Tecla MI com chiado

    Autor Mensagem
    david92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: david92


    Tenho um teclado Yamaha E333 novo (chegou na sexta), porém hoje ao aumentar o volume percebi que duas teclas Mi (as que ficam antes e depois do Dó central) estão com um chiado. Não é bem chiado, mas é como se fosse alguma peça balançando.

    O estranho é que quando eu diminuo o volume o barulho some. O que pode ser? Procurei por algum tópico do tipo e não encontrei nada.

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Este barulho aparece nos falantes? não nas teclas né? Parece mais uma ressonância com a frequência da nota Mi do que um defeito propiamente dito. Acontece com qualquer timbre?

    david92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: david92
    · votar


    Acontece com qualquer timbre sim. Detalhe, quando o touch sense está ativado o barulho só aparece quando eu pressiono a tecla bem forte.

    Sem o touch sense, basta o volume estar alto e teclar a tecla bem de leve pro barulho aparecer.

    E só apareceu nas duas notas Mi.

    Obs.: O barulho não vem dos autofalantes e sim das teclas, só que só aparece quando o volume dos autofalantes tá alto.

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Leva ele para a loja aonde comprou, e peça para testar outro modelo igual se possível. Acho que vai ter que ira para troca ou assistência. Quando a gente fica com cisma com o teclado não dá certo não. Tinha cisma com o P85 e era a base que tava rachada, e só na assistência para descobrirem.

    Off topic:
    Quando eu comprei o Juno D achei que tinha um grave defeito com cortes de som e outro problema que nem lembro. Liguei lado a lado com outro e fui descobrir que eu é que não sabia utilizar direito. Não tem nada a ver com seu caso, mas me lembrei.

    david92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: david92
    · votar


    Correção: não aparece em qualquer timbre, testei o timbre de baixo e o barulho sumiu. Só está aparecendo nos primeiros timbres de piano. Estranhíssimo.

    Comprei pela internet, a loja fica no sul acho que só vou solicitar a troca em último caso mesmo. Alguém mais que tenha o E333 tá com esse problema?

    david92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: david92
    · votar


    Parece mais uma ressonância com a frequência da nota Mi do que um defeito propiamente dito.

    Testei o transpose, está relacionado com a nota Mi mesmo e não com a tecla. O barulho sempre acompanha a nota Mi independente da tecla. Deve ser isso mesmo que você falou.

    Como é que eu tiro isso?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    quando o touch sense está ativado o barulho só aparece quando eu pressiono a tecla bem forte.
    Sem o touch sense, basta o volume estar alto e teclar a tecla bem de leve pro barulho aparecer.


    do que vi destes teclados mais simples eles não aguentam muito nos falantes, ou na carcaça, é jogar muito volume e já começa a rachar ou o teclado vibrar, passou da metade já não fica legal de tocar

    se gosta de som alto melhor comprar um ampli

    AGCC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fernando tecladista
    david92
    Tenho o mesmo problema no P95, a solução é comprar um ampli se curte um som mais alto.

    OBS: primeiro isso aconteceu com a teclá F# médio, levei na assistência técnica e ficou "filé" até eu descobrir que eles passaram o problema pro F# mais grave! Aff... acho que eles pegaram a peça que estava vibrando no meio e trocaram de posição, o tenso é que fiquei 1 mês sem teclado e não tô afim de repetir o processo.

    david92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: david92
    · votar


    ccga1989

    Descobri que é a frequência das nota Mi-2 e Mi-3 que tão fazendo essa vibração, testei com o transpose e independente da tecla sempre que eu pressionava o Mi-2 ou Mi-3 no volume alto fazia esse chiado.

    A solução foi desafinar o teclado mexendo na frequência. Mudei a frequência da nota Lá (440 Hz) para 430 Hz, ficou um pouquinho mais grave (quase imperceptível) e um pouco próximo de Sol # (415 Hz). Como consequência todas as notas mudaram de frequência.

    A notas Mi-2 e Mi-3 não fazem mais as peças vibrarem. Parte do barulho foi transferido pro Fá-2 (mas dá pra perceber bem pouco) e o Fá-3 ficou normal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecla MI com chiado