Juno Di - Trocar timbres via pedal?

    Autor Mensagem
    euroset
    Veterano
    # mar/11


    Galera,

    estou pra pegar um Juno Di e quero trocar os timbres no meio da música por um pedal de expressão. Nunca me aventurei com pedais pra trocar timbres mas ouvi falar que um pedalzinho Onerr consegue fazer isso. Também já li que esse pedal precisa ser ligado na entrada "Expression Pedal" dos teclados.

    A questão é que nas fotos que vejo do Juno Di não encontro essa entrada de pedal de expressão literalmente falando. Acho apenas o "Hold Pedal" assim como nessa foto: http://www.worldinstrumentonline.com/media/catalog/product/cache/1/ima ge/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/j/u/juno-di_r_600_fnl.jpg

    E aí, alguém que tem o Juno Di passou pela mesma situação?

    Mr Madruga
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu não sabia que dava pra trocar timbres pelo pedal de expressão, mas pela pedaleira MIDI sim.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rapaz, a série Juno Di não possui entrada pra pedais de expressão não, e mesmo se a tivesse vc não conseguiria fazer por ela, e sim pelo pedal de chave mesmo. Eu tive um Juno D (que por sinal tem entrada pra pedal de expressão), e o teclado não dava suporte pra essa função. Creio que o Di tb não possa.

    euroset
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Olá A. Cordeiro,

    desculpe a ignorância mas não manjo nada de pedais mesmo! O pedal de chave liga na entrada "hold pedal" que tem no Juno Di?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    eu tinha um alpha-1 somente com entrada para hold pedal, mas dava pra configurar para outras funções, mas nessa perdia a função de damper, fui ler o manual do Di e tem isso também (pag. 75 manual em portugues)


    O pedal conectado no conector HOLD PEDAL pode controlar as funções abaixo, escolha a função a ser controlada.
    Os números entre parênteses () indica o número da mensagem "control change" produzida pelo pedal quando a função
    correspondente é escolhida.
    * Independente das funções indicadas abaixo, o efeito é aplicado no som em uso se você estiver tocando um único som. Se
    você estiver usando ajustes para tocar diversos timbres (ou seja, com [PERFORM] aceso), o efeito é aplicado no timbre
    (parte) que estiver selecionado para você tocar/editar.
    MODULATION (CC01): Vibrato
    PORTA-TIME (CC05): Tempo de portamento (p. 59)
    VOLUME (CC07): Volume
    PAN (CC10): Pan (posição do som no estéreo)
    EXPRESSION (CC11): Volume
    HOLD (CC64): O som é sustentado para teclas que são tocadas ou que já estavam acionadas enquanto você mantém
    pressionado o pedal.
    PORTAMENTO (CC65): Chave de portamento (p. 59)
    SOSTENUTO (CC66): O som é sustentado apenas para teclas que já estavam pressionadas quando você aciona o pedal.
    RESONANCE (CC71): Resonance (p. 66)
    RELEASE-TIME (CC72): Release time (p. 65)
    ATTACK-TIME (CC73): Attack time (p. 65)
    CUTOFF (CC74): Cutoff (p. 66)
    DECAY-TIME (CC75): Decay time (p. 65)
    VIB-RATE (CC76): Velocidade do vibrato
    VIB-DEPTH (CC77): Intensidade do vibrato
    VIB-DELAY (CC78): Tempo de atraso do vibrato
    CHORUS-SEND (CC93): Intensidade de chorus
    REVERB-SEND (CC91): Intensidade de reverb
    AFTERTOUCH: Aftertouch por canal
    START/STOP: Pressionando o pedal você ativa/interrompe a reprodução do Song Player (p. 72) ou Rhythm Pattern (p. 74).
    TAP-TEMPO: Faz o ajuste do andamento pelo intervalo entre os acionamentos do pedal (Tap Tempo).
    PROG-UP: Se você estiver tocando um único som, permite avançar para o próximo som. Se estiver tocando diversos sons
    (quando [PERFORM] estiver aceso), permite indicar a próxima performance.
    PROG-DOWN: Se você estiver tocando um único som, permite voltar ao som anterior. Se estiver tocando diversos sons
    (quando [PERFORM] estiver aceso), permite voltar para a performance anterior.
    FAV-UP: Avança para a próxima programação de "favorite," ou próximo banco de "favorite".
    FAV-DOWN: Volta para a programação anterior ou banco anterior de "favorite".

    mas como comentei
    pedal pra piano vai pro saco
    essas funções são boas colocando no set algum piano digital e usando o Juno para outros timbres onde não se usa pedal

    Betobk
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E o piano do Di sem pedal, sem chance.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    fernando tecladista

    Opa...vlw pela retificação, falei mais por indução.

    euroset

    E como o amigo falou, corresponde a entrada do hold pedal.

    euroset
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    fernando tecladista, obrigado pela resposta. ajudou muito!
    agora acho que entendi então o que o Mr Madruga, quis dizer sobre pedaleiras.

    Então imagino que seria possível pegar uma FCB1010 da Behringer pra fazer o que quero: trocar os programas (cada programa, uma música) como FAV-DOWN e UP e dentro dos programas trocar de timbre, "subindo" e "descendo" na pedaleira.
    Ainda sim daria pra deixar um pedal dedicado ao sustain pro piano, apesar de não usar muito.

    Estou certo no meu raciocínio?

    valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    euroset

    essa pedaleira eu só conheço do "ouvi falar"
    vou ver se acho algum manual pra download e ver como ela funciona

    SonharNET
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, você pode colocar um pedal midi para fazer isso sim.
    Ou usar o pedal de sustain para trocar timbres e ficar sem sustain.
    Eu acabei de trocar meu Juno Di por um Juno Stage exatamente por isso...
    O Stage tem três entradas de pedal, um HOLD, um CONTROL (que pode ser programado para todas as funções descritas pelo FErnando) e uma dedicada para troca de patch/performance/favoritos.
    Com isso, você pode programar o CONTROL pra fazer FAVORITE DOWN, o dedicado faz o FAVORITE UP e o HOLD continua como sustain.

    Daniel Tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Já que estão falando do pedal, tem como programar o teclado para só mudar o timbre quando soltar o pedal?
    Ex: Estou tocando um piano e o pedal está acionado, aperto o botão que está o violão e ele só mudar quando e3u soltar o peal.
    E aí, tem como?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Juno Di - Trocar timbres via pedal?