Muitas dúvidas sobre VST/sampler

    Autor Mensagem
    felipevianna
    Veterano
    # out/11


    Boa noite, amigos de teclas.

    Apesar de já tocar há alguns anos, nunca me interessei por VST, mas agora estou querendo começar a trilhar esse caminho.

    Possuo um XP-80 e um notebook Dell, Intel Pentium Dual Core 2.1 GHz, 3 GB de RAM e Windows 7 Home Premium, placa de som onboard, mesa Behringer Xenyx 502 e caixas Ediffer R 1600T Plus (para tocar em meu quarto).

    Entretanto, como disse, não sei nada sobre VST e nunca usei o XP-80 em um computador, sempre fiz tudo nele. Gostaria, então, de perguntar algumas coisas aos amigos:

    1) Como fazer para ligar o XP-80 ao note, para que ele possa controlar os VST?

    Basta usar uma cabo MIDI/USB como este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199066938-cabo-adaptador-audio- midi-x-usb-interface-conector-in-out--_JM

    Ou tem que instalar alguma espécie de driver para o XP-80 funcionar?

    2) Como não quero usar a placa onboard (para ter mais qualidade), essa placa serviria para dar uma boa qualidade, sem latência?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199227494-m-audio-fast-track-2- usb-interface-placa-de-gravaco-_JM

    3) Como ficaria a ligação, nesse caso? MIDI out do XP para a USB do note, USB do note para a placa, Output da placa para as caixas? É possível ligar a placa na mesa de som, para equalizar, ou precisa ir direto pra caixa (nesse caso, é possível equalizar o timbre no programa)?

    4) Estive vendo essa placa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203291782-nova-fast-track-pro-p ro-tools-se-so-aqui-menor-preco--_JM

    Ela parece ter entrada MIDI. Nesse caso, posso ligar o XP direto nela para controlar o VST ou é necessário ligá-lo na USB do PC?

    5) Qual o programa mais fácil para usar os VST? Todos eles leem todos os formatos ou existem formatos específicos para cada um deles? Nesse caso, seria possível convertê-lo para o formato do programa que eu possuir?

    Desculpem tantas perguntas, mas estou começando nisso agora.

    _rafareis
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fala cara!! Não sou de teclas mas arranho rsrs

    Vamo lá.

    1) Como fazer para ligar o XP-80 ao note, para que ele possa controlar os VST?


    Primeiro tu vai precisar do cabo MIDI. No caso, esse aí que tu colou do ML é plug 'n play, ou seja, tu ligou na portinha e ele já é reconhecido pelo PC como controlador genérico.

    2) Como não quero usar a placa onboard (para ter mais qualidade), essa placa serviria para dar uma boa qualidade, sem latência?

    Pera aí, tu quer controlar o VST ou gravar o som do teclado no PC? Se for só controlar agente não vai ter latência, pois vamos trabalhar com MIDI. No caso de gravação essa placa é boa e a latência é mínima.

    3) Como ficaria a ligação, nesse caso? MIDI out do XP para a USB do note, USB do note para a placa, Output da placa para as caixas? É possível ligar a placa na mesa de som, para equalizar, ou precisa ir direto pra caixa (nesse caso, é possível equalizar o timbre no programa)?

    É simples! Sai MIDI do teclado e entra USB no PC. No plug MIDI vai tar escrito IN ou OUT, aí só voce conectar o certo. Bom, como tu indagou sobre a interface, vou dar duas explicações pra saída do audio. Sem a interface tu pode usar a saída verdinha mesmo, ou o SPDIF/OUT e conectar na mesa. Com a interface tu vai puxar o sinal do MASTER OUT e jogar na mesa também.


    4) Estive vendo essa placa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203291782-nova-fast-track-pro-p ro-tools-se-so-aqui-menor-preco--_JM
    Ela parece ter entrada MIDI. Nesse caso, posso ligar o XP direto nela para controlar o VST ou é necessário ligá-lo na USB do PC?


    Nesse caso tu ligaria o MIDI na placa.

    5) Qual o programa mais fácil para usar os VST? Todos eles leem todos os formatos ou existem formatos específicos para cada um deles? Nesse caso, seria possível convertê-lo para o formato do programa que eu possuir?


    Não entendi muito bem tua pergunta, mas vamo lá. Geralmente, esses VTS que agente baixa na net vem com o plugin que fica na pastinha la "VstPlugins" e o Standalone, que abre uma janela só do programa (Reaktor, Kontakt). Quanto a leitura é o seguinte: a linguagem MIDI é universal, mas se eu pegar a tua trilha MIDI e jogar em um PC que não tiver o plugin que tu usou ele vai ficar sem a voz que tava no seu PC, ao menos que tenha instalado o programa no outro PC que voce for usar.

    Espero ter ajudado, abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Muitas dúvidas sobre VST/sampler