criar um trabalho todo em midi / diário de um louco

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: fernando tecladista


    faz tempo que me rodeia a vontade de ter algo autoral, mas por ter outros projetos de banda, freelance, outro trabalho e também uma certa preguiça fui empurrando essa ideia, mas agora estou reativando isso, mas talvez só saia algo bom no fim de ano

    --------------------------------------------------

    a ideia:
    - pegar toda a tralha eletrônica que tem aqui em casa e montar um CD com ela
    - montar todos os tracks / arranjos em midi,
    - só depois de tudo pronto algumas faixas terão algum track de áudio com os Gambitts, Piano, Harmônio, Escaleta
    - não usar VST, - PC nesta primeira parte, é somente para usar o seqüenciador midi

    -----------------------------------------------

    as dores de cabeça:
    - interligar tudo isso via midi, pelo que contei são 13 equipamentos com midi (até o momento)
    - alguns não tem "Midi Thru" o que faz que o equipamento fique no final da cascata
    - outros não tem "on/off" de canal midi e trabalham nos 16 canais, então uma porta midi fica só pra um
    - eu me entender com o software que vai gravar
    - ainda não sei como vou gravar a parte de áudio, se vai ser no PC ou algum gravador digital (físico) estou mais para a segunda alternativa
    -------------------------------------------------------
    -------------------------------------------------------

    das dores de cabeça que já resolvi:
    - portas midi
    eu tinha somente uma M-áudio midisport uno 1 x 1, esta semana chegou a UM-3G da roland, então tenho 4 saidas midi, mas devido o fato dos instrumentos que operam com os 16 canais, uma outra interface midi com uma ou duas saidas, que está bem em conta hoje, já facilita mais

    - software
    hoje eu descobri o que me emperra no PC pra fazer isso:
    familiaridade e ter saco com o software
    antigamente eu sequenciava tudo fácil no 01/w ou no PC e hoje parece um parto
    as DAWs de hoje acho um saco, é muita coisa pra fazer antes de algo bem simples

    achei aqui um "disquete" com o cakewalk pro 3 que eu usava em outro PC e "eureka" nasci de novo
    já fiz vários testes, de quem ligado com que, que porta midi e tudo funcionou direitinho e "rápido"

    tela simples:
    exemplo 1
    exemplo 2
    (reparem que o link tem a palavra museum)
    ==================================

    o por que do tópico:
    - trocar ideias sobre o que estou fazendo e sujestões, do pessoal daqui
    - atualizar esse tópico acaba sendo uma obrigação o que me empurra a continuar esse projeto
    - embora já digitei muita coisa acima, ainda tem mais coisas que adiantei, mas vou postando aos poucos

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    achei aqui um "disquete" com o cakewalk pro 3
    Acho que começou com o pé direito, Cakewalk faz o "feijão com arroz" muito bem.

    ainda não sei como vou gravar a parte de áudio, se vai ser no PC ou algum gravador digital (físico) estou mais para a segunda alternativa
    Eu faria o seguinte, deixaria as faixas de áudio para serem gravadas no Cakewalk mesmo. Não sei se esta tua versão é compatível com editor de áudio como o Sound Forge? Eu uma vez gravei o áudio nas faixas do Cake, utilizei um mixer antes de passar para a entrada de áudio da placa de som do pc, e abria ela do cakewalk para o Sound forge direto. No Sound fazia efeitos, equalizações etc.. Salvá-va e devolvia para o Cakewalk. Acho que facilita. Até tenho o arquivo de install deste Cakewalk, o pro audio 9 (Antes do software virar Sonar) perdido no pc.

    Boa sorte e mãos a obra.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    J.Dionatan
    Eu faria o seguinte, deixaria as faixas de áudio para serem gravadas no Cakewalk mesmo

    então como ainda não gravei nada pra valer, ainda é algo que dá pra mudar
    esse cakewalk é muito simples, só midi, deve ser a primeira versão pra win, roda em até win 3.11 nem faço ideia qual a versão que entrou gravação de áudio
    o que vai entrar áudio talvez é uma faixa ou outra, mais a frente na hora de gravar e masterizar pretendo fazer em estúdio com quem tá acostumado com isso

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    essa semana eu quase matei todo mundo aqui em casa de tanto colocar pra rodar a invenção 13 do bach, pra testar as ligações midi

    J.Dionatan
    sobre o que comentei de gravador digital
    a ideia seria unir o util ao agradavel, ter uma mesa que desse pra usar ao vivo e ao mesmo tempo gravações em qualquer lugar

    não conheço o funcionamento, mas lendo curti as da korg d1600, d 3200, d888 tenho que ver orçamento (sonhar não custa nada)
    também vou pesquisar algo sobre as da zoom

    Marcos Martini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    diário de um louco

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    loucura?
    estou gostando de ver!!!!!

    Vou acompanhar atentamente este seu "TRABALHÃO"

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aguardando o próximo capítulo...

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Daê Fernando, voltou ativa no projeto?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    J.Dionatan

    estava para upar o tópico hoje
    esse projeto vai sair nos trancos, mas sai, estava enrolado com carnaval, fui tocar pra fora, tem dois bailes essa semana, tenho que achar a brecha pra fazer isso

    tem algumas ideias, falta começar a gravar

    além disso estava a fim de gravar um vídeo do Gambitt GMX
    http://s0.flogao.com.br/s65/2008/01/10/179/120543222.jpg
    http://flogao.com.br/fernandotecladista/120543222
    que é um instrumento que acho único, (único não quer dizer bom nem ruim)
    há poucos vídeos na internet mas nenhum mostrando como funciona e nada sobre a parte de synth
    (nem webcam pra isso eu tinha, comprei uma esse mês)

    -----------------------------------------------

    da tralha em sí
    tá 95% pronto, pra ficar legal vou precisar de outra UM-3G, (devido aos aparelhos que não muta canal midi) mas já dá pa rolar algo sem ela

    cada teclado com seu cabo de aúdio, por enquanto enquanto não é nada pra valer, estou ligando em um mixer ciclotron :P mais a frente resolvo isso
    também tive que ir atrás de cabos, não dá pra ficar tirando e pondo cabos, nessa coisa de sair pra tocar, tive que separar, cabo de tocar e cabos pra deixar na sala

    outra coisa que quero é praticidade pra mexer, então não dá pra ficar tira teclado, pluga teclado, muda teclado, troca de suporte, sobe teclado, desce teclado... se pensei em um timbre do DX, então ele está ali ligado, se não deu certo e pensei em tentar no D-50 ele também está ali

    então o canto está assim:
    http://s75.flogao.com.br/photos/11/03/16/27/137244897.jpg
    -
    http://s77.flogao.com.br/photos/11/03/16/39/137244869.jpg
    -
    http://s78.flogao.com.br/photos/11/03/16/17/137244796.jpg
    -
    http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/137244897

    R Palma
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: R Palma
    · votar


    Cakewalk 3.....q saudade dele.........funcionava perfeitamente, rodava numa leveza incrível (tbm, era só midi..rs). Enfim, quase chorei ao ver a tela, e o ícone do ALL CONTROLS OFF.....

    No mais, tendo em vista a dificuldade de configurar todos os 13 aparelhos midi prá rodar ao mesmo tempo, talvez o ideal fosse ir gravando o áudio aparelho por aparelho. D´pa prá sincronuizar (afinal, é midi...) e deeois gravar o áudio direto dos outros instrumentos (escaleta, Gambit...)

    Quanto ao gravador digital, pensa em algo multipista? Pq a MAudio tem um gravador digital de dois canais q é uma beleza. Eu tenho um e posso dizer q me antende perfeitamente.......Ou então (sugestão mais barata) uma interface de áudio gravando tudo no pc.

    Isso me lembra quando eu, meu XP50, minha groovebox MC303 e meu Cakewalk 6.0 (acho q o primeiro q rolava áudio) achávamos q seríamos os reis do Trance Music/Industrial. Ops, esqueci da interface Opcode...

    Hj toco numa banda de classic rock......bem parecido mesmo.....hehe

    Abs!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    fiz algo nada oficial hoje, só pra testar:



    tem uma trave de troca de timbre, uma "queda de cama", uns "pra onde que eu vou" já que foi feito tudo de uma vez só no improviso

    (o loop da segunda parte é da própria DJX)
    --------------------------------


    R Palma
    tendo em vista a dificuldade de configurar todos os 13 aparelhos midi prá rodar ao mesmo tempo, talvez o ideal fosse ir gravando o áudio aparelho por aparelho

    quando for o "pra valer" a idéia é essa mesmo, agora aqui eu quero deixar tudo ligado: o áudio e midi, e vou fazendo meus testes em L - R

    mas quando resolver gravar a versão oficial quero fazer isso bem feito, levar a tralha em um estúdio gravar cada instrumento em um canal para mixagem

    mas vou precisar de alguma forma para gravar um áudio final aqui, pra gravar os orgãos aqui em casa, pra levar eles daqui pra um estudio é um trabalho que não vale a pena, nessa dependendo do que for, já gravo tudo mesmo aqui, nem que seja um de cada vez e só mando o arquivo pra mixagem

    mas eu tenho queda para o hardware, apertar um botão de REC que vai acender uma luz é muito mais emocionante do que um "click" em um ícone de rec



    --------------------------------------------


    Ou então (sugestão mais barata) uma interface de áudio gravando tudo no pc.

    gravar em PC é algo que me da "urticaria"
    hoje foi o "Ó" da coisa
    resolvi gravar isso, ai começa os problemas,
    eu tinha mandado o PC pra formatar tempos atras, nessa o cara me instalou outro driver pra sound blaster que tem nele, que funcionou pra repoduzir, mas pra gravar não acha nem a pau a entrada de linha
    então lembrei que eu tinha um treco de captura de video/audio - USB jogado em algum canto, achei o trem e instalei e estava funcionando
    fui usar o sonar pra gravar e nada de aparecer a bendita pra configurar o audio
    como era pra gravar em L/R então usei o Sound Forge que é lindo, achou tudo que tem de entrada e saida e foi só dar um REC e ser feliz
    a brincadeira de: brigar com o pc, vai volta, mexe no cabo, aperta rec, volta.... se foi duas horas

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Fernando.
    Gostei muito da sua música teste.
    Parabéns.
    A gravação apesar de ser experimental ficou boa.

    Continue.
    Faça projetos, agendando , e dedique-se que você vai conseguir bons resultados.
    E monte o seu album.
    Talento você tem de sobra.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Adler3x3
    vou fazendo quando sobra tempo, que tem que balancear, trabalho, mais minha banda, mais algumas limas, mas está indo, meio a passos de tartaruga mas indo
    :)

    esse UP veio a calhar já que ontem resolvi o problema de como capturar o som, estava procurando uma interface de audio, procura dali e daqui, acabei comprando um Ozonic da M-audio, que é um "tudo em um", falta aprender mexer, mas já vi que não tem mito segredo
    da parte de gravação, acabei ficando no Sonar X1 LE

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Fernando.

    Que bom que tá andando.
    O Sonar é muito bom, mais do que o suficiente.
    Vá em frente.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Legal!

    Estou aqui também dando força a este trabalho midi like! ;)

    Maestron
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    fernando tecladista

    Tópico antigo, mas super inspirador... Acho que todo músico dedicado tem a mesma aspiração que você, paralelo a todo o trabalho profissional e inevitável, queremos fazer algo pessoal e autoral, ao nosso próprio gosto.

    Seu setup, por si só, já inspira. Equipamentos antigos mais cheios de personalidade. Meu PSS 790 tá aqui meio de escanteio, mas vendo ele no meio dos seus teclados relembrei da personalidade forte que ele tem...

    Também acho que você está no caminho certo. No momento tenho pesquisado muito sobre DAWs e, com tanos recursos que cada uma oferece, sobra recurso e falta objetividade, que era justamene o forte das antigas DAWs...

    No meio de tantos instrumentos, timbres, recursos, opções, temos que fazer um grande esforços para saber de fato o que queremos e fazer algo objetivo, restrito, simples e, aí sim, de boa qualidade... Percebi você indo nessa direção e é a direção que quero seguir também. Seu tópico foi um aprendizado, ainda mais com a gravação, parabéns!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Maestron

    No momento tenho pesquisado muito sobre DAWs e, com tanos recursos que cada uma oferece, sobra recurso e falta objetividade, que era justamene o forte das antigas DAWs...

    Este é um dos motivos do porque uso o Mixcraft.
    Pela objetividade e praticidade.
    Já usei Sonar, Cubase, Protools e outras....

    waltercruz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    algo parecido com o retrotech? :)

    https://vimeo.com/6947783

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    waltercruz

    Que parafernália, que trabalhão este do retrotech.
    Muito bom.

    Maestron
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Adler3x3

    Não conhecia o Mixcraft, vou considerá-lo na minha pesquisa se ele trabalhar com muitos canais MIDI e abrir uma quantidade mínima de VSTis.. Valeu pela dica

    Há outros semelhantes ao Mixcraft?

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Maestron

    Sim existem várias uma delas é o Magix, que uso como um complemento do Mixcraft.
    Entretanto o Mixcraft é mais completo.
    O Software é Americano, mas a versão em português é mantida pela Daccord de Pernambuco.
    E assim de uma forma indireta valorizo o que é brasileiro.
    Experimente fazendo dowload da versão 6 que dá para usar por 30 dias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a criar um trabalho todo em midi / diário de um louco