Que escala uso para essa base ? só algumas dicas porque eu estou meio perdido

    Autor Mensagem
    Mu_Cephei
    Veterano
    # jul/11


    se eu tenho uma base de Cm , Dm/5+ , G# e G , qual seria uma escala bacana para um improviso ? pode ser uma escala só para todos os acordes ou uma escala para cada acorde , é que eu não sei como ``escolher´´ a escala certa , digamos assim .

    e outra coisa , alguem sabe que escala é composta por essas notas aqui ?

    C C# E F G G# A#

    desde já obrigado

    Artref
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu não entendi esse segundo acorde aí. Seria um ré menor com a quinta aumentada no baixo?

    Se for um ré menor com quinta aumentada (sem ser no baixo), não seria na verdade um sib em segunda inversão? Ou sib com ré no baixo?

    E o G# na verdade não seria um láb, já que você está em Cm pelo visto, cuja armadura da clave tem bemóis?

    Tá, parei de ser chato, rs. Mas com a nomenclatura correta fica mais fácil pro pessoal te ajudar. Infelizmente não tenho teoria de improvisação, vou tudo por ouvido, prática e etc. Mas logo aparece alguém manjador, haha.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    sim ...também não tenho muita noção de inversões e tudo mais . este acorde é um Dm com quinta aumentada , sem baixo , perdão pelo erro , hehe.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Se for um ré menor com quinta aumentada (sem ser no baixo), não seria na verdade um sib em segunda inversão? Ou sib com ré no baixo?
    chuto que essa base é:

    Cm Bb Ab G7

    sequencia em tom menor que aparece muito em música espanhola ou baroca como greenleeves

    Mu_Cephei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    vou usar esse tópico mesmo para perguntar :

    se eu colocar a T + 3° + 5° eu tenho o acorde normal ?

    e 3°+ 5° + T eu tenho uma 1° inversão ?

    e 5° + T + 3° é a segunda inversão ?

    Artref
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Mu_Cephei, isso mesmo. ;)

    fernando tecladista, essa mesmo com alguns baixos invertidos.

    Shadad
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    Artref
    fernando tecladista

    Ponto!

    Mu_Cephei


    qual seria uma escala bacana para um improviso?


    Como os nossos colegas já disseram, a música está numa tonalidade menor e os nomes corretos dos acordes da progressão seriam:

    Cm Bb Ab G7

    Essa é uma progressão harmônica clichê do tom menor, talvez a mais clichê de todas. Existem milhares ou até mesmo milhões de músicas com essa mesma progressão.

    Eu não sei se você já estudou escalas menores, por isso vou dizer...

    Existem 3 tipos básicos de eslas menores: natural (C D Eb F G Ab Bb C), harmônica (C D Eb F G Ab B C) e melódica (C D Eb F G A B C) - coloquei os exemplos das escalas na tonalidade de Cm, já que esse é o tom da progressão em questão.


    pode ser uma escala só para todos os acordes ou uma escala para cada acorde?


    Pode ser dessas duas maneiras e de diversas outras. Vai depender do estilo da música, do feeling e da habilidade do músico que irá improvisar. Como a pregressão é simples, sem tétrades e tensões (7ª, 9ª, 11ª, 13ª...) tentarei dar uma dica coerente.

    Se for optar por usar somente uma escala, a mais indicada seria a menor natural. Mas essa escala deverá ser usada com cautela quando a progressão chegar no último acorde (G maior). A sétima nota da escala (Bb) deverá chocar com o B natural contido no acorde G maior. Evite tocar a nota Bb enquanto estiver soando o acorde G maior que a escala deverá funfar de boa.

    Se for optar por usar duas escalas, as mais indicadas seriam a menor natural nos 3 primeiros acordes (Cm Bb Ab) e a menor harmônica no último acorde (G).

    Se for optar por usar as três escalas menores - NINJA MODE [ON] - a melhor forma de fazer isso, teoricamente falando, seria usar a escala menor melódica nos 2 primeiros acordes (Cm Bb), a escala menor natural o 3º acorde (Ab) e a escala menor harmônica no último acorde (G)

    LEMBRANDO QUE É SEMPRE BOM EVITAR AS NOTAS INSTÁVEIS.

    O que são notas instáveis?

    Notas instáveis são notas que geralmente se localizam 1/2 tom acima de alguma nota do arpejo básico do acorde.

    No acorde Cm por exemplo, se fomos usar a escala menor natural sobre ele devemos evitar a nota Ab.

    O arpejo básico, tríade de Cm é C Eb G. O Ab fica 1/2 tom acima do G. Como o G é uma nota básica o acorde quando a melodia estiver no Ab ela vai "pedir" para que você "desça" para o G.

    Já no último acorde da progressão, o G maior, a nota que deveremos evitar será o C.

    Tríade de G: G B D... O C fica 1/2 tom acima do B, logo, a melodia vai "pedir" para "descer" para o B.

    Quando escutamos notas instáveis soando sobre um acorde sentimos um certo desconforto nos ouvidos. Faça o teste!

    ATENÇÃO:

    Quando digo para evitar notas não estou dizendo que essas notas evitadas deverão deixar de ser tocadas. Elas deverão ser tocadas, mas como passagem. Não é muito legal parar ou insistir muito nessas notas.


    e outra coisa , alguem sabe que escala é composta por essas notas aqui ?

    C C# E F G G# A#



    Essa é a escala de Fm harmônico começando a partir do 5º grau (C).

    Seria: F G Ab Bb C Db E F

    Repare que a escala acima tem a mesma sequência de intervalos entre as notas que a escala de Cm harmônico citada antes (tom, semitom, tom, tom, semitom um tom e meio, semitom).

    Começando do 5º grau: C Db E F G Ab Bb C

    Ou seja a escala que você citou é a escala do modo C mixolídio b9,b13. (C mixo b9,b13 pra os íntimos).

    O acorde que cifraria essa escala seria C7(b9,b13). Da mesma forma, podemos dizer que C mixo b9,b13 é a escala desse acorde, porque no modo mixolídio a 7ª já está implícita.

    Quando começamos a falar sobre modos e escala de acorde o assunto complica um pouco, na verdade complica um bocado. E melhor eu não me aprofundar nisso agora.


    se eu colocar a T + 3° + 5° eu tenho o acorde normal ?

    e 3°+ 5° + T eu tenho uma 1° inversão ?

    e 5° + T + 3° é a segunda inversão ?



    Isso mesmo!
    Seria a inversão fundamental, a 1ª inversão e a 2ª inversão, respectivamente. Existe ainda a 3ª inversão, quando o baixo fica na 7ª do acorde.

    Ah, nas inversões não importa a formação do acorde (abertura, forma, voicing) o que importa é a nota mais grave. Para fazer um C na 1ª inversão por exemplo, você não precisa tocar necessariamente (da nota mais grave para a mais aguda) E G C. Você pode tocar E C G, ou simplesmente tocar uma C maior completo (em qualquer inversão...C E G, E G C, G C E... não importa) na mão direita e na mão esquerda tocar um E mais grave. Pronto! Você tocou um C com baixo em E (C/E). E isso vale para todas as outras inversões.

    ...

    Bom... acho que é isso... escrevi demais... estou com sono e meio bêbado.
    huahuahuahuahuahauhua

    Espero que tenha dado pra entender e que eu não tenha escrito alguma coisa errada. rsrsrsrs

    Valeu!!!

    Shadad
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    EDIT: Postei duas vezes.
    :/

    Artref
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Artref
    · votar


    Boa aula, Shadad, merece ponto :)

    Isso que é amor pela música: chegar em casa às 6:00 da manhã, bêbado e ainda postar uma aula de harmonia. hahahaha

    Mu_Cephei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    valeu mesmo !agora já deu pra entender bastante para eu continuar a estudar escalas e etc.

    Shadad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Artref
    Isso que é amor pela música: chegar em casa às 6:00 da manhã, bêbado e ainda postar uma aula de harmonia.

    hehehehehehehehe

    E eu havia tocado antes de beber e chegar em casa.
    Eu não estava conseguindo dormir. :/

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: IgorGabriel41
    · votar


    COMO ASSIM?

    Não intendi como "acharam" uma escala pra essa base, sabendo que ela usa quase todas as notas (F, G, G#, A#, B, C, D, D#). Quero dizer, nao existe uma escala perfeita para esse grupo de notas, sempre vai haver notas sobrando (notas que estão sendo tocadas na base e não na melodia).

    Alguém me explica ae D:

    IgorGabriel41
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    obs.: tava falando da base Cm Bb Ab G7

    Shadad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Não intendi como "acharam" uma escala pra essa base

    Essas escalas não foram "achadas". Você poderá vê-las com exemplos em outras progressões desse mesmo tipo. Basta abrir um livro de harmonia funcional.

    E essas escalas não foram sugeridas com "achismos". Com certeza são a opção mais simples, direta e lógica para um improviso nessa progressão.

    A harmonia funcional explica direitinho.

    sabendo que ela usa quase todas as notas (F, G, G#, A#, B, C, D, D#). Quero dizer, nao existe uma escala perfeita para esse grupo de notas, sempre vai haver notas sobrando (notas que estão sendo tocadas na base e não na melodia)

    Com certeza não existe uma única escala convencional perfeita para esse grupo de notas ou para essa progressão de acordes!!!

    Se você ler o que eu escrevi com mais atenção, verá que quando eu sugiro apenas uma escala para essa progressão digo para uma determinada nota (Bb) ser evitada em determinado acorde (G7).

    Nas demais sugestões, digo para usar mais de uma escala. Por exemplo, na segunda sugestão eu digo para usar a escala menor natural sobre os 3 primeiros acordes (Cm Bb Ab). Se você somar as notas contidas nesses 3 acordes, verá que esses 3 acordes juntos contem todas as notas da escala menor natural (C D Eb F G Ab Bb C).

    No G7 existe uma nota que nao está nessa escala: o B natural. Sendo assim, devemos substituir o Bb por um B natural. Isso transformará a escala menor natural em uma escala menor harmônica (C D Eb F G Ab B C)

    E assim que funciona. Não sei se deu pra entender.

    Como eu já disse antes, para compreender melhor o assunto, sugiro que você procure livros e até mesmo professores de harmonia funcional.

    Antes de estudar o campo harmônico menor é necessário um conhecimento prévio de tétras e tensões (7ª, 9ª, 11ª, 13ª) bem como do campo harmônico maior.

    Sem isso a compreensão realmente fica complicada.

    Shadad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Lendo agora o meu último post o achei um pouco pedante.

    Não foi essa a intenção.

    :)

    tmurback
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Shadad
    Muito boa suas explicações.

    Lembrando ao pessoal que, quando o assunto é improvisação, aqui no fórum é até possível dar uma ajuda, como o colega Shadad fez, mas improvisar não é só reproduzir uma escala. Precisa estudar muita harmonia e muito rítimo. Como dizia meu professor, improvisar é a primeira coisa que os alunos querem e é a última que eu ensino, porque é a mais difícil e precisa de uma base sólida, principalmente de harmonia, senão o aluno até consegue reproduzir escalas, mas não consegue progredir, pois não sabe o que nem porque está fazendo aquilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que escala uso para essa base ? só algumas dicas porque eu estou meio perdido