Novo - Nord Electro 4D

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # mar/12


    http://www.synthtopia.com/wp-content/uploads/2012/03/Nord-Electro-4D-S W61-top-640x272.jpg

    Tá aí... em resposta ao susto que eles tomaram do Sk1.

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: gustavocp
    · votar


    Esse fórum já foi muuuuuito melhor...
    Uma notícia dessas levantava poeira antigamente.

    Agora, pra rolar comentários por aqui tem que ser algo relacionado à teclados de baile ou de igreja.


    fui.

    silvG8
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gustavocp
    Hehehehh, concordo! :D

    Se não for nada que peide em 4 idiomas e arrote o alfabeto, ninguém se manifesta!

    Eu achei particularmente interessante esse Nord. Acho que as drawbars eram o que faltavam para o Electro 3. A questão agora é esperar alguma demonstração que preste dele (sabendo que quase sempre essas demonstrações de Musikmesse, Namm, etc. são uma bost*!).

    Ultimamente tenho focado minhas atenções em sintetizadores mesmo, analógicos, etc. A novidade do Nord não foi grandes coisas pra mim, mas definitivamente uma das mais interessantes do evento. Resta também saber se em termos de sonoridade houve ou não alguma melhora.

    Obrigado pela notícia!

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pelo que eu li a engine de som dele vem com as melhorias do C2D que foi lançado também esse ano na NAMM.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Esse fórum já foi muuuuuito melhor....

    hehe

    Sou da época do Kevinmoore, Mr_Mojo_Rising, mauro, etc....

    Realmente naquela época um comentário desses levaria o fórum à loucura. É só ver os tópicos da época do lençamento do TX-5.

    Quanto ao lançamento, finalmente a Clavia implkementou as drawbars héin...

    Pra ficar perfeito só faltava serem mecânicas.

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    pareço um velho, mas... bons tempos.

    Casper
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Casper
    · votar


    Hummm, eu nem sou aficcionado em órgãos,
    mas que parece ser sensacional parece.
    Porque será que só agora eles colocaram drawbars tipo sliders?






    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Agora os Suzuki-Hammond SK1 e SK2 encontraram um concorrente à altura héin.

    Se bem que prefiro infinitas vezes mais os timbres do Electro do que os do SK1, sem contar os recursos/efeitos/samples.

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tu tá falando timbreS no plural né? Tipo, rhodes, wurli, clavi, etc...
    Eu nunca ouvi os timbres do Sk1 pessoalmente, mas pelo histórico dos Nords eles ainda saem ganhando mesmo.

    Agora, som de órgão... acho que tá mais pros Sk1 (levando em conta que eles tem a engine de geração dos "antigos" XKs).
    Eu já toquei com um Electro e com um XK lado a lado... gostei mais do Xk.
    Mas, como sempre... cada um tem uma idéia de como as coisas devem soar.

    JeancarloF
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bom galera, sou novo aqui no forum, as vezes o que isso aqui é precisa é de sangue novo auhauhua
    Sempre tive uma paixão platônica por Nord, acho esse instrumento muito bonito e de uma presença enorme de palco, mas nunca toquei em um. Gostaria de saber, pela opinião dos nobres colegas, se vale realmente o investimento. Pois estou na dúvida se compro uma moto ou um Nord uashduashd
    Alguém pode me dar um norte?

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    se compro uma moto ou um Nord

    Moto só serve para se arrebentar nas estradas... Nord é mais seguro :-)

    Milenawins
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    J.Dionatan
    Kkkkk....adorei!

    waltercruz
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu participo de uma lista sobre clonewheels, e vi o post de um cara que achou os timbres extras do SK1 ruins, inusáveis.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    já lançou?

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gustavocp
    silvG8
    Scoth_Pr

    Eu acredito no seguinte:

    Além de a galera ter realmente se afastado do Fórum por causa das disputas que há tempos vinha acontecendo por aqui do tipo, "o melhor é o teclado X", " o teclado Y não chega nem perto do X", "o teclado X e Y não prestam, o bom mesmo é o Z" etc... Muitos dos comentários movidos por paixão pelo instrumento ou marca que o camarada usa e elege como única escolha para todos. Quando sabemos que existe um teclado para cada tecladista, ou seja, cada um com suas necessidades e principalmente possibilidades financeiras.
    Por tanto, o outro motivo que jugo ter contribuído para o desânimo com lançamentos novos de Synths, Workstation e Dedicados, teclados físicos em geral, é a gama de VST's disponíveis no mercado com qualidades em muitos casos superiores a maiorias dos Synths atuais, e, diga-se de passagem, a um custo bem inferior.

    A moda é: Controlador, Interface, Not carregado com DAW, VST's e Plugins e pronto.

    Acho que isso é uma tendência e também tô entrando nessa onda, mas eu particularmente não dispenso um bom Synth.

    silvG8
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MAB Keyboard
    Essas discussões ainda existem e provavelmente não vão sumir. A verdade é que em fóruns de teclado de todos os cantos do mundo a maioria dos tópicos são baseados em comparações entre os equipamentos.

    O que mais me desanima com esse fórum e todos os outros é a falta de interesse dos usuários em edição de sons, sampling, etc. todo mundo quer tudo pronto e compartilham muito pouco conteúdo adicional. O fórum atualmente se limita a alguns poucos intessados e uma massa perguntando sobre dúvidas que poderiam ser elucidadas apenas lendo o manual.

    Atualmente compartilho um monte de coisas e procuro criar tópicos interessantes, mas muita gente entra, lê, e não dá nenhum retorno ou participa do assunto. Te convido a participar de algum deles, principalmente o sintetiza alguma coisa, que pode ser feito até com VSTs. Abraço!

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu sou novo nesse forum, entrei em setembro do ano passado. Sempre que vejo postado algo interessante ou questões que posso ajudar, entro para comentar. Em fins de semana, esse forum fica aberto no meu PC 24h

    Já debati muito, mas muuuito em comunidades de orkut, mas o motivo que saí das comunidades orkutinas foram as brigas, confusões, inimizades... Imagino que aqui possa ter ocorrido algo parecido. Ou então, o interesse de velhos participantes em teclados ou discussões de teclado, diminuiu, saturou...

    Um dos assuntos mais interessantes para mim, são os lançamentos de novos equipamentos... Se eu fosse rico, seria um colecionador, considero alguns teclados/equipamentos verdadeiras obras-primas... Se um VST tem um som "melhor" que um hardware, é apenas um fator a se considerar... Para mim, nada substitui o prazer de ver o instrumento vivo ali na sua frente, apertar botões, deslizar sliders, girar knobs e imaginar o som saindo das entranhas do instrumento... Isso sim é que inspira a criação musical

    Eu sou um dos que sonham em ter um Nord. Para mim, o ideal seria o Nord Lead 2x, mas gostei desse novo Electro, pena que em termos de som de órgão, nunca vi um teclado ou VST capaz de emular o som do Eminent 310 (solina)...

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Para mim só o fato de ter neste fórum pessoas como o SilvG8, o Caetano, Véio Casper, Maestron, Victor, Fernando, Shadad, já vale muito a pena. São pessoas que já amadureceram na vida musical a ponto de não ligar mais para "picuinhas de fórum". Estou cada vez mais participativo pois estou aprendendo mais, entendendo mais e cada conselhou que dou na verdade é um aprendizado para eu mesmo.

    E sobre o tópico! Também sonho com um Nord, e um dedicado em síntese eletrônica como o Lead já serviria. Mas beeeeeeeeem para o futuro!

    Henry Souza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pena que em termos de som de órgão, nunca vi um teclado ou VST capaz de emular o som do Eminent 310 (solina)...

    Tem o VSM - Virtual String Machine (http://www.gforcesoftware.com/products/vsm) que simula não só o Eminent como também outros teclados/orgãos/strings machines da época...

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Henry Souza

    Valeu cara... Muito obrigado... O VST parece muito bom, claro que não é tão parecido com o respectivo original como são os VSTs da arturia e outras marcas, mas foi o melhor que vi ate agora... Já tinha achado uns patches do zeta+ e outro VST free que simulavam o Eminent, mas não eram específicos...

    Ele custa 99 libras, acho que vou comprar...

    jrguedes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    meio q ressuscitando o tópico mas achei o video fantastico e nao poderia deixar de postar. Nao sei como os caras conseguem fazer timbres tao gordos e realistas!



    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    bem.. como minha net tá uma bosta, parei no meio do vídeo...
    jrguedes
    é mano... nunca subestime a Nord! e seus playbacks (brinks!!kkk)

    Thallyz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sou fã...zaço da KORG, mas nesse ano estou balançadíssimo pela nord.
    Muito bom mesmo.
    Acho que um set perfeito seria um Key de cada marca dessas no quesito qualidade timbrística...
    Acho que elas se complementam...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Thallyz
    mas é mano.... Clavia é Clavia... eu ainda compro um Nord Lead 2x, isso, claro, quando já tiver lançando o Nord Wave trocentos....kkkk

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    interessante, não?

    lennystone
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Salve galera!!

    Na verdade sou um membro antigo, também sou do tempo do Mr Mojo, Bico, Zara, Mano a Mano, etc... Sumi mas voltei para relatar a realização desse sonho: comprei um Hammond SK2

    Scoth_Pr
    Se bem que prefiro infinitas vezes mais os timbres do Electro do que os do SK1, sem contar os recursos/efeitos/samples.

    Já tocou em um? Já toquei em um Stage antes de decidir pelo Hammond.
    Leia o que expliquei no tópico do SK1 e o que relata o editor da Keyboard.
    Não entre no recalque de Nord Lover de fórum que "não tocou e não gostou". Eu toquei nos dois. E já tive Rhodes em casa.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257485/p1#8533787

    http://www.keyboardmag.com/HammondSK1

    Da Nord agora seria só o Piano 2 (o Electro 3HP também seria interessante para mim). Mas com Hammond com engine VASEIII dentro de casa, você só quer saber da Leslie (muito mais cara que o teclado) :(

    Abs.!!

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    lennystone
    Também comecei com esta galera, qual era teu nick antigo??

    lennystone
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    J.Dionatan
    Prefiro não me revelar por hora. Agora tenho um patrimônio a proteger e não quero ser rastreado. O que você quiser saber sobre o instrumento, tamos aí. :)

    lennystone
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: lennystone
    · votar


    Só me corrigindo em uma coisa: toquei em um Stage antigo, realmente não dá para comparar com os engines do 4D que são os do Piano 2 e C2D, mas...
    ...a confusão toda é querer resolver órgão e piano em um instrumento só, coisa fisicamente impossível já em função de uma coisa muito importante para as técnicas que são COMPLETAMENTE diferentes: as teclas. O que se pode esperar de um instrumento desses é resolver um lado e quebrar bem o galho no outro.
    É preciso ver que tecla mole privilegia órgão. E nesse sentido, o engine de órgão do C2D presente no NE4D é uma reação da Nord ao SK1/SK2. Bacana. Seria ele então melhor que o SK1? Talvez em pianos, mas essa é a função secundária tanto nele quanto no SK1. Para quem privilegia pianos já se tem os ótimos NE3HP e NE4HP.
    Sendo assim... ainda fico com o SK1 em função de uma coisa muito simples: já é o VASEIII do New B3 (osso duro para a Nord roer) e é 200 mais barato (list price) além de um detalhe pouco comentado: o teclado é melhor em termos de feeling - é um Fatar mais firme que os Nord (o NE4D tem o mesmo keybed do NE3). E como relatei acima, a Hammond do Brasil consegue nele à vista um preço muito melhor que Electro 3!! Você paga menos e leva mais NA MINHA OPINIÃO (fundada nesses argumentos).

    C2, C2D e NE4D são reações respeitáveis da Clavia, mas jogaram a concorrência para uma faixa de preços que a Hammond já havia baixado nos SK (Nord C2D 3500,00 x Hammond SK2 2800,00). 700 dólares de diferença. Conta bem na economia para uma Leslie 2101.
    Além disso, o C2D não é exatamente uma resposta para os puristas, pois seus drawbars são potenciômetros deslizantes como os dos SK e NE4D. Esse público purista não se importa que o XK3 System seja mais pesado (porém desmembrável) mas costuma fazer questão da ergonomia do B3. Ninguém consegue usar 4 drawbars ao mesmo tempo. Na minha opinião, um blefe ergonômico da Clavia, uma vez que isso era necessário no B3 por ser elétrico.
    O XK3 tem o que um Hammondista tradicional precisa em ergonomia. Só não tem as teclas multicontact. Mas aí é ouuuutra prateleira na qual só se tem o New B3 e New B3 Portable.
    Vamos ver se os 500 dólares a menos do C2D fazem diferença diante da compra modular do XK3c.

    Os C2 estão sendo mortos pelo SK2. Em preço e recursos.

    Concluindo, a Clavia reagiu bem em produtos, mas com alguns detalhes ainda faltantes (keybed inferior do NE4D, C2 e C2D) ou supérfluos (4 drawbars do C2D), MAS, jogando o preço para cima. É aí que começa a pintar espaço para Studiologic Numa Organ, Crumar Mojo... Se liga Clavia!! Você está se achando demais!!!

    Espero ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo - Nord Electro 4D