Autor |
Mensagem |
Tiago Correia Veterano |
# mar/12 · Editado por: Tiago Correia
Gente foi mal o tópico era para ser: "Aulas para quem não estuda"
Não consigo editar isso.
E ae Galera,
Mais uma vez preciso da ajuda de vcs. Não sei o que acontece com a garotada de hoje. Mas ô negada mole. Tento ser o mais profissional possível.
Possuo cronograma, e planos de ensino: cifras+Harmonia+Improvisação +arranjo+técnica em uma aula, e na outra, teoria+leituras+percepção +peças. Desenvolvendo perfis Solo+Acompanhamento.
Parece muita coisa, mas não é, 15 a 30 min diário dá para pegar. E o que se vê nas aulas é que não passam nem 5 min no teclado.
Semana passada dei tanta bronca em um aluno que ele nem veio a aula seguinte. Será que estou pegando pesado ou sendo radical para os dias de hoje? Ou todos querem sair tocando, mas ninguém quer pagar o PREÇO: ESTUDAR!
Mas acho que devo estar errando em algo.
Então alguem tem alguma sugestão? Existe alguma forma de ensinar para esses perfis que só querem pegar nas aulas? Como eu deveria então montar as aulas?
Valeu gente!
|
Thallyz Veterano |
# mar/12
· votar
Tiago Correia
Fase 01 do músico aprendiz: Empolgação
Ele fica com os "olhos do gatinho do shrek" ao ver um músico tocar o instrumento que ele sonha em aprender. Daí vai em uma escola de música e se matricula! ! !
Fase 02 do músico aprendiz: Provação
Nessa fase a maioria dos aprendizes desistem, pois é nela que o cara descobre seu grau de aprendizado, o quão aplicado ele é (ou não) se dedica, etc. Ex: ele tenta pegar uma música que pensava que era fácil e descobre que não é tão fácil assim...
Fase 03 o músico aprendiz: Bonança
Se o cara passa da fase dois, ele vai sempre querer aprender um pouco mais, o preço ele não importa, pois quer ser músico de verdade!!!
|
J.Dionatan Veterano |
# mar/12
· votar
Ou todos querem sair tocando, mas ninguém quer pagar o PREÇO
Acho que isto é efeito colateral da geração atual que nasce com perfil no facebook, passo o dia todo na net e pensa que é igual Matrix o filme, só fazer o download e já saí pianista.
Instrumento exige muito dedicação e isto ta ficando difícil, e logo logo isto vai pegar nos futuros profissionais de todas as áreas, profissionais sem dedicação e concentração.
|
fernandodi Veterano |
# mar/12
· votar
O Dionatan ta certo, eu mesmo comecei assim, no gás, peguei um monte de solinhos simples no teclado e nao desgrudava, depois passei uns 5 6 meses so indo na aula, tinha perdido o gas. Mas agora que voltei eu to e com força total... O jeito e combrar (mesmo q simbolico) pras pessoas aprenderem a dar valor, eu q queria estar morando em montes claros onde eu morei que tem um monte de musicos bons na igreja la, ai sim eu ia aprender com força
|
J.Dionatan Veterano |
# mar/12
· votar
fernandodi Sabe que eu acho este efeito psicológico do "to pagando" um dos mais importantes nas aulas? Se o cara desembolsa sei´lá, 50, 100, ou 200 por mês em algo ele vai dar mais valor, vai se dedicar em casa e tal. De graça ninguém se importa muito, igual escola, só vai valorizar quando tiver na frente de um vestiba, aí é tarde.
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/12
· votar
Tiago Correia Cara você tem que fazer a sua parte, dar a melhor aula possível, se o aluno não quer aprender o problema é dele, pelo menos sua conciencia está limpa
Dependendo da idade do aluno, seria bom avisar o responsável, já que este vai querer ver resultados, e notificar o baixo desempenho e o motivo, provável falta de estudo
Agora alunos mais velhos, adultos na verdade, acabam tendo que conciliar o estudo com a rotina diária, eu mesmo, muitas vezes chego no meu professor sem ter aberto o livro da aula, acontece e não é má vontade, é falta de tempo mesmo, mas na minha cabeça é melhor estar frequentando uma aula porque pelo menos tem sempre uma responsabilidade envolvida, porque eu tenho certeza que se largar a aula particular, aí eu não estudo mais nada, vai dar uma estacionada legal no desenvolvimento
|
fernandodi Veterano |
# mar/12
· votar
Meu irmao dava aula de violao, agora ele nao quer dar mais aula porque o povo começa e desiste da aula. Siceramente acho que ele ta e perdendo... Meu professor q me dava aula nunca reclamou de eu nao praticar... Quanto mais tempo eu fizer de aula e melhor pra ele.
|
mark_valey Veterano |
# mar/12 · Editado por: mark_valey
· votar
Pois é cara, se o professor quiser ele enrola o cara infinitamente. Mas acho que todo profissional que gosta do trabalho uma hora vai se cansar se não estiver vendo o resultado do esforço que ele investe.
O pessoal da geração atual tem uma porrada de ferramentas bacanas em mãos (coisas que não existiam na minha juventude) mas parece que essas facilidades tecnológicas mais prejudicam a capacidade do pessoal "correr atrás" do que os motivam a "correr mais longe".
Além da música eu tenho a fotografia como hobby, aprendi tudo o que sei sem assistir a uma aula, tudo na base bom e velho Google. Dá para encontrar material bastante abrangente para nível iniciante e intermediário muito facilmente na web, a uns 20 anos atrás isso seria impossível. Mesmo com todas essas facilidades, conheço umas 10 pessoas que "sonham em aprender fotografia" mas até hoje não moveram nem sequer um grão de arroz para tornar esse "sonho" mais próximo da realidade.
|
Mr Madruga Veterano |
# mar/12
· votar
Tiago Correia
Mais uma coisa para colocar no seu plano de curso, Informática Aplicada ao Instrumento, muita gente quebra a cabeça pra começar a usar VST's.
|
Tiago Correia Veterano |
# mar/12
· votar
Vou me posicionar de forma diferente. Adaptando ao perfil de cada um, mas sempre ressaltando a importância de estudar com mais frequencia.
Thallyz
Acho que a diferença ta ai mesmo "o querer ser músico de verdade"
Edson Caetano
Dependendo da idade do aluno, seria bom avisar o responsável
Pois é né cara, o aluno que dei bronca tem só 9 anos. Boa idéia vou avisar os pais e pedir para que monitorem se possível um determinado período de estudo pelo menos 4xsemana. Pedir isso para um garoto não da certo rsrsrs.
fernandodi
Tenho um amigo que dá aula de violão e nem esquenta a cabeça. Se o cara estudou ele vai adiante. Se não ele usa a própria aula para que o indivíduo estude.
O "engraçado" é que sou sério nas aulas. E meu amigo um palhaço. Havia uma garota que fazia aula comigo e com ele. Ela me sugeriu que eu fosse mais engraçado para facilitar o interesse pelo aprendizado.
Rir pra não chorar... rs
Valeu pela reflexão galera!
|