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tyros3 Veterano |
# ago/11
bem,galera queria pedir a vcs que são tecladistas + experientes, explicassem em que prejudicaria o musico comprar um teclado sem sensibilidade e se quando ele fosse tocar num que tenha esse recurso se ele fica muito perdido? desde já valew!,pelas dicas...
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bravo57 Veterano |
# ago/11 · Editado por: bravo57
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tyros3 Asensibilidade é algo importante principalmente em tons de piano, pois permite que o músico tenha o máximo de expressão. Ainda melhor para expressão são as teclas de ação pesada por pemitir a dosagem perfeita de força. Para tocar órgão é totalmente o inverso, não há nessecidade de sensibilidade pois o instrumento original não emite sons por força e sim pela passagem do ar que que vem do fole ao se apertar uma pedaleira que manda o ar sempre com a mesma vazão, diferente da acordeon que o fole é acionado de acordo com nossa força ao abri-lo e fechá-lo portanto pode se dizer que o acordeon "tem" sensibilidade e o órgão não.
Ps: Esses instrumentos de fole não possuem teclas de ação pesada.
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Artref Veterano |
# ago/11
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Uma dos elementos mais fundamentais da música é a dinâmica, e sem teclas sensitivas o seu desenvolvimento nisso vai ser MUITO prejudicado.
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camiloaquino Veterano |
# ago/11 · Editado por: camiloaquino
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Muito bem explicado pelos amigos bravo57 e Artref. Além disso tem a sensibilidade a pressão ou aftertouch que permite ao músico determinar nuances de alguns instrumentos (como os de sopro) como vibrato, volume, cutoff etc....não consigo hj pensar em tocar um teclado sem teclas de sensibilidade.
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kokada Veterano |
# ago/11 · Editado por: kokada
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tyros3 Se não tiver sensibilidade nas teclas, é como tocar campainha: o som vai sair sempre com a mesma intensidade. Aí não precisa de tecladista, e sim tocador de campainha. hahahaha brincadeira heim.
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bravo57 Veterano |
# ago/11
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Resumindo:
Sem sensibilidade = Sem expressão
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/11 · Editado por: _BLACKMORE_
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com todo respeito aos colegas ... caso eu não tenha interpretado direito algumas respostas, eu não concordo com algumas coisas e concordo com outras ... então exponho o meu ponto de vista:
A sensibilidade (eletrônica) das teclas é algo muito importante em instrumentos onde a expressão e o feeling também é importante, onde podemos citar (os já citados) pianos acústicos, pianos elétricos, e quando se utiliza de samplers por exemplo apara soar sax ou trompete ... Teclados sem o recurso de sensibilidade poderão ser aplicados a instrumentos que originalmente não possuem este tipo de controle, como por exemplo antigos sintetizadores (MOOG, ARPs, entro outros) e também órgãos elétricos e eletrônicos (Hammond, Farfisa, Continental ... ) e a um "piano" antigo chamado cravo, porém nestes instrumentos é utilizado um recurso bem simples que ajuda consideravelmente na expressão musical, o famoso pedal de volume. Normalmente o recurso de sensibilidade dos teclados pode ser ajustado seu parâmetro ou mesmo desligado, então o teclado com este recurso pode ser utilizado nos dois casos e um teclado que não possui este recurso logicamente ficará limitado. Agora em ambos os casos, a expressão musical ou sentimento não vai depender deste recurso, não vai limitá-lo mas entendo que levá-lo para "outro caminho", pq o chamado feeling não depende apenas de recursos dos instrumentos utilizados por nós, mas também na capacidade de transmitir isso ao nosso público.
Edit - 1: [modo filósofo off]
Edit - 2: esqueci de comentar que um cravo (vovô dos pianos) é um instrumento de teclas, analógico e não possui dinâmica, editado diretamente na msg.
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Darlan Felix Veterano |
# ago/11
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tyros3
Acho que para você agora cara, tudo o que dissermos aqui não fará muito sentido. Mas daqui a uns 4 meses(ou menos), se você continuar estudando, você mesmo terá a resposta da sua pergunta, porque a expressão e algo imprescindível na música, e como você é novato na área, sua cabeça deve estar um pouco confusa. Com o tempo, você vai voltar neste tópico e nem vai acreditar que um dia perguntou sobre isso. (Pode acreditar, você vai rir. Isso acontece com muito de nós músicos até hoje)
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tyros3 Veterano |
# ago/11
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valeu cara pelas respostas acredito que a sensibilidade seja sim muito importante valew pela força!
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tyros3 Veterano |
# ago/11
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a e mais uma coisa pra galera que ta começando e tem um teclado sem sensibilidade,é melhor trocar de imediato de teclado ou da pra ficar um tempo com o instrumento?
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Darlan Felix Veterano |
# ago/11
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tyros3
Se puder trocar, troque.
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Matheus Constantino Veterano |
# ago/11
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tyros3 A sensibilidade é muito boa, principalmente para quem gosta de sons como os instrumentos de sopro: flautas em geral, instrumentos de palheta como Sax e as Clarinetas, os de cordas, como o violino e os elétricos como Baixo, Guitarra e os acústicos, como piano e violão, ou seja, quase todos os sons, hehe! Além, é claro, que se o teclado tem sensibilidade, os ritmos são pouco melhores.
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Gus79 Veterano |
# ago/11
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eu tenho alguns teclados sem sensibilidade de que gost muito! rsrsrs
dois palmer cosmos, um casio ht-600 e um cz-3000! ;)
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tyros3 Veterano |
# ago/11
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eo que vcs acharam do psr-e233 que é bem parecido com o 323 mas sem sensibilidade?
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Matheus Constantino Veterano |
# ago/11
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tyros3 No que se refere aos ritmos, muito bons, principalmente os de 8 beat e Ballads, como Love Song, Organ Ballad, Pop Ballad, Guitar Ballad e Piano Ballad.
Os sons de stringues, sax reto, organ e violão são legais e o 1º e o 2º de piano tem o grave e o muito agudo muitos bonitos.
Outra coisa legal do teclado é o dicionário dos acordes...
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bravo57 Veterano |
# ago/11
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tyros3 Cara, já que vc tá começando, vou ser honesto com vc. É melhor vc pegar um PSR-303, 313 ou 323 usado do que um 233 novo. O 233 é bom, um teclado exelente para aprendizado, mas a falta de sensibilidade o torna um instrumento de extremamente incompleto. Em breve vc vai querer se apresentar em algum lugar e isso vai te deixa chateado. Tenta juntar mais um pouquinho, quando eu resolvi voltar pro teclado tava duro, consegui R$400,00 vendendo minha guitarra e pensei no 223, mas foi muito melhor esperar mais um pouquinho, juntar e pegar o 323.
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Mestre Duarte Veterano |
# ago/11
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tyros3
Seria interessante se, assim que puderes, experimentar algum teclado que possui não apenas sensibilidade à velocidade, mas à pressão como o M50, PA 800 e vários outros da Korg.
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Gus79 Veterano |
# ago/11
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Mestre Duarte
Honestamente, não vejo necessidade nisso. A maioria dos tecladistas usa muito pouco o aftertouch. É uma capacidade que torna o bicho bem mais caro e só vale a pena em teclado profissional top, o que com certeza não é o nicho do tyros3 por enquanto.
No mais, acho que você cometeu um engano. Que eu saiba (nunca toquei, mas tô pensando em comprar um), o M50 não tem aftertouch - aliás, a exemplo do que eu disse, somente os tops têm vindo com essa capacidade.
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Matheus Constantino Veterano |
# ago/11 · Editado por: Matheus Constantino
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tyros3 Se você tiver um dinheirinho, te aconselho a pegar o PSR E333, que está custando R$600.
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Mestre Duarte Veterano |
# ago/11
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Gus79
Tens razão. O que eu vi no site da Korg era o M3 (se novamente não estou equivocado) e o Triton. Não sei se todos os Triton's, mas o extreme eu tenho certeza.
Corrija-me se eu estiver errado, mas é interessante observar que alguns modelos mais simples possuem resposta à velocidade, contudo essa resposta não altera a expressão do timbre, apenas aumenta a intensidade do som. São os casos da linha CTK (casio) e os "pianos" digitais da Fenix. Já os PSR's, até mesmo o 510 (antigão), apresenta um brilho a mais quando a tecla é pressionada rapidamente. Isto é algo que vale a pena levar em consideração na hora da escolha.
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Mestre Duarte Veterano |
# ago/11
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bravo57 Para tocar órgão é totalmente o inverso, não há nessecidade de sensibilidade pois o instrumento original não emite sons por força e sim pela passagem do ar que que vem do fole ao se apertar uma pedaleira que manda o ar sempre com a mesma vazão, diferente da acordeon que o fole é acionado de acordo com nossa força ao abri-lo e fechá-lo portanto pode se dizer que o acordeon "tem" sensibilidade e o órgão não.
Além disso que o amigo falou, vale embrar que a performace do acordeão não pode ser desempenhada fazendo uso de teclas sensitivas, mas o ideal seria um pedal de volume, pois no acordeão, a intensidade de som varia durante a(s) nota(s) em execução contínua. Ao meu ver, a diferença de intensidade entre as notas tocadas num mesmo acorde é, além de outros itens, o que denuncia um teclado eletrônico tentando arremedar um acordeão.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/11
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não pode ser desempenhada fazendo uso de teclas sensitivas
pq não? eu já penso o contrário do que vc falow ... de que com sensibilidade nas teclas fica mais fácil ... exemplo
http://www.youtube.com/watch?v=VCpL0GNVcZ4
como fazer este som mais "distorcido" apenas com volume? sem contar que quando começar os baixos ( mão esquerda) com "volume" diferente do teclado (mão direita) como faz? bom eu não sou tecladista ... então posso estar enganado, mas é questão de opnião.
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Mestre Duarte Veterano |
# ago/11 · Editado por: Mestre Duarte
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_BLACKMORE_
Perfeita a tua colocação. Refiro-me ao efeito crescente em algumas frases formadas por mínimas ou semibreves, ou ainda, cujo andamento é inferior a 80 BPM's. Quanto ao que disseste (muito sabiamente) sobre a mão esquerda , leve em conta que eu estou partindo do pressuposto que alguns modelos como o M1 e o X3 (antigos, mas muito bons) têm a sensatez de proporcionar menor intensidade na gama grave. Quanto à técnica do belows shake que ele usa no final da peça, bom eu já tentei mas nunca consegui fazê-la no teclado eletrônico, mesmo com teclas sensitivas e pedal de volume, se alguém aí sabe, eu até gostaria de aprender. Mas já faz muito tempo que eu deixei de usar acordeão em teclados. Quando é necessário, eu uso o autêntico, que, na minha opinião é insubstituível e não corre o risco de ficar devendo.
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Mestre Duarte Veterano |
# ago/11
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Gostaria de que, se for possível, algum moderador corrigisse o título do tópico: sensitive qual a importancia?
para:
Sensitive: qual a importância?
Não é por nada, mas fica ruim para o fórum. Valeu!
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Franklin... Veterano |
# ago/11
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Nossa e existem teclados sem sensibilidade? rsrs Se existem não foram feitos pra alguém que quer ser músico. ficadica =D Sobre adquirir um teclado simples novo. hummm Se fosse vc iria atras de um melhorzinho usado. Aconselho procurar o PSR350 ou 450. Ou ainda mais antigos e melhores como o PSR 630 ou 640.
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Leandro Sant Duarte Veterano |
# ago/11
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Na minha opinião, deveria haver uma lei que proibisse a fabricação de teclados com teclas não-sensitivas e/ou sem pedal de sustain. É como fabricar um automóvel sem bancos, alegando que são apenas itens de conforto, portanto, dispensáveis. hehehe.
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Gus79 Veterano |
# ago/11
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Franklin... Leandro Sant Duarte
Nossa e existem teclados sem sensibilidade? rsrs Se existem não foram feitos pra alguém que quer ser músico. ficadica =D Na minha opinião, deveria haver uma lei que proibisse a fabricação de teclados com teclas não-sensitivas e/ou sem pedal de sustain.
Só duas palavras.
Minimoog. Hammond.
Sem sensibilidade, sem sustain. Mas tudo o que um tecladista precisa. Um set com os dois é um set completo. ;)
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/11
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Nossa e existem teclados sem sensibilidade? rsrs Se existem não foram feitos pra alguém que quer ser músico. ficadica =D
KKKKKKKKKK
Na minha opinião, deveria haver uma lei que proibisse a fabricação de teclados com teclas não-sensitivas e/ou sem pedal de sustain.
KKKKKKKKKK
lobos em pele de cordeiro!!! kkkkkkkkk
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Leandro Sant Duarte Veterano |
# ago/11 · Editado por: Leandro Sant Duarte
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Foi por isso que eu criei o tópico "teclado melhor ou teclado adequado?"
O que é bom para um, não é bom para outro. Se a gente vai ficar discutindo marca e modelo melhor, iremos criar conflitos desnecessários com vários colegas aqui do FCC-T.
Se o Minimoog é adequado para alguém, como de fato é, o jeito é respeitar.
Gus79 Sem sensibilidade, sem sustain. Mas tudo o que um tecladista precisa. Um set com os dois é um set completo. ;)
Bom, isso é relativo. Antes dele ser tudo o que um tecladista precisa, é necessário fazer uma análise e ver o que esse "um tecladista" precisa para fazer o que quer. Nem todos encontram no set que citaste aquilo que precisam em suas "batalhas musicais"; nem por isso são menos tecladistas. Lembre que a essência do músico é ser um artista, não um atleta.
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Leandro Sant Duarte Veterano |
# ago/11 · Editado por: Leandro Sant Duarte
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tyros3
A sensitividade é importante, sim.
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