Um review do Roland RD-300NX

    Autor Mensagem
    Buhbor
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Buhbor


    Bom pessoal, vi que o fórum tem outros tópicos falando sobre o Roland RD-300 NX, mas nenhum com informações mais precisas sobre o equipamento.
    Meu intuito é fazer uma descrição inicial sobre o teclado com informações que eu considero importantes deixando sempre o espaço pras perguntas da galera.
    Outras informações podem ser acrescidas a medida que eu for conhecendo melhor o teclado.

    CONSTRUÇÃO, BOTÕES E CONTROLES:

    Algo que me deixou bastante satisfeito foi a construção do teclado. Eu esperava alguns componentes de plástico como laterais e fundo, mas felizmente estava enganado.
    A construção é toda em metal com fundo em madeira plotada. Muito boa.
    Ele possui alguns botões da linha Juno e outros próprios da linha RD. Os da linha RD são excelentes e aparentemente tem uma longevidade bem maior que os da linha Juno.
    Os Knobs são parecidos com o do Juno Stage, que são melhores do que os dos outros Junos.
    O joystick é o mesmo do Fantom G se não me engano. Pelo menos esteticamente é igual.
    Os sliders também me pareceram ter uma qualidade razoável.
    Um ponto negativo é não ter o DIAL (a rodinha que ajuda a mudar os timbres; é esse mesmo o nome?), obrigando o usuário a fazer tudo pelos botões (o que é chato e requer mais cuidado com os mesmos).

    TECLAS:

    Realmente excelentes, só perdendo pra o mecanismo das linhas superiores da própria Roland.
    Hoje fui testar um Piano Acústico da Yamaha; o C1. ¼ de calda. O piano custa 50 barão...
    Fiquei impressionado como as teclas do RD tem uma dinâmica próxima da de um piano acústico de verdade sendo sutilmente mais leves. De todos os teclados que toquei, sem sombra de dúvida é o que tem teclas que mais se aproximam de um piano acústico de verdade (perdendo somente para as teclas das linhas superiores). Velocidade de descida, de retorno, peso, textura das teclas, etc.

    PIANO ACÚSTICO E RHODES SuperNATURAL:

    Os Pianos ac. são realmente excelentes. Peso, ressonância, dinâmica... tudo na medida certa.
    Eu, particularmente, gostei tanto ao ponto de nem sentir vontade de dar uma editada pra ajustar qualquer coisa que fosse (isso é raro).
    E ainda conta com recursos como COMPRESSOR e SOUND FOCUS que deixam o piano ainda melhor a depender da necessidade e da situação.
    Os Rhodes são bons, mas não no mesmo nível dos Pianos Ac. Baseando-me pelo PC3X, que tive há pouco tempo, eles saem perdendo.

    OUTROS TIMBRES:

    Os outros timbres seguem a linha de qualidade Juno (mais próxima do Juno Stage). Tem timbres em todas as categorias e muita coisa interessante. Com exceção dos órgãos, achei tudo num nível razoavelmente bom.

    RECURSOS:

    Surpresa... Ele possui MUITAS funções de sintetizador.
    Algumas coisas do Patch Edit, 78 efeitos (mesmo dos Junos e Fantom), reverb e chorus, algumas coisas como cuttof e envelopes.
    Tenho poucas informações sobre essa parte ainda, mas já descobri muito mais coisas do que eu achei que teria. Feliz por isso!!! =D
    Ainda não tenho muitas informações sobre quantidade de layers, mas no manual vi algo com 16 partes (na verdade uma figura que dava isso a entender). A porcaria do manual vem em inglês e só vi por cima. Posso estar enganado.

    A medida que for conhecendo mais o teclado e sentindo o tinteresse do pessoal vou postando mais coisas.

    Abraços

    viktor 999
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Buhbor
    legal cara , também quero um dia chegar a testar esse Piano , vi um video que o cara dizia que o ROLAND RD700NX tem muito do Próprio Roland V-PIANO , o RD300nx teve ter herdado algo também..

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    parabéns pela review, me ajudou muito, estou pensando em comprar ele.
    mais gostaria de saber da opinião da galera que já tocou no Yamaha P155 e no 300nx pra fazer algumas criticas a respeito das teclas.
    abraço galera!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um review do Roland RD-300NX