Autor |
Mensagem |
dilwko Veterano |
# jan/12
poxa eu sei que piano é um instrumento muito exigente talz. eu não encontro muita coisa sobre piano classico na internet. em certas coisas fico meio leigo. estudo a uns 7 meses, estou sentindo bastante desenvolvimento.mas é claro que se quero ser um bom pianista falta muita coisa mas por ter começado aos 16 anos, acho que comecei meio tarde; eu sou meio oculpado não da pra ficar horas e horas por dia diante do piano. já toco outros instrumentos e tenho uma grande base em partitura estruturas e talz não pretendo parar com meus estudos quando chegar a um tempo. mas queria ter uma noção de como vou estar daqui uns quatro anos. eu estudo no maximo 1:30hora por dia..... tenho um desenvolvimento até legal.... mas sera que é necessario muito mais que 4 anos pra tocar certas peças classicas dificeis? envolve muita coisa.muita diciplina. mas alguem pode extabelecer pra mim uma ideia, de as principais coisas a se desenvolverem? se é a velocidade, se é a leitura, a precisão, ou outras coisas.... oque mais exige de nós?
|
Edson Caetano Veterano
|
# jan/12
· votar
dilwko Você acha que o curso de piano clássico tem 9 anos porquê??
Tem peças eruditas, das mais díficeis, que talvez nem com 20 anos de estudo venha conseguir executar...
Mas nem encane com isso, vá estudando no seu ritmo, aumentando a dificuldade das peças, toque música porque gosta, e não por obrigação em melhorar , a vida já é dura o suficiente para ainda na música ter que sofrer hehe
|
J.Dionatan Veterano |
# jan/12
· votar
mas por ter começado aos 16 anos, acho que comecei meio tarde
Comecei com 27, no melhor momento que poderia ter começado. E como pretendo me tornar pianista lá pelos 50 então to bem tranquilo rsrs. Mas aprendi que piano não se pode ter pressa, é necessário saborear cada pequena evolução, se divertir com isto e tomar muito cuidado com vícios claro.
No mais bons estudos.
|
tmurback Veterano |
# jan/12
· votar
dilwko Cara, se seu objetivo é tocar peças clássicas difíceis (aqui tem que ver se é difícil para você, no seu nível atual, ou difícil no contexto erudito geral, pois, se for este, existem peças que poucos pianistas no mundo conseguem tocar), então 4 anos realmente é pouco, pelo menos considerando que você seja alguém "normal". O ideal é procurar um bom professor, alguém que possa te orientar corretamente, pois, o que acontece na maioria das vezes, é que o pessoal que economiza com professor, acaba gastando bem mais tempo com o aprendizado.
Eu, particularmente, considero o piano um instrumento que se demora muito para o músico amadurecer, devido ao grande leque de possibilidades que ele oferece. São muitas teclas, muitas aberturas, muitas combinações possíveis, além de comportamentos e dinâmicas, então, demora para o cara explorar e sacar a sonoridade do instrumento. A parte fácil é que está tudo à vista, todas as notas ao seu dispor, mas isso é só o começo - o difícil é aprender quais são as notas "certas" a tocar, que é o que separa pianistas de pianistas.
|