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Mestre Duarte Veterano |
# jun/11
Galera! Após incansáveis testes e uma árdua busca pela solução, acredito ter, finalmente, encontrado uma forma de transmitir melhor o timbre de PIANO do yamaha P-85 para os PA's. Peguei um microfone de alta impedância e, após tê-lo experimentado em diferentes pontos, percebi que colocando-o na parte de cima (entre as saídas de ar, já que os falantes ficam embaixo), o timbre que sai nas caixas - vocês não tem noção! - é realmente incrível. A performance acústica, as nuances perfeitas, idênticas as de piano acústico. Estou gritando EURECA. A primeira coisa que eu fiz (depois de me deliciar tocando) foi vir ao computador e contar aos meus amigos do FCC. Valeu, amo vocês! uau...
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Shadad Veterano |
# jun/11
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Mestre Duarte
Se possível, poste demos de gravações feitas com o p85 e o microfone aí pra gente!
:)
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kazu keyboard Veterano |
# jun/11
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melhor ainda, poste demo, modelo do microfone e fotos da posiçao. vlw
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Darlan Felix Veterano |
# jun/11
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Tenho um P95, e não tenho nenhum problema com a saída de fone. Eu toco com ele usando um DI, e o som sai perfeito...
Vou postar aqui uma demo que fiz a uns 4 meses, o P95 ligado direto na placa onboard do PC hehehe.
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Darlan Felix Veterano |
# jun/11 · Editado por: Darlan Felix
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Segue o áudio. Não reparem muito na repetição de arpejos hehe Eu tava treinando!
http://www.4shared.com/audio/yxtL-VK1/Improvisation_em_C_Major_-_By_.h tml
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/11
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Microfonando o P-85 !
primeira vez que ouço falar em microfonar um piano digital ! não é mais prático usar directbox como o colega disse ali acima?
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welder93 Veterano |
# jun/11 · Editado por: welder93
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melhor ainda, poste demo, modelo do microfone e fotos da posiçao. (2)
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fernando tecladista Veterano |
# jun/11
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eu não entendi o que pega ligar a saida de fone na caixa é assim com metade dos PSRs que existem por ai e funciona
poste "duas" demos uma com mic e outra pelo fone mas faça a mesma ligação: esse mic passa por uma mesa onde você equaliza depois você envia para o p.a. ou gravação faça isso também com o sinal que sai do fone
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ThyagoAmaral Veterano |
# jun/11
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Teria que ser 2 microfones pra poder ter o Stereo do Piano? Como faz? Fica em mono mesmo?
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kazu keyboard Veterano |
# jun/11
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Eu gostei da idéia...e se ele disse q fez varios testes...entao o resultado sau legal....
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Marcos Martini Veterano |
# jun/11
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Mestre Duarte
Eu já sou mais fã da idéia do viktor 999: IDÉIA usar um pedal BOOST de guitarra como Pré-amplificador em teclado Tbm um pedal compressor ajuda!
Darlan Felix Tenho um P95... Segue o áudio...
Ótimo Timbre!
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jrguedes Veterano |
# jun/11
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Darlan Felix gostei do resultado.
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Mestre Duarte Veterano |
# jun/11
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Galera, ontem (terça-feira) eu fiz o gran teste: Toquei no culto usando o P-85 microfonado. Ficou muito legal. Quando, antes de começar o culto, eu coloquei uma gravação e fui para os últimos bancos, ouvir como ficava. Fica muito bom, mesmo. Podem deixar que eu vou fazer um vídeo bem legal e postar no FCC. O único efeito colateral, foi que durante o culto o piano ficou meio baixo o volume e o som da bateria vazava um pouco para o meu canal. Acabou que num intervalinho eu conectei o cabo stéreo/mono (aquele que já falei pra vocês noutro tópico, lembram?). Mas deu tudo certo. Eu não pretendo de forma alguma refutar o sistema tradicional de cabeamento, mas com certeza vou me dedicar a aprimorar o método de microfonação. Estou pensando até em registrar patente, hehehe. Aguardem!
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fernando tecladista Veterano |
# jun/11
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Eu não pretendo de forma alguma refutar o sistema tradicional de cabeamento, mas com certeza vou me dedicar a aprimorar o método de microfonação
a ideia é mesmo testar pra ver de onde você tem o melhor timbre mesmo que essa ideia pareça absurda de início
é algo parecido com o que tenho aqui, um Gambitt GSR antigão, tem saida de linha e saida de fone, mas usando fica parecendo orgão de tecladinho, perde todo o encanto do timbre a combinação da amplificação mais falantes dele não se tem na saida de linha, se um dia eu resolver gravar algo com ele, vou microfonar pra ver que timbre sai
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AGCC Veterano |
# jun/11
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Mestre Duarte Essa sua idéia não me surpreende rsrs... eu já até postei isso aqui no fórum rs: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/258911/
Tenho a mesma impressão que você, o som do piano nas caixas acústicas, amplis e mesas não fica a mesma coisa do que sai nos alto falantes dele. Aliás, só consigo um som tão bom usando o Porta Pro da Koss.
Um vendedor de uma loja me explicou que os pianos da série "P" da Yamaha tem alto-faltantes para simular pianos acústicos e por isso não possuem saída "stereo". O ideal é microfonar mesmo!
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Shadad Veterano |
# jun/11
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caio_albertassi
Eu já tinha ouvido falar de uma história de um cara de um estúdio daqui da minha cidade que microfonou um P-95 com dois microfones condensadores. Me disseram que o resultado ficou bom, mas não pude escutar com meus próprios ouvidos. Não acreditei nessa história.
Pensando bem agora, isso faz sentido. Já que o som dos falantes é diferente do som que sai dos dos jacks. Seria como comparar o timbre de uma guitarra ligada em linha com o timbre de uma guitarra ligada em um amplificador microfonado.
Claro, o microfone para microfonar o teclado teria que ter uma resposta de freqüência muito ampla, principalmente para timbres de pianos, onde geralmente usamos graves e agudos extremos.
Tô aqui imaginando como ficaria o som do teclado em amps para teclado microfonados ou caixas Hi-Fi microfonadas.
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Rick Pac Veterano |
# jun/11
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Certa vez sonorizei numa fazenda um excelente pianista clássico que por azar não tinha disponível um piano acústico e os produtores locais me pediram um piano digital. Levei um P-85. Depois de mais de uma hora de passagem de som,a única maneira de agradar o pianista foi microfonando o teclado. Não foi frescura não - realmente o som ficou muito melhor, mais natural. Usei 2 mic condenser C02 da Samson, mesa yamaha 01V96vcm, EQ Behringer FBQ-3102 e caixas anteras TS-500A. Na platéia tinha pessoas "habitués" em salas de concerto que ficaram impressionadas com a qualidade do som do teclado.
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ThyagoAmaral Veterano |
# jun/11
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Acho que nesse caso o maior problema mesmo seria o lance de vazar outros instrumentos... =\
Batera por exemplo, alguém vai ter que ficar no atuário, ou nós ou ele! Isso é chato e extremamente complicado, quem aqui conhece quem tem aquario?
Na minha humilde opniao a gente faz isso tudo para a gente, para o nosso ego, pq ninguém nem mesmo a galera da banda vai perceber essa diferença! E enquanto isso nos meros tocadores de teclas nos crucificamos com cabos e mais cabos, mixers, DI's e por ai vai pra no final das contas ninguém saber o que é mono ou stereo.
#Desabafo mode on
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Rick Pac Veterano |
# jun/11
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ThyagoAmaral Cada caso é um caso. No meu , acima descrito, era piano solo na 1ª parte e piano com soprano na 2ª. Ficou ótimo. Mas de forma alguma eu me atreveria microfonar com banda.
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AGCC Veterano |
# jun/11
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Na minha humilde opniao a gente faz isso tudo para a gente, para o nosso ego, pq ninguém nem mesmo a galera da banda vai perceber essa diferença! E enquanto isso nos meros tocadores de teclas nos crucificamos com cabos e mais cabos, mixers, DI's e por ai vai pra no final das contas ninguém saber o que é mono ou stereo.
Concordo plenamente. Quando toco com meu P-95 na igreja o timbre fica excelente, mas todos dizem que não faz diferença =[
Um dia desses fui tocar num estúdio e tinha um ampli que seria "O AMPLI DE TECLADO" o "Sr. Amplificador Roland". Meu, vou te falar que som porquera! =/ Queria poder tocar com os alto-falantes do teclado mesmo. Aliás, por que a Yamaha não faz Amplis pra teclado com a mesma qualidade que ela põe nos teclados?
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Mestre Duarte Veterano |
# jun/11 · Editado por: Mestre Duarte
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Acredito que essa questão gira em torno do tratamento acústico dado ao som do próprio instrumento. No caso do P-85, os falentes direcionam o som para baixo, logo o executante não recebe propagação direto nos ouvidos, como uma "paulada", mas um multidirecionamento acrescido da resposta nas saídas de ar na parte de cima. Isso dá uma impressão que lembra, ligeiramente, o processo mecânico/acústico do piano vertical armário (quem já esperimentou, sabe do que estou falando).
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Rick Pac Veterano |
# jun/11 · Editado por: Rick Pac
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Mestre Duarte O lance é mesmo este: a dispersão do som. O pianista que eu me referi gostou quando eu coloquei as caixas direcionadas não para o público , mas para os paineis de madeira e a parede, criando uma difusão do bloco sonoro com um volume total um pouco maior do que um piano acústico. Usei também o mesmo teclado de forma identica com um trio (piano/cello/violino) dentro de uma igreja católica e o resultado também foi ótimo.
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Gus79 Veterano |
# jun/11
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Pessoal, que interessante este tópico.
A minha primeira reação foi pensar: "ah, que viagem".
Mas depois vi que realmente faz sentido.
Ah, por sinal eu já tive um P-85 e ficava p... da vida porque quando jogava o sinal (com cabo y) no amplificador, ficava com um som muito aquém do que eu tinha com os alto-falantes dele mesmo (que era um som lindo, mais bonito que o do piano armário que eu tinha)... Eu ficava tão p... que decidi me desfazer do bicho.
Agora vejo que talvez o problema estivesse não no P-85, mas na minha incapacidade de ver isso que vocês estão falando.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
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Gus79
eu tb acho interessante o tópico pela troca de experiências do pessoal, mas eu não consigo entender o pq microfonar um piano digital fica melhor do que ligando por uma directbox e na mesa de som e posteriormente no PA ... sei lá ... acho que estou desaprendendo. :( ou então tenho que começar a viajar mais.
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ThyagoAmaral Veterano |
# jun/11
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_BLACKMORE_ Mas faz um pouco de sentido... Vamos pensar juntos... Eu tenho aqui no meu MAC um tal de UVI Grand Piano... uma coisa linda de Deus mas depende de onde eu vá colocar e tocar...
EM CASA: Lindo... mas com muitos graves... defeito do meu som... (2 de 15") sempre sobra muito na faixa de 80 pra baixo. ESTUDIO: Embolado e cheio de médio. PALCO: Estalado e feio! Parece um KORG Triton Pro FONES: Perfeito!
E ai vem a pergunta né oq fazer? É tudo complicado pra gente, somos exigentes e queremos fidelidade mas não adianta. Eu tenho um P.A em casa com 2 de 15 e e 4 de 12 pra médio, (Exemplo, eu não tenho isso não) e ai tem outro doido que só tem 2 falantes de 12 pra medio e ai meu som vai ter mais medio que o dele? O timbre vai sair diferente? Como fazer pra corrigir? Tudo tem solução, mas isso requer tempo, que as vezes nao temos... é chegar ligar e tocar... passar som e gritar: "colocar o teclado e flat por favor" E rezar pra o som ser FLAT mesmo...
E ai a gente abre margem pra outro tópico... O que seria esse som FLAT? Como saber? Com ruido Rosa? Ruido Branco? O que seria ideal para a gente? Por onde alinhar o sistema de som? Só no nosso ouvido? Casa cheia é uma coisa e casa vazia é outra... e ai?
É triste mas é a nossa veradade... e quem aqui nunca pensou em micronfonar monitores de estúdio e passar isso pro P.A? Acreditando que descobrimos a solução...
Acho que esse problema do P-85 qualquer teclado se tivesse falantes teria a mesma coisa... Todos nós iamos querer o som que sai dos falantes de 6" dos nossos telcados... sem levar em conta que a locomoção de ar de um falante pequeno não se compara com o volume de ar de um woofer de 15, e por ai vai... é uma bola de neve... que acho que a solução é aceitar. =/
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Rick Pac Veterano |
# jun/11
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_BLACKMORE_ Poderíamos começar perguntando à Yamaha por que não colocar saídas de linha no P-85/95? rsrsrs
Ficou realmente muito ruim o som no PA com a saída de fones. Ruim mesmo.
É aquele exemplo já citado da microfonação do cubo de guitarra, pegando as nuances do overdrive do pré, a pressão do alto falante, etc...
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/11
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ThyagoAmaral
mas olha ... o negócio é fazer a coisa menos errado possível, a saída de phones de ouvido de um qqer equipamento não tem impedância para ligar diretamente em uma entrada de microfone por exemplo, e aí onde entra o directbox ... para "casar" a impedância e nesse ponto o som fica menos mascarado.
Rick Pac
É aquele exemplo já citado da microfonação do cubo de guitarra, pegando as nuances do overdrive do pré, a pressão do alto falante, etc...
mas na guitarra, desde a palheta e cordas até o tipo de falante são parte constituinte do timbre do instrumento, já em um piano digital eu não vejo desta forma.
Poderíamos começar perguntando à Yamaha por que não colocar saídas de linha no P-85/95?
pois é, aí é uma pergunta que para mim faz mais sentido a microfonar o piano digital.
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Shadad Veterano |
# jul/11 · Editado por: Shadad
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Quando comecei com a minha viagem de microfonar o teclado ligado em "N" caixas, eu estava me referindo somente a trabalho de estúdio. Dois microfones condensadores microfonando caixas de/para teclado em um palco seria uma coisa muito inviável, principalmente se houvesse uma banda completa nesse palco.
Estúdio! É esse o lugar onde devemos buscar fidelidade e qualidade nos timbres dos nossos equipamentos.
Qualidade sonora e P.A. são dois termos antagônicos.
O que dá pra fazer com P.A.s é somente tornar a música e a execução dos instrumentos inteligíveis. Um P.A., por mais alinhado que esteja, não chegará nem perto da qualidade de uma caixa Hi-Fi.
Concordo o que o ThyagoAmaral disse. Procuramos em vão a fidelidade sonora dos nossos equipamentos nos P.A.s.
Depois que começa a pauleira, quando a banda toda começa a tocar junta, a qualidade vai para o beleléu! Um piano digital ou aquele VSTi com 80GB de samples poderão soar tão bem quanto os pianos acústicos do Korg X5D.
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Rick Pac Veterano |
# jul/11 · Editado por: Rick Pac
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_BLACKMORE_ já em um piano digital eu não vejo desta forma. Eu também não via, até que surgiu uma situação que me parecia sem saída e as saídas de fone não funcionaram a contento.
Já ouvi vários outros P-85/95 em diversos sistemas de sonorização e nunca apreciei um som decente.
Mas sou fã deles os ligados nos fones ou nos próprios falantes.
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AGCC Veterano |
# jul/11
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E como estamos falando de P85/95 gostaria que me ajudassem a montar um sistema "acústico" para se usar em casa ou num "envetinho ACÚSTICO" com Piano, sax, trompete e batera, mais ou menos uma jam...
rsrs...
Mestre Duarte Estava pensando em comprar dois MICs, uma mesinha de 6 canais e um par de monitores ativos. O que acha?
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