Conservatório ou faculdade para dar aulas?

    Autor Mensagem
    and92272
    Veterano
    # jun/11


    Pessoal,

    Eu tenho essa dúvida: Eu sei que o correto é fazer licenciatura pra aprender didática.. Mas tem alguma outra forma de dar aulas de música (teclado), sem precisar de uma facul?

    Eu táva pensando em fazer o curso profissionalizante de música no conservatório Carlos Gomes, em Campinas - SP. O que acham?

    Matheus Constantino
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Muito boa noite! Isso depende bastante da pessoa, mas o melhor é fazer faculdade (UNICAMP é muito difícil, neste caso, vale tentar pagar uma particular) e depois conservatório.

    and92272
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    será que não é melhor fazer o conservatório primeiro?

    Meu objetivo principal é ensinar teclado , mas se possível, sem uma facul , pelo menos por enquanto.

    Eu táva pensando em fazer o curso profissionalizante de música no conservatório Carlos Gomes em Campinas-SP.

    E vcs pessoal? o que vcs acham?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    , mas o melhor é fazer faculdade e depois conservatório.

    a ordem é conservatório depois faculdade
    consevátorio é chamando de curso tecnico, curso tecnico é relativo a ensino médio


    Meu objetivo principal é ensinar teclado , mas se possível, sem uma facul , pelo menos por enquanto.
    tem muita gente por ai que toca bem, ensina bem e não tem "canudo"
    a questão é que talvez exista alguma escola que queira professores com formação

    ----------------------------------

    Eu táva pensando em fazer o curso profissionalizante de música no conservatório Carlos Gomes, em Campinas - SP. O que acham?

    o curso, a escola, professores são bons, estudei algum tempo por lá porém foi curso livre

    terminando o tecnico por lá creio que você estara "nos trinques" para prestar uma faculdade de música

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dar aula, de musica ... Canudo, não precisa, conservatório, não precisa, precisa de que ??? de nada

    Mas ressalto, ganhar dinheiro pode parecer muito fácil, estar ensinando é diferente, pode até estar prejudicando o pupilo de maneira irreverssível

    Coisa a se pensar ... o professor carrega muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita responsabilidade, tem que manjar

    E detalhe , não é o emprego mais recompensador da vida, o ser humano é muito complicado hhee

    (SANTOS 2x1 PENAROL) TRIIIIIIIII

    R. Marcone
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    fernando tecladista
    a ordem é conservatório depois faculdade
    consevátorio é chamando de curso tecnico, curso tecnico é relativo a ensino médio


    É a ordem perfeita. E foi o que eu fiz há 25 anos atrás.

    Edson Caetano

    precisa de que ??? de nada

    Para dar aulas em casa, ou mesmo abrir uma "escolinha" não precisa de nada mesmo. Ou só precisa saber ensinar. Funciona como curso aberto, e não precisa nem abrir firma ou coisa parecida. Tem que ir à prefeitura e requerer um alvará de funcionamento, ter carteira da OMB, senão o fiscal vai lá e fecha a "budega". Mas pra ensinar em uma escola registrada você tem que ter curso superior. Até 5 atrás o curso técnico servia (Conservatório). Hoje não é suficiente. Mas está valendo a pena fazer faculdade de música depois que aprovaram a lei em que todas escolas terão que ensinar música. É um mercado que está se abrindo. E os bons vão ficar!!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    olha sei que somo de regiões diferentes mas na minha região não precisa de nada disso, claro que tem gente que olha para diplomas na parede

    expedifer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    Dar aula de música sem ter diploma, está no nível de um estagiário que estuda e dá aulas particulares. E nem pode dar aula em algum curso ou local especial, como salas, estúdios ou imóveis comerciais pra isso (excluso na sua própria casa) pois violaria muitas leis, entre elas a do MEC (docência), dos sindicatos, as municipais, etc. Fora o CDC que exige que se dê recibo, certificado do serviço (no caso diploma registrado e credenciado), etc, pois é um direito do consumidor.

    Imagine seus alunos exigirem diploma ou o dinheiro de volta, pois precisariam disso profissionalmente. Portanto, a nível particular, de casa em casa, ate pode, pois se trataria de um serviço domiciliar. Mas fora isso, esqueça: só com diploma/certificação reconhecido e registrado no orgão competente (faculdade, conservatório, MEC, etc).

    Artref
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Qualquer pessoa pode dar aulas...mas se vai ser uma boa aula, se você tem reais condições, se você não está prejudicando o aluno, aí já é oooutra história. E se for em algum local sério, precisa do diploma.

    Eu toco faz muito tempo e só agora que estou no 3º ano da faculdade de música (licenciatura) é que achei que não vou mais ferrar ninguém, hahahah.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    consevátorio é chamando de curso tecnico, curso tecnico é relativo a ensino médio

    Aqui no Rj tem o Conservatório Brasileiro de Música e é faculdade. Tem o curso técnico, fundamental, graduação e pós graduação.

    O nome conservatório é por influência dos grandes conservatórios europeus.

    O Brasil ainda é fortemente ligado com o sistema europeu, apesar do americano estar bem difundido aqui tb.

    R. Marcone
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Artref
    precisa do diploma.

    Curso aberto não dá diploma, e sim certificado de conclusão. Como os "cursinhos" de computação, inglês e muitos outros.

    and92272
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Acho que o correto será eu fazer o profissionalizante de música no "Conservatório Carlos Gomes" primeiro, e depois vou dar aulas!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    and92272
    Acho que o correto será eu fazer o profissionalizante de música no "Conservatório Carlos Gomes" primeiro, e depois vou dar aulas!!!

    é um caminho

    Matheus Constantino
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Na minha opinião, faculdade é melhor primeiro pois é mais rápida.

    and92272
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Na minha opinião, faculdade é melhor primeiro pois é mais rápida.

    É o mesmo tempo

    expedifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Matheus Constantino
    Na minha opinião, faculdade é melhor primeiro pois é mais rápida.

    Além de não ter nada a ver, quem disse que rapidez é ser "melhor"? Na tua idade vc precisa ainda aprender muito a respeito.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Matheus Constantino
    Na minha opinião, faculdade é melhor primeiro pois é mais rápida.

    É mais rápida mas exige bem mais pra entrada...

    Matheus Constantino
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    expedifer
    Se você tivesse lido com atenção, teria entendido que eu disse que faculdade é melhor PRIMEIRO, e não somente faculdade...

    Jaimeocarteiro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pois é isso que a galera falou. Reforçando: Vc não precisa de absolutamente nada pra dar aula particular. Tipo o meu vizinho, que dá aula de guitarra, bateria, contrabaixo, gaita escocesa, contrafagote e caixa de fósforos por apenas "40 real" o mês.

    O fato de vc querer fazer conservatório (entendo como curso técnico) ou faculdade depende de seus objetivos. Qual o seu objetivo? Tocar muito bem? Dar uma boa aula?

    Se for tocar muito bem simplesmente, procure um professor particular muito bom e somente isso.
    Se for dar uma boa aula, procure uma faculdade de licenciatura com a possibilidade de ter bons professores (ou fazer uma aula particular à parte). Agora, faculdade é pra quem gosta muito! Vc acaba deixando o instrumento um pouco de lado (não totalmente).
    A UFSCar tem aula à distância. É longe de campinas, mas pode "aliviar" um pouco pra vc! Só que fazer faculdade a distância não é pra qualquer um: Exige muita autonomia, ou seja, tem que querer muito e ter disciplina.

    Espero ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conservatório ou faculdade para dar aulas?