A-800 PRO com Logic Express 9.1.3 (Configurações)

    Autor Mensagem
    Tons Inteiros
    Veterano
    # mar/11


    Primeiramente, obrigado por dar atenção à minha questão.

    Eu tenho três, digamos, teclados que uso como controladores de sons para gravações MIDI com o Logic Express. Uma CLAVINOVA CLP 230, uso para tocar pianos e instrumentos que exigem uma tessitura grande. Tenho um JUNO STAGE, usei muito durante um tempo por conta de seu maior número de controles em relação à CLAVINOVA. E recentemente comprei um A-800 PRO da Roland, por conta do fato de que ele propunha atender a todas as minhas necessidades em termos de um controlador, e possuía um preço aceitável. Porém, os problemas começaram assim que comecei a configurá-lo.

    1 - Instalar o Driver foi fácil, eu fiz as primeiras configurações exatamente do jeito que o manual ordena, porém quando inicializei o Logic Express para poder utilizá-lo com ele, uma mensagem me aparece numa pequena janela dizendo o seguinte:

    Device "A - PRO"is assigned to MIDI Port "A-PRO 2" which is not present.
    Please ensure that MIDI interfaces are connected and switched on. If this is the case, please check the MIDI port setting of device "A-PRO". If this is correct, click "Reset All MIDI Drivers" in Preferences>MIDI>General.

    Essa mensagem sempre se repete na inicialização, e em outros momentos também aparece, porém, até onde eu sei (e eu não sei muito) minha interface (FAST TRACK PRO) está conectada e ligada, e as portas estão configuradas de acordo com o manual. Mas quando eu clico no botão "Reset All MIDI Drivers" tudo o que eu recebo é a repetição da mesma mensagem uma vez após outra. A questão é: o que significa essa mensgaem? O que eu tenho de fazer diante disso? Quais são as limitações que ela pode me causar no uso do A-800?

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    2 - Eu instalei também o A-PRO CONTROL SURFACE PLUG-IN, disponível no site da Roland, para controlar o LOGIC EXPRESS como uma DAW através do A-800. Porém, desde que eu fiz isso, quando estou com o A-800 ligado e o Logic inicializado os campos MIDI IN e MIDI OUT do Logic, começam a acusar trânsito de mensagens Midi, ficam oscilando entre dois ou mais valores, geralmente dois, rapidamente, como se algum comando Midi estivesse sendo acionado e desligado. Eu posso esta falando alguma impropriedade, porém, acredito que esses campos devem acusar trânsito de mensagens Midi apenas quando eu envio estas para o A-800 ou a partir do A-800, o que definitivamente não está acontecendo. A questão é: Qual o porquê desses sinais Midi na Transport Bar do Logic oscilando sem parar de maneira "fantasma"? Essa oscilação é normal? O que eu devo fazer diante disso?

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    3 - Por último, mas não menos importante. Eu simplesmente não consigo controlar o LOGIC EXPRESS a partir do A-800 com o A-PRO CONTROL SURFACE PLUG-IN. O Driver está instalado, o Editor está instalado (apesar de eu não saber configurar a parte de Devices e por isso não conseguir comunicação entre ele e o A-PRO), o PLUGIN da Roland está instalado, porém, mesmo assim não consigo controlar o programa a partir do A-800, a não ser por meio das teclas e dos canais aftertouch que funcionam bem. Como conseguir uma comunicação mínima entre o A-800 e o Logic Express de modo a que eu posso controlar meu DAW software, bem como manejar os sons de meus instrumentos virtuais?

    Eu sabia que esse controlador era difícil de se configurar, mas não tinha idéia do quanto, tenho planos importantes para o uso desse aparelho, o manual é genérico, e pressupõe uma série de conhecimentos prévios que eu não possuo. Peço desculpas pelo tamanho de minha questão e também de minha ignorância. Não sei se alguém passou por uma situação semelhante, ou tem conhecimentos suficientes para me ajudar, quero dizer que qualquer idéia é bem vinda, mesmo que distante. A todos desde já e daqui pra frente o meu sincero agradecimento.

    Lídio

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Seu problema complicou, vai ser díficil achar um usuário de Logic Express com A-Pro, mas vou tentar te ajudar, eu uso o padrão da Cakewalk Sonar com o A-Pro, vamos tentar achar algumas similaridades nos sistemas para ver se você acaba com seus problemas

    Realmente os manuais da Roland são meio decepcionantes, as vezes muito superficiais, as vezes muito técnicos, porem uma boa notícia, o suporte deles é muito bom e ativo, basta registrar o produto com serial e mandar e-mails, vale a pena tentar, porque praticamente todas as minhas dúvidas com o equipamento foram tiradas através deste canal

    1- O controlador se você estiver usando via usb, não interfere com a interface, aqui em casa eu uso o A-pro USB e ligo na minha audiobox via MIDI um SP88x, ambos os drivers tem que ficar ativos, os da Presonus e os do A-PRO, sempre deixo tudo ativo

    Quanto a mensagem, acredito que ela seja um aviso, que o A-pro 2 não está presente, mas transmitindo pelo A-pro 1, os esquemas do A-pro, A-pro 1 e A-pro 2 estão no manual, eu sempre, sempre, me confundo com o que cada um faz

    2- As luzes Midi acendem e apagam sem estar fazendo nada, mas não é ação fantasma, me parece que o computador e o controlador trocam pacotes midis entre si, provavelmente para checar a conexão, não sei ao certo, mas isso tem no manual, em algum lugar que eu lembro hehe

    3 - Nunca usei o Logic, mas ele tem que ter aquele esquema de active sync, como o ACT do Sonar, sei que o Garage Band funciona, agora o Logic, não é minha praia hehe, este parte de configurar os mapas midis é terrível, díficil pra kct, a Roland me enviou um para o sonar, que resolveu, mas dai para os softs synths ficava tudo embolado, esta parte eu tenho que ver tambem

    Cara escreva aqui a solução dos seus problemas que eu tambem estou interessado

    Até mais

    Tons Inteiros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Obrigado pela resposta, Edson, estou pesquisando tudo o que você me disse, depois te passo um parecer.

    Tons Inteiros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Concordo com você com relação à combinação Logic Express/ A-800, porém, creio que é mais comum alguém usar o Logic Pro e o A-800, o Logic Pro e o Express possuem muitas similaridades, há quem diga que o Express é o mesmo programa com uma biblioteca menor, é o que eu penso. Mas esse não é o assunto.

    Eu mandei um email para a Roland, estou aguardando a resposta deles há três dias, creio que é um tempo normal, não vejo problema nisso. E fico muito feliz de você me ter dito que eles possuem um sistema de suporte bom e que funciona. Com certeza insistirei nesse caminho.

    1 - O controlador está conectado via USB, a FAST TRACK PRO também está conectada via USB, ambos estão ativos porque são perfeitamente reconhecidos e posso operar por meio deles. Como você eu confesso que fico confuso com o esquema A-PRO, A-PRO 1 e A-PRO 2, sei que o A-PRO é Midi Out, e que o A-PRO 1 e 2 são Midi In. Out do computador para o A-800, e In do A-800 para o computador. Sei que quando se usa o A-800 como DAW (um dos meus objetivos) devemos colocar os comandos da DAW em A-PRO 2 e os comandos de controle dos sons do track no A-PRO 1, isso facilitaria o trânsito de mensagens entre o computador e o A-800.

    Até aí tudo bem, a pergunta é: A-PRO 2 não está presente. Porém, como fazer para ela estar presente? Onde é que eu faço ela se "apresentar"? Posso ter falado uma besteira sem tamanho, mas pelo menos é como estou entendendo até aqui.

    2 - Os sinais Midi não páram. O máximo que encontrei relacionado a isso no Manual foi a parte que fala de H-Activity On/Off. Porém, independente da maneira como eu assinalo o H-Activity (On ou Off), tanto faz quanto fez, os sinais permanecem do mesmo jeito. Se as coisas são como está dizendo, ou seja, algo normal "para conferir a conexão", tudo bem, o meu medo é que seja algum problema, mas pelo que está me dizendo não é.

    3 - Quanto à terceira questão eu estou na mesma, o máximo que percebo é uma comunicação mínima entre o Logic e o A-800. Aftertouch, sensibilidade das teclas, pitch bend, modulation, tudo isso está funcionando bem nos Ctrl Maps do Logic (4-8), porém, quando falamos em termos de controlar coisas como pan, volume, troca de bancos de tracks, troca de tracks, botões como play, stop, ff, rw etc., cujos comandos estão todos encaminhdos para a porta A-PRO 2, isso realmente não está funcionando, ao invés desses comandos tudo o que eu obtenho são algumas notas agudas do som em questão.

    A pergunta é: para usar uma control surface é só instalar o plugin e fazer funcionar? Ou eu devo transmitir alguma coisa do computador para o A-800? Tenho de fazer alguma configuração especial no A-800 para usar a control surface do Logic?

    Boa notícia, eu consegui fazer o Editor funcionar, consegui fazer meus próprios controla maps e tudo deu certo. Mais uma vez agradeço pela atenção, quero dizer que você está me ajudando bastante e que aguardo por um pouco mais de seu conhecimento e experiência.

    Um abraço

    Tons Inteiros
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bem,

    O que eu posso dizer é que ao contatar o serviço de suporte da Roland, cheguei àquilo que posso chamar de uma resposta. Nós testamos o controlador com outro computador nas mesmas condições e tudo estava perfeito. O problema principal era a respeito de software. Quando eu formatei meu computador quase tudo foi resolvido. A única coisa que ainda persiste são as oscilações no display MIDI OUT quando a tecla ACT está acesa. Agora eu posso controlar o LOGIC, e não mais há o estranho aviso quando inicio o programa. A respeito do detalhe das oscilações, talvez sejam um problema de configuração do LOGIC, talvez sejam um problema de hardware em meu computador, até o presente momento não tenho uma resposta definitiva.

    Escrevo estas palavras para que possam ajudar a alguém que, eventualmente, passe pela mesma situação que eu.

    Lídio

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tons Inteiros
    Tu tentou usar o A800 via MIDI sem ser USB direto pelo MIDI da FTP?

    Tons Inteiros
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Então, minha fonte chegou hoje, eu preciso dela para fazer este teste. Veja bem, confesso que não consigo conectar via MIDI sem ser USB, pois ao conectar os cabos MIDI na FAST TRACK PRO e no controlador, meu computador não reconhece a presença do controlador, apenas da FAST TRACK PRO. Devo estar fazendo algo errado. Teria de fazer alguma coisa a mais além de conectar a FTP via USB, ligar o controlador via fonte, e conectar os dois cabos MIDI (in e out) no controlador e na interface? O que mais devo fazer para que meu computador reconheça o A-PRO como "ligado"?

    Obrigado pela resposta.

    Tons Inteiros
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Consegui usar via midi, sem ser usb, e o problema é o mesmo, mensagens involuntárias em MIDI OUT que se repetem com uma frequência de pouco menos de um segundo entre elas, sempre a mesma mensagem, quando a tecla ACT está ativada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A-800 PRO com Logic Express 9.1.3 (Configurações)