midi via usb com privia px 130 e korg X50

    Autor Mensagem
    gugafuncky
    Veterano
    # set/11


    Galera,

    Após vasculhar os manuais e pesquisar aqui no fcc e na web eis minha última cartada.
    Considerando as 88 teclas e a qualidade do teclado estou tentando tornar o Privia um controlador do x50.

    O problema é que o bendito Privia tem apenas uma saída USB para comunicação MIDI. Liguei a USB do Privia na USB do X50 alterando todas as configurações possíveis pelo modo MULTI do X50, setando o mesmo canal nos dois teclados mas nada deu certo.

    Vi no site da CASIO que o Privia não suporta modo GM. Gostaria de saber se isso acaba com as possibilidades de fazer oque estou querendo ou se é possível fazê-lo de outra forma, talvez trocando o cabo USB-USB por um USB-MIDI ou ainda incluindo uma interface e um PC no meio dos dois (oque eu não queria fazer)

    Valeu.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Provavelmente USB x USB direto não de mesmo, já que é uma porta para comunicação com o PC, e não com outros equipamentos

    Eu procurei um px130 para ver as portas, mas não achei, ela tem o Midi tradicional Din 5 pinos?? se tiver a conexão é a coisa mais facil de fazer, um cabinho simples, que você mesmo pode soldar, conectando Midi in em um e Midi Out em outro, fácil assim

    Veja como é a modernidade, todos querem portas Usb, e esquecem de disponibilizar o básico que sao as portas midi convencionais, e como ficam os equipamentos mais antigos??

    Se tudo der errado, vai ter que apelar para uma interface mesmo e computador...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Liguei a USB do Privia na USB do X50

    o que acontece é que a USB dos dois equipamentos é device, elas não possuem capacidade de ler dado de outro device ... elas deveriam ser Host, normalmente as USB Host são aquelas iguais as de PC (Tipo A Fêmea).

    o restante o edson jah falow.

    fulaneto
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Acho que não tem jeito, Px- 130 é capado neste quesito, por isso na compra, optei pelo PX-330, ele possui Conector Mid IN/OU dim 6 Pinos.

    gugafuncky
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu procurei um px130 para ver as portas, mas não achei, ela tem o Midi tradicional Din 5 pinos??

    Não ele só tem a USB mesmo, inclusive esse foi meu erro antes de comprar este piano. Além de não vir com MIDI 5 pinos, ele também não vem com saída para amplificiação, apenas para fones, dai já viu né, eu mando pra mesa a partir do fone mesmo...massss, paciência!

    _BLACKMORE_
    No Privia até é possível selecionar qual a função da USB entre Device ou MIDI. A função Device permite enxergá-lo no PC como uma Unidade de Disco Removível para salvar as músicas demo etc, mas quando o X50 está conectado ele não permite mudar e fica só no modo MIDI. Por isso achei que iria funcionar....

    Além disso ligando ele no PC no modo MIDI, qualquer VST funciona certinho. Por isso estou achando que o problema está na recepção do X50 pela porta USB e não na transmissão do sinal pelo Privia.
    Será que utilizando esse tipo de cabo: http://lista.mercadolivre.com.br/cabo-usb-midi ligando a ponta USB no Privia e a 5 pinos no MIDI In do X50 pode dar certo??

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Nunca vi ninguem usar este cabo para comunicaçao Teclado / Teclado

    Se o privia funciona como Midi, tem que ver se é somente In ou Out ou ambos, para poder conectar na porta certa do X50

    Ainda bem que pelo menos os VSTs tão rolando de boa, este negócio de tirar as portas Midi tradicionais é novidade, mas acho que vai ser uma tendencia inevitavel, daqui alguns anos, USB ou o padrão vigente é que vai conectar tudo e o Midi como conhecemos vai mudar, isso é fato

    Algumas empresas, estão adiantando isso, mesmo porque é mais barato cortar itens do projeto

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    gugafuncky

    hehehe ... vc não entendeu ... o que eu disse acima, talvez mal explicado, é que pelo menos um dispositivo USB deve ser HOST e não device, e em seu caso os dois aparelhos são device logo ninguém vai enxergar ninguém. Ligando o Privia ao pc funciona pq no PC o USB é host ... se tu ligar o X50 no PC ele tb vai funcionar ... pq o PC é host ...
    ficou mais claro?


    Edson Caetano

    este negócio de tirar as portas Midi tradicionais é novidade, mas acho que vai ser uma tendencia inevitavel, daqui alguns anos, USB ou o padrão vigente é que vai conectar tudo e o Midi como conhecemos vai mudar, isso é fato

    eles modernizam por um lado para vender mais em outro, as vezes não eles diretamente ... mas alguma empresa do grupo ... o que importa é que nunca eles perdem.
    Faz tempo que eu vi, preciso me interar do assunto mas está correndo como "novidade" algo chamado de Fast MIDI ... mas estou mais por fora q bund_ de índio nisso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    Vamos viajar, que é bom né, hehe, desculpa guga pelo off topic, mas o padrão midi existe a décadas, e ainda hoje é atual, mas e se... lançarem um novo padrão que aceite mais de 16 canais, mais de cc 127, quais seriam os nossos limites

    Claro que a linguagem Midi funciona porque é linguagem de máquina, apenas instruçoes, por isso é muito rápido e funcional, mas bem que poderia sofrer aí uma nova revoluçao

    O que vimos afinal nos ultimos anos, foi apenas o GM2 sendo implementado, mesmo no Kronos temos o Banco GM, como qualquer teclado de hoje

    Vai ser muito bem vindo uma novidade na area

    gugafuncky
    Veterano
    # set/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    tranquilo, agora saquei.

    desculpa guga pelo off topic
    sussa, estamos aqui pra trocar ideias sobre tudo. E viajando um pouco mais longe, a tecnologia bluetooth que está em massa nos smartphones, tablets e sons automotivos, transmitindo dados de arquivos complexos como fotos, mp3 e videos, em alta velocidade... Quanto tempo demorará pra cair a ficha dos fabricantes em transmitir os simples dados MIDI por esse canal?

    Voltando ao tópico, vejo que não me resta outra saída, se quiser poupar o note pra deixar meu set mais clean vou ter que experimentar esse cabo. Meu medo é só de o problema ser a maldita incompatibilidade com o modo GM como escrito nas especificações: (http://www.casio.com.br/emi/model/specification/?code=PX-130)

    Já comprei o cabo, chegando, testo e posto aqui o resultado.....Tomara que eu tenha sorte!

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gugafuncky
    Quanto tempo demorará pra cair a ficha dos fabricantes em transmitir os simples dados MIDI por esse canal??

    Já caiu, hoje com o meu ipad controlo o meu teclado por wifi, via rtpMIDI, a Korg tem ainda uma exclusiva conexão WIST onde a conexão se dá totalmente wireless, isso graças ao CoreMIDI da Apple, as novidades vão chegar sim, já estão aqui, só precisa dar uma chacoalhada mesmo

    Agora quanto ao cabo, vi que é decidido heim hehe
    conta aí o que deu no final das contas heim

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Edson Caetano

    Vamos viajar, que é bom né,

    depende de "como" !! hehehe

    o padrão midi existe a décadas, e ainda hoje é atual, mas e se... lançarem um novo padrão que aceite mais de 16 canais, mais de cc 127, quais seriam os nossos limites

    aí é onde entra uma coisa que poucos usam ... os chamados MSB e LSB ... só com eles é possível configurar nada menos que 16129 "sons" em 1 canal MIDI ... e isso com o padrão MIDI atual que tem uns 30 anos!!
    Eu vejo que a complexidade simples do MIDI hoje esbarra apenas no baudrate ... onde por padrão é em 31250Hz com 1% de tolerância ... já uma USB em lowspeed ... já debulha.
    Então pergunto .. será que vai mudar tanto assim ? será mesmo uma revolução tão grande?

    gugafuncky

    Quanto tempo demorará pra cair a ficha dos fabricantes em transmitir os simples dados MIDI por esse canal?

    vejo que é algo legal ... caso o meu projeto aqui dê certo vou tentar implementar algo neste sentido, mas pelo que tenho visto por aí o problema com ele é a já tão conhecida latência ... pode?

    Edson Caetano

    hoje com o meu ipad controlo o meu teclado por wifi

    então .. isso é algo muito loco ... mas não é mais MIDI, é uma rede wifi onde existe um drive, um tipo de conversor para "transformar" o dado recebido em qqer protocolo para o padrão MIDI atual.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É um misto então, porque transmite em midi, vai para o wifi muda, e se transforma em midi de novo para o proximo device entender, com certeza muito louco mesmo, ainda peno para dominar isso

    MSB e o LSB, só sabia para configurar módulos em teclados, o que pode-se dizer um trabalho meio chato, se não impossivel se não tiver os códigos, mas veja como o Midi vai longe não, muito alem do que um cara sozinho pode fazer hehe

    A revoluçao midi vai vir, mas acho que será mais com a forma dela se entender com outros equipamentos, já pensou um cabo universal, tipo HDMI, que carrega tudo que a gente precisa basta conectar ...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Veja como é a modernidade, todos querem portas Usb, e esquecem de disponibilizar o básico que sao as portas midi convencionais, e como ficam os equipamentos mais antigos??

    Algumas empresas, estão adiantando isso, mesmo porque é mais barato cortar itens do projeto

    eu acho que não é nem questão de modernidade ou de redução de custo no projeto

    o lance é que se um PX 130 dá pra ligar usando midi a um módulo ou outro teclado fuderoso, não há porque comprar um modelo mais caro

    ---------------------------------------------------


    gugafuncky
    pra ligar os dois você vai precisar de um PC no meio do caminho, os dois ligados no PC e você endereçar o que entra pelo midi in - 1 para o midi out - 2


    repare que a conexão do privia é direrente
    http://www.intel-inside.pl/support/pt/motherboards/desktop/sb/img/usb. jpg

    é a tipo "B"
    esses cabos midi/usb que tem pra vender usam a tipo "A"

    a do korg também é a B

    cabos USB tem uma ponta A e outra B

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Edson Caetano

    ainda peno para dominar isso
    vai nada ... vc já falow certinho o que acontece ...

    MSB e o LSB, só sabia para configurar módulos em teclados, o que pode-se dizer um trabalho meio chato, se não impossivel se não tiver os códigos
    é nada ... dah para vc por exemplo configurar um controlador (behringer, roland, m-audio) e configurar tb um DAW tipo o Reaper por exemplo ... por isso que falei que MIDI nem todos utilizam tudo o que se pode ... mas essa eh uma implementação que não influencia no funcionamento ou não de muitos equipamentos, por isso que muitos não usam e várias vezes perguntam aqui no fórum pq não conseguem funfar o controlador no teclado X ou Y.
    Voltando a revolução ... o limite de velocidade é um problema, antigo .. e esse sim muda com essa tal de FASTMIDI já dá um UP gigantesco.

    A revoluçao midi vai vir, mas acho que será mais com a forma dela se entender com outros equipamentos, já pensou um cabo universal, tipo HDMI, que carrega tudo que a gente precisa basta conectar ...

    tem um protocolo fartamente discutido que já "prevê" isso ... Universal Serial Bus (USB) ... agora basta resolver o problema do "host / device" e pronto ... sua revolução chegou .. hehe

    fernando tecladista

    lance é que se um PX 130 dá pra ligar usando midi a um módulo ou outro teclado fuderoso, não há porque comprar um modelo mais caro
    sim é um outro lado verdadeiro do comércio destes produtos.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    ....

    gugafuncky
    Veterano
    # set/11
    · votar


    fernando tecladista

    repare que a conexão do privia é direrente
    http://www.intel-inside.pl/support/pt/motherboards/desktop/sb/img/usb. jpg

    é a tipo "B"
    esses cabos midi/usb que tem pra vender usam a tipo "A"

    a do korg também é a B

    cabos USB tem uma ponta A e outra B


    Esse problema eu já tinha resolvido, comprei um adaptador usb.A-femea X usb.A-femea. Então com dois cabos desse que você falou consegui fazer duas pontas de usb.B conectando os dois teclados.

    pra ligar os dois você vai precisar de um PC no meio do caminho, os dois ligados no PC e você endereçar o que entra pelo midi in - 1 para o midi out - 2
    era disso que eu tava tentando fugir...

    Edson Caetano
    Já caiu, hoje com o meu ipad controlo o meu teclado por wifi, via rtpMIDI, a Korg tem ainda uma exclusiva conexão WIST

    Cara que coisa interessante, mas explica melhor esse rptMIDI, tudo que consegui achar sobre o assundo foi 2 iPads conversando via bluetooth ou wifi junto com aquele korg ims-20 ligado no cabo..

    sim é um outro lado verdadeiro do comércio destes produtos
    foi justamente oque pesou pra mim na escolha do px130... talvez se tivesse pensado um pouco mais até teria pego um 330 por exemplo...

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gugafuncky
    A Apple desenvolveu o núcleo CoreMIDI dentro de seu OS incluindo o IOS nativo de seus portateis, com isso estabelecido tornou possivel o MIDI (periféricos externos) trabalharem com Ipads, Iphones, Ipods

    A maneira mais prática é através de um adaptador chamado CCK, que fornece uma porta USB ao Ipad, mas existem um monte de acessórios, mas os desenvolvedores não ficaram presos aos cabos, já que estes dispositivos contam com wirelles e blue tooth e começaram a surgir um monte de aplicativos muito bacana

    O que precisa: o teclado estar conectado a uma rede wirelles ou bluetooth, ou seja, como ainda não apareceram teclados com esta propriedades ainda, um notebook ou desktop tem que estar envolvido, e o Ipad estar na mesma rede tambem, aí funciona normalmente

    Controlar DAW, superfície de modulação, visualizar o fluxo de dados midi, são coisas que já pipocaram via wirelles Core Midi, mas isso é uma linguagem da Apple, não compativel com Windows, mas e a gente como fica hehe, um maluco desenvolveu um driver o rtpMIDI que codifica e transforma o Core Midi disponível ao Windows e a alegria de quem não quis comprar um mac book

    o rtpMidi transforma seu computador em um device Midi selecionavel, bastanto configurar tudo certinho

    Basicamente é isso

    Programinhas que eu tenho aqui que funcionam com essa propriedade ibend, slide control, midi monitor de uma olhada no fórum que tem um tópico bem grande de Ipad/iphone e pode olhar no you tube que vai videos bem legais sobre o assunto

    É isso aí (agora sim viajamos no seu tópico hehe)

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gugafuncky
    Esse problema eu já tinha resolvido, comprei um adaptador usb.A-femea X usb.A-femea. Então com dois cabos desse que você falou consegui fazer duas pontas de usb.B conectando os dois teclados.

    o lance não é adaptar o cabo em si, mas sim o conceito do uso:
    aparelhos com a porta A são os que comandam que é o caso dos PCs, no caso tem que haver um software/driver que reconheça o que está plugado e "traduza a informação" então você vê que sempre tem que instalar alguma coisa ou o periferico se auto instala para que seja reconhecido

    os com conexão tipo B são os comandados: impressora, scaner, modem, teclado

    Cromosfera
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Cromosfera
    · votar


    gugafunk
    Recentemente eu estava pesquisando na net uma maneira de fazer essa conexão usbtohost-midi e achei a solução:
    http://www.iconnectmidi.com/
    http://www.kentonuk.com/products/items/utilities/usb-host.shtml
    esses dois aparelhos fazem exatamente isso: convertem o usb to host pra midi in/out. O problema é que não tem nenhum desses aqui no brasil, não sei com faria pra importar ou algo assim...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cromosfera

    muito interessante a linha de produtos da Kenton hein ... gostei ...

    gugafuncky
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cromosfera

    Cara, a Kenton acabou de ilustrar praticamente tudo que conversamos até aqui: Conversor de USB-Host, MIDI Wifi...

    Só faltava os grandes fabricantes de teclado colocarem esses pequenos aparelhos dentro dos seus...

    Muito bacana...

    gugafuncky
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Galera abaixo resposta do korgman para meu problema.

    Estou com dificuldades para fazer meu X50 tornar-se escravo de um outro teclado (Casio-Privia) cuja comunicação MIDI é feita apenas via conexão USB.

    A conexão USB do X50 só pode ser efetuada através do computador, não de teclado para teclado, apenas o Korg Kronos na versão que chegará no mercado no final de outubro poderá fazer este interfaceamento através da porta USB.

    Depois disso adquiri o cabo USB-MIDI, mas como já era esperado, sem sucesso.
    Se alguém encontrar alguma solução brilhante antes da chegada do Kronos, posta ai...
    abracos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a midi via usb com privia px 130 e korg X50