Configuração roland xp30 + Macbook Pro (Duvida)?

    Autor Mensagem
    gu31
    Veterano
    # fev/12


    estou com dúvida alguem me ajude!!!
    tenho um roland xp-30 e um macbook pro. quero usar os 2 ao vivo com vst piano, cordas harmonds etc.. dá pra usar??ou preciso comprar um controlador midi??
    qual a configuração correta? qual o programa de gerenciamento dos vstis ideal pra mac??? preciso comprar alguma interface áudio? alguem me ajude????

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Fez a mesma pergunta em dois posts mais esse, tem certeza que leu as regras? Um colega inclusive já te respondeu http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/217924/

    Vê lá, sugiro pesquisar também, já tem muita coisa, do mais é só ter paciência que logo aparece alguem

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano me desculpe é que eu coloque um comentário e nimguem me respondeu ai eu criei desculpe!!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    coloque um comentário e nimguem me respondeu
    Por isso falei, PACIENCIA hehe, o pessoal tem que trabalhar, estudar, ainda mais com um equipamento mais específico como o XP e o Mac, é só lançar UM post e aguardar

    Mas agora já era né...
    Conseguiu resolver seu problema?
    Se sim, resuma aqui os seus procedimentos, para não deixar este tópico sem sentido, você agora é o responsável por ele, finalize com uma solução concreta

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano não ainda tenho muitas duvidas preciso de idéias!!!

    silvG8
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    Vamos lá...... tenho um Mac e sei que ele não precisa de nenhuma interface de audio para rodar softwares.

    Ao meu ver, o que você precisa:

    1 interface MIDI/USB (ou cabo!)
    1 software para administrar os VSTs (Audio Unit)
    1 cabo midi
    1 cabo de audio digital

    A saída de som do Mac é stereo através de um cabo único (seria uma saída pra fones, mas funciona). Use então um cabo de qualidade para que o som do VST saia do seu Mac. Outra coisa que se deve fazer é desabilitar todos os sons que surgem no computador por vários motivos (por exemplo, o som de aumentar e diminuir o volume do Mac).

    Para conectar o seu XP30 no Mac, você precisa de uma interface MIDI>USB. Com esse cabo, você usa a saída MIDI do teclado e conecta o USB diretamente no Mac. Recomendo uma com suporte ao OS Midi, sem necessidade de instalar drivers. (http://www.roland.com/products/en/UM-1G/ por exemplo)

    Depois de conectado, suas configurações MIDI vão depender do programa que você usa. Se for o Main Stage por exemplo, basta ir em preferências e selecionar o XP30 como controle (ou MIDI input). Eu não utilizo o MainStage porque uso o Mac apenas para gravações, mas tenho certeza que é similar ao Logic no quesito configuração.

    A questão é: você tem que decidir qual software deseja usar, quais VST, e ver a compatibilidade entre eles. Uma outra coisa que precisa ser configurada para que utilize os dois equipamentos simultaneamente sem que um atrapalhe a função do outro, é utilizar canais MIDI separados em cada um deles (por exemplo, utilizando o canal 2 para transmitir informações ao Mac).

    Qualquer outra dúvida específica poste aqui (com detalhes por favor!). Espero que ajude.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    silvG8 muito obrigado ajudou muito!!!
    1- Uma Dúvida qual software eu uso para tocar vst de pianos,cordas,Pianos eletricos.peads,orgãos, etc... ao vivo?
    2-Eu preciso colocar o meu xp30 em algum modo para servir de controlador com mac?
    A questão é: você tem que decidir qual software deseja usar, quais VST, e ver a compatibilidade entre eles. Uma outra coisa que precisa ser configurada para que utilize os dois equipamentos simultaneamente sem que um atrapalhe a função do outro, é utilizar canais MIDI separados em cada um deles (por exemplo, utilizando o canal 2 para transmitir informações ao Mac). PERGUNTA? UMA INTERFACE AUDIO SIMPLIFICARIA ISSO???

    silvG8
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    De nada, estamos aqui pra ajudar mesmo.

    Respondendo às outras perguntas:
    1. O software que eu usaria para tocar ao vivo é o MainStage mesmo. Você consegue compra-lo original na AppStore por U$30,00 ou então por métodos alternativos. Aconselho a pegar o original, é bem barato (por U$30,00 você recebe todas as atualizações e suporte)!
    2. Em relação ao XP, só olhando no bom e velho manuel! =D
    Não sei te informar direito...

    Uma interface não simplificaria a parte MIDI. Inclusive, estive olhando as respostas de outros tópicos e pode ser que você precise de uma interface de áudio também (não uso os softwares ao vivo) de acordo com um colega aqui do fórum. Não sei te informar com certeza.

    Uma pergunta: quando você fala que quer usar os 2 equipamentos simultaneamente, você diz splits, layers, ou individualmente 1 de cada vez? Pode me ajudar a elaborar uma resposta melhor.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    [i][/i]silvG8 muito obrigado mais uma Vez!!! sobre usar os dois equipamentos eu falo usar o xp30 hora como controlador dos sons que vem do mac e hora como som proprio do xp30 mesmo ?
    desculpe mas quando vc diz splits, layers quer dizer o que????

    silvG8
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    O que você quer fazer é mais fácil do que o que eu sugeri. Layers (juntar o som dos dois para sair ao mesmo tempo - se tem latência é praticamente impossível porque terá atraso) e Split (dividir áreas do teclado para tocar um som interno e outra sons externos) seriam mais complicados de fazer, principalmente se tiver latência.

    Para fazer o que você quer é só fazer o que falei do MIDI ali em cima. Você vai acabar precisando de uma interface de Audio ou um pequeno Mix para poder controlar quando sai ou não som de um ou outro. Te indicar exatamente como fazer é complicado..... essas coisas a gente acaba descobrindo como fazer quando tem o equipamento em mãos.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MUITO OBRIGADO!!!

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    bom dia a todos Alguem sabe me informar Qual o Cabo midi x usb mais indicado pra eu ligar o mac ao meu roland xp30? porque estou com um cabo aqui e ele não funcionou!!! qual o cabo tem de ser????

    jobmacwake
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    bom dia a todos Alguem sabe me informar Qual o Cabo midi x usb mais indicado pra eu ligar o mac ao meu roland xp30? porque estou com um cabo aqui e ele não funcionou!!! qual o cabo tem de ser????


    Opa, já usei o m-audio midisport uno no mac e rolou tranquilo. Já tem um tempo que usei dessa forma, mas vi no site da m-audio que ainda tem suporte pra ele até o OSX10.6.8.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    jobmacwake mas Ele funciona legal no Roland xp-30 Com Mac???
    E em Qual Modo tenho Que colocar O roland xp30??

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mas Ele funciona legal no Roland xp-30 Com Mac???
    E em Qual Modo tenho Que colocar O roland xp30??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configuração roland xp30 + Macbook Pro (Duvida)?