Autor |
Mensagem |
Gabriel Schuck Veterano |
# abr/12
Olá galerinha do cifraclub! Este é meu primeiro tópico neste fórum. Bem, desculpem-me se já houver algum tópico tratando sobre uma certa dúvida que tenho na criação de ritmos. Eu realmente andei revirando os tópicos que falavam sobre esse assunto e não encontrei nada específico. É o seguinte: Ano passado eu adquiri meu primeiro teclado arranjador (psrs710) e, desde então me dediquei muito nele para começar a criar meus ritmos. Já domino noções básicas citadas em outros tópicos, porém sempre quis saber como colocar certas condições para o estilo. Por exemplo: Na grande parte dos ritmos da yamaha, é comum perceber introduções/finalizações que reproduzem de forma diferente de um acorde maior para menor. Um exemplo de ritmo que tem essa tal mudança é o "braziliansamba", presente na maioria dos psrs. Reparem na introdução c, executem no acorde maior e depois em menor e vejam a diferença. Provavelmente é uma outra gravação que o ritmo contém, que ocorre apenas quando o acorde for executado, ou seja, quando a condição é satisfatória. É exatamente isso que queria saber. É possível fazer isso no próprio editor do teclado? Se sim, como? OBS: Isso não acontece apenas com intros e endings. Lembro-me nos psr mais antigos que haviam ritmos, por exemplo, em que você executava um acorde com sétima e ele metia um prato como um complemento amais para o ritmo. Isso tinha sido observado por um outro membro em um outro tópico, mas no fim das contas ninguém falou nada a respeito. Sendo assim, preciso saber como fazer afim de aprimorar os meus ritmos. Caso tenham outras dicas mais avançadas que podem ser utilizadas na criação e aprimoramento dos ritmos, por favor, fiquem a vontade. Uma outra questão que me lembrei agora é com relação aos megavoices lá da última oitava. Eu estou gravando por exemplo o violão na pista 12 e usando as nuances de batida de violão. O que acontece é que, de acordo com a mudança de acorde, transpõe também a nuance lá de cima e reproduz outra. La na tela de parâmetros (Parameters) onde você pode definir aproximação de notas e etc, é possível resolver parcialmente esse problema, mas ainda assim dependendo da nuance que vais utilizar, fica muito estranho. A solução que pensei seria gravar uma pista separada só para a nuance. Só não sei se teria como juntar essa pista com outra, porque no caso dos ritmos do teclado tudo isso fica numa pista só. Enfim.... Já enchi a linguiça. rsrs. um abraço! Gabriel
|
Tiago Correia Veterano |
# abr/12
· votar
Nossa cara desculpe não responder. Mas tá muito bagunçado o seu tópito. Edita ai, coloca uns parágrafos, marca em negrito a sua dúvida, ou númere as questões 1, 2, 3 etc.
E se puder inicie já com as questões depois comente. Se não a galera não vai ler nem metade do seu post.
Não leve a mal não tá ok?!
|
Razgriz Veterano |
# jun/12
· votar
Tiago Correia tens razão....
Gabriel Schuck Apesar de tu não ter editado, vou tentar te esclarecer algumas dúvidas.
Quando vc grava uma introdução ou variação nesses PSR's e sempre num acorde maior, quando vc executa ( ta tocando) que vc aciona um acorde menor, o sistema do teclado automaticamente transpõe as notas que vc gravou para o modelo menor.
Em relação a isso vc não pode fazer nada, isso so da pra fazer em alguns KORG's e ROLAND's grava intro em Maio, Menor e Com Sétima.
Vc esta preso no modelo Maior, tenha isso em mente.
não há pista 12 pra ritmos, são apenas 8 Faixas se não me engano :Bat, Perc, Baix, Acc1.... Acc5
Não tem nem o que te ensinar pela internet é tudo prática, as dicas que ficam é vc saber usar bem a função Quantize, essa função Coloca pra vc as notas no tempo certo, cabe a vc saber qual divisão usar, 4,8,16,32.... quando eu tenho problema pra gravar algo eu diminuo o tempo do ritmo. isso ajuda.
Por hora e só, mais uma dica, expressar melhor a tua forma de perguntar vai te ajudar a obter melhores respostas.
e Parágrafos não doem ok... rsrsrsrsrr
|