sv-1 vs. cp50 vs. s90es

    Autor Mensagem
    tmurback
    Veterano
    # mai/11


    Pessoal,

    Depois de 6 anos usando um Kurzweil SP-88X, estou tendo a oportunidade de adquirir um novo piano digital. Para mim, o mais importante é a qualidade do timbre de piano e as teclas.

    Estou com 3 opções:
    - Korg SV-1: R$6.700,00
    - Yamaha CP50: R$6.000,00
    - Yamaha S90ES (USADO): R$4.500,00

    Estou tentado a adquirir o S90ES. O que vocês acham? Vale a pena? Ou compensa juntar mais um pouco e comprar um SV-1 ou CP50 novo?

    tmurback
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: tmurback
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    Ah... esqueci... tem mais uma opção:
    - Roland RD-700GX (USADO): R$5.000,00

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
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    Eu pegaria um S90

    Mas n'ao estou vendo, se o foco for apenas no Piano, alias Grand Piano, muita vantagem em queimar esta moeda j[a tendo o o SP88x, mas [e minha opini'ao

    Buhbor
    Veterano
    # mai/11
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    tmurback

    Se for so piano digital mesmo... Pra mim o melhor do mercado (piano de palco) atualmente é o RD 700 NX. E ta dentro do seou orçamento ai (acho que uns 6.900).

    Veja que som fantastico cara:



    tecladistapvh
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: tecladistapvh
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    Na minha opinião o S90ES tem o melhor piano.
    Agora não tem nada como cheiro de coisa nova.
    O irmão mais novo do RD 700NX o RD 300NX está custando 4.500 dilmas, vi no path list dele que tem 939 timbres.
    (Acho) que é o mesmo piano do RD700NX.






    expedifer
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: expedifer
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    De todos os dois melhores de PIANO são o SV1 e o RD700GX (que é mais completo que o NX). Da yamaha se quer, pegue o CP5 (o CP1 é muito caro). O s90SX não tem samples internos e está ultrapassado diante das outras marcas (mancada da yamaha pois nem o motif XF tem timbres sampleados, coisa que a Korg e Roland começaram a fazer). O SV1 é ruim por apenas se poder editar detalhadamente seus timbres via software-Pc. Nem sei se os salva. Não o recomendo face a essas precariedades.

    Portanto, entre todos, pegue o RD700GX que ainda se pode expandir com a novissima placa de pianos sampleados (K-RD700GX - supernatural) além dos que já tem, virando um RD700GXF, além de receber placas SRX. Mas lembre-se que nenhum dos que vc citou tem sequenciador ou sampleador, se precisar.

    korgman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: korgman
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    Olá Amigo Expedifer,

    Entendi sua questão e em resposta no caso ao quesito que apontou que se aplica a então edição interna do software, informo que o Korg SV-1 pode "sim" salvar os ajustes efetuados no software editor para o computador como backup e também salvar para o teclado estes sons customizados pelo usuário, o que é uma vantagem muito interessante e pratica.

    lembro também que a edição do software editor é muito detalhada, imagine poder regular a microafinação de cada tine do piano eletrico e assim conseguir uma timbragem personalisada do tecladista, assim como se fazia originalmente nos pianos eletricos.

    Você pode inclusive aumentar o barulho acustico dos mecanismos do piano eletrico, ou o ruido do pedal de sistain do piano de concerto.

    Reporto que o painel do SV-1 possui os ajustes mais importantes para tempo real, a saber equalização efeitos controle da valvula e as funções basicas da edição interna do software, bastando para isso apertar o botão FUNCTION e a seguir movimentar os botões de equalização, que possuem esta dupla função.

    http://emusician.com/elecinstruments/korg_sv1_fig4.jpg

    E claro.. o SV1 possui o em seu teclado o mecanismo de ação progressiva com peso variável mais dinamico do mercado, saidas balanceadas estéreo excelente para conexões em apresentações ao vivo.e saidas de linha estéreo.. com os incríveis sons de piano acustico japones, alemão, Rhodes wurli etc..

    Esta excelência em qualidade sonora nos deu a idéia de criar alguns videos comparativos em tempo real com boa qualidade sonora entre o Korg Korg SV-1 e 2 eletromecanicos vintage , alugamos estes originais e convidamos o especialista em instrumentos eletromecanicos Daniel Latorre para efetuar estes lúdicos duelos entre o Korg SV-1 e os pianos Rhodes e Wurlitzer brindando para os meus amigos do Cifra e musicos em geral a chance de ouvir ambos os instrumentos em um mesmo vídeo sem edição ou equalização diferenciada.

    KORG Sv1 vs Fender Rhodes parte 1



    KORG Sv1 vs Fender Rhodes parte 2



    KORG Sv1 vs Wurlitzer parte 1



    KORG Sv1 vs Wurlitzer parte 2



    E aproveitando esta oportunidade também fiz esta comparação após os machs do meu amigo Daniel, e realmente fiquei chocado com a semelhança entre o SV-1 e os originais. com certeza vale a pena assistir estes vídeos, eles são decisivos para quem realmente deseja tecer comparações e tiras conclusões..

    E foi justamente por isso que criamos estes comparativos. comparativo.

    Valeu amigos


    Áureo Galli - Suporte Korg
    http://www.youtube.com/korgmann

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    tmurback

    "Para mim, o mais importante é a qualidade do timbre de piano e as teclas."

    Korg SV-1.

    fernandinho tcl
    Veterano
    # mai/11
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    Em relação ao RD300nx me parece um bom instrumento, achei o piano bem bonito, tem o novo sistema de tecla "New Ivory Feel-G Keyboard with Escapement", mais eu estava lendo em um blog americano que esse sistema novo de teclas, não muda muito em relação ao seu antecessor, RD300GX, nunca testei e não posso falar minha opinião, mais o timbre de piano é lindo!
    acho que valeria apena testar esse novo piano.

    pomtwo
    Veterano
    # mai/11
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    se fosse pra mim escolher , escolheria o s90es , primeiro que ele esta barato , segundo que ele eh synth ... ter a possibilidade de sintese em qualquer timbre eh muito mais interessante ate do que samples ... por que no final vc quer fazer uma coisa e outra , e num piano digital comum nao da .. tipo mexer em amp, envelope , timbrar a seu gosto ...

    o yamaha s90es possui um timbre de piano muito gostoso , e o mais , possui teclas muito boas , com caracteristica yamaha ...

    a minha segunda opçao eh o sv1 , ele tem sons mais caracteristicos , tipo rhodes, wurly, entre outros ... e organs korg que a gente ja conhece ...

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    pomtwo

    Também vejo assim como você. Se a intensão é concentrar tudo no mesmo instrumento, eu iria de S90XS, S90ES, MO8, mas se o foco é apenas ter um Stage Piano de qualidade "Para mim, o mais importante é a qualidade do timbre de piano e as teclas.", eu iria de SV-1 88.

    Como você mesmo falou "ele tem sons mais característicos", e eu diria "mais marcantes".

    kazu keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    se eu fosse pianista, rhodista, wurlitzerzista (se é q da pra falar assim), eu iria de sv-1, mas como sou tecladista, e o foco é musica mista entao eu iria de s90, hoje eu uso um sample do s90, e na verdade é o q mais uso, pois tem som agradavel e peso agradvel, e olha q tem outros samples com o do motif, stenway D, yamaha C3 e C7, True piano, pianissimo, xp80, PC88 e mais alguns q nao lembro o nome.
    Os timbres de piano do yamaha nunca me agradarm, mas esse do S90 saiu totalmente do padrao da fabricante, adquirindo uma caracteristica propria, e ainda quero um dia ter um s90, ainda mais q ja esta se achando por esse preço

    tmurback
    Veterano
    # mai/11
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    É, pelo jeito a galera descartou o CP50...

    tmurback
    Veterano
    # mai/11
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    Então, entre um SV-1 de 6.500, um RD-700GX de 5.000, e um S90ES de 4.500... Qual o melhor custo-benefício? Confesso que estou mais tentado aos dois últimos, justamente por serem mais baratos e pela possibilidade de se fazer splits e layers, coisa que o SV-1 não tem como característica.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    tmurback

    Como já havia falado anteriormente "Se a intensão é concentrar tudo no mesmo instrumento...", o S90ES é a opção correta.

    tecladistapvh
    Veterano
    # mai/11
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    S90Es + notebook= 6.000 dilmas
    Que tal um sp4-8?

    tmurback
    Veterano
    # mai/11
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    tecladistapvh
    Então brow, tô meio enjoado de Kurz...

    tmurback
    Veterano
    # mai/11
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    MAB Keyboard
    tecladistapvh

    Por que não o RD-700GX? Gosto pessoal? Ou algum motivo em especial? Pensei nele por ser mais novo que o S90ES.

    tecladistapvh
    Veterano
    # mai/11
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    Por que não o RD-700GX? Gosto pessoal? Ou algum motivo em especial? Pensei nele por ser mais novo que o S90ES.

    Não gostei do Piano Ac. dele, o piano do rd 700NX é melhor.
    Tinha um s90es e vendi por causa do tamanho, era difícil pra transportá-lo, mas ta fazendo uma falta danada rsr.






    expedifer
    Veterano
    # mai/11
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    Não gostei do Piano Ac. dele, o piano do rd 700NX é melhor

    O RG700GX é superior ao NX e o GXF é muito superior ainda:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/256757/p11#7483650

    pomtwo
    Veterano
    # mai/11
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    Então, entre um SV-1 de 6.500, um RD-700GX de 5.000, e um S90ES de 4.500... Qual o melhor custo-benefício?

    entao , pelo que eu disse , o s90es eh o maior custo beneficio ..

    o teclado so tem beneficios ... otimo piano , otimas teclas , otima aceitaçao no mercado , acabamento de primeira , centenas de timbres , e o mais .. eh o unico deles que eh sintetizador /piano ...

    ebora os rd possam mexer alguns parametros , mas nada como um synth completo pra mexer .. e meu nesse preço , o s90 ta quase que de graça ...

    rhodes e wurltzer os motif/s90, tem de monte a qualquer gosto ..
    quer ter organs descentes ... junto a ele adiciona um tx5 e cabou o problema ... o motif es/s90 es possui belos timbres de rhodes .. nao se iluda tanto com o sv1 por que primeiro que ele exige um transporte muito mais complicado do que os outros .... e outra que com o preço dele da pra pegar um otimo piano e mais um tone weel simulator (simulador de hammond) hehehe .. pelo mesmo preço e ainda mais um pre-amp valvulado pra dar um gas e fazer o que a valvula faz .. 3 produtos por 1 , um synth/piano (de qualidade indescutivel ) um tone weel e mais um pre-amp pelo preço de um sv1...pense bem .. e outra meu amigo , o sv1 usa como sampler um piano yamaha .. ou seja ... eh quase a mesma coisa .... quase hein .. o sampler tem melhor resposta ... ou seja eh mais bem audivel do que os romplers ..

    a linha rd nao eh ruin , eh apenas uma linha que deveria ser modificada, pois o piano eh decente... vamos se dizer numa linhagem muito boa , mas nao eh bem vista em outros timbres ... a roland deveria apostar em um piano tipo da linha cp da yamaha , e que fosse mais barata , com poucos timbres ... mas tem uns strings descentes , tem timbres acusticos bons , organs sao meio estranhos mais sao tipico da roland ... e por ai vai ... mas tem otimos pianos acusticos e otimas teclas ... mas o preço eh muito alto ..

    Buhbor
    Veterano
    # mai/11
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    O RG700GX é superior ao NX e o GXF é muito superior ainda:

    Essa é uma das afirmações mais equivocadas que eu ja vi aqui no forum.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    tmurback

    O S90ES é um Sintetizador completo e Stage Piano ao mesmo tempo, enquanto que o RD700GX é apenas Stage Piano com alguma edição e uma boa variedade de timbres.

    expedifer
    Veterano
    # mai/11
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    MAB Keyboard
    O S90ES é um Sintetizador completo

    Na verdade os dois são são SP e não são completos (não tem nem sequenciador e nem sampler, muito menos expansão de memória). Os dois só montam midi (sequenciam) via software ou cabo midi. E os dois aceitam placas de timbres, mas a do GX são bem melhores (SRX). Mesmo sem isso o GX ganha por ter alguns timbres de piano sampleados. Mas seu maior ganho mesmo é na sua conversão ou expansão ao receber a placa multisampleada (supernatural) que são as mais novas amostras de samples da Roland, virando um verdadeiro V-Piano. O s90ES está ultrapassado (se pelo menos fosse o s90Xs ainda....). Mas de qualquer forma o s90 marcou época e tem muito renome. Não entendo de como a yamaha ainda não lançou o s90XF

    korgman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: korgman
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    Com certeza o custo benefício tem que ser levado em conta, somando-se ao mecanismo e a qualidade sonora..

    Afinal estamos falando de um piano digital..

    Caso contrário, se é necessário sons de synth com edição sequenciador e modo de combinações melhor então adquirir um workstation com 88 teclas.

    Como opção s Korg possui este equipamento.. ele se chama Korg M50 88.

    o Korg M50-88 possui o mecanismo de peso variável modelo RH3

    O mesmo mecanismo presente no famoso Piano Stage Korg SV-1, mecanismo presente também no novissimo Korg KRONOS e que faz toda a diferença na dinamica e digitação para tocar piano e piano eletrico.

    Possui painel touch view intuitivo. é um workstations com modo de combinação que combina até 16 partes 16 equalizadores, sequenciador poderoso, software editor.

    o Korg M50-88 pesa 20 kgs, 5 quilos mais leve que os pianos digitais convencionais e em média o 88 teclas grandes mais estreito do mercado com 1.408mm de largura x 328mm de profundidade x 151mm de altura. Facil de transportar

    KorgM50 88 - http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0335&cod igo=10270105


    Demo video 1 - M50 - http://www.korg.com/mediaplayer.aspx?md=3189&pd=413

    Demo vídeo 2 - M50 - http://www.korg.com/mediaplayer.aspx?md=3922&pd=280

    E claro.. depois basta entrar em contato comigo que mando gratuitamente minhas reprogramações para este teclado, com várias opções de piano , metais , hammonds, Rhodes.. etc.. basta mandar um e-mail para korg@pridemusic.com.br com o titulo:
    "
    QUERO RECEBER GRATUITAMENTE AS REPROGRAMAÇÕES PARA O KORG M50"

    E claro.. esta é apenas uma sugestão, para agregar mais opções a este tópico.

    Valeu galera

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

    tmurback
    Veterano
    # mai/11
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    Pô galera, valeu mesmo... Agradeço as dicas... Então, também acho o S90ES um pouco ultrapassado... Mas, como nunca toquei em um, áliás, toquei apenas no S90XS, pode ser que ao testá-lo eu mude de opinião. Quanto ao SV-1, não tenho dúvidas que é um teclado animal, mas é que de repente um S90ES pode me atender muito bem, ou seja, já muitíssimo acima do que eu tenho hoje, que é um SP-88X + VSTs. Valeu galera.

    tecladistapvh
    Veterano
    # mai/11
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    tmurback
    Esqueci de falar pra você, se possível testar todos eles e ver qual o melhor C.B. pra você. Pois cada um tem um gosto diferente. Tem gente que só ouviu falar dos teclados e nunca tocou em um deles.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/11
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    expedifer

    "Na verdade os dois são são SP e não são completos (não tem nem sequenciador e nem sampler, muito menos expansão de memória)"

    Relembrando... "O S90ES é um Sintetizador completo". Eu não falei Workstation. O MM6 e Juno D/Di são considerados sintetizadores, mas não são completos.

    Captou a mensagem?

    pomtwo
    Veterano
    # mai/11
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    o Korg M50-88 possui o mecanismo de peso variável modelo RH3

    O mesmo mecanismo presente no famoso Piano Stage Korg SV-1, mecanismo presente também no novissimo Korg KRONOS e que faz toda a diferença na dinamica e digitação para tocar piano e piano eletrico.


    desculpe korgman ... sei que vc eh um otimo tocador e representante de uma das melhores marcas mundiais .... mas essa sua afirmaçao me deixou totalmente desmotivado pelos dois modelos ....

    tenho um m50-61 , e antes de pegar o m50-61 , fui na loja e testei por horas um m50-88 , as teclas pesadas desse teclado pra mim , nao sao nada convincentes ... se o sv1 e o kronos 88 tiverem teclas identicas a do m50 88 .... serao teclados que nao me farao brilhar o olho ... com certeza sao teclados surreais e de qualidade surpreendente , mas essas teclas nao faz jus ....


    O s90ES está ultrapassado (se pelo menos fosse o s90Xs ainda....).

    ultrapassado ? nao nenhum teclado eh ultrapassado , ate por que os grandes teclados de hj , tem simuladores dos teclados ultrapassados de antes ... s90 es tem a mesma room do motif es ... teclado que hj ainda faz a cabeça do cenario gospel americano , ou seja o teclado eh antigo , mas ainda ta no cenario ...s90 es vejo milhares nos palcos ... e vc diz que isso eh ultrapassado ? yamaha mo tem a mesma room e capacidade do s90es e vejo de monte por ai ... isso eh ser ultrapassado ?

    mas ainda eh melhor vc testar , com certeza so isso podera esclarecer suas duvidas , o s90es eh um teclado que me atende em 70 % digo isso por que ele tem teclas pesadas e eu nao gosto .... se ele fosse 76 teclas semi pesadas .. eu deixaria varios de lado e pegaria ele ..... e claro um cloneweel , ate por que os clone faz bem o seu papel de hammond .. mas isso eh detalhe ...

    e mais uma vez korgman , me desculpa cara .. mas a minha opiniao sobre as teclas do m50-88 nao sao tao boas ... alias tambem testei um sp 250 por tempos e tambem nao me adaptei ... acho que por que eu prefira teclas yamaha talvez seja isso ... mas fora isso os teclados citados tem otimos timbres ...

    korgman
    Veterano
    # mai/11
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    Grande pomtwo

    Não tem do que se desculpar brother entendi o que quis dizer, e sei que mecanismos são como sons de piano em cada teclado.. cada qual tem a predileção por um modelo.. pelo peso.. o. curso da tecla.. rebote.. e essa diversidade é que nos proporciona tantas opções interessantes das grandes montadoras


    No meu caso.. eu busco recuperar a potencia de administrar a dinamica em qualquer velocidade, como quando era pianista. E o mecanismo RH3 me dá aquele "Q" de Rhodes e de piano de concerto que eu sempre curti.

    Já estou praticando bastante no SV-1 daqui do estudio Korg.. porque quando adquirir o Korg Kronos vou ter que fazer tudo com este mecanismo.

    Quero recuperar a força dinamica de tocar pianos de verdade novamente e que perdi ao longo do tempo usando teclados com teclas leves, e este mecanismo para mim "é o cara"

    Abraços irmão

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

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