante de um instrumento musical.

    Sendo assim, não faz o menor sentido comparar dois instrumentos musicais... São peculiaridades muito diferentes...

    Jonatas Edward
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Jonatas Edward
    · votar


    pianista1minuto

    Olha cara, eu comecei a tocar teclado em novembro(já tive umas experiencias curtas com piano antes, mas eram muito raras), desde então percebi uma certa evolução no quesito de composição, não somente improviso, e essa evolução se da tanto nos solos quanto nas bases.
    Acho que como o amigo ali em cima disse, vai muito do estilo que o cara toca, do meio em que ele aprendeu a tocar ou vive, fora que normalmente pessoas que tocam guitarra e teclado tocam mais de um estilo musical.
    Claro, há exceções.

    Jonatas Edward
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sendo assim, não faz o menor sentido comparar dois instrumentos musicais... São peculiaridades muito diferentes...

    Não acho que isso seja uma comparação de instrumentos, e sim de instrumentistas e multi-instrumentistas(mais precisamente que tocam instrumentos e cordas e instrumentos de teclas).

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Jonatas Edward

    Devo ter me expressado mal, mas foi exatamente o que eu quis dizer, não faz sentido comparar instrumentistas e multi-instrumentistas que tocam cordas e teclas... São instrumentos com peculiaridades diferentes, dificuldades diferentes...

    O autor do tópico quis sugerir que instrumentistas das teclas têm uma capacidade melhor de ver as "notas" no instrumento e por isso ser mais capazes numa improvisação, não concordo com isso. Se ele se saiu melhor nas teclas do que o guitarrista nas cordas, isso se deve a muitos fatores, e não a particularidades de instrumentos como guitarra e teclado, que ambos são instrumentos ágeis...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    A questão do melhor é relativa ... mas eu creio que a resposta à sua questão está em sua própria mensagem ... "Após 2 minutos de improviso em escala melodica," ... pois para mim "ficar na escala" seja ela qual for é o problema, música é muito mais que digitar escalas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    pianista1minuto: Hoje tive que duelar com um guitarrista muito bom da melhor banda daqui de onde eu moro.

    Teve que duelar pra que? Foi numa jam section sadia ou algum motivo torpe?

    Valeu!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    simplesmente porque daqui a pouco vai aparecer guitarristas para esculachar

    Sou eu.


    Realmente, sempre improvisei melhor no teclado do que na guitarra, não sei dizer o porque, mas tudo depende da pecinha que toca o instrumento...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Boa noite!!!

    pianista1minuto
    Acho complicado vc generalizar todos os guitarristas observando apenas um.
    Não há dúvida que a visão das notas num teclado é muito diferente da visualização na guitarra, mas isso não significa que um é melhor que o outro ou que não haja espaço para ambos numa composição.
    Só deixará de haver espaço quando o ego de um músico entupir todo lugar onde na verdade deveria haver Música...

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.6. Não se deve criar tópicos ou posts de comparação do tipo "Fulano VS Sicrano", nem tópicos cujo título não faça relação com o conteúdo, ou conteúdo que não explique título do tópico;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Teclado vs Guitarra