Autor |
Mensagem |
hammondgrooves Veterano |
# set/11
Boa tarde.. criei esse topico para que a galéra do JAZZ e da BOSSA possa compartilhar algumas bases (acordes) e a escala usada para improvisar.. Ex: Cm7 (9) - Fm7 - G7 ---> nessa base eu improviso na escala pentatonica de C que tem as notas: C - D# - F - F# - G - B# - C.
mas me sinto muito 'limitado' a isso, por isso criei esse tópico, gostaria de aprender novas escalas e em quais BASES eu poderia aplicalas e tal..
Obrigado.
|
Rick Santos Veterano |
# set/11
· votar
Há algo errado em sua explicação, C - D# - F - F# - G - B# - C. Pelo o que eu saiba esta não é a escala pentatonica de C, a escala pentatonica de Dó é assim: C-D-E-G-A, o termo pentatonica já indica tem cinco notas (penta) (lembre se da Seleção Brasileira, Penta Campeã, ou seja, cinco vezes campeã).
Outra coisa, da onde você tirou este B#, pelo meu conhecimento harmonico autodidata o B# só é aplicado em escalas como a de C#, ficaria assim: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#, C#. Não podemos colocar: C#, D#, F, F#, G#, A#, C, C# Pois F seria o 4ºgrau em relação a C#, e não o 3º. pra isso usamos o E# (3º grau em relação à C#) O mesmo se dá em relação ao B# q não podemos escrever C. O C é 8º grau em relação ao C#, como queremos a nota de 7º grau, temos q usar o B#.
Por favor, se caso eu estiver errado pesso para alguma pessoa que tenha maior conheciemento harmonico do que eu me corrigir, ficarei muito grato.
Abraços
Rick Santos
|
tmurback Veterano |
# set/11
· votar
hammondgrooves
Acho que você confundiu B# com Bb. Pelo contexto, acho que você usa a escala blue de C (C-Eb-F-Gb-G-Bb) na harmonia: Cm7(9) - Fm7 - G7.
Bem, a escala blue fica legal em qualquer contexto. Mas, se aplicada toda hora, fica cansativo, fica aquele solo "sem assunto". Tenho raparado que os grandes pianistas, em geral, usam a escala blue apenas como um elemento surpresa. Assim, começam o improviso com as escalas convencionais e vão paultinamente adicionando novos elementos, como a escala blue.
Na harmonia que você falou dá pra fazer o seguinte, considerando o tom Cm:
Cm7 >> escala de Eb ou escala de Bb (essa já é um pouquinho out, pois tem um A natural) Fm7 >> escala de Eb G7 >> aqui tá valendo tudo, desde que combine com os outros músicos, hehehe... escala de Cm harmônica, escala de G alterada, haxafônica, mixolídio, blue, escala de Dm melódica...
|
Shadad Veterano |
# set/11
· votar
tmurback
É isso aí!!!
hammondgrooves
Para complementar o que o tmurback disse, veja as minhas postagens nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/265677/
Tem muita coisa aproveitável.
...
Percebi que ultimamente têm aumentado o número de tópicos sobre dúvidas em harmonia e improvisação aqui no fórum.
Devido a complexidade do assunto não podemos postar muito pra ajudar. Podemos dar uma dica aqui, outra ali... mas a melhor forma de dominar o assunto é com livros e professores.
|
pomtwo Veterano |
# set/11
· votar
eu uso em Cm uma escala quase que cromatica ...
eu uso Cm (dissonante ou nao) Dm, Eb, Em, Fm, G (maior e menor) G#, A, A#, B
bem é isso que eu faço, e qualquer dessas notas pode ser tanto natural quanto dissonantes ...Parece meio trapalhada mas digo que isso casa muito bem com o jazz
agora nem me pergunte o nome dessa escala que eu nao sei ... hehehe tragico !!!!
|
hammondgrooves Veterano |
# set/11
· votar
tmurback Acho que você confundiu B# com Bb. Pelo contexto, acho que você usa a escala blue de C (C-Eb-F-Gb-G-Bb) na harmonia: Cm7(9) - Fm7 - G7.
Isso mesmo broder, obrigado por me corrigir, eu fiz o topico mt rapido e nao deu tempo de conferir antes de postar..
Bem, a escala blue fica legal em qualquer contexto. Mas, se aplicada toda hora, fica cansativo, fica aquele solo "sem assunto". Tenho raparado que os grandes pianistas, em geral, usam a escala blue apenas como um elemento surpresa. Assim, começam o improviso com as escalas convencionais e vão paultinamente adicionando novos elementos, como a escala blue.
Na harmonia que você falou dá pra fazer o seguinte, considerando o tom Cm:
Cm7 >> escala de Eb ou escala de Bb (essa já é um pouquinho out, pois tem um A natural) Fm7 >> escala de Eb G7 >> aqui tá valendo tudo, desde que combine com os outros músicos, hehehe... escala de Cm harmônica, escala de G alterada, haxafônica, mixolídio, blue, escala de Dm melódica...
Bah, obrigadão mesmo cara, esclareceu 100 % minhas duvidas!
Shadad Muito boas as dicas do seu topico, to aplicando aqui ja..!
pomtwo Muito interessante essa dica, pois o legal mesmo do Jazz é.. digamos.. "trabalhar" com as dissonancias..
Só tenho a agradecer a galera ae por esclarecer minhas duvidas, se nao fosse vcs eu ia ficar a vida inteira na 'mesmice' e 'simplicidade' da Penta Blues.. hehehe
Quanto ao Rick Santos, ao invez de ter usado os 920 caracteres para me corrigir por um erro de 'digitação', podia ter me ajudado como o resto da galera fez, pois pelo seu 'palavreado musical' vc deve ser o cara mais foda do mundo! =)
Paz e Luz para todos!
|
Shadad Veterano |
# set/11
· votar
hammondgrooves
Cara, de boa, a pesar do Rick Santos não ter dado dicas para o improviso ele fez bem em ter corrigido o seu primeiro post.
As pessoas menos experientes em harmonia e improvisação poderiam se confundir.
|