O piano e o Reggae!

    Autor Mensagem
    teclado roots
    Veterano
    # fev/12


    Olá Músicos do FCC!

    Bom, fiquei motivado a criar tópicos relacionados a reggae aqui no fórum pela carência em qualquer canto de se encontrar material sobre esse estilo.

    Falo agora sobre os pianos. Sabe-se que na origem do Reggae se utilizava muito os pianos acústicos , muitos deles só gravavam com pianos e até faziam os show , alguns nem usavam eletrônicos.

    Gostaria de abordar duas temáticas:

    1º Teclados atuais e antigos para esse estilo com sons de pianos.

    2º Técnicas e modelos para tocar Reggae

    Quais teclados são bons para tocar esse estilo? Gostaria que opinassem não só pelos modelos que são clones de piano com teclas pesadas, mas também outros que possuem vários timbres e dentre eles o piano.

    Outra coisa era sobre os acordes, qual a melhor maneira que vocês acham de faze-los? Tem horas, no Reggae , que o tecladista fica só no piano fazendo a base junto com a guitarra, nessa hora o tecladista usa as duas mãos, quais modos vocês utilizam para executar: T , 3ª , 5ª? outros?

    Obrigado irmãos!

    Shadad
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    teclado roots

    qual a melhor maneira que vocês acham de faze-los? Tem horas, no Reggae , que o tecladista fica só no piano fazendo a base junto com a guitarra, nessa hora o tecladista usa as duas mãos, quais modos vocês utilizam para executar: T , 3ª , 5ª? outros?

    Cara, isso vai depender da música, da sonoridade que a gente está procurando e do arranjo em si.

    Na maioria das vezes uma simples tríade pé de galinha (T, 3ª, 5ª) fazendo a base junto com a guitarra resolve, mas o piano no reggae pode ser tocado de outras formas:

    {T, 5,ª 8ª} ou {T, 5ª} ou {5ª (abaixo da tonica), T} na mão esquerda e tríade na mão direita, tudo tocado junto, imitando a guitarra

    As vezes a base precisa de "peso" e pode/deve ser feita dessa forma. Essa base pode ser feita com pianos acústicos, eletromecanicos (Rhodes, Wurlitzer) ou elétricos.

    {T, 5,ª 8ª} ou {T, 5ª} ou {5ª (abaixo da tonica), T} na mão esquerda e tríade na mão direita imitando o órgão

    Sim! Aquela base de órgão "uh ah uh" pode ser feita com timbres de piano acústico, piano eletromecanico ou até mesmo com clavinet.

    Em Babylon Rule Dem, do Groundation, isso é feito com um Rhodes:



    Eu recomendo fazer esse tipo de levada com as mão o mais juntas possível. Ao usar essa levada também é recomendado atenuar as frenquencias graves na equalização do teclado para evitar que o mesmo embole com o baixo.

    Muitas levadas de piano no reggae são feitas dessa forma e não percebemos direito justamente por causa da retirada dos graves do piano na mix da música.

    Tenho aqui a multitrack master original da famosa Is This Love, do Bob Marley.

    Todos instrumentos em canais separados. Baixo, backings vocals, metais, 4 guitarras, órgão, piano...

    Escutando o piano separadamente percebe-se que ele foi tocado da maneira como eu disse acima, mas na mixagem final da música não dá pra perceber isso.

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Shadad

    Excelente!


    teclado roots
    Cara, tenta compilar todas as informações que está coletando aqui em um Blog do tipo Teclados Reggae !! Ficaria legal e você concentraria muita coisa já que como vc mesmo disse tem pouco materia por aí.

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: teclado roots
    · votar


    Massa irmãos, tou coletando o material ai , ta cada vez mais rico!

    Shadad
    Cara , muito boa as explicações , eu faço mais ou menos assim mesmo! o problema de maior calibre hoje é os meus recursos , no momento tou com um psr e413 , da pra tirar um som , mas as vezes vc nota a qualidade fraca!

    Realmente depende muito da musica,

    Sugerem algum modelo bom pra tocar reggae?

    Vlw galera!

    tell
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    E aí moçada! Mestres, tem um cara no Reggae Roots chamado "Derrick Harriott" e sua música "The Loser" tem uma base bem simples de Piano em "Dm" e C. Bem, para ficar uma harmonia mais rica, preenchida e diferenciada da guitarra eu faço assim:
    PARA Ré Menor - Esquerda: " Dm 7" e na direita um "F7+"
    PARA Dó Maior - Esquerda: "C7+" e Direita: "Em7"

    Não sei teoricamente que campos harmônicos são estes porque nunca estudei muito a música como matéria universitária, mas o macete é o seguinte: para notas menores pego sempre a "terça menor" e tranformo essa nota num acorde com sétima aumentada e para os acordes maiores a "terça maior" num acorde menor com sétima. Façam o teste e ouçam como soam bem os acordes.

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vlw teu , quando chegar em casa vou estudar isso ai!

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tell
    Tentei fazer o que você disse mas num deu muito certo nao , não sei se eu tou fazendo certo!

    Alguém poderia dar exemplos do tipo:

    C - E - G (mão direita)
    C - E - G (mão esquerda)

    Eu costumo fazer assim:

    Quando estou com o orgão na mão esquerda fazendo contra tempo eu ultilizo por ex um acorde de Dó maior:

    G - C - E - G (notas)
    P- I - M - M (dedos - Polegar , Indicador , Médio e mindinho)

    ou

    C - E - G - C (notas)
    P- I - M - M (dedos - Polegar , Indicador , Médio e mindinho)

    Ai quando vou fazer só a base no piano faço assim:


    ME: E - G
    MD:C - E - G

    Fica na sequencia: E - G - C - E - G

    POdem dar exemplos assim ?

    Shadad
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    teclado roots

    E - G - C - E - G

    Não se deve "dobrar" a 3ª (E) na formação de acordes simples, pois isso enfraquece o som do acorde.

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Shadad

    No exemplo que eu citei no caso teria que tirar o "E" é isso?

    ficaria G - C - E - G - C

    ???????

    Qual forma vc recomenda pra tocar com as duas mãos?

    obs: testei muitos geitos , nao sei se é o timbre que me ta faltando , mas ja testei um monte de modificação!

    Shadad
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    teclado roots

    No exemplo que eu citei no caso teria que tirar o "E" é isso?

    ficaria G - C - E - G


    Isso mesmo!

    Qual forma vc recomenda pra tocar com as duas mãos?

    Bom, como eu havia dito anteriormente:

    {T+ 5ª + 8ª} ou {T + 5ª} ou {T + 8ª } ou {5ª (abaixo da tonica) + T} na mão esquerda e tríade na mão direita

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Shadad

    Blz irmao , é isso mesmo, esse modo de T + 5ª + 8ª eu uso mais pra dedilhar uma musica com mais arranjos soltos , pro reggae eu acho meio grave , mas rola tb, agora sabe qual o mairo problema que eu encontro hj em dia? O timbre do meu piano , é um psr E 413 , ele até modifica o cutoff , mas não da pra fazer um timbre tao bom , uma vez eu toquei em um piano de um restaurante e ficou excelente!

    Vlw moçada!

    Obs: eu tb fiz um topico sobre bateria e o reggae se quizerem comentar algo la! massa!!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/278753/

    tell
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    teclado roots
    Mestre, é bem simples. Essa formação é só para base de piano apenas. Faz assim:
    * Para notas menores: vamos pegar por exemplo um Dm. Na mão esquerda forme o Dm7 e na direita um F7+
    * Para notas maiores: vamos pegar por exemplo um C: Na mão esquerda um C7+ e na direita um Em7
    * Toque esses acordes juntos na base e o som ficará rico, preenchido e diferenciado da base da guitarra. Aconselho essa formação para levadas de músicas que só tem duas notas e que são muito extensas, daí, pra não ficar monótomo e entediante a levada, você encaixa em algum momento da música essa formação. Faço isso, por exemplo, na musica Soul Rebel, Miss Wendel, Mêlo de Manteiga... e por aí vai.

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    irado, vou tentar depois!

    Vlw tell , tou quase comprando meu tokai tx5!

    teclado roots
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Os teclados da korg, como o x5d , x50 , tem aqueles sons de piano antigo? da pra editar isso?

    As musicas de reggae antigas tem uns pianos bem arcaicos , será que da pra tirar um som parecido com esses teclados citados?

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    teclado roots

    Os timbres de pianos acústicos presets de fábrica dos teclados que você citou são bem "brilhosos". Funcionam muito bem reggae pop e reggae dos anos 90.

    Para deixar os pianos desses teclados semelhantes aos usados no reggae roots, mais abafados e ressonantes, será necessário editar os timbres.

    teclado roots
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    massa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O piano e o Reggae!