Técnica acordes para bossa nova

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # jul/12


    Já toco sozinha, mas comecei a fazer aula com um professor para me orientar....bem , toco os acordes do meu jeito, fazendo tres notas ma mão esquerda e tre na mão direita, ás vezes uma nota na mão esquerda e o restante do qcorde na mão direita, etc....enfim, faço do jeito mais fácil pra mim(e soa bem).O professor disse que tá errado....que a técnica correta é fazer( estávamos estudando bossa), somente a nota tônica com a mão esquerda, somente o baixo com a mão esquerda e o restante com a direita...ou seja, todas as músicas que tirei sozinha , terei que tirar de novo da maneira correta né?Isso muda tudo e vou ter que acostumar ,estudar tudo de novo só que da maneira correta!É isso mesmo gente?o que vcs acham???

    fulaneto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    É Milena, é bem assim mesmo, eu tocava do meu jeito, dodrando notas ( 1-5-8 ) na mão esquerda e (1-3-5) na direita por uns trez anos, agora estou fazendo aulas de Piano e minha professora medisse que não estva errado, mas eu tocava a fundamental 3 vezez e poderia tocar outras notas fazendo um som mais agradavel, estou tendo que reaprender como se nâo soubesse quase nada. Faço exercicios hora ( 1-7) na esquerda e (9-3-5) na direita ou (1-5) na esquerda e (3-7) ou (9-3-7 ou (11-3-7) na direita. isso não é mole para quem já estava viciado numa só formaçcão de acorde, sem contar que estou tendo que escrever tudo no pentagrama em Claves de FA E sol. Vai fundo que este é o caminho.

    Shadad
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Milenawins

    Pelo que eu entendi, voce toca a a tríade na mão esquerda e a mesma tríade na mão direita. É isso mesmo? Se for, saiba que essa sua forma de tocar não é nada usual nem prática. Tanto do ponto de vista estético, técnico quanto do ponto de vista sonoro, principalmente quado o estilo pretendido é a bossanova, que é um estilo rico harmonicamente. Voce terá que reaprender tudo, mas será melhor assim.

    Na bossanova o tipo de voicing (maneira como o acorde é formado) mais utilizado é o root. Nessa formação a mão esquerda toca a tonica e a 3ª ou a tonica e a 7ª do acorde.

    Sugiro que voce faça uma pesquisa pelo termo root voicing, ou peça para o seu professor te ensinar isso.

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ou seja, todas as músicas que tirei sozinha , terei que tirar de novo da maneira correta né?Isso muda tudo e vou ter que acostumar ,estudar tudo de novo só que da maneira correta!

    Não sei se existe, de fato uma "maneira correta" quando falamos de música. O que pode acontecer é soar mais agradável, ou menos ao ouvido. Se você pegar coisas do Mccoy Tyner, por exemplo, vai ver que o padrão dele é tocar acordes quartais na mão esquerda. Isso pode variar de estilo também.

    Esse padrão 1-5-8 e 1-3-5 são os, digamos, "tradicionais" para nós iniciantes,mas é sempre legal estudar outras possibilidades, como acordes com 6ª, que no caso de Bossa Nova, acho que caem muito bem. Ou acordes m7/9/11 (que são meus acordes menores favoritos).

    Milenawins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    soruji
    Ás vezes repito o mesmo acorde na mão esuqreda e direita, mas ás vezes começo o acorde com a mão esuqreda e o termino com a direita, por ex,o C7/9, monto todo o acorde com a mão esuqreda e toco somente uma nota ( a nona) com a direita....e faço isso ao longo de toda músc, misturando vários jeitos diferentes.....( pior que eu acho que soa bem). Farei então outra pergunta: posso começar a aprnder d maneira " correta", coma técnica certa porém, continuar tocando as músicas que eu já sei do meu jeito? Isso nu vai atrapalhar o aprendizado não??Abraços!

    Milenawins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    undefinedShadad
    Bom dia, gostaria de fazer a pergunta que fiz pra vc tbm!!!!Queria fazer para os dois na verdade!
    Obrigada!

    soruji
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: soruji
    · votar


    Farei então outra pergunta: posso começar a aprnder d maneira " correta", coma técnica certa porém, continuar tocando as músicas que eu já sei do meu jeito? Isso nu vai atrapalhar o aprendizado não??

    Bom, eu acredito que seria interessante você estudar essas novas formas de tocar, com músicas que você já conhece, e que você goste de tocar. Será mais prazeiroso pra você o aprendizado dessa forma, creio eu, e consequentemente os resultados virão mais rápido.

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Queria te passar um site muito interessante:

    http://www.jazzbossa.com/sabatella/03.00.umabrevehistoriadojazz.html

    Tem muito material bom nos seus links. Espero que você goste.

    carlcarl
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    quando o pianista toca sozinho ou acompanha sendo o unico instrumento de harmonia é importante ter a fundamental dos acordes na mão esquerda(como nota mais grave)fazendo a função do contra-baixo.
    quando estiver tocando com um baixista,evitar tocar a fundamental na mão esquerda.a não ser que o piano e o contra-baixo tenham uma linha escrita para tocarem coisas coerentes sem que um atropele o outro.(ou então combinar o que vão fazer para evitar choques de frequencias graves)
    na musica popular/jazz,não tem necessidade de tocar a fundamental nem na mão esquerda nem na direita.
    esta é a minha opinião.
    abç
    Carl

    Shadad
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Milenawins

    Aconselho voce a esquecer a sua maneira de tocar. Pra voce a sua maneira parace mais fácil, isso ocorre porque voce está acostumada a usá-la. Não posso dizer que a sua maneira está errada. O que voce tem que entender é que a sua maneira de tocar é muito limitada do ponto de vista técnico, pode te atrapalhar tecnicamente no futuro e não tira proveito de todo potencial sonoro do instrumento.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ás vezes repito o mesmo acorde na mão esuqreda e direita, mas ás vezes começo o acorde com a mão esuqreda e o termino com a direita.
    Eu tambem toco assim muitas vezes, essa é a tecnica de orgão com acompanhamento automatico, a esquerda da conta de todos os acordes e inversoes (triades e tetracordes) enquanto a direita fica livre pra solar (no teclado de cima do orgão em orgãos de dois teclados) e tambem complementar as nonas, decimas primeiras, decimas terceiras e o que vier nos acordes. Hoje o pessoal usa um teclado so pra tudo, mas pra mim que sou multitecladista (tocava em banda com 5 teclado um por cima do outro) essa é a melhor tecnica de ultilizar. Voce deve treinar a esquerda de mão aberta tocando duas tonicas (sem se preocupar com terça e quinta) para se adaptar mais ao estilo piano.

    Milenawins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ok!Baleu gente!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica acordes para bossa nova