Exercícios para treinar a força dos dedos

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09


    Olá,

    tenho dificuldade em tocar mais fraco a mão esquerda do que a direita. Quando uso mais força na mão direita, a mão esquerda acompanha com a mesma força.
    Há exercícios para corrigir isso?

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ah, isso é complicado mesmo. Principalmente porque a mão esquerda normalmente tá nos graves, e é mais fácil os graves soarem fortes. =x

    Não sei se tem exercícios especificamente pra isso [se tiver, eu quero também], mas vai praticando com a música mesmo, que uma hora sai. Depois de um tempo treinando, já consegui melhorar um pouco isso, mas ainda não consigo tocar duas notas com a mesma mão, e uma ser fraca e a outra forte. Snif.

    Carina K
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tbm queria isso, o piano exige bastante esse negocio de força xD

    ainda não consigo tocar duas notas com a mesma mão, e uma ser fraca e a outra forte. Snif.
    e pior eh fazer base com uma mao e solar com outra, isso pra mim eh impossivel kkkkkkkk

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Estudo, estudo, estudo, muita perseverança, treino, paciência, estudo, estudo, paciência, treino e um pouco de estudo também...

    Acho que não tem muito segredo, é questão de tempo e experiência. Tem que tentar encarar cada voz, no caso cada mão, como duas entidades separadas e independentes. E pra quem não tá acostumado isso é BEM complicado mesmo.

    As invenções do Bach são excelentes pra esse tipo de estudo, mas dependendo do seu nível pode ser que sejam meio complicadas.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu pessoal... o negócio é ter paciência mesmo... e treinar treinar e treinar

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Carina K
    e pior eh fazer base com uma mao e solar com outra, isso pra mim eh impossivel kkkkkkkk
    Só praticar um pouco. Depois você vai perceber que "acertar as notas" é o menor dos seus problemas hehehe. O que pega mais é "como" tocar essas notas. =)

    TG Aoshi
    Tem que tentar encarar cada voz, no caso cada mão, como duas entidades separadas e independentes.
    Ainda não consigo fazer isso, eu encaixo uma mão com base na outra. >_<

    As invenções do Bach são excelentes pra esse tipo de estudo
    Ahauhauhahahahaha nesse caso, eu teria que fazer um estudo pra conseguir fazer o estudo! =P

    The Jedi Master
    Valeu pessoal... o negócio é ter paciência mesmo... e treinar treinar e treinar
    Sempre. =)

    zolhof
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    olá amigo, existem n métodos para técnica que corrigem e educam seus dedos a tocar da forma correta.. agora pra desenolver a musculatura, curto e grosso, vai de Hanon

    eu estudo isso todos os dias, religiosamente, e ajuda mesmo!

    só cuidado com a forma que você vai estudar, pois da mesma forma que o Hanon pode te ajudar, se você estudar errado pode ganhar vícios e/ou ter sérios problemas de tendinite. o ideal é ter o acompanhamento de um profissional para te ajudar a tocar com a postura correta

    http://www.4shared.com/file/52773063/fc462842/Hanon_-_O_Pianista_Virtu oso.html?s=1

    marcosmanioto
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hanom o Pianista Virtuoso eu não conheço, uso muito o Blues Hanom que é direcionado para técnicas de Blues...
    Acredito que o pessoal está mais a nível iniciante já que eu lí que tem gente com certa dificuldade de utilizar a mão esquerda.(Dificuldade normal onde cada música é uma música hehe).

    O Controle da Força na mão esquerda e direita vem com o tempo através do Treinos... Se você não passa por pelo menos 3 horas por semana estudando fica difícil...

    Para o pessoal que toca piano moderno em grupo, só o tocar não ajuda tanto para se criar uma sensibilidade musical...

    Precisa praticar em casa. Um bom professor ajuda muito nesse caso porque ele irá te ajudar com dicas sobre força, controle de sustain, etc.... Uma dica que eu dou a todos... É bom buscar orientação profisisonal(Um bom professor), como citaram, existem vários exercícios...

    Um bem simples é... Tocar tocas as escalas em ciclos de quartas e quintas utilizando as duas mãos(Não faça rápido), faça devalgar buscando uma harmonia entre as duas mãos...

    Abraços,

    Marco A. Smanioto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios para treinar a força dos dedos