Autor |
Mensagem |
Bagrito Veterano |
# nov/11 · Editado por: Bagrito
Olá a todos, estou com uma duvida, não sei como utilizar o transpose do teclado, por exemplo se eu estiver tocando em Mi e baixar um tom no transpose (-1) equivale a Ré?
|
waltercruz Veterano |
# nov/11
· votar
sim. repare que os transposes geralmente são em semitons, ou seja, para baixar 1 tom, precisa colocar o transpose em -2 :)
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/11
· votar
Sim. Basta usar a escala. Para aumentar ou reduzir uma oitava use 12.
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
dexa ver se entedi, o transpose, a cada vez que eu abaixo ou subo um ele abaixa ou sobe 1/2 meio tom?
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
se for assim eu to fazendo tudo errado eu to aumentado ou diminuido e colocando como um tom inteiro, neste caso ficaria por exemplo: RÉ -2 no transpose da DÓ e RÉ -1 no tranpose vai dar Dm ou D#?
|
kiki Moderador |
# nov/11
· votar
Bagrito exato
|
Rick Pac Veterano |
# nov/11
· votar
Bagrito Aprenda a usar o transpose mental senão pode ficar em enrascada quando encarar um piano acústico ou um Piano Rhodes. É um excelente treino e traz, além de conhecimento , mais rapidez de raciocínio e apuramento da técnica,
|
Maestron Veterano |
# nov/11
· votar
Bagrito
É bom aprender também a usar o ouvido, saber a diferença entre um tom inteiro e um semi-tom é essencial para a atividade de qualquer músico em qualquer área.
|
fernando tecladista Veterano |
# nov/11
· votar
no tranpose vai dar Dm ou D#?
é bom você ler um pouco mais de teoria sobre tons
"M" é ou nada é tom maior "m" minusculo é tom menor
não se muda o modo (maior ou menor) somente o tom, a música que nasceu menor não se torna maior e vice versa
========================================
quanto ao uso do transpose
é simples
veja o tom que você está e para onde pediram para você ir, vá contando as teclas brancas e pretas até chegar no novo tom
ex: você está tocando em "Sol M" pediram pra mudar pra "Mi M"
então conte: Fa#, Fa natural e Mi, seu transpose vai ficar em -3
outro exemplo: você está em DO pediram pra tocar em Sol conte as teclas para baixo e você verá que dá - 5 ou conte subindo vai dar +7, porem soando uma oitava acima do que -5
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
fernando tecladista
Muito obrigado pela dica da teoria, porem tenho um duvida, quando eu for contar as notas entre um tom e outro eu tenho que contar as notas "bemol" e "sustenido"?
|
# nov/11
· votar
eu for contar as notas entre um tom e outro eu tenho que contar as notas "bemol" e "sustenido"?
na hora do transpose você conta todas, "bemol" e "sustenido só que só uma vez, cada ex: você está em lá e vai descer para mi: está em lá, sol#( ou lab) é -1 sol é -2 solb (ou fa#) é -3 fa é -4 mi é -5
se você for cuntinuar contando vai ver que chega na mesma nota uma oitava abaixo em -12 que são todas pretas e brancas em dó e dó ou re e re...
|
R Santiago Veterano |
# nov/11
· votar
Bagrito
Sustenido sobe meio tom. Bemol abaixa meio tom. Então vc se orienta dessa forma para fazer o transpose. Lembro que as alterações de E para F e B para C são de 1 tom.
|
david92 Veterano |
# nov/11
· votar
R Santiago
De E para F e de B para C são 1/2 tom
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
quando baixo o tom no tranpose ate o som das teclas fica alterado, o meu teclado é um ctk 810 casio, isso ta certo? ou só deveria mudar o som do acompanhamento?
|
bravo57 Veterano |
# nov/11 · Editado por: bravo57
· votar
Bagrito se for assim eu to fazendo tudo errado eu to aumentado ou diminuido e colocando como um tom inteiro, neste caso ficaria por exemplo: RÉ -2 no transpose da DÓ e RÉ -1 no tranpose vai dar Dm ou D#?
Isso está errado! Bagrito, se vc estiver em Ré e baixar (-2) realmente vai ficar Dó, agora, se vc baixar (-1), vai virar Ré b (bemol). Daria Ré# se vc aumentasse (+1).
|
R Santiago Veterano |
# nov/11
· votar
david92
Correto correto é meio tom :))
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
Rick Pac Aprenda a usar o transpose mental senão pode ficar em enrascada quando encarar um piano acústico ou um Piano Rhodes. É um excelente treino e traz, além de conhecimento , mais rapidez de raciocínio e apuramento da técnica, Blz, mas com q eu faço isso? Eu to aprendendo sozinho a tocar, num tenho professor nem nd, só tenho um livrinho de iniciante, na verdade eu não sei como alterar o tom por exemplo de F pra E sem o tranpose. Qual o metodo pra fazer isso sem o transpose?
|
bravo57 Veterano |
# nov/11 · Editado por: bravo57
· votar
Bagrito Olha, o que eu vou dizer é bem simples, mas pense bem.
Se uma musica é tocada da seguinte forma...
C G Am F
de repente, no refrão ocorre uma modulação (para 1 tom a mais). Ficaria assim...
D A Bm G.
É só um exemplo.
|
Bagrito Veterano |
# nov/11
· votar
bravo57
Gostei, do exemplo, mas existe tipo uma tabela com essas alterações, por exemplo estamos tocando em Fá e queremos ir para Sol, temos que pegar a escala de Fá e Transformar para Sol, Existe essa tabela?
|
bravo57 Veterano |
# nov/11
· votar
Bagrito Cara não sei de nenhuma tabela não, mas sim, se vc estiver tocando em FÁ, e depois o tom pular para SOL , certamente a escala pulará para escala de SOL.
|
Bagrito Veterano |
# fev/12
· votar
OK! valew bravo57 Aqui já dá pra encerrar esse tópico...
|
Black Horse Guitar Veterano |
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar
Uma pequena dúvida quanto a esse transpose, uma banda de metal por exemplo que toca com as guitarras meio tom abaixo, por Exemplo Stratovarius, o teclado usa esse transpose pra também abaixar meio tom na afinação, pra igualar a afinação da guitarra? E com isso as teclas brancas serão todas "acidentadas" e as teclas pretas serão todas sem acidentes? Falei besteira?
Abraços
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/12
· votar
E com isso as teclas brancas serão todas "acidentadas" e as teclas pretas serão todas sem acidentes? Falei besteira? Nem todas as brancas, as teclas DO por exemplo soariam na nota SI, portanto sem acidentes. O correto é dizer que se baixará meio tom em cada nota. Mas de forma geral seu raciocínio está correto. A tecla preta Sol SUSTENIDO soára na nota Sol, tradicionalmente branca.
Aliás eu tava pensando um teclado com 6 brancas e 6 pretas, cada qual mantendo a afinação padrão. Ou seja Do branca, Do# preta, Ré Branca, Ré# preta, Mi Branca, Fá preta, Fá # branca, Sol preta, Sol# branca, Lá branca, Lá # preta, Sí Branca e Sí # preta.
A vantagem: Seria como na guita, se estudaria uma escala de início nas brancas, e uma na preta e se tocaria em todas as tonalidades só alterando a região do teclado. O que acham da viagem???
|
# abr/12
· votar
J.Dionatan
Valeu
É tem esse caso do Dó que soárá na tecla Si, tá certo. Mas será que tem algum problema manter sempre nesse "transpose" pra tocar todas as músicas e não ter problema na hora de trocar o efeito sem travar tudo?
Quanto a viagem, até que é uma idéia a se pensar...
Abraços
|
# abr/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar
J.Dionatan aliás eu tava pensando um teclado com 6 brancas e 6 preta eu acho que já criaram algo nessa linha da marca Suzuki (acho eu) 4 brancas e 3 pretas porém dando as 7 notas naturais
Black Horse Guitar Mas será que tem algum problema manter sempre nesse "transpose" pra tocar todas as músicas e não ter problema na hora de trocar o efeito sem travar tudo geralmente transpose fica no modo global ou setup, que quer dizer que você pode tocando o show inteiro sem precisar se preocupar com o transpose voltar ao normal
outra coisa é que também pode se mexer na afinação, tem teclado que o -50 é meio tom abaixo, outros marcam em Hz
|
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar
fernando tecladista
Opa, valeu, Tava esquentando a cabeça aqui, porque tocamos meio tom abaixo nas guitarras e baixo e estou compondo as partes do teclado, orquestrações e gerou essa dúvida. Não sou tecladista na prática mas conheço bem os sons, as composições eruditas e vou me aventurar pra passar pro teclado, na falta de um tecladista vou eu mesmo tentar passar para o teclado. Conheci hoje essa função transpose e como já compus todas as linhas dos instrumentos meio tom abaixo, na hora de passar pro teclado gerou essa dúvida porque sem "mexer" na afinação usaria muito as teclas pretas e dificultaria na hora de tocar rápido além do fato que parece ser mais natural tocar mais teclas brancas do que pretas
Valeu
|
Bagrito Veterano |
# abr/12
· votar
o transpose é uma ferramenta muito boa para esses momentos, se todos os outros componentes da banda estão meio tom de abaixo ou acima, nós do teclado sofremos, com o transpose não tudo fica bem mais simples e pratico!
|
# abr/12
· votar
Bagrito
É, o transpose é o Polishop dos tecladistas, resolve seus problemas hehehehehehe
Abraços
|
Bagrito Veterano |
# set/12
· votar
só mais uma informação importante, no caso do teclado ser tocado junto com um violão com capotraste, é muito importante o uso do transpose, pois, por exemplo, se o capotraste estiver na primeira casa, devemos aumentar o transpose para 1, ou seja, 1/2 tom e assim por diante, a cada traste de violão aumentamos 1/2 tom. obs.: se estiver errado, me corrijam rsrsrs...
|
# set/12
· votar
Bagrito obs.: se estiver errado, me corrijam rsrsrs...
depende o que pode acontecer: a música está em Fá e você toca ela em Fá o violão acha mais pratico aprender em Mí para ter mais acordes sem pestana então ele coloca o capotraste para o violão soar em Fá nesse caso você não mexe no transpose
------------------
mas em um caso de vocês dois terem uma cifra em um tom e os dois precisarem mudar e resolverem apelar para transpose e capotraste o pensamento é esse mesmo
|