Qual o grau de dificuldade da musica Arabesque #1 de Claude Debussy?

    Autor Mensagem
    AnaClara
    Veterano
    # mai/11


    Eu sei que é uma pergunta meio boba, mas eu gosto muito dessa musica, e queria aprender a tocar ela, e já que eu nao vou entrar em uma aula de piano tão cedo, eu decidi que vou aprender a tocar essa musica sozinha mesmo.

    Só que pelo o que eu escuto, ela nao parece ser tão dificil, por causa da falsa fluidez e a repetição de notas, e tals, mas um estudante de piano me falou que essa musica é uma das do tipo de ultimas a serem aprendidas em uma formação de piano.

    Mas enfim, gostaria de saber, se alguem que estuda ou sabe tocar essa musica do grau de dificuldade dela, ou se é melhor eu começar com alguma mais facil pra depois passar pra essa.

    Se alguem puder me ajudar, eu agradeceria.

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AnaClara
    Bom, eu toco essa música. Debussy tem uma maneira singular de tocar o piano.

    Essa música, por mais simples que possa parecer é mais difícil que muitas outras. Ela possui muitas partes onde as notas da mão direita e esquerda não são sincronizadas (explicando de maneira leiga para você - ex. 3 na mão esquerda ao mesmo tempo que 2 na mão direita), partes rápidas e arpejos na mão esquerda bem complicados para alguém que nem aula fez.

    Eu diria que essa música é mais difícil do que a famosa Claire de Lune que possui os mesmos detalhes que eu falei.

    Debussy é complexo! =D
    A forma de tocar, as expressões e a presença de alternância de tons e tempos, tornam a música dele muito especial... e difícil!

    Tente tirar outras coisas antes, principalmente dos românticos (Chopin e Cia)... pode te ajudar a encarar isso aí. Outro que possui algumas coisas estranhas é o Scriabin (procure no Youtube!!).

    Valeu!

    Darlan Felix
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AnaClara
    Acho que isso não é coisa que ser pergunta em fórum... Se você quer saber mesmo, procure a partitura da música, leia, releia, e vai tentando tocar... É assim que eu aprendo... Se não conseguir, estude mais um pouco!

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8
    Muito obrigada mesmo. E isso que voce citou de Debussy é realmente o que eu admiro nele. A musica impressionista pra mim é a mais interessante por essa falta de sincronismo, falta de uma melodia propriamente dita mas mesmo assim conseguindo uma musicalidade incrivel. A Clair de Lune me parece ser bem mais facil tbm, mas a Arabesque #1 me encanta completamente. Mas vou tentar começar pelo mais facil (menos dificil).

    Muito Obrigada.

    Darlan Felix
    Verdade, eu pensei nisso mesmo, mas eu fiquei imaginando que se nao seria perda de tempo eu tentar tocar uma musica pela partitura, sendo que nunca li uma partitura na vida, e começar por uma musica tem um grau de dificuldade nao muito baixo.

    Mas obrigada pela força! :D

    Darlan Felix
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AnaClara
    No caso você tentaria tirar aquela peça de ouvido ?

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Darlan Felix
    Nao. hehe

    No caso eu aprenderia a ler partitura de piano sozinha tbm.

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AnaClara
    Aprenda a ler muito bem a partitura, depois de uns 6 meses de leitura você pode tentar começar a entender Debussy.
    Essa música pra quem não lê partitura é realmente MUITO complexa.

    Valeu!

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8
    Nao, mas eu nao espero aprender rapido mesmo, mas vou começar d uma vez!

    :D

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AnaClara
    TA DE BRINCADEIRA

    Deixa uma coisa bem claro:
    - nunca teve aulas de musica erudita
    - nunca teve aulas com professor (obvio, mas s[o para deixar claro)
    - nao sabe ler partitura, mas vai aprender sozinha /.\\\
    - tem um piano??

    O que alem de gostar da musica, voce sabe ????
    qual o seu historico em Piano??

    Quer realmente que a gente ajude?? ou ta de piada ...

    Desculpe a franqueza

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson Caetano
    Calma, velho!

    AnaClara
    Apesar de tudo, o que o Edson Caetano é a mais pura verdade. Fica difícil a gente opinar em algo, sem saber a sua experiência com piano.

    Fora que, mais que não saber ler partirura, não ter experiência com isso conta muito a favor de você não tocar isso.

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson Caetano
    O que alem de gostar da musica, voce sabe ????
    Eu sei o q? a musica? Sei.
    Nao entendi a pergunta

    Quer realmente que a gente ajude?? ou ta de piada ...
    Eu nao to de piada. Eu estou falando super serio. Eu nao vou aprender SOZINHA, eu conheço gente q sabe tocar aki e na vida real, e vou pedir ajuda. Nao vou começar do nada

    Eu ja comecei a aprender a ler partitura. Eu tenho alguma ideia.

    TG Aoshi
    Eu nao tenho experiencia nenhuma no piano classico. Eu quero aprender a tocar essa musica, mas nao precisa ser ela primeiro. Eu nao posso entrar na aula agora, e sei q aprender sozinha vai ser um longo caminho, mas nao custa tentar. Nao vou perder nada tentando.



    E eu nao estou de brincadeira.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    AnaClara
    Bom, não tava pensando apenas na experiência com erudito. Queria saber a experiência com o mundo das teclas no geral mesmo.

    A propósito, só estou sendo imediatista, porque é o que faz mais sentido. Até mesmo porque, se você realmente o quer, alguma hora, lá na frente, você VAI tocar isso!

    Mas enfim, queria conhecer a sua experiência, pois, se não tiver um mínimo de independência nas mãos, não vai sair nada. E o que sair VAI ser lixo (tirando aquelas partes que há apenas uma voz): é aquela velha história, tocar é uma coisa completamente diferente de acertar as notas certas no tempo certo.

    Mas de resto eu concordo, não custa nada tentar tocar e brincar com a partitura.

    Sapopemba
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tem que tomar cuidado para não se desanimar com a dificuldade da música, usando-a como motivação, tipo "vou estudar como um(a) doido(a) para um dia tocar essa música direitinho".

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    TG Aoshi
    Bom, não tava pensando apenas na experiência com erudito. Queria saber a experiência com o mundo das teclas no geral mesmo.
    A sim, Eu toco teclado a 11 anos. Entrei na aula com uma estudante de piano que começou a me ensinar partitura. Eu fiquei na aula um mes e o resto eu fui aprendendo.

    E muito obrigada pelos conselhos! :D

    Sapopemba
    Sim sim! Eu vou estudar nas minhas horas livres, e pego firme nas ferias!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o grau de dificuldade da musica Arabesque #1 de Claude Debussy?