Da para aprender teclado em 3 meses?

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar

trendset
Não tem problemas, não vi onde te ofendemos, e nem onde você o fez isso, está tudo em paz irmão, brincadeiras se fazem necessário tamanha abrangência do estudo de teclados em apenas 48 horas

O seu incentivo foi dado, todo mundo é capaz de apreender música, mas tudo ao seu tempo né, você mesmo está fazendo aulas a mais de ano, então o aprendizado é realmente mais longo do que dois dias

Ligar o teclado e apertar teclas aprendemos em minutos... Atingir a maestria no instrumento pode levar uma vida

trendset
Veterano
# mai/12
· votar

Edson Caetano
obrigado. claro, na verdade estou buscando aprendizado logo apos aqueles dois dias, desde entao eu nao faço mais outra coisa, os dois dias so foram pra mostrar que era facil e que todo mundo tem condiçoes de aprender. realmente atingir maestria é algo que leva a vida toda.
abraço cara.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar

trendset
Vamos a minha tréplica rsrs...

Antes mais nada deixa eu contar minha história, palavras são cruéis, as vezes a gente passa por arrogante e isto jamais é minha intenção:

Eu pequei um teclado na minha capela, um PSR 75 4 oitavas que para alterar volume fazia um bip desgraçado, levei para casa. Em uma semana com um livrinho de acordes decorei os acordeis mais comuns para as músicas da missa das 14h a tarde nas quarta feira (já tocava violão). Em uma semana lá estava eu com o tecladinho. Não parei nunca mais! Então eu entendo o que você falou, e compreendo seu ponto de vista. De fato o dom vem de Deus, mais se você esconder o tesouro enterrado no chão e não tratar de se dedicar, quando o dono retornar irá te jogar aonde haverá choro e ranger de dentes.

Manuais de teclados sao basicamente as mesmas coisas nas primeiras 100 paginas, e nas 5 finais.
Infelizmente não é verdade. Mas claro que teclados da mesma linha, ou sucessores são bem parecidos. Mas iguais não.

entao como voce faz para tirar aquele riff famoso se nao ouvindo e decorando a parte melodica?
Tenho que reconhecer meu erro no argumento acima, mas a questão é que já fiz muiiiiiiiiittttttttttooooooooooooo disto. Na época que a banda tocava muito Dominus eu ficava tirando varíos metais ouvindo, e reproduzindo. Mas se fosse para eu criar algo ficava travado, não sabia por onde começar. Então fica a relexão.

Na paz claro :-) desculpa se falei algo ofensivo, e parabenizo pela idéia de incentivar nosso colega a estudar, existe um tempo para cada coisa e que ele encontre o seu.

cj.junior
Veterano
# mai/12
· votar

J.Dionatan
Mas se fosse para eu criar algo ficava travado, não sabia por onde começar.
meu problema é esse se for pra tocar qualquer acorde eu sei ja decorei tudo
mas pra criar é bem complicado pra mim.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar

Pessoal, deixa eu explanar um pouco a questão "Aprender a tocar teclado". Eu na minha opinião pessoal (rsrs) acho que não existe ainda uma padronização sobre métodos para este instrumento. O teclado é o caçula no ramo musical, é acho que devemos compreender bem o que é um teclado antes de pensar no que estudar:

O teclado é um instrumento que tem várias funções, o que obriga a aprender várias vertentes. Por exemplo a função mais clássica:

Simulador de instrumentos acústicos
Piano, orgãos (sei que são eletromecânicos mas vou deixar aqui mesmo) , violões, guitarras, baterias, violinos, metais. Enfim, todo instrumento praticamente é simulado aqui. Esta função pode ser usada tanto em bandas quanto em gravações/estúdios. Aqui entra um comentário do colega Felipe Vianna:

Exige também saber técnicas de vários instrumentos (saber ao menos um pouco como fazer arranjos de metais, sanfona, strings, etc.). É muito comum ver tecladista por aí fazendo linhas de metais, sax, flauta, etc., que uma pessoa jamais conseguiria fazer por não ter tempo para respirar. Ou então usar um vibrafone e tocar seis ou oito notas ao mesmo tempo. Fazer um strings que nunca seria feito por uma orquestra de verdade, utilizando intervalos pertos um do outro na formação do acorde. Fazer dedilhados de violão que nem o Segovia seria capaz. Isso tira todo realismo do arranjo.

O cara falou tudo que eu venho tentando dizer a tempos em outros tópicos em um parágrafo. Como dominar tantas técnicas?? Deveria haver cursos para aprendermos a tocar violinos e metais nos teclados? Com certeza que sim. A função mais utilizada pelos tecladistas acaba sendo a menos reproduzida corretamente.

Teclado como instrumento elétrico/eletrônico
Aqui entra toda a gama de sintetizadores, moogs, e deriviados. São técnicas específicas de leads, alteração de filtros em real time, e outras coisas. Mais um outro ramo que deveria ter seu estudo melhor aproveitado.

Teclado como produção musical
Todo tecladista é um produtor musical, ou acaba tendo seus momentos de criação pois quase todos os modelos atuais gravam algumas faixas e tal. Para fazer bem esta parte tem que se dominar as duas acima, e também efeitos básicos de seu keyboard.

Técnicas pianísticas
Seja qual for o modo que se escolher tocar teclado se terá que utilizar... teclas!! E as teclas são "semelhantes" aos do piano. Por isto é indiscutível que o instrumento que melhor aprimorou a otimização dos dedos em teclados seja a nossa referência. Estudar piano com certeza ajudará bastante a qualquer tecladista.

Enfim, o que eu questiono é que não ha padronização metódica para isto tudo que eu escrevi. Assim sendo: o que é "Tocar Teclado?"...

E sendo impossível responder o que é Tocar teclado, fica impossível afirmar o tempo que se leva para aprender não é mesmo!

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar

O que somos?

Sempre me pergunto isso, me formei em orgao eletrônico, fiz piano, fiz teclado, toco escaleta, quem sabe uma sanfona... O que toco? Temos que saber de tudo??

Alias positivo for You

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Da para aprender teclado em 3 meses?