Sobre o Privia PX 330 da Casio

Autor Mensagem
mg64
Veterano
# abr/12
· votar


sergiopov

Pesquisando na internet fiquei surpreso com a quantidade de material sobre a linha Privia.

mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


Para quem se interessar, o GUIA DO USUÁRIO do Privia PX-330 pode ser acessado no link da Casio:

http://www.support.casio.com.br/pt/download/manuals/emi/PX330_pt.pdf


As CONFIGURAÇÕES DE MIDI também:

http://www.support.casio.com.br/pt/download/manuals/emi/PX330_MIDI_e_0 910A.pdf

sergiopov
Veterano
# abr/12
· votar


Excelente pesquisa, mg64. Aos poucos a Casio vai conquistando seu lugar na arena piano digital, hoje dominado por Roland, Yamaha e Kawai.

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


sergiopov

Em outro tópico, surgiu a pergunta sobre a qualidade das teclas do Privia. Repito que são muito boas, com peso de martelo em escala e sensor triplo. Na minha opinião, melhores (mais pesadas e com maior expressividade) que as do Yamaha P-85, que eu também toco semanalmente.

Esta página do site da Casio mostra o sistema de funcionamento do teclado.

http://www.casio.com.br/emi/privia/px135/

Aguardamos o review sobre seu novo piano digital F-120.
Espero que atenda às suas expectativas. É bom compartilhar experiências.

sergiopov
Veterano
# abr/12
· votar


mg64

No livro que te mandei o link diz que o Prívia tem teclas médio ponderadas enquanto o F-120 possui ponderadas, porém em quase todas as revisões do PX-330 os proprietários falaram muito bem das teclas. Fiquei com muita vontade de tocar um Prívia Casio! Se você morasse perto da minha cidade (Januária-MG) iria na sua casa conhecer este piano. Quanto ao meu Roland f120, liguei hoje de manhã para a Intermezzo e eles me disseram que deve chegar entre segunda e quarta. Assim quando chegar vou abrir um post (não existe nenhum,ainda) e relatar minhas primeiras impressões. Mas tenho que avisar que sou novato e meus comentários talvez não terão muita profundidade devido a falta de conhecimento na área.

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


The last post is missing. Why?

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


sergiopov

Cada fabricante adota uma nomenclatura para definir o sistema de 88 teclas pesadas, que simulam o efeito de martelo de um piano acústico. A Yamaha e a Roland fornecem dois sistemas distintos, um para os pianos top de linha e o outro para a linha de entrada. No caso na Yamaha, existe um terceiro sistema chamado de Graded Soft Touch, utilizado no DGX-530, que são teclas leves, com peso diferenciado ao longo da extensão do teclado.

No caso da linha Privia, o peso é o mais próximo de um piano acústico, sem distinção de modelos. Entretanto, a sensação de toque das teclas é algo subjetivo, que cada músico deve avaliar conforme a sensibilidade e expressividade necessária.

Exemplos de sistemas de teclados para pianos digitais:

Yamaha: GH (Graded Hammer) e Graded Hammer Standard (GHS).
Roland: PHA (Progressive Hammer Action) III Ivory Feel-S e PHA Ivory Feel-G
Casio Privia: Tri-Sensor Scaled Hammer Action
Kawai: (AHA) Advanced Hammer Action IV-F
Korg: (RH3) Real Weighted Hammer Action 3

mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


sergiopov

Na sua cidade você não conhece nenhum músico ou professor que tenha um piano digital de outra marca? Ao tocar, ainda que seja por pouco tempo, você sentirá de imediato a diferença entre modelos. Lembre-se que qualquer piano digital de boa marca permitirá executar qualquer tipo de composição, seja erudita ou popular. A performance dependerá mais do músico do que do instrumento musical. Obviamente, que não estamos falando de pianistas de concerto, que necessitam de pianos de cauda em outro nível de exigência.

sergiopov
Veterano
# abr/12 · Editado por: sergiopov
· votar


mg64

Retificação: quando escrevi não haver revisões do f120 estava me referindo a este fórum. Quanto as teclas do Prívia concordo com você, pois a sensação de toque é muito subjetivo. No Guia Graham Howard Piano Digital ele considera a linha Prívia médio ponderadas, o F120 ponderada e o roland HP-507 totalmente ponderada (só para citar alguns exemplos), mas há divergências quanto a essas classificações pois como você disse, o tema é subjetivo. Aqui em casa tenho um teclado yamaha E-303, mas desde os 7 anos toco em piano acústico (na casa dos meus pais tem um Essenfelder), e um amigo aqui na cidade me deixa tocar no seu P-155. Gostaria de sentir a diferença de toque dos pianos digitais Casio, mas aqui em minha cidade não existem pianos digitais para experimentar. Acho que serei o segundo a comprar um!! A pobreza cultural aqui é maior que a econômica, pelo visto.

mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


sergiopov

Só mesmo tocando para se ter uma opinião precisa. Mas, em todos os reviews sobre a linha Privia PX-130/330/830, o mecanismo de funcionamento das teclas é sempre apontado como muito bom. Eu, particularmente, gosto muito do meu piano. O fato é que a Casio está incomodando a concorrência ao lançar produtos de um patamar superior de qualidade.

Achei este review muito interessante e objetivo:

"(...) Já ouvi o som de piano de inúmeros simuladores e teclados e também pude escutar ao vivo alguns pianos verdadeiros, além do que conheço de gravações. Posso dizer que o PX 130 tem som de piano de verdade. (...)

TECLADO

Apesar de ser iniciante no piano, já alisei (ui!) pianos e teclados/sintetizadores suficientes para poder afirmar que o teclado do Privia PX 130 oferece um bom equilíbrio entre maciez e pegada, de maneira que é possível uma execução vigorosa e ligeira com boa resposta. O peso das teclas foi calculado para oferecer versatilidade, ou seja, se comportar adequadamente em qualquer estilo de uso sem perder as características próprias de um teclado de piano. Provavelmente existem pianos tradicionais com teclados que deixam a desejar se comparados ao do PX 130.

Também é possível afirmar isso quanto a qualidade sonora. E disso eu tenho certeza. (...)"


Fonte: http://supercaras.com/2011/08/24/piano-digital-casio-privia-px-130-um- review/

Olhando o site oficial da Roland, o F-120 utiliza o sistema PHA Ivory Feel-G. Você, que já tocou bastante em piano acústico, poderá avaliar bem se o teclado, mesmo não sendo o top da Roland, atende às necessidade de um pianista.

sergiopov
Veterano
# abr/12
· votar


mg64

Me esclarece uma questão: o px-135 é o sucessor do px-130? Se resposta positiva então porque não existe o Px-335 como sucessor do 330? O que o 135 tem a mais que o 130? Quanto ao toque das teclas do f-120 logo estarei relatando aqui no fórum sua qualidade, mas é bem elogiado nas revisões de sites internacionais.

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


sergiopov

O Privia PX-135 é idêntico ao PX-130, exceto em relação a dois timbres de pianos a mais:
Mellow (som de piano terno e melodioso)
Bright (som piano brilhante e claro)

Provavelmente, por alguma demanda de mercado, a Casio resolveu atualizar este modelo.

O PX-135 ainda não está disponível nos Estados Unidos (não existe no catálogo dos principais revendedores) e nem no Brasil.

Este post do diretor de marketing da Casio America, Mike Martin, confirma a informação:

"The PX-135 is not available in the US yet and it may be some time before it is. Note that the PX-135 is identical to the PX-130 with the exception of two additional piano voices one very bright and one quite dark.
Mike Martin
Casio America Inc.
12/27/11"


Fonte: http://forums.musicplayer.com/ubbthreads.php/topics/2369520/First_impr essions_of_the_Casio

sergiopov
Veterano
# abr/12
· votar


mg64

Obrigado pelo esclarecimento, mg64, mas você não tem jeito de ser membro novato - está mais para membro veterano....

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


mg64, mas você não tem jeito de ser membro novato - está mais para membro veterano....


E exímio conhecedor da linha Privia, com excelentes explicações.

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


sergiopov
J.Dionatan

O objetivo é sempre colaborar e também aprender com opiniões e informações de outros foristas. Antes de comprar o meu piano digital, pesquisei bastante no mercado e decidi pelo Privia, em função de suas qualidades e pelo custo-benefício na sua categoria. Por muitos anos tive teclados Yamaha, mas os pianos da última geração Casio me surpreenderam positivamente.

Mas, como sempre digo, a compra de um instrumento musical é uma tarefa técnica, mas também bastante subjetiva.

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


Alguns vídeos do Privia PX-330 com som natural da câmera captado diretamente dos speakers, provavelmente, sem nenhum parâmetro de edição. Percebam o timbre equilibrado na região C3 e a ressonância bem natural nas notas mais graves do teclado.






Enviado por PhantomPian0 em 12/09/2011




Enviado por ttransfilms em 19/07/2011
Pianist:Tyler Luth


mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


Algumas fotos do Privia PX-330 e acessórios opcionais (suporte CS-67 e unidade de 3 pedais SP-32)

PX-330 - painel (1)


PX-330 - painel (2)


PX-330 - box


PX-330 - suporte CS-67


PX-330 - suporte CS-67 (box)


PX-330 - unidade de 3 pedais SP-32


PX-330 - unidade de 3 pedais SP-32 (box)

mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


Video oficial de lançamento da LINHA PRIVIA:



Enviado por PriviaPianoCASIO em 19/11/2009
Latest Privia Series by CASIO presented by Andrei Quint


mg64
Veterano
# abr/12 · Editado por: mg64
· votar


Edit

mg64
Veterano
# abr/12
· votar


Ótimo vídeo sobre os pianos digitais Casio (Privia e Celviano):




Link original (melhor resolução-versão completa): CASIO digital piano products video

sergiopov
Veterano
# mai/12
· votar


mg64

Chegou meu roland f-120!! Vou abrir um post e gostaria que você contribuísse para enriquecer o artigo.

mg64
Veterano
# mai/12 · Editado por: mg64
· votar


Privia PX-330 Sample Sounds:


Enviado por dbfly1 em 03/01/2012



Enviado por LegoVexation em 08/08/2010



Enviado por LegoVexation em 07/08/2010



Enviado por thebisforbargain em 04/02/2011



Enviado por daindesign em 24/10/2010



Enviado por BawdProductions em 10/03/2011




Enviado por dantisps em 25/06/2011



E-organ + GM sample sounds:


Enviado por doveign em 01/11/2011

mg64
Veterano
# mai/12 · Editado por: mg64
· votar


-


PRIVIA PX 330 Audio Samples 1/2 - Privia Pianos


-

mg64
Veterano
# mai/12 · Editado por: mg64
· votar


PRIVIA PX 330 - Grand Piano:



Publicado em 10/03/2012 por dexterke1



Enviado por Blackchaosvortex em 18/11/2009



Enviado por phaser112 em 23/07/2011



Enviado por carlosecg em 23/02/2011



Enviado por japrietoj em 09/04/2011



Enviado por bumpthat em 09/06/2010

mg64
Veterano
# mai/12 · Editado por: mg64
· votar


Os desenvolvedores dos pianos digitais PRIVIA:

Gerente de criação de timbres - Naoaki Ito

Gerente de desenvolvimento de teclado - Hirokazu Taniguchi

Centro de design - Naoki Kuramochi

mg64
Veterano
# mai/12
· votar


O Privia PX 330 possui quatro speakers e amplicação de 8W por canal, que, para estudo e uso residencial, cumprem o seu papel. Entretanto, o uso de monitores realça o realismo da amostragem de Grand Piano. A Casio realizou um grande trabalho ao desenvolver a engenharia de som Linear Morphing System. Cada dia gosto mais do meu Privia.

Estes vídeos demonstram a riqueza sonora do Privia PX 330, mesmo nas peças de nível mais elevado de execução:


Enviado por RudiUllrich em 24/03/2011



Enviado por RudiUllrich em 15/01/2011



Enviado por RudiUllrich em 15/01/2011



Enviado por RudiUllrich em 03/08/2010



Enviado por RudiUllrich em 19/03/2011

neto souza
Veterano
# mai/12
· votar


estive pesquisando sobre pianos digitais , estes pianos privia estão uma boa pedida , porém pouco falados, será se ainda é o medo da marca casio, semelhante o que aconteceu com a CCE? Estou lutando para pegar um top 61 e um piano digital, em teclas e pianos o privia está bem legal, estou curioso para ver a qualidade do kit de bateria e as cordas que pra mim tb são essenciais, senti falta tb da roda de modulação.

mg64
Veterano
# mai/12
· votar


neto souza

O sucesso de toda empresa é sempre de "reinventar" diante das dificuldades de mercados cada dia mais competitivos. A Casio tem investido na melhoria de seus produtos e a mais recente engenharia de som da nova Linha PRIVIA é um exemplo disso. Os novos teclados high end (CTK 7000 e WK 7000) também mostram o esforço da Casio em aumentar sua participação no restrito mercado de instrumentos musicais.

Sobre o PX 330, na minha opinião, ele possui um conjunto de ritimos e acompanhamentos automáticos (180) muito legais. Sobre os timbres de cordas, recebe uma nota 8. Obviamente, não tem a pretensão de competir com teclados top de linha (Motif, Kronos, Fantom, Nord), mesmo porque sua proposta não é esta e sua faixa de preço é outra. O PX 330 possui apenas a roda de pitch bend.

Segue um vídeo do reviewer russo Pop Music, que apresenta alguns sons de strings e GM:


Enviado por videofrompopmusic em 24/02/2012
Цифровое пианино CASIO PX-330


mg64
Veterano
# jun/12
· votar


Papéis de parede Privia para download:

Casio Europa

mg64
Veterano
# jun/12
· votar


KRAFT MUSIC apresenta o Privia PX 330


Enviado por kraftmusic em 13/10/2009.Kraft Music team member Adam Berzowski demonstrates the Casio PX-330 digital piano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o Privia PX 330 da Casio