esta fonte funciona ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: bilico


    ola

    no manual do meu teclado pede uma fonte com as seguintes configurações : 9V DC output, 250-300mA, center positive.

    mas a fonte que eu tenho aqui tem as seguintes configurações :
    9V DC output, 850mA, center positive,estabilizado

    eu posso usar esta fonte no meu teclado ?

    se sim : eu corro algum risco de queimar o teclado no teste ?

    valeu

    Darlan Felix
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bilico

    Não! A corrente que passa é de 850mA que é relativamente maior que 300mA o máximo permitido. 850mA causa um estrago legal!

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    CARACAS!!!! nem no meu teclado eu usaria uma dessas (recomendado 500mA)

    ela é extremaente forte para seu teclado

    Darlan Felix
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bilico
    Só pra tu ter uma idéia... Há um tempo atrás coloquei uma fonte com 100mA a mais que o permitido no meu teclado... Quase estraguei a fonte... e o Teclado!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    eu sempre liguei fontes de 1A (1.000ma) nos meus teclados e nunca deu problema em nada

    fui ler o manual deles e só comenta-se voltagem (9v) nem falam sobre amper

    juro que nunca entendi isso direito, então não façam em casa sem ter certeza

    ----------------------
    só comentando

    pedais de guitarra geralmente vi fontes de 300 ma por ai
    mas tem aqueles cheios de saidas 4, 5...em série e são maiores que 1A

    já vi guitarrista ligando só 1 ou 2 pedais e não acontecer nada

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pode ligar sem medo. Essa corrente especificada é a corrente máxima que a fonte pode suprir, não a corrente que ela "enfia" no instrumento. Ligo o PSR 2100 com uma fonte de 2500 mA há 6 anos e não acontece nada demais. Liguei tb o PSR 240 numa bateria de carro, que pode dar um pico de mais de 300 A, sem problema.

    O pessoal confunde corrente com tensão. Essa sim não pode ser maior que a especificação. A corrente é proporcional à tensão, então se a tensão continuar a mesma o seu teclado vai continuar "pedindo" pra fonte os mesmos 250 mA que ele precisa, e, mesmo que a fonte possa "entregar" mais corrente, ela alimenta o teclado com os 250 mA que ele sempre usou.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    bilico

    eu posso usar esta fonte no meu teclado ?
    se sim : eu corro algum risco de queimar o teclado no teste ?


    você pode utilizar tranquilamente a fonte, pois nos circuitos eletrônicos sempre o fator corrente especificado é em valor mínimo.
    Como no seu caso é uma faixa entre 250 a 300miliAmpères isso quer dizer que se você utilizar uma fonte de 150miliAmpères a fonte estará sobrecarregada, sendo forçada e com o tempo a fonte queima, isso muitas vezes quando o aparelho liga!
    Utilizando uma fonte com 800miliAmpères vc está fornecendo mais corrente do que a necessária, e isso não influencia em nada o funcionamento do aparelho, uma vez que ele vai consumir apenas 300mA no máximo.

    korgman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Olá amigo bilico

    Mas.. qual a marca e o modelo do seu teclado?

    valeu

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A corrente é proporcional à tensão

    hã? onde vc viu isso?

    eduardo_njr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pode usar sem problema. A fonte origina pode "fornecer" até 300mA em 9V. A outra pode fornecer mais corrente (850mA). Mas isso não quer dizer que ela vai "obrigar" o teclado a usar o excedente. Significa somente que ela pode fornecer mais corrente.

    Quando for usar fontes diferentes das originais, devemos atentar para os seguintes fatos:

    - A Tensão (V, ou Volts)deve ser igual à da fonte original. Não pode ser superior, pois aí sim queima o aparelho. Se for inferior, não vai funcionar.

    - A Corrente (A , ampére, ou então mA que significa miliampére) da fonte nova deve ser no mínimo igual à da original, pois caso contrário, danifica a fonte e não o aparelho. Se for superior não tem problema, pois o aparelho só vai "usar" a "quantidade" necessária pra funcionar.

    Quanto à proporcionalidade citada aí, não está de todo errado.
    A corrente elétrica é o resultado da tensão aplicada à uma resistência (lei de Ohm): I = V / R. Então a corrente é diretamente proporcional à tensão sim. O que faz a corrente circular é a tensão aplicada à uma resistência (ou impedância, dependendo do caso).

    Por isso mesmo que não se pode usar uma fonte com Tensão nominal maior que a original. A grosso modo seria: como a "resistência" do teclado continua a mesma, com uma tensão maior circulará uma corrente maior que o teclado suporta e aí vai queimá-lo!

    Claro que não é tão simples assim que funciona, mas já dá pra ter uma idéia.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    hã? onde vc viu isso?

    V = R.I

    I = V/R


    Física de ensino médio. ;)

    marphy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Olha eu ai denovo... hehehe... to meio afastado do forum agora nas ferias, so passando pra dar um espiada nos topicos...

    Darlan Felix & Ismah

    O que voces disseram não procede. Cuidado para nao passarem informações erradas aos outros usuarios, assim voces podem confundir o pessoal.

    bilico

    Como os amigos tecladoprofusao e _BLACKMORE_ disseram pode usar a fonte sem problemas...

    "Essa corrente especificada é a corrente máxima que a fonte pode suprir, não a corrente que ela "enfia" no instrumento."


    É isso mesmo... alias é sempre bom a fonte ser um pouco mais "forte" do que o instrumento exige... por exemplo: se o seu teclado (ou um pedal, ou qualquer outro instrumento) precise de uma fonte com 300mA, não seria aconselhavel voce ligar uma fonte com exatamente 300mA... seria mais legal se voce ligasse uma fonte com 500mA, tendo assim 200mA de "folga" e evitando "forçar" a fonte. Valew, abraços.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bilico
    Como os amigos tecladoprofusao e _BLACKMORE_ disseram pode usar a fonte sem problemas... (2)

    O marphy está correto.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tecladoprofusao

    V = R.I
    I = V/R
    Física de ensino médio. ;)


    vc está certo, a tensão é proporcional a corrente ... preciso ler as coisas com mais atenção .. :)

    LucasAvila641
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Fonte para valeton gp100

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esta fonte funciona ?