Roteiro de Estudo - O que você estuda de domingo a domingo?

    Autor Mensagem
    Tiago Correia
    Veterano
    # abr/12


    Ultimamente tenho levado uma "surra do tempo". Todos nós temos que reservar um tempo do nosso duro cotidiano para estudar. Dias de folga é uma maravilha. Mas e de segunda á sexta?

    Passei a acordar 30 min mais cedo para que meus estudos venham a render mais já que a mente está bem descansada.

    >10 min de escalas modais (está sendo muito bom aprender
    > 20 min de inversões p/ ambas mãos.

    Coisas mais complexas ficam para outros dias feriados/sab/dom.

    Mas em tão curto espaço de tempo o que estudar? E mesmo que tivessemos 10 h de estudo/dia seria nossos estudos eficaz e eficiente?

    O que seria legal estudar em um roteiro de 30 min a 1 h, e em um roteiro acima de 2h?

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: WKBorges
    · votar


    Tiago, primeiramente parabéns pelo tópico!!!! Muito bom!!! Acho que vai render muito.

    Eu retornei aos estudos de música a pouco tempo. Fiquei parado por mais ou menos 1 ano e meio, e agora estou retornando.
    Por enquanto, não estou fazendo aula com nenhum professor, mas no próximo mês pretendo iniciar em uma escola.

    Então as vezes me sinto um pouco perdido na hora de estudar. Não sei se estudo alguma música, acordes, se leio o manual do PS60 que comprei a pouco tempo, se treino a musica que está sendo ensaiada na igreja, e por ai vai .......
    Tenho feito exercícios hanom (estou no exercício 4) p/ desinferrujar os dedos, e depois que fiz os exercícios por um tempo (+ ou - 30 minutos) entra a dúvida e a questão. "E agora o que será mais eficaz estudar?" "no estágio que estou o que é mais necessário que eu estude?"

    Segue abaixo um outro tópico que tem muito haver com que está sendo dito neste tópico...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/284332/

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aprender tudo ao mesmo tempo não tem jeito, priorize suas necessidades e defina o que quer aprender

    1- Dia
    - 15 minutos técnica (Agilidade, Independencia)
    - 15 minutos musica

    2 - Dia
    - 15 minutos harmonia ( inversões, modos)
    - 15 minutos música

    3 - DIa
    - 15 minutos instrumento (programação, sintese)
    - 15 minutos música

    Repete o ciclo

    A música é a parte mais importante, não adianta nada saber uma harmonia x tocar suas escalas e arpejos na velocidade y e programar o timbre Z e na hora do vamo ve que é tocar a música brochar hehe

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Será que conseguiríamos definir por tópicos quais são os pontos chaves que precisam ser estudados, juntamente com a música, durante o periodo de uma semana !?!?!?!?

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    WKBorges
    Não acho que tenha jeito, cada um tem uma facilidade, cada um tem uma dificuldade, então não dá para criar uma fórmula do tipo x minuto isso, x minutos aquilo que vai estar tranquilo

    Por exemplo, entrei de férias hoje, vou ficar 10 dias de moleza, vou estudar 100% o teclado, é o que eu tenho dificuldades hoje, programar ele

    Uma coisa eu sei, nada pode ser deixado de lado, por exemplo de novo, se eu estudar escalar, executar elas no 100% perfect no Hard hehe, se parar para estudar outras coisas, por muito tempo, quando voltar esta dando game over

    TEM QUE ESTUDAR TUDO SEMPRE

    aí o que estudar é a sua facilidade e disponibilidade de tempo que irá definir

    Pelo menos comigo é assim
    que falto 50% em minhas aulas particulares, falta tempo mesmo

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: WKBorges
    · votar


    rsrs .... por coincidencia, tambem estou entrando de férias a partir de hoje. Vou ficar 20 dias em casa. Vou dar uma viaja com a esposa, mas são apenas 05 dias. Nos dias restantes, quero priorizar muito os meus estudos, principalmente, porque retornei aos estudos a pouco tempo (como já havia dito acima).

    Então.... não adianta nada ter muito tempo se não sei me organizar nisso. Então eu preciso me organizar naquilo que preciso estudar .... o problema ai é que, como não tenho muita experiência, não sei muito bem o que preciso priorizar, por não conhecer muito o que um bom tecladista precisa saber.
    Por enquanto, vou continuar fazendo exercícios de hanom, estudando campo harmônico, acordes e suas inversões, e as musicas que serão ensaiadas na igreja.
    Acho que talvez esse seja o caminho .....

    Tiago Correia
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Piano Popular

    Semestre 01


    - iniciação ao piano popular: visualização do teclado, intervalos, escala maior
    - primeiras formações de acordes: tríades
    - A tríade aumentada e sua função modulante
    - Cifrado, formato brasileiro e americano.
    - Introdução à tétrade: tensões 9a, 11a, 13a, e suas alterações
    - Cinco tipos de acordes básicos: maiores, menores, diminutos, dominantes e semi-diminutos

    Semestre 02


    - Campo Harmônico maior: visualização das funções tônica, subdominate, relativo da subdominante, dominante, relativo e anti relativo
    - distribuição de acordes na formação 1-3 e 1-7
    - Progressões de acordes: II-V-I no modo maior
    - Blues maior e menor
    - Noções básicas de acompanhamento e levadas: bossa nova, marcação nos tempos 2 e 4 do swing
    - Progressões de acordes: I-VI-II-V-I ou III-IV-II-V-I no modo maior
    -
    Semestre 03

    - distribuição de acordes na formação 1-5
    - Harmonia de apoio, forma A(3579) e B(7935)
    - A quinta aumentada nos acordes mairoes e dominantes.
    - Noções de linhas de baixo e levadas mais comuns para acompanhamento
    - Campo Harmônico menor: visualização das funções tônica, subdominate, relativo da subdominante, dominante, relativo e anti relativo na escala menor natural, harmônica e melódica
    - Primeiras escalas: escala pentatônica e escala Blues.
    - Campo Harmônico maior e menor: visualização das dominantes individuais
    - Transcrições de solos

    Semestre 04


    - Funções do acorde semi-diminuto: II do modo menor, dominante do dominante
    - Inversão de acordes: 3a no baixo, 7a no baixo, 5a no baixo etc; formações
    extraídas do violão/guitarra e apropriadas ao piano
    - Modos gregos e formações de acordes modais: dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio, lócrio
    - Campo Harmônico Menor Melódico e Harmônico (incluindo modos)
    - O acorde sus4, derivados e alterações
    - Transcrições de solos

    Semestre 05

    - Formações de escalas dos acordes dominantes: mixolídio, mixolídio com 4a aum, alterada, Domdim (semitom/tom), tons inteiros.
    - Escala diminuta (tom/semitom
    - Tríades da escala diminuta e domdim
    - Transcrições de solos

    Semestre 06


    - Upper structure ou tríades superpostas aos acordes dominantes
    - Harmonia quartal e alterações nas escalas pentatônicas
    - Estruturas avançadas: tensão b9 nos acordes maiores, superposição de tríades, acordes híbridos.
    - Transcrições de solos

    Essa peguei do Souza Lima o que Acham?

    pirovani_es
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    WKBorges

    Acho q o interessante é criar um roteiro básico de estudos para vc se organizar pelo menos naquilo q vc já tem em mente: Hanon, Campo Harmônica, Músicas da igreja...
    Com o tempo d estudos vc vai percebendo suas necessidades, suas "dificuldades e facilidades", como disse Edson Caetano. Por outro lado, acho q não é só uma questão de dificuldades e facilidades, pq tem algo relativo aos nossos interesses como músico, q vai se aprimorando, se transformando à medida que nos desenvolvemos em nossos estudos - oq, enfatizo, depende realmente do nível musical (d conhecimento teórico, prático e do que nos chama atenção na música) em que a gente se encontra, saca? Acho q pode ser isso...

    nando2112
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Muito bom o tópico! Estava pensando em reviver o tópico que o WKBorges citou pois estou no mesmo dilema de estudos.

    No referido tópico eu estava na dúvida se começava a fazer aulas com o professor e os amigos aqui recomendaram que sim e segui a sugestão. Comecei a algumas semanas e a única coisa que me arrependo é de não ter começado antes.

    A questão da disciplina pra estudar é realmente complicada, pelo menos pra mim. Por exemplo, eu começo a estudar sobre campo harmônico e em poucos minutos já me vejo ensaiando as músicas da banda. Mesma coisa acontece com o instrumento e técnica. Basta achar um timbre parecido com o que estava procurando e já quero tocar a música, que leva a outra música e assim vai...

    Talvez eu ainda sinta falta de um material específico pra seguir um roteiro de estudos, como o que o Tiago Correia postou. Estou fazendo aulas de Piano Popular e pelo menos agora no início é muita informação e conversa até pra ele (o professor) saber o que eu sei/quero/preciso sobre música.

    Vou tentar fazer um roteio escrito pra tentar me policiar e avançar cada vez mais nos estudos.

    WKBorges
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bom, como havia dito acima, estava de férias e não tive contato com internet. Então queria agradecer .....

    Tiago Correia
    Muito bom o roteiro que vc colocou, mas acho que para seguir um roteiro assim, só mesmo com auxílio de um professor (não que eu esteja querendo seguir sozinho sem professor)

    pirovani_es
    É verdade, acho que preciso fazer isso mesmo. Eu até já tenho algo em mente, mas preciso colocar essas coisas no papel para seguir um roteiro de forma mais clara.

    The_Hands
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Suspendendo um pouco o tópico...

    Uma curiosidade minha: como vcs fazem pra tirar músicas ao longo da semana ? Como já foi dito, a maioria aqui tem uma rotina super atarefada com trabalho, faculdade, família etc... blz. quando vocês querem ou precisam tirar uma música mais complexa, como vocês se viram com isso ao longo da semana ?

    Eu tenho um baita problema com isso pq muitas vezes sobram apenas 40 , 40 minutos de estudo por dia (seg. à sex.) Acabo semrpe demorando muito pra tirar uma música, mesmo as que não são tò complexas.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    The_Hands
    É exatamente assim comigo, pouco tempo de estudo = uma eternidade para tirar musicas complexas e até mesmo simples as vezes ... não tem jeito, ou estuda mais ou tenha paciencia para executar o que está ao alcance de suas capacidades

    The_Hands
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano

    to ligado, cara. Isso é meio frustrante as vezes. Eu já caí na bestera de ir avançando na leitura e execuçao musica, sem me deter muito em partes que eu tinha algo pra melhorar. Quando chegavla no fds, eu me dava conta de que já tinah esquecido algumas coisas e tinah que "perder" mais tempo em praticamente a msm coisa q ja tinah trabalhado ao longo da semana heheh

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roteiro de Estudo - O que você estuda de domingo a domingo?