Dúvida em alguns acordes usados em Bossa Nova, no piano?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # mar/08


    Olá, possuo um dicionário de acordes para piano, mas nele não constam os seguintes acordes, que são muito encontrados em músicas de Bossa Nova:

    6/9 (com sexta e nona)
    7M(9/#11) (com sétima maior, nona, e décima-primeira aumentada)
    m(7M) (menor com sétima maior)
    m7(b5) (menor com sétima e quinta diminuida)
    m7(11) (menor com sétima e décima-primeira)
    7(#11) (com sétima e décima-primeira aumentada)
    7(b13) (com sétima e décima-terceira diminuida)
    7(#9/#11) (com sétima, nona aumentada e décima-primeira aumentada)
    7(b9/b13) (com sétima, nona diminuida e décima-terceira diminuida)
    (7/4) (com sétima e quarta)
    7/4(9) (com sétima, quarta e nona)
    (add9) (com nona add)

    se alguém puder me explicar como montar estes acordes no piano, agradeço muito

    brunoamaral
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara, estuda os intervalos, montar acordes é bem simples. Em vez de ficar procurando decorar todos os acordes possíveis, entenda os intervalos e a montagem dos acordes, vc vai ver a cifra na frente e montar o acorde intuitivamente. Estude bem os intervalos de cada tom e alguns fundamentozinhos de harmonia que vai ser bem mais interessante pra vc. Dicionário não resolve, imagine se você tivesse que aprender gramática através do Aurélio. Abraço.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se quiser tocar bossa nova de verdade, que tal aprender Harmonia e formação de acordes?

    Nasch
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Compartilho com vc a sua afirmação. Porém, no caso de certos ritmos (como a Bossa, p.e.) não basta apenas a teoria. Se a pessoa não tiver um certo "feeling" para a coisa com certeza teremos uma "Bossa Quadrada".

    Abraços...

    dilmerfloyd
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vc precisa relamente de um umas aulas de harmonia contemporânea e noções de formação de acordes, vc entendendo os encadeamentos harmônicos, os intervalos e as escalas vc poderá entender toda a lógica da harmonia, se é que ela possui uma lógica. hehe

    Felipe_MP
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    brunoamaral
    Jonathas Lacerda

    concordo com vcs....

    The Jedi Master
    Amigo para tocar músicas que exigem esses tipos de variações de acordes é pre ciso estudo e após isso a prática, estudar intervalos e harmonia é tudo para qualquer música, eu aprendi a tocar teclado conhecendo também essas notas, pois sempre gostei de desafios, e essas notas são sim um ótimo desafio, no começo eu gostava muito de tocar músicas de PAGODE, SAMBA e um pokinhjo de BOSSA também, MPG no geral se usa muito dissonantes.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Porém, no caso de certos ritmos (como a Bossa, p.e.) não basta apenas a teoria. Se a pessoa não tiver um certo "feeling" para a coisa com certeza teremos uma "Bossa Quadrada".

    Concordo em gênero, número e grau. (e em tom :D ). Só não postei isso, pq eu dei mais importância ao início de tudo, no caso, a teoria, já que Feeling não se aprende, se adquire com o tempo.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Felipe_MP


    MPG no geral se usa muito dissonantes. ??? hehehe

    Sempre tem um chato que enche o saco por aqui hehehehe



    Qunto a pergunta do tópico, o melhor é aprender, entender a formação dos acordes, porque depois você nao precisa decorar nada, você acaba entendendo o que é uma quinta aumentada, uma nona, e aí fica automático. Muito melhor e mais eficaz do que decorar os acordes, digo isso porque também estou tocando MPB e se fosse depender de decorar (Desafinado, do Tom Jobim, acho que tem mais de 40 acordes) não ia conseguir nunca...

    Nasch
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Concordo, também, meu caro amigo. Por esse motivo que nunca tive vontade de aprender violão (sem falar na M....da pestana). Montar acorde no teclado é relativamente muuuiiiiiiittttooo mais fácil e sem segredos. E é o único caminho para a desenvoltura nas teclas. Decorar acordes não existe.

    Abraços...

    nex
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cara dá uma olhada nessas apostilas
    "harmonia - teclado"

    http://www.4shared.com/file/5282572/9e507c1/harmonia_-_teclado_-_nelso n_ayres_-_curso.html?s=1

    material interessante sobre harmonia e acordes!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    nex

    valew! tow dando uma olhada e mais tarde faço um "review" do método (se é que tenho qualificação pra isso...)

    Felipe_MP
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Amigo, vc está me zuando pq eu digitei errado ou oq? Não entendi ...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Felipe_MP


    Foi porque você escreveu MPG em vez de MPB. Sempre que eu erro alguma coisa do tipo vem um chato e fica fazendo gracinha, aí eu fiz também :P

    Mas é brincadeira, no stress...

    Pianist
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Mandou muito bem hehehe... esses jovens "pianistas" mal mal conseguem formar os acordes e querem tocar Bossa Nova? É até uma falta de respeito com a nossa música.

    ^^
    The Jedi Master
    Estude mais man! Procure na internet: formação de acordes, intervalos e escalas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em alguns acordes usados em Bossa Nova, no piano?