Uma pergunta para os veteranos !

Autor Mensagem
WKBorges
Veterano
# abr/12 · Editado por: WKBorges


Depois de anos tocando teclado/piano, qual seria, em poucas palavras, os três principais conselhos para um iniciante?
Considerando que este conselho seja a longo prazo; um conselho que seguido desde o princípio, fará muito diferença no decorrer de vários anos.

E Outra pergunta: para um iniciante, qual é a primeira meta e/ou objetivo (relacionado a estudo, técnicas, teorias, práticas, tudo.....) a ser buscado????

Grato a todos!!!!!!!!!!!!!!

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Estude, pratique, estude, pratique TODOS os DIAS para sempre, o aprendizado é lento e demorado e exige estimulo continuo

Repita tarefas maçantes e simples sempre, não ache que é porque já aprendeu que está bom, se não treinar vai deixar de conseguir fazer

Eu divido o estudo entre técnicas, exercícios de velocidade e independência pelo menos 30 min sempre que posso e antes de qualquer coisa, para só depois ir para a musica

Persistência e perseverança, sem suor e ralação não da certo

WKBorges
Veterano
# abr/12
· votar


Valeu Edson!!!

Muito Obrigado!!!!

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


WKBorges

Não sou veterano mas:

1º O seu conhecimento

2º Equipamentos

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano

Você percebeu que volta e meia eu uso um dos seus post para tirar dúvidas né rsrs

Vamos lá, sugando de novo rs. Que tipo de exercícios você prática para INDEPENDÊNCIA? Pode citar algumas bibliográfias?

E quando vc diz que divide o estudo entre técnica, velocidade e independência. Em 30 min vc estuda tudo isso ou é 30 min para cada tópico?

Yusuke Urameshi
Veterano
# abr/12
· votar


WKBorges

Só posso te dar um conselho: Diversão em primeiro lugar, sempre !! Tenha disciplina, mas não faça mais do que sua paciência te permite. O objetivo do estudo (pelo menos pra mim) é te trazer benefícios e não te aborrecer.

É a principal filosofia que carrego.

WKBorges
Veterano
# abr/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Yusuke, Valeu!!

Muito obrigado pelo conselho!!!

Starllan
Veterano
# abr/12 · Editado por: Starllan
· votar


Persistência, humildade e força de vontade. Abraço.

WKBorges
Veterano
# abr/12
· votar


Valeu Starllan !!!

silvG8
Veterano
# abr/12
· votar


WKBorges
Nao tentarei colocar aqui os principais, mas colocarei alguns importantes:
- toque devagar sempre que estiver aprendendo, muita gente toca rapido para esconder imperfeicoes, principalmente no piano.
- nunca treine cansado, e importante estar focado no estudo musical, que deve ser prazeiroso.
- preste atenncao na sonoridade, ouca o que esta tocando e de grande importancia ao tipo de toque adequado para a peca em questao.

Tudo sem acento por conta do iPad chato de acentuar. Abraco!

WKBorges
Veterano
# abr/12 · Editado por: WKBorges
· votar


rsrsrs .... Valeu SilvG8

Cara, pode ter certeza que me esforçarei para seguir seus conselhos. Já estou até copiando essas palavras para arquivá-las e sempre refletir sobre esse conselho que achei fantástico.

Valeu mesmo!!!!

Obs.: só uma pergunta. Como assim o tipo de toque adequado para a peça em questão????

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Correia
Velocidade - todas, digo todas, as escalas e seus arpejos, começando de leve até o mais rápido que posso, é importante começar devagar para prestar atenção na postura, na força

Método Beringer - troquei pelo Hanon, acho muito mais eficiente

Independência venho fazendo muito Czerny e Cramer este ultimo bem mais complexo

Tem quem não goste, mas sigo o Jroc, Jordan Rudess Online Conservatory, tem coisa muito legal lá

Este ano é basicamente isso que venho fazendo, treino sempre 30 minutos antes de entrar nas peças, aquecimento hehe, tem dia que eu malho as escalas que é bem importante para as aulas de harmonia, tem dia que fico nos exercicios eruditos, Beringer diariamente, sem muita neura

Tem dia que não estudo nada fico só programando o key e mexendo com síntese, tem dia que vou jogar play station com meu moleque mesmo , falta tempo para tudo sempre

Mas tem que praticar, sem parar pra sempre, a musica é ingrata, deixou ela de lado os dedos travam sem dó dos anos de estudo passados

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


WKBorges

Cara estava pensando sobre e lá vai minha dica:

1-JAMAIS ligue seu teclado e comece a tocar por tocar. Ligue-o e já comece a estudar, e após seu estudo, brinque a vontade toque peças etc. Como já foi dito tenha sempre um estudo diário programado.

2-Sobre o que você citou: meta e/ou objetivo (relacionado a estudo, técnicas, teorias, práticas, tudo.....) a ser buscado????

Verifique se o que você estuda é relevante: a idéia é percorrer pela grade de escolas de bom conteúdo programático. Verifique a seguinte divisão de matérias do ISL.

3-Mais uma filosofia: Sempre divida com os outros o que aprender e aprenda com os outros o que dividir: "O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;"
Provérbios 1:5.

No Off: até eu vou copiar a dica dos caras rs!

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano

Mais uma vez valeu!

a musica é ingrata pois nossa evolução é como esperar que uma abelha encha um pote de mel.

No momento to praticando modos. Tempo 68 (1º colcheia mesmo) não dou atenção a velocidade. Meu foco é harmonia. Quando tiver onde aplicar ae é outra história rsrs.

Mas só este treininho de 5 min de escalas em colcheia está rendendo velocidade e olha que o foco nem era esse rsrsr.

PeterBull
Veterano
# abr/12
· votar


Serei assim um dia....

Sou um vagabundo cheio de preguiça...

Cara me manda o repertorio eu sento tiro os arranjos e vou p/ computador ou vou sair...

Já ralei muito na frente do teclado esses tempos to muito sem tempo e sinto isso nos dedos...kkk

Como Edson falou sei como se faz mas as vezes meu dedo nao me acompanha e triste isso....=/

Vou voltar a estudar com mais calma ta me fazendo falta!

Tenho mais que programado do que estudado...
Crio o loop faço o sequecer das intro deixo as musicas redondas, ai o pessoal gosta muito, mas a minha técnica em si esta bem aquém!

silvG8
Veterano
# abr/12
· votar


WKBorges
Cara, isso que você perguntou é extremamente complicado de te explicar por palavras. É uma coisa avançada no estudo de piano e diferencia o amador do profissional.

Eu sugiro que procure um professor que te fale sobre essas coisas se for fazer aula de piano. É diferente tocar Chopin e Beethoven. Não vou conseguir explicar 100%, mas é como se existisse um jeito de tocar para cada compositor, e a diferença se encontra no modo de tocar (leia-se encostar) na tecla do piano.

Logicamente, praticamente nada disso tem prática alguma pro teclado... infelizmente não existe equipamento digital que consiga reproduzir isso.

fernando tecladista
Veterano
# abr/12
· votar


pra diferenciar, já que muita gente falou em estudos....

1- ache seu espaço na tua banda
você não é a ultima bolacha do pacote porque existem poucos tecladistas por ai, também não está de favor na banda, você é importante tanto quanto vocalista, guitarrista, baixo e batera, brigue por teu espaço físico no palco e por ter volume e retorno igual a todo mundo
parece bobeira, mas já tive fase de vontade de dar uma bica em tudo, porque sempre teclado vai pro fundo, pra tras do p.a., todos com ampli, teclado em linha direto (o retorno longe) e guitarras no talo em música que só deveria ter um violão de base...

2 - não tenha preconceitos
no sentido literal de "pré-conceito" você só vai saber que é uma m**** solo de sax em teclado quando você tocar assim, não porque um dito bambambam disse, idem a outros timbres
você só vai saber se um casio novo é ruim quando você tocar uma noite em um e não ver a hora de sumir do palco ou tocar a noite toda e ver que não era o que te falaram

3 - ame seu instrumento
use bons cabos, voltímetro, estabilizador (bons), hard case....
você carrega teu instrumento quando não é banda grande com roadie (e olha lá) que for te ajudar carrega suporte, bolsa, estante...
assim teus gastos somente serão de partes de contato que desgastam com o tempo: borrachas, potenciometros, botões....
é triste ver musico chorando por teclado com placa queimada e coisas nessa linha
aprenda a tirar agua da pedra com ele, já vi muita gente com teclado bom mas que por modismo resolveu usar um VST em um positivo celeron com latência, também usando timbres simples que existiam melhores no teclado, se resolver usar VST é pra chegar e arrebentar

Gus79
Veterano
# abr/12
· votar


Caramba, um dos melhores tópicos que já li. Muitas coisas importantes até para quem não é exatamente um iniciante! :D

Maestron
Veterano
# abr/12
· votar


Também adorei esse tópico, dicas essenciais, me lembrei de muitas coisa há tempos esquecidas das minhas aulas de piano...

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


3 conselhos:
1º Siga todos os conselhos acima, é por isto que não largo este fórum, tem muita gente boa aqui e bem consciente da função tecladista-pianista.
( especial o comentário do SilvG8 sobre treine em baixos andamentos para ter pleno domínio, é muito mais difícil em alguns casos tocar a 60 do que a 120, inclusive faça Hannon ou Czerny lento que vai entender)

2º Se almeja um equipo melhor, depois de muita pesquisa e consciencia, não compre aquele mais barato só porque tá sem grana no momento, isto gera desperdício financeiro, e muita frustação. Aproveite ao máximo o que tem enquanto junta o que faltou para o objetivo e só depois, se ainda for aquele o equipo desejado compre. Já perdi muita grana por impaciencia e por não saber o que realmente queria.

3º to sempre aqui divulgando meu blog que tem alguns exercícios com características Blues, mas que servem para treinar e desenvolver indepedência. Se quiserem dar uma olhada:
http://aprendatocarpiano.blogspot.com.br/search/label/Blues

e parabéns para o
WKBorges
pelo excelente tópico criado.

WKBorges
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal,
quero agradecer a todos que até aqui tem ajudado, não só a mim, mas a todos que estão acompanhando o tópico.

Acho que vou demorar um pouquinho pra conseguir digerir tudo isso que está sendo dito .... rsrsrs .... mas com certeza muitos dos conselhos serão seguidos!!!

Também estou achando ótimo!!!!!!!

Obrigado por todos os conselhos....

WKBorges
Veterano
# abr/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Vamo lá Veteranos, compartihem ai !!!! ... para enriquecer ainda mais este tópico .........

Dê a sua opinião com relação as perguntas!!!!!!

Cmbaj
Veterano
# abr/12
· votar


Muito bom o tópico mesmo.
Dicas valiosas.

Comecei tem 1 mês agora a tocar teclado Tem dia que toco/treino durante 2-3h e flui.
Tem dia que da 1h e minha cabeça ta cheia e não consigo aprender mais nada e o que aprendi, começo a errar e ai tenho que parar, não da pra forçar.

Dicas para isso? Ou é assim mesmo?
Outra coisa, estou treinando agora partes diferentes do teclado, antes era só a mão fixa em uma posição.
Ainda tenho que olhar para o teclado para achar a posição...as vezes acerto sem olhar, tem algum treino para isso?

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Cmbaj
Tem algum treino para isso?

Tem sim, praticar todo dia, faz aulas a apenas 1 mês, calma, logo não vai mais precisar olhar para as teclas, normal

E é isso mesmo, tem dia que cansa mesmo estudar, quem nao é profissional tem outras tarefas a se preocupar , pega uma brisa e quando der volta para as teclas

Bons estudos

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Cmbaj
Tem algum treino para isso?

Tem sim, praticar todo dia, faz aulas a apenas 1 mês, calma, logo não vai mais precisar olhar para as teclas, normal

E é isso mesmo, tem dia que cansa mesmo estudar, quem nao é profissional tem outras tarefas a se preocupar , pega uma brisa e quando der volta para as teclas

Bons estudos

nando2112
Veterano
# abr/12
· votar


Olá pessoal!

Meu primeiro post aqui embora já visitasse o fórum com bastante frequência ultimamente. Sem contar que finalmente depois de ler muito os tópicos a respeito finalmente escolhi meu próximo teclado de acordo com minhas necessidades e ambições. Agradeço à todos por isso.

Com relação ao tópico, gostaria de saber se pra quem tá começando mas já tem uma pequenina base sobre cifras, partituras, formação de acordes e escalas, já toca alguma coisa de outros artistas/bandas (inclusive em uma banda), e gostaria aprender mais sobre música, desenvolver técnica (especialmente no teclado) há necessidade de fazer aula com professor particular ou se somente com material/dedicação/tempo tenho condições de melhorar esses atributos.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


nando2112
Professor sempre, ele é o meio mais rápido e eficaz de evoluir na música, mesmo já tendo noção, o professor te mostra macetes, corrige posturas, dedilhados, e muito mais

Mas veja bem, tem que ser um BOM professor

Se quiser ir sozinho, é por sua conta e risco, pode adquirir vicios irrecuperáveis, demorar muito para obter resultados óbvios, mas na falta de um professor, tem que ir na raça mesmo, melhor do que ficar parado

Bons estudos

nando2112
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano

Valeu pela atenção!

O meu problema (pessoal) é que até tenho oportunidade de fazer aula toda semana, só que certamente terei que parar em agosto por tempo indeterminado, por isso não gostaria de começar a fazer aulas agora, ficar só quatro meses e ter que interromper. Vou continuar a tocar regularmente, mas fazer aulas somente até agosto.

Então o que vc acha? Faço esses quatro meses de aula, aprendo o máximo que puder e volto quando possível (mas como disse vou continuar tocando em casa) ou não vale a pena "iniciar" (já fiz 6 meses de teclado/piano a alguns anos atrás) os estudos com professor agora.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


nando2112
Eu pegaria estes 4 meses de aula sim, já explicava para o professor a situação, que tem tempo limite, e bolava com ele um planejamento de estudo para o período sem aulas, não é perdido não

nando2112
Veterano
# abr/12 · Editado por: nando2112
· votar


Edson Caetano

Eu pensei nisso, mas tenho receio que o professor (quem quer que fosse) iria me criticar e dizer que tem que seguir o plano de aulas dele, começando do zero e talvez não fosse querer me passar atividades para depois de agosto, entende.

Mas valeu pela sugestão, vou tentar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma pergunta para os veteranos !