Splitando no Reaper

Autor Mensagem
R Palma
Veterano
# abr/11


Meu povo, desculpem aí se a dúvida é prá lá de elementar, mas usei a busca e não achei nada a respeito. Aliás, até tem um vídeo no Youtube meio q tutorial, mas nãoi consegui.

Alguma alma caridosa poderia, passo a passo, explicar como fazer um bendito split no Reaper.

Agradeço antecipadamente......

Abs!

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


UP.

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


Vlw, não precisa mais, já consegui. Foi mais fácil fazer pelo controlador.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


ei man , me diz ai entao como é que faz? ehehe nao sei

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


ele fez pelo controlador ...

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


só da pra fazer pelo controlodar? diabo é isso? tem gente que diz que é só pelo prgama , tem gente que diz que é pelo controlador! sei nao!

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


ei blackmore , te mandei um recado perguntando se o tokai tx5 era melhor que o b4II

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots
Entenda uma coisa, tem controladores que tem função X e tem controlador que não, tem vst que tem a função Y e tem vst que não, é possível fazer o que quer através do hardware e do software tudo depende das características disponíveis em cada um

Já dá para saber de ante mão então, que um controlador simples não é possível splitar, e muitos vsts não se preocupam com isso e mandam o sinal para todos os canais midis simultaneos

Um exemplo bem tranquilo, é o meu e-66, que nem controlador ele é, ele tem a região Up e a região Lower, que posso dividir onde eu quiser no teclado, então simplesmente eu coloco canal midi 1 para Lower e canal midi 2 para Up, pronto tá feito o split, é a coisa mais fácil do mundo, mas este teclado de 20 anos tem este recurso, e o vst que eu usei mandava os canais midis que eu queria, posso chegar até 16 canais tranquilamente e fazer todas estas camadas tocarem juntas inclusive

o amigo R Palma resolveu seu problema usando o controlador, ou seja a não ser que você tenha o mesmo controlador do R Palma, a solução dele se torna impraticável... mas concordo que ele deveria ter colocado como resolveu aqui para a gente ter conhecimento de mais esta dica

Mas é isso aí, vai lendo os tópicos midi que vai precisar quando chegar seu controlador

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


com o umx behringer, da pra fazer esse split? que programa eu uso para montar meus bancos e fazer meus splits?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots
Meu Umx é o 250, nunca tentei fazer split em um teclado de 25 teclas, mal cabe as duas mãos, imagina ainda dividir o key, mas ele pode trabalhar com multiplos canais midi tranquilamente, pode selecionar piano na canal 1, orgao no canal 2 e trocar isso com o próprio controlador... agora o split em si eu não tenho certeza

http://www.behringer.com/assets/UMX490_UMX610_P0A1J_M_PT.pdf
Le o manual aí e veja se tem algo

Agora sobre os programas, tem muita opção, o legal é testar qual você vai achar mais prático, abaixar a trial do Reaper, do Forte, e ir brincando (e aprendendo) com seu PSR, eu gosto do esquema de Scenes do Forte para performance, tem quem prefira usar uma DAW, para ambos, tem aqui no fórum tutoriais, o amigo Peterbull está escrevendo um caprichado sobre o Reaper, e o do forte tambem tem um completo, começa com esses dois, se der certo, já nem esquenta mais a cuca hehe

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Te falar, ia esquecendo, já que decidiu encarar os controladores, compre logo os modelos mais completos, eu tenho aqui o Cakewalk A-pro 800, este dá para fazer tudo e mais um pouco do que você quer, split, trocentos controles em tempo real, inclusive os faders que dá para emular os controles do hammond por exemplo, vai gastar uns 500 conto a mais, porem em questão de equipamento é muito melhor, a linha umx é bem enxuta, veja no manual e compare com este http://roland.com.br/roland/produtos/681, da para ver a olho nú que tem diferença entre os dois modelos, e outra coisa, os softs de brinde da cakewalk é o proprio sonar e 3 excelentes vsts, nem vai precisar comprar nada para começar, já que dá para configurar tudo dentro do próprio sonar (vai ter mais trabalho e horas de forum hehe mas dá)

É isso aí, boa indecisão hehe

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


ihh , edson , irado esse ai , é mass aque da pra por as dawbass do orgao naqueles controles neh?

só tou imaginando a trabalheira que vai me dar , hehe!

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


esse ai ta de mil e cem pela foxtrot , talvez consiga até mais barato pelo ML , no momento tou no trampo , nao da pra entrar no ML, fods! hehe

mas esse ai é garantido?

tem como por mesmo os controles do orgao no controles do teclado? e tem como por tipo uns 4 bancos cada um com configurção diferente?

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


ishh , o que eu vi é de 49 teclas, o de 61 deve ser mais caro memso

PeterBull
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

Amigo da sim...
Tenho um A-800 Pro e ele e tdo e mais um pouco, sou apaixonado por ele...rsrs

Bem da sim no B4 vc faz o midi learn e da p/ comtrolador os fades, rotary e tdo mais no controlador...
E da p/ ter varios timbres criei um tutorial de como tocar ao vivo com vst no reaper lá ensino como fazer...

Vc cria mais de uma track com o b4 e em cada uma dela um timbre e configuração diferente, sem problemas...

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


eu dei uma lida , mas ainda tou sem controlador!

o problema é que nao acho ele na net pra vender!

vc conheçe o oxygen m audio? ele tb tem faders

surgiu uma duvida lendo um topico deste controlador , estavam dizendo que nao da pra programar varios efeitos nos botoes performace , ele tem uns botoes embaixo dos faders , nao seriam esses os botoes para vc programar em cada um um vst? sabe dizer?

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


sei lá ... mas as vezes é muito mais simples ler o manual do produto que possui do que ficar enchendo o fórum com perguntas ...
No reaper tem diversos pequenos plugins com um monte de função bacana, mas para usar isso eficientemente dá muito trabalho pois é necessário estudar e fazer ... sei lá ... eu cada vez mais eu tenho certeza que eu estou rabugento e o povo cada vez mais tolerante ... aff ...

edit:

http://2.bp.blogspot.com/-fw0SmgB0Wws/Tq3e4JpQ2RI/AAAAAAAARb8/RGs1TBaw I7g/s1600/rabugento.gif

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


te mandei um recado perguntando se o tokai tx5 era melhor que o b4II

infelizmente eu não sei responder essa pergunta ... pois a resposta é pessoal ... o que pode ser bom para mim pode ser um lixo para outro ...
o B4 é um VST muito bacana ... o TX é um órgão muito bacana ... mas tem os prós e os contras de cada um ... VST tem q carregar um monte de bagulhada ... o TX é pesadão ... VST pode travar dependendo do micro usado ... o TX se não for muito fuçado o som fica igual de caixinha de abelha ...
Tanto para o B4 quanto para o TX existem vários vídeos no youtube, ouça com atenção, analise cada um, pese os prós e contras, TESTE cada um ... e decida.
Como disse ali em cima, o que é bom para mim pode não ser para os outros ...

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


pode crer , tem que ser mais realex, nem todo mundo passa o dia em casa tocando telcado e heretando net , tem gente que estuda e trabalha , é mais facil perguntar a quem entende mais , ja tocou ou tem! vou ler o manual , boa dica!
_BLACKMORE_ voce tem o tokai tx5? ele é mais show do que o b4II?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots
O cara não te respondeu logo acima??
infelizmente eu não sei responder essa pergunta ... pois a resposta é pessoal ...

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


O cara não te respondeu logo acima??

e sem atenção!! hahaha

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


na hroa que eu escrevi nao tinha chegado ainda aqui!

acho que um orgão completo que liga mesmo um p10 logo pra caixa de som tem mais vantagens , essa onda de ser pesado e o vst travar isso são questoes secundarias , sobre o timbre que eu tinha duvida até pq nao adianta comprar um orgao de quase 3 mil conto se um vst faz o mesmo que ele!

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots
nao adianta comprar um orgao de quase 3 mil conto se um vst faz o mesmo que ele!
Não sei porque eu ainda tento escrever hehe, um VST não faz o mesmo que um órgão, o VST apenas pode fazer, aliás tentar fazer, o mesmo som de um órgão, o dia que você sentar em um órgão de verdade, vai saber o que estou falando, de preferencia em um legitimo Hammond com uma leslie ao lado, vai achar qualquer VST clonewheel uma grande porcaria hehehe

E outra, a estrutura física da máquina influência em tudo, a posição dos teclados, a pedaleira, as teclas waterfall, os presets mecanicos... não tem como comparar, mas se não der, tenta ver como se comportam os clonewhells do mercado como o Nord C, o KB3 da Kurzweill, o CX3 do Kronos, e claro o TX5, tem tudo motivo para serem mais caros

Pega um VST de Piano, um dos mais completos, como o Viena Imperial, que tem umas 100 layers, pesa uns 30 Gb, uns 50 e poucos DVDs, fantástico né não, vai fazer o mesmo que um Grand Piano Acústico Real, pra que pagar 200 mil em um Steinway, se posso fazer o mesmo com um VST de 1000 hehe

VST é legal, bem economico, mas não substitui nunca oque eles copiam... pena que o dinheiro nos atrapalha né não hehehe

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


pois é ma , é isso que eu falo! nao substitui mesmo , so falei em questao de timbre! eu so sentei uma vez num orgao de cano, irado da catredal da cidade, viajei legal! so lembrei da familia adams! ehhe

PeterBull
Veterano
# jan/12 · Editado por: PeterBull
· votar


É meio chato ter q responder algumas dessas perguntas...

UM VSTI NÃO É MELHOR Q UM INSTRUMENTO ACÚSTICO...

É um sampler(Amostra)...

Sabe pq uso sample?
Pq não da p/ levar p/ show um Steinway D, um Hammond B3, um Conjunto de Cordas e o carai tdo...

Os som dos vsti simulam instrumentos e reais e por isso tem um som com mais fidelidade e qualidade que a maioria dos TECLADOS q usam sintese...

Mas já toquei em um piano de verdade, em um orgão de verdade, ja vi e escutei orquestras de verdade e poxa e outra coisa...

É isso...

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


pode crer irmaos! porque tipo assim , eu ja toquei em pianos fuletagem, esses de 1500 conto que te juro que um vst bom de piano com um controlador bom e uma placa boa faz o som bem melhor que um piano , dependendo do pinao , no meu caso eu ja toquei num vst que tinha mais qualidadae do que de um piano que eu testei numa loja alí! serio mesmo!

R Palma
Veterano
# jan/12
· votar


o amigo R Palma resolveu seu problema usando o controlador, ou seja a não ser que você tenha o mesmo controlador do R Palma, a solução dele se torna impraticável... mas concordo que ele deveria ter colocado como resolveu aqui para a gente ter conhecimento de mais esta dica

Vigi, o tópico rendeu......rs.......mas realmente acho q evo uma explicação sobre como eu fiz.

Há tempos q tenho um XP-50. Aliás, tive por duas ocasiões distintas, ou seja, comprei um zerinho lá por 1997, e depois vendo lá por 2000. Depois comprei de novo em 2005 e estou com ele até hj. Eu sei q é um equipo antigo, relativamente ultrapassado, já gastei umas 700 pratas em duas revisões q fiz, mas não consigo me desfazer dele. E por uma simples razão: a extremada facilidade que tenho para criar meus bancos para apresentações ao vivo, através do modo performance.

Então, explicando como eu fiz a minha peripécia, eu determinei no próprio XP quais os canais que eu queria mutado ou não. Logo eu posso usar, num mesmo preset, timbres do XP e de algum VST via Reaper, ou até mesmo dos dois ao mesmo tempo. E olha q eu tenho 16 canais prá brincar com isso, o que me dá, em tese, 16 instrumentos diferentes por preset.

Realmente, como dito antes, tudo vai depender de qual controlador estará "controlando" a parada toda. Cada um vai ter determiandos recursos q vão direcionar a forma de como fazer.

Mas em linhas gerais: se o controlador for tbm um gerador de sons no padrão GM, certamente ele vai conseguir mandar informações midis pro DAW em canais separados.

Se ficou complicada a explicação me avisa.....rsrsrs

Abs!

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


Pois é pra splitar no repaer é questao de controlador não do software mesmo!

teclado roots
Veterano
# fev/12 · Editado por: teclado roots
· votar


Alguem conheçe alguma DAW ou qualquer programa que consiga fazer split , split no programa , não no controlador!

Eu tou com um psr , tem algum programa que possa por ex, por o pianissimo no uper e o b42 no lower?

se não tiver , obrigado mesmo assim!

Obs: não precisam por ninguém pra baixo , falar palavras que provam que quem responde tem mais conhecimento de que quem pergunta, ou algo do tipo, tem muita confusãozinha de criança nesse fórum , é só responder sem preconceito , e quem não quiser responder não responde , e se quiser responda com a educação que eu suponho que sua mãe lhe deu e muito obrigado!

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/12
· votar


Alguem conheçe alguma DAW ou qualquer programa que consiga fazer split , split no programa

no Reaper, ele tem um monte de recursos assim ... dê uma procurada lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Splitando no Reaper