Configuração (básica) de Notebook prá VSTI

Autor Mensagem
R Palma
Veterano
# mar/11


Meu povo, preciso da ajuda de vcs.

Um notebook prá usar VSTI no palco, o que devo dar mais valor na configuração? memória ram ou velocidade do processador? Sei q a resposta padrão vai ser: os dois! rs

Mas, comparando, por exemplo, um Dual Core com 4G de RAM ou um i3 com 3G de RAM, qual o mais aproporiado?

Ou então, qual a configuração padrão prá rodar VSTI na boa...

Obrigado e abs!

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


R Palma

Acho que tanto um quanto outro deve rodar legal. Mas me parece que os processadores da série "I" (I3, I5, I7) roda melhor por ter uma arquitetura nova, mais moderna. Mas é uma opinião de um tolo, baseada em achismo.

jrguedes
Veterano
# mar/11
· votar


R Palma
cara, i3 com certeza. Memoria vc pode expandir depois e sai ateh mais barato comprar uma memoria no mercado livre. Se puder ser um i5 ainda melhor. mas o i3 atende. dual core eh tecnologia antiga. P vc ter uma ideia da evolução:
(...)dual core; core 2 duo; core 2 quad; i3,i5,i7.(serie i) (acho q a ordem eh esta)
daqui a algum tempo dual core nem aguenta mais os softwares novos p musica.

dgsoul
Veterano
# mar/11
· votar


tenho um note da LG com Core i3 e 4GB de RAM que utilizo tanto pra lazer quanto pra coisa séria (trabalho, faculdade, minha esposa tbm utiliza)...

Nele eu levo:

FL Studio9
Finale 2011
Kontakt 4
Forte Esemble
Adobe Audition
Vários editores de Video
Softwares de gravação de DVD
iTunes (pesadinno)
Game Boster (pra acelerar alguns programinhas)
Windows Live
Avast Antivirus
Porrada de VSTi

Já aconteceu do MM6 travar, mas o note permaneceu tranquilo.

descartei o uso da UCA202 porque não consegui utilizá-la em conjunto com a ASIO. Atualmente só uso a ASIO. A qualidade não fica tão boa, mas ainda sim é 1000 vezes melhor do que os sons do MM6, tem bem mais peso e definição (ou seja, qualquer leigo consegue diferenciar um Rhodes de um Wurltizer agora).

Utilizo o Windows 7 como OS.


Sonho em um dia comprar um note só pra VST's e Home Studio (MacBook, huuuummm)!!! Mas estes novos processadores da Intel fazem o trabalho muito bem!!!

Por isso pode confiar!!!

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


cara eu to comprando um note i3, 4gb e 500 de HD...
ja vi com um pessoal aki q com essa configuraçao vai rodar sussa...
mas mesmo assim vou particionar o HD e deixar 250gb livre só pra trabalhar com home studio e vst (acho que fora isso só o office word para compor e um player , nem anti virus, nem msn, nem nada)...vai ser uma partiçao totalmente dedicada a esse trabalho...
entao acredito q nao vou ter problema durante um bom tempo...

R Palma
Veterano
# abr/11 · Editado por: R Palma
· votar


Vlw pessoal!

Eu estava imaginando mesmo q algo como a config. do Kazu fosse ideal.

Depois de um bom tempo praguejando o uso de VSTi´s (já que uma vez travou tudo em pleno palco), acho q fui vencido pela indecisão, pois faz quase 4 anos q tô prá trocar de teclado e não consigo.

Vou me dar um note de presente só prá música. Só timbres, dois DAW (Sonar e Audacity), um host e um player. ANYTHING ELSE!!!!

Vou ainda tentar encarar a própria placa onboard só com o ASIO, pq mais um penduricalho (interface) ngm merece!

Obrigado e todos, valeu mesmo! Se der , vou tentar comprar o danado ainda hj, quer dizer, se o trânsito de SP me permitir sair de casa........

Abs!

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


R Palma
Só timbres, dois DAW (Sonar e Audacity), um host e um player. ANYTHING ELSE!!!!

Dois DAW?? para que??
Fazer test drive com varios sim... usar dois?? sem sentido

Host?? para que??
Se usa uma DAW decente, ela ja e um HOST, me perguntei isso estes dias, uso o Forte 2, mas usaria tranquilo o proprio Sonar

(Reparou que os ?? e para a gente refletir hehe)

Player?? para que??
Ai ferrou, qualquer daw decente ja e um player, mas qualquer computador boqueta tem um player Media Windows ... redundante

Mudando de assunto, sobre computador
HOJE, digo HOJE, qualquer Core 2 Duo com 4 Gb tem capacidade total de rodar W7 64 e mandar bala em todos os aplicativos de Audio, e custam 1500,00 reais, claro que tem suas limitacoes, podem travar, podem perder desempenho em situacoes de muito vsti aberto, mas roda sussa, inclusive com configs inferiores

MAS NAO TENHA ILUSOES, um cerebro de Estudio por 1500,00 reais, tem alguma coisa errada, tudo este evoluindo, inclusive o poder das DAWs, apostar em pelo menos intel i5 ou similar, com mais de 4gb de ram, e farto HD e garantia de melhor custo beneficio, ja que vai contar com um micro para mais de 2 anos para frente, e nao comprando algo ja no limite

Opiniao

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


Edson Caetano

Entonces, como eu sempre digo, nada como a análise de diversos pontos de vista prá que se possa formar o seu próprio (ponto de vista).

Terminei o post anterior dizendo q tentaria comprar o note ainda hj, mas fui vencido pela curiosidade e pelo acaso, já que não sei como caí num tópico que discutia sobre VSTs e li uns posts do Mauro Lacerda que me alertaram sobre o Reaper. Bom, prá resumir, li tudo sobre esse host/daw e acabei ficando até agora instalando/configurando o danado.

Enfim, talvez com o tempo eu me sinta familiarizado o suficiente com o Reaper prá ter ele como único DAW/host. Minha ideia original (antes do Reaper) era o Sonar (DAW) e o Forte (host). O Sonar eu já domino bem no quesito edição de áudio, mas acho q é questão de me adaptar ao Reaper.

Quanto ao Audacity, tem coisas que o Sonar era meio sacal prá fazer, especialmente coisas rápidas, como uma edição rápida de áudio. E não ocupa muito espaço.

O player q eu imaginei seria só prá rolar um MP3 mesmo, mas nem seria de repente o Media Player, talvez algo mais leve (Winamp...)

Finalizando, realmente a evolução em geral (dos DAW, de hardware, softwares, etc) faz com que a gente as vezes fique meio perdido. COmo eu disse, faz 4 anos que estou ensaiando prá trocar de teclado, aliás, meu primeiro posto aqui foi sobre isso, e até hj estou com o mesmo equipo.

Testei um sem número de teclados nesse período, e, na boa, nenhum deles tinha tudo q eu precisava/queria, daí pensei em tentar os VSTIs de novo, mesmo sabendo dos eventuais riscos. O objetivo deste tópico era justamente me calçar quanto ao hardware do note, justamente prá minimizar estes riscos.

Mas é isso aí. Agradeço pelos toques e pelas sugestões, acho q é justamente prá isso q serve o fórum, ou seja, uma eterna troca de experiências e aprendizado.

God bless us all!

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


R Palma

Eu comprei esta semana o Sonar X1 producer, upgrade do Sonar 8.5Le que veio com o meu A-pro 800, foram, com o dolar de 23.03 paguei exatamente R$523,51 ou 299US

Cara eles mandaram um pacote gigantesco de plugins, de vstis, de samplers, de loops, de tudo mesmo, a pasta provisoria com os instalaveis e arquivos, ultrapassaram os 35Gb

Aí eu fiquei pensando, sera que agora esta (o Sonar X1) vai ser a minha DAW definitiva, primeiro porque eu gastei os 500 conto com ela, segundo porque não tenho mais tempo de ficar tentando aprender mais de um soft (usava em conjunto o Cubase 4Le pelo mesmo motivo que você achava algumas tarefas mais faceis de serem feitas aqui do que no sonar), e terceiro, agora que conto com os updates oficiais e suporte direto da Cakewalk não estou mais navegando sozinho

Aí, de novo, penso, mas e o Host, o forte 2 não foi barato na verdade exatos R$260,09 ou 149US onde enfio ele
Por isso fiquei meditando no seu post, quando falou do mundo de coisas que queres usar

Na verdade já estou montando dois esquemas, um com os VSTis abertos pelo Sonar X1 e outro pelo Forte2, e ver se existe realmente a necessidade de possuir um Host de Performance, ou se apenas a DAW seria auto-suficiente

dgsoul
Conseguiu arrumar o Finale 11, ele é legal, estou usando o Guitar Pro 6, mas queria algo mais dedicado, mas não testei o Finale ainda

Até mais pessoal e desculpa a viagem pelo uso dos programas

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


Edson Caetano

Caro amigo, eu sou fã do Sonar/Cakewalk. Uso desde a versão 3 e alguma coisa, quando só tinha UM canal de áudio. Prá DAW, a exceção do ProTools (que eu nunca usei mas q todos falam q é o que há), o Sonar não tem prá ninguém. Mas essa é a MINHA opinião.

O "defeito" que eu vejo no sonar é a dificuldade em se configurar como host de VST. Nisso, pelo pouquíssimo q eu vi, o Reaper manda muito bem.

Mas, sobre o tópico em si, vamos lá.

Ontem, pela internet, eu comprei um note: um Samsumg i5 com 6G de Ram, 680G de HD e WIN7Pro. Entrei hj de manhã e ainda tava "em análise". Fiquei meio puto e saí ligando prá algumas lojas grandes, e resumindo, catei hj mesmo um outro Samsumg, só que com 4G de RAM (expansível até 6), os mesmos 680G de HD e o mesmo i5. A outra diferença é o WIN, que é 7Premium.

Valor da diferença: 600 pratas mais barato!!!!!!!!!

Depois,s e for o caso, eu coloco mais um pente de memória, e WIN Premium por Professional, pelo q pesquisei rapidamente, não teria taaaaaanta diferença assim.

Preço total do bebezinho: 1.699,00 em 10x sem juros. (o outro era 2.299,00 em 10x sem juros tbm)

Só não coloco aqui onde comprei pq nãos ei se é contra as regras. Mas, se puder, é só me avisar que comaprtilho aqui. E, se não puder, me manda mensagem com o email q eu passo o caminhod as pedras.

Já liguei o bicho, e o interessante é que ele já pergunta no início se quer particionar o HD. Escolhi deixar o Drive D com 500G, e o drive C, com 100 e poucos Giga ficou pro Windowns. Depois preciso pegar as manhas e saber se os programas (Reaper, etc) Devems er isntalados no C ou no D. Os VSTI, claro, vão ficar no D.

Aff....falei demais.

Abs!

expedifer
Veterano
# abr/11
· votar


Processador i3, 5, 7, 15 ou 20 não fazem diferença pra VSTi ou controlador midi, muito menos HD de 10Gb ou 100, 500 ou 1 tera. O que manda é a placa de som e espaço suficiente no HD pros samples, bem como memória suficiente pra rodar o player/host-VST. A princípio qualquer Pc/note que rode os atuais windows (Vista/7) roda bem um VST pois já possui tudo que se precisa pra isso, ate um de configuração básica. Absurdo é fazer alguém deixar de comprar um Pc/note básico de R$ 1mil pra mandar comprar um com i3/i5 de R$ 3mil ou com i7 de R$ 8mil. É falta de senso e conhecimento. Cara: compre qualquer novo que tenha o win7, ate de R$ 1200 e complete com uma boa placa de som de R$ 400/700 e esqueça o resto que se falou. Se for só pra VST, está com um P...computador.

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


expedifer
Se for só pra VST

Conhece alguem que consegue ficar só em uma função??? ter um note totalmente dedicado a apenas rodar VSTi??

Pelo que eu sei a maioria se aventura pelo mundo dos home studios, monta um pequeno canto de gravação, ou na opção mais comum, usa o computador na faculdade, para internet, para um mar sem fim de outras funções, ai o cabra vai lá, chega todo feliz com o note basico e ele trava sem parar, ainda mais se for deixar um rack com 16 canais midi endereçados a um monte de vsti (o que eu considero comum em uma performance ao vivo)

Ainda acha uma insanidade aconselhar notebooks melhores...

Mas não discordo de você não, meu note antigo um Toshiba Centrino 512mb de Ram roda com muita folga VSTis excelentes com o B4II, o FM7, pianos simples como o PianoTech, Pianissimo, entre outros, ou seja, qualquer promoção de loja de qualquer maquina vai rodar alguma coisa, é só o colega decidir o que realmente quer, no meu caso que faço do note um mil e uma utilidades, um note mais parrudo foi necessário

Legal que apareceu de novo, fazia tempo que não lia nada seu por aqui

Abração

expedifer
Veterano
# abr/11
· votar


Edson Caetano
É cara, é trampo mesmo, necessidade de pagar as contas. tô de folga. Logo terei que voltar de novo a isso. É a vida.
abç

dandankgb2
Veterano
# abr/11
· votar


to com um set montado e excutando de tudo, positivo sim+ 1599,00 mais um a800 pro 1200,00 e uma placa de audio ua-1g 280,00 , antes de falarem mau deste set ouçam oque tenho a dizer: tem cara que vive no mundo das marcas mas eu sou mais tecnico em informatica doque musico e sei que me aparecem uns e outros falando que note tem que ser acer pra cima mas de iformatica eu entendo, note sim+ 6630 core i7 4gb ddr3 hd 500gb ele é muito bom mesmo se bem configurado, a800 pro é exelente, ja teve outros que disseram que placa de audio tem que ser fast track pro teve ate vendedor batendo boca neste topico mas se sua intenção não e gravar ''é só tocar ao vivo'' pode ir de ua-1g que ele dá conta do recado alem do mais ela trabalha com asio com latencia minima tenho o komplete 5 e não achei latencia em nenhum timbre, tenho tambem o reason 5 com mais de 20 intrumentos carregados e nada de latencia. isso de notebook caro é coisa de bobo pois com este note eu particionei o hd e instalei 2 versões de windows uma dedicada a musica sem wifi nem antivirus e outros programas e drivers sem utilidade e na segunda partição windows com tudo temas e programas, tai ai a dica de note com baixo custo, outra coisa é essa tal de fast trac pro não tenho nada contra mas tudo quanto é vendedor empurra ela porque é mais cara e diz ela faz tudo dai quando cheguei na loja queriam me empurrar uma desta mas fui logo falando não quero gravar so quero ter uma saida balanceada e para mesa ai ele me falou da ua-1g com asio faria este trabalho, por hoje é só.

naty pires
Veterano
# nov/11
· votar


meuoo deus quanto mais eu leio mas indecisa eu fico ,srsrsr.... precisa ser top ou precisa ter bastante espaço d hd qual seria o a configuraçao e valor pra se comprar um note + palca d audio pra uso ao vivo d vst q tenha um bom desempenho e nao seja questao de arrependimento,,vlw bjusss,

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


depende de muita coisa ...
eu tenho um note duo core 1.6 com 2 gigas de ram ... e 160gigas de HD ... rodo win7 e a asio4all .. (esse é o mais antigo, véi de guerra)
eu rodo softwares como:
Reaper, MinimoogVA, Mr Ray, SuperwaveP8, TruePianos, Kontakt 4 ...
Não me arrependo dele .. é bem bacana ... para começar vai que vai ...

naty pires
Veterano
# nov/11
· votar


Notebook Positivo 7970 c/Intel® Core i7 2ª Geração - 6GB 750GB LED 14 Windows 7 Home Premium HDMI
Esse ai,,,+placa de audio fast track m audio

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


truco!

naty pires
Veterano
# nov/11
· votar


ahsuahsua,vi esse depois,,,,,

mark_valey
Veterano
# nov/11 · Editado por: mark_valey
· votar


naty pires

Eu comprei meu note recentemente e estou tendo ótimos resultados para rodar os VSTs. Comprei um Lenovo Core i5 com 6GB de ram e HD de 640GB com Windows 7 home premium.

Atualmente estou usando VSTs como Kontakt, True Pianos, FM7, B4II e uma pancada de VSTs free. Como "Rack" de VSTs uso o Reaper para tocar ao vivo.

Eu sempre mantenho um monitor de memória e processamento para saber se estou exigindo muito da máquina e percebi que nem chego a "arranhar" o processador. Em geral o processamento não passa de 5% e a maior taxa que já vi foi de 20%. Em questão de memória, até hoje meu note não consumiu mais do que 2.5GB. Entretanto ha um detalhe: fiz um dual boot no meu note e o Windows que roda os VSTs é completamente "enxuto" sem anti-virus, office, aero, firewall e com serviços e dispositivos desnecessários desativados.

Na minha opinião, a máquina que vc escolheu tem uma configuração excepcional. Minha única ressalva é com relação ao selo "Positivo" . Já tive duas péssimas experiências com notes da positivo por causa de defeitos e por isso nunca mais compro um desses. Eu talvez procurasse uma máquina com um processador mais simples de uma empresa mais conceituada, provavelmente um core i5 da Dell, HP, LG ou da própria Lenovo (provavelmente vai sair por um preço similar). Não estou dizendo que todo note da Positivo vai dar problema mas é uma loteria que vc provavelmente tem mais chances de ganhar (ou perder, depedendo do ponto de vista). rsrs

Estou usando a própria placa on-board, somente instalei um driver asio4all para acabar com a latência e mandei fazer um cabo Y para poder ligar o note na mesa sem perda de sinal.

Bom, é isso.

PS.: Paguei 1500 no meu lá no site comprafacil

R Palma
Veterano
# dez/11 · Editado por: R Palma
· votar


mark_valey
Eu sempre mantenho um monitor de memória e processamento para saber se estou exigindo muito da máquina e percebi que nem chego a "arranhar" o processador. Em geral o processamento não passa de 5% e a maior taxa que já vi foi de 20%. Em questão de memória, até hoje meu note não consumiu mais do que 2.5GB. Entretanto ha um detalhe: fiz um dual boot no meu note e o Windows que roda os VSTs é completamente "enxuto" sem anti-virus, office, aero, firewall e com serviços e dispositivos desnecessários desativados.

Mark, eu tbm desabilitei uma série de coisas prá fazer o boot. Aliás, só uso este note EXCLUSIVAMENTE prá VSTI. Foi uma decisão q eu tomei: ao invés de comprar um teclado novo (estava entre o Stage e o M50), optei por gastar bem menos e dedicar um note só pra isso. Comprei alguns VSTI´s (OPX II PRO e Korg M1) que não saíram nem R$ 300,00 os dois.

A questão q te pergunto é: o q vc desabilitou no boot? Minha máquina é igualzinha a sua, com exceção q é Samsumg com 4 da ram, mas o processamento fica na média de 20%.

Abs!

mark_valey
Veterano
# dez/11 · Editado por: mark_valey
· votar


R Palma

Cara, além de softwares como anti-virus, firewall e firulas gráficas eu também desativei dispositivos de hardware como drive de dvd, interface de rede, interface de rede sem-fio e bluetooth. No meu caso pude fazer isso porque uso o windows principal quando quero navegar na internet.

O Windows também tem uma série de serviços que podem ser desabilitados, dependendo do uso que vc faz da máquina. Uma ótima fonte sobre a natureza dos serviços do windows é o site http://www.blackviper.com/2010/12/17/black-vipers-windows-7-service-pa ck-1-service-configurations/ só que os nomes estão em inglês e é meio chato tentar ficar fazendo a correspondência com os nomes em português. Em português também existe muito material, uma busca no google por "windows 7 serviços desnecessários" retorna vários sites com informações úteis.

Os que pode ser desativado com segurança vai depender diretamente do uso que a pessoa faz do computador. No meu caso, que não uso o "Windows VST" nem para acessar Internet, pude desativar serviços ligados à conexão em rede e compartilhamento de arquivos. Gostei dos resultados, meu Windows "enxuto" ocupa cerca de 850 MB de ram logo após a inicialização enquanto o Windows "comum" ocupa cerca de 1.3 GB.

Eu recomendo que, a pessoa que for enveredar por esse caminho, crie um ponto de restauração no sistema antes de começar e observe, a cada serviço desativado, se a máquina vai apresentar algum comportamento anormal. Se for uma versão do windows usada no dia-a-dia para tudo, os cuidados tem que ser redobrados.

É isso aí, abraços!

naty pires
Veterano
# dez/11
· votar


mark_valey
obrigado pela informaçao ,dicas,,vou pesquisar uma marca mais confiavel,pra ver o valor ,,muito obrigado,pela gentileza das respostas!!!

mui loko
Membro Novato
# jul/15
· votar


ai galera beleza preciso por favor de uma dica, tenho um a 800 pro e o meu PC é um processador intel Pentium Dual Core E 2200, vai rodar legal!
Abraçaço!

WENDELAMD
Membro Novato
# mar/19
· votar


Galera, aproveitando o tópico. Estou montando meu set e tenho dúvida quanto à placa de audio. O preço da UCA222 e da UMC2 da Behringer é praticamente o mesmo. Então pensei em usar a UMC, já que é uma placa melhor. A duvida é: da pra usar o usb dela como entrada e a saída de retorno jogando pra mesa? Vi varios músicos usando o usb como saída pra gravação, mas vou usar mais ao vivo do que gravar.

Bclamberti
Veterano
# jun/19 · Editado por: Bclamberti
· votar


Bom dia a todos.

Aproveitando o tópico pra relatar meu problema.

Tenho um DELL i3 com 4 gb de memória e uma interface focusrite studio 2i2.. Estou rodando o Kontakt 5 e o processador não está suportando. Quando toco varias notas o percentual de processamento sobe absurdamente e começa a chiar.
O mesmo acontece quando rodo o VST Roland Super JV dentro do Reaper. Alguns samplers começam a saturar o processador.

Essa configuração do notebook não seria suficiente pra rodar? Tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

Obrigado

sonicsbr
Veterano
# jun/19
· votar


Pouca memória demais, i3 não é o ideal, se tiver usando Windows 10, tenta voltar pra primeira edição de um 7 32bits.

kokada
Veterano
# jun/19 · Editado por: kokada
· votar


Bclamberti
tenta ajustar lá nas Configurações do Kontakt(na aba Audio), o nro de samples - eu deixo o meu entre 256 e 512... se tá dando chiado, o seu pode estar com número muito baixo.

Mas 4GB eu acho muito pouco, mete a mão no bolso e compra logo mais memória! O meu antigo PC tinha acho que 8 GB e rodava nessa configuração que falei, com processador que nem era i3 ainda(Intel Core 2 Duo). Mas era Win7 (64).

Veja o vídeo pra entender:



Quanto maior o número, mais atraso vai ter ao tocar as notas, mas o som vai ficar mais fiel e sem chiados.

Quanto está dando de latência pra vc? O meu acho que dava uns 14ms... Muita latência é ruim pq vc aperta a tecla e o som só vai sair depois de alguns milisegundos...

E você paga a Roland Cloud pra usar o VST do JV? Achei uma bela idéia da Roland esse Cloud... genial!

johnxx3
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: johnxx3
· votar


Bclamberti
Como disse o kokada, 4Gb nao é nada pois o próprio windows 10 consome tudo e ate falta memória, nada a ver com o Kontakt, e se tiver antivirus, aí teu computador já era e quase não rodará nada bem, nem qualquer outro programa pois o Kontakt quase nada consome. Bote no mínimo uns 8Gb onde terá que se descartar dos dois pentes de 2Gb e comprar ou dois de 4 ou um de 8 (cuidado com o clock). Mas comece fazendo limpeza no msconfig: tecle no iniciar com botão direito, no executar, digite msconfig, clique em serviços, clique abaixo em ocultar.., desclique, deixe tudo em branco, depois clique acima em inicialização..abrir...desabilite tudo com botão direito menos o driver de audio e aí vem uma observação: vai pedir pra reiniciar e caso observe que algum item necessário não funciona, decore qual é, volte a esses dois e reabilite, coisa simples, mas só reabilite ele, nada mais. Muitas vezes nada faz falta. Vai perceber uma ligeira velocidade no teu computador. Faça o teste e verifique e depois aumente a memória como dito.

Mas há detalhes sobre processadores: tecladistas e VST nada tem a ver com poderosos processadores. Eu por exemplo tenho um DELL igual ao teu mas um G7 i7-8750 de 16Gb, que é entre os à venda, um dos mais velozes no Br (ganhei da mina..rsrsr....é doida e exagerada), mas tenho o meu Dell de 4 anos, um i3 de 8Gb muito mais lento, uma 20X mais tartaruga...hehehe. Ocorre que ambos em termos de desempenho de VST e conexão ao teclado, são absolutamente a mesma coisa, pois o que manda em samples é a placa interna de som, o driver, onde é aí que se processam os áudios, não no i3 ou i7, estes apenas como intermediários entre o software, placa mãe e placa de áudio, no caso comandos do windows o intermediando, nada mais. É aí que o peso aparece, pois dependendo da marca do computador, alguns tem péssima placa de áudio tanto no i3 como no i7, mas não teu Dell, pois essa marca só usa placas de 1a linha, a mesma nos i3, i5 e i7. Portanto só pode ser no teu caso sobrecarga dos processos e limpar como citei acima. Deixe teu processador menos trabalhoso, mais livre (poderá ver no gerenciador de tarefas, clique no CPU). No meu caso, a grandíssima diferença entre os meus i3 e i7, é em conversão/edição de videos, onde se um leva 20 minutos, o outro leva 1 minuto só, e principalmente em jogos, pois no meu i 7-8750 tem placa de video/GPU hiper veloz pra jogos (GTX1060). Mas nada a ver com teclados e audios/samples/VST. Fique tranquilo, não precisa trocar de computador, mais ainda com HD rápido da Dell pra carregar samples. Eu continuo usando muito mais meu velhinho i3 pois detesto jogos e esse meu i7 brasileiro tem teclado em inglês, pode? (ela deve achar que sou viciado em jogos..só pode ser...rsrsrs).

makumbator
Moderador
# jun/19
· votar


sonicsbr
tenta voltar pra primeira edição de um 7 32bits.

Não! usar 32 bits hoje em dia (ainda mais pra VSTi, gravaão e etc) é loucura. Nem estão fazendo mais plugins e DAW em 32 bits. Isso aí já era.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Configuração (básica) de Notebook prá VSTI