Cifras algumas duvidas

    Autor Mensagem
    crazymike97
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal em ja criei um topico referente a isto mas nao obtive a resposta certa
    mas a minha pergunta é : Como ler cifras ?
    : Em que Mão tocar cada nota das cifras?

    agradeço resposta

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ué, como ler uma revista?? ou você é alfabetizado e sabe ler ou não tem tem jeito, com cifras é a mesma coisa, bater o olho e saber o que está escrito

    C - Dó
    D - Ré
    E - Mi
    F - Fá
    G - Sol
    A - Lá
    B - Si

    Triades Maiores - Tonica, Terça Maior, Quinta Justa, notação é apenas a letra = ex = C

    Triades Menores - Tonica, Terça Menor, Quinta Justa, notação é apenas a letra mais o (m) = ex = Cm

    Tetrades - começando a complicar, mais vou dar apenas uma passadinha rápida heim
    7 - Sétima Menor
    Maj7 - Sétima Maior
    0 - Diminuto
    + - Aumentado
    sus - com a suspensão de uma nota
    9 13 - com nona com décima terceira

    Não tem jeito, a minha dica é: compre um bom livro de teoria e comece a aprender a formação dos acordes, comece com as triades maiores e menores e suas inversões, que é o básico, depois passe para as tetrades

    Segunda pergunta: em que mão tocar??
    Qualquer uma tudo vai depender do que quer com o acorde, mas já que tem que partir de um ponto de partida, faça os acordes primeiro com a mão esquerda que tem a função principal de acompanhamento, e depois treine com a direita

    ps... não sei se está confundindo cifras, mas uma cifra é um acorde, que é uma suscessão de notas, portanto é nota, após nota a montagem, seguidinho

    Espero que tenha dado uma clareada e bons estudos

    crazymike97
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mais o menos isso

    mas eu devo ter-me expressado mal na primeira pergunta

    la no site *********** tem la notas nao é ?

    mas so tem acordes e esses acordes sao feitos so com uma mao ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Podem ser feitos só com uma mão, a esquerda se quiser acompanhar e solar com a direita

    Pode ser feito só com uma mão, a direita se quiser uma harmonia mais aguda, ou fazer um solo de baixo com a esquerda

    Pode ser feito com as duas mãos, para obter uma montagem maior de notas

    Ou seja os acordes cifrados podem ser executados do jeito que você quiser, de acordo com a interpretação e impressão que quer passar para a música, se vai tocar sozinho é uma coisa, se vai tocar com banda é outra, é muito tranquilo e sem muitas regras

    Regras sim, são as montagens dos acordes, por isso teoria, teoria, teoria hehe

    ps... se quer a música completa, não procure por cifras, porque estas são apenas a base, tem que procurar por partitura, mas aí tem que aprender a ler notação musical primeiro, porque vai parecer pior do que chines a primeira vista hehe

    Aí sim, vem determinado na pauta o que deve ser feito e em que mão, e em que altura, em que lugar, com que ritmo, com que dinamica etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cifras algumas duvidas