| Autor | Mensagem | 
| hamburguer Veterano
 | # mai/11 
 
 como tocar o sustenido dobrado por favor desenhe o piano
 
 
 | 
| Darlan Felix Veterano
 | # mai/11 · votar
 
 Não entendi sua pergunta cara... Reformule!!!
 
 
 | 
| fernando tecladista Veterano
 | # mai/11 · votar
 
 hamburguer
 
 sustenido - sobe meio tom
 dobrado sustenido -  sobe um tom
 
 então um FA##  (dobrado sustenido) e na tecla Sol, mas você continua chamando ele de FA## (pra não virar bagunça ) porque é quase fato que você tem um Sol# por perto
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # mai/11 · votar
 
 obrigado eu acho que entendi
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # mai/11 · Editado por: hamburguer · votar
 
 com é o bemol e dobrado bemol
 por ex
 Rbb e rb
 
 
 | 
| fernando tecladista Veterano
 | # mai/11 · Editado por: fernando tecladista · votar
 
 hamburguer
 com é o bemol e dobrado bemol
 
 mesmo raciocínio só que para a esquerda no teclado
 b - desce meio tom
 bb desce um tom
 
 REbb cai na tecla Dó,
 
 SOLbb cai na tecla Fa
 
 --------------------
 aproveitando tem algo até mais simples só com um # ou b
 
 "Mi#" subindo meio tom do Mi toco na tecla do Fá, mas também continuo chamando de Mi#
 
 Si# cai na tecla Dó
 
 como Fab  cai no Mi
 e Dob cai no Sí
 
 o porque disso:
 usa-se muito em transposição
 
 por exemplo um tema em DóM
 do sol sol fa mi fa mi re .... por algum motivo você precisa tocar a partitura meio tom acima Do#M
 
 fica facil ler assim:
 do# sol# sol# fa# mi# fa#  mi# re#.....
 
 do que ficar pensando
 
 do# sol# sol# fa# fa(normal)  fa# fa(normal) re#  muda todo os intervalos
 
 
 | 
| Edson Caetano Veterano
 
  | # mai/11 · votar
 
 Só para dar um tema para pesquisa ao colega Hamburguer
 
 Leia Enarmonia, que é exatamente isso que está com dúvidas, notas de nomes diferentes mas de mesmo som
 
 Bons estudos
 
 
 | 
| Jonathas Lacerda Veterano
 | # mai/11 · Editado por: Jonathas Lacerda · votar
 
 Edson Caetano
 
 Boa dica Edson. Só basta lembrar que a enarmonia só existe para instrumentos temperados (como o teclado/piano, tema deste debate). Nos instrumentos não-temperados, existe uma ligeira diferença entre o sustenido e o bemol.
 
 Na música não temperada estas notas diferem não só na escrita mas também sonoramente, uma da outra, por uma fração do tom que chega a ser imperceptível ao ouvido não treinado de um indivíduo que não está acostumado a ouvir este estilo de música.
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 obrigados por ambas resostas lembrando que sou iniciante não entendi muito o que disseram mas já esclareci com minha profesora caso algúem tiver a mesma  dúvida é só lembra que decer é para a esuerda e subir é para a direita e que tocaremos a nota mas perto por ex solbb dobra a  decida então
 
 sol fa#re-2ªdecida
 
 1ªdecida
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 agora cgostaria de um execício de cifra como os acidentes e sem
 
 obrigado  pela colaboração
 
 
 | 
| Ismah Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 pegue qualquer partitura  EM TOM CM e coloque um sustenido na frente de cada nota
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 o que são os acordes menores eu estudei os grandes e gostaria de aprender os pe quenos também há e pode por favor  representar a clava de fá e um jeito de decora-la
 
 
 | 
| Edson Caetano Veterano
 
  | # jun/11 · votar
 
 Grandes e Pequenos hehehe, não tem nada haver com isso
 
 Para facilitar a sua vida um acorde maior é formado por:
 T - Terça Maior - Quinta Justa
 (para facilitar conte da Tonica 4 semi tons = 3 maior)
 
 acorde menor é formado por:
 T - Terça Menor - Quinta Justa
 (para facilitar conte da tonica 3 semi tons = 3 menor)
 
 Clave de fá é igual a de sol porem em uma linha diferente, para ser facil de decorar basta pensar que a de fá fica um espaço ou uma linha abaixo
 
 BOns estudos
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 e diferente sim porque no maior éC no outro é Cm
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · Editado por: hamburguer · votar
 
 retornelo significa retornar mas para aonde
 
 
 o retornelo indica que volt-se toda a música ou só a ultima tocada
 
 ex si la sol mi re do fa mi do do re e mi retornelo   fala do mi volta sendo si  la sol mi re do fa mi do do re mi ou  só volta o ultimo do do re mi
 
 
 | 
| Piano ON GRACE Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 7ª dobrado bemol = 6ª
 
 
 | 
| haburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 oi obrigado pela sua paciência em responder mas o que quer dizer isso 7ª nota e o que significa Para facilitar a sua vida um acorde maior é formado por:
 T - Terça Maior - Quinta Justa
 (para facilitar conte da Tonica 4 semi tons = 3 maior)
 
 acorde menor é formado por:
 T - Terça Menor - Quinta Justa
 (para facilitar conte da tonica 3 semi tons = 3 menor)
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Desculpe não fui muito claro na minha pergunta o que eu quiz dizer foi  que não entendo quando você e  o amigo Caetano escrevem
 7ª dobrado bemol = 6ª
 
 Para facilitar a sua vida um acorde maior é formado por:
 T - Terça Maior - Quinta Justa
 (para facilitar conte da Tonica 4 semi tons = 3 maior)
 
 acorde menor é formado por:
 T - Terça Menor - Quinta Justa
 (para facilitar conte da tonica 3 semi tons = 3 menor)
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Ao colega Caetano quando eu me refiro a clave de fá não me refiro ao compasso clava de fá eu digo os espaçosde baixo para cima como os clave de sol são misol si re fa....
 os da clave de fá são
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · Editado por: hamburguer · votar
 
 oi  o que quer dizer esse número na frente da cifra ex gm7 g7 etc...
 eu já vi no meu curso
 enarmonia
 cifras
 figuras musicais
 espaços baixo e cima sol
 2músicas tocadas bem
 
 
 | 
| Ismah Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 significa mi menor com sétima
 
 isto é, vc vai tocar o acorde de em e tbm tocar a 7 nota da escala harmônica em que está a música junto, na prática vc pega a nota base (tem um outro nome mas me fugiu kk) e toca a 1ª nota 1 tom abaixo. EX's:
 
 G7 = G-B-D-F
 Em7 = E-G-B-D
 
 tbm se encontram o G7M (G com sétima maior), que é meio tom abaixo da nota base, exemplo:
 
 G7M = G-B-D-F#
 
 e ainda existem tbm os G9 (sol com nona) G4 (sol com quarta) etc cada número representa a nota da escala a ser tocada junto com o acorde
 
 G9 = G-B-D-A
 G4 = G-B-D-C
 
 OBS.: a ordem dos fatores não altera o resultado, ou seja vc pode inverter a vontade desde que toque as notas do acorde juntas
 
 
 | 
| Ismah Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Ao colega Caetano quando eu me refiro a clave de fá não me refiro ao compasso clave de fá eu digo os espaços de baixo para cima como os clave de sol são mi sol si re fa....
 os da clave de fá são
 
 meu amigo não existe um compasso clave de fá, pode se ter uma pentapauta/partitura com clave de fá. Acho que vc buscava isso:
 
 Si
 ---------Lá
 Sol
 ---------Fá
 Mi
 ---------Ré
 Dó
 ---------Si
 Lá
 ---------Sol
 Fá
 
 *imagine ser uma partitura
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 ok não tenho mais dúvidas nesse respeito e quanto a música cifrada  como toca-la porque não faz sentido eu tocar  por exemplo
 C E
 do mi sol   mi sol si    [b][/b]
 
 
 | 
| Piano ON GRACE Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Veja a lógica: se 1b = menos meio-tom
 se 2b = menos  um -tom
 
 
 | 
| hamburguer Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 a figura que esta ai foi por causa que não digito muito bem rsss o que me referia é a cifra porque se eu tocar   as cifras correspondente a c e e do e mi não se escuta a múisica  você do Tim  Maia
 
 
 |