Interface de áudio sem midi integrado?

Autor Mensagem
petu_ce
Veterano
# jan/11


Colegas do Cifra Club,

Hoje há várias opções no mercado de interfaces de áudio, no entanto, as mais baratas não possuem midi integrado (ex: Cakewalk UA-1G, M-audio Fast Track MkII, Lexikon Alpha, etc) o que sugere que não foram feitas para tecladistas. Porém, e se o teclado tiver porta Midi-Usb, que permite ligá-lo diretamente ao computador independente da interface?

Em outras palavras, o fato de a interface ter ou não Midi integrado, influencia na utilização de teclados num DAW (Cubase, Sonar, Nuendo, etc) para sequenciar e utilizar VSTs, considerando que é possível ligar o teclado diretamente ao computador via Midi-Usb?

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


pergunta 1:

resposta: sim. quem tem porta MIDI-USB não precisa de MIDI na interface. Porém, há sim interface barata com MIDI in/out integrado, como a Audiobox USB da Presonus.

resposta2:
sim

Rick Santos
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rick Santos
· votar


petu_ce



Você quer dizer isso?

Por exemplo, ligo meu UMX 49 no USB controlando o Minimoog VA, na saida de audio eu poderei colocar esta interface?????

Daria latencia?????


Eu estou nessa duvida


Abraços

Rick Santos

petu_ce
Veterano
# jan/11
· votar


Rick Santos

Eu quis dizer no caso de ligar o teclado ao computador via porta USB (que também funciona como midi), se era possível adquirir uma interface de áudio que não tenha midi integrado sem ter como conseqüência algum prejuízo em relação aos recursos utilizados por tecladistas, como sequenciar e tocar VSTs. Percebe-se que esse tipo de interface é direcionado para gravação de áudio, mas quando o teclado pode ser conectado via USB, não serviria?

A minha preocupação é ter algum problema de sincronização com o DAW (Cubase, Sonar, etc.) ou de latência alta e depois ter que vender a interface para adquirir outra que tenha midi integrado.

O fato é que essas interfaces (sem midi) são bem mais baratas. Uma Cakewalk UA-1G, por exemplo, pode ser adquirida no Brasil por um valor em torno de R$ 350,00 à vista.

Peço ajuda aos colegas para não realizar uma compra errada.

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


petu_ce
o T-Rodman ja respondeu a tua pergunta :)

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


utilizo uma fast track pro pra gravar gravar guitarras e vocais e um novation 61SL mkii (pela porta usb) pra gravar soft synths.

petu_ce
Veterano
# jan/11
· votar


T-Rodman

A única utilidade do recurso midi em interfaces de áudio é de conectar o teclado ao computador?

Você já fez o teste com qual interface?

Já tive uma Presonus Audiobox que você citou como exemplo. Mas ela tem midi integrado e não serve de comparação para a minha dúvida. Além disso, se for comprada nova, na loja, custa em torno de R$ 200,00 a mais que uma interface de áudio sem midi integrado.

petu_ce
Veterano
# jan/11
· votar


overlappingcircles

A sua interface é a M-Audio Fast track Pro? Se for, ela tem midi integrado.

Você já tentou utilizar o seu controlador com algum outro tipo de interface (sem midi)?

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


petu_ce
A única utilidade do recurso midi em interfaces de áudio é de conectar o teclado ao computador?

em parte - porque a interface MIDI sim, em tese só serve pra conectar o teclado ao PC - coisa que teclados com MIDI-USB já tem.
Agora, de nada adianta colocar o teclado no PC, sem uma interface que tenha um driver de baixa latência, pois senão vai continuar existindo a latência.

Então, em tese, sim, teclado USB vai se conectar no PC - mas só vai ter desempenho se a interface tiver driver ASIO.

amplexos

T.

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


petu_ce
gravei durante muito tempo com um controlador usb (m-audio oxygen 49) sem placa externa utilizando o ASIO4ALL (driver de audio asio generico). conseguia uma latencia de 6ms que e imperceptivel ao ouvido humano, e a qualidade muito boa.

Rick Santos
Veterano
# jan/11
· votar


Você já tentou utilizar o seu controlador com algum outro tipo de interface (sem midi)?

Sim, uso hoje ainda. Meu UMX 49 controlando o PC alguns VSTs, tudo como o overlappingcircles falou, usando o ASIO4ALL a latencia sai quase imperceptvel




Abraços

Rick Santos

petu_ce
Veterano
# jan/11
· votar


up

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Ressucitando o topico, qual interface de audio/midi vcs me recomendam? Existe muita diferença de modelos?

Obs: meu teclado Kurzweil PC2 não tem saída USB, só saídas MIDI.

petu_ce
Veterano
# jul/11 · Editado por: petu_ce
· votar


Eu mesmo fiz o teste em relação à pergunta inicial do tópico. Como os colegas T-Rodman e overlappingcircles disseram, funciona sim!!!

Logo, se o teclado tiver saída USB, você pode ligá-lo direto ao computador, sem necessidade da sua interface de áudio ter portas MIDI integradas.

No meu teste, funcionou tudo perfeito, sem latência. Primeiro testei com um Roland GW8 + Cakewalk UA-4fx (que tem midi integrado) e depois com Roland GW8 + Lexicom Alpha (que não tem midi). Usei o DAW e as VSTs da mesma forma. Obviamente, o que vai variar são os recursos específicos da interface: qualidade dos "prés" na captação do áudio; presença de phatom power; gravação simultânea em mais de um canal; efeitos internos; botões para controlar a daw; etc.

petu_ce
Veterano
# jul/11
· votar


kokada

Considerando as interfaces de áudio com midi integrado, eu recomendaria a Cakewalk UA-4fx porque é BBB (boa, bonita e barata), ou seja, tem um excelente custo x benefício:
http://roland.com.br/cakewalk/produtos/236

A Presonus Audiobox está na mesma faixa de preço, mas, como comentei em outro tópico, eu não tive sorte em relação aos drivers fornecidos. Era instável e precisava ficar reinstalando. Talvez isso tenha melhorado, baixando-os direto do site do fabricante:
http://www.presonus.com/products/detail.aspx?productid=53

A M-Audio Fast Track Pro, em geral, é a mais cara dentre as citadas, porém é muito procurada por quem vai usar o Pro Tools:
http://www.quanta.com.br/music/produtos/maudio/placas-e-interfaces/int erface-usb/fast-track-pro/

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar


petu_ce
Quanto pagou na Cakewalk UA-4fx? Foi o que disse acima?
E qual o preço das outras?

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


petu_ce
essa UA-4FX parece legal, mas é dificil de achar heim, no ML por ex só vi 1 anuncio de um usado.

Essa Presonus e a M-audio fast track PRO são as que eu sempre vejo nas lojas, ta entre 500 e 700 reais...

E se for só pra interface MIDI, pode ser esse aqui?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188373158-cabo-adaptador-audio- midi-x-usb-interface-conector-in-out-_JM

Tem muita latência será?

E pra interface só de audio, o que vc acha desse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187661523-uca222-interface-uca- 222-usb-audio-e-instrumentos-behringer-_JM

quem não tem cão caça com gato... rsrs

petu_ce
Veterano
# jul/11
· votar


Quanto pagou na Cakewalk UA-4fx?

expedifer

Paguei R$ 668,00 no modelo nacional com 1 ano de garantia, mas foi em outubro/2010. Verifiquei hoje o site da loja, porém está faltando.

petu_ce
Veterano
# jul/11 · Editado por: petu_ce
· votar


kokada

Se você quer comprar separado, acredito que a interface de áudio USB (sem midi) mais barata que tenha boa qualidade é a Lexicon Alpha: grava 2 canais de áudio simultâneos; Pré-amp de microfone de baixo ruído com entrada XLR balanceada (sem phantom power); Entrada de alta impedância no painel frontal para guitarra ou baixo; conversores de 24 bits; saída de headphone com boa potência; acompanha Cubase LE e plug-in reverb Lexicon Pantheon; já possui drivers compatíveis com Windows 7 32/64 bits.

Veja o link do fabricante: http://www.lexiconpro.com/product.php?id=7

Eu até tenho aqui um adaptador usb-midi "genérico", desse que você citou, para uma emergência. Por outro lado, não pegaria a UCA222, porque ela custa algo em torno de R$ 100,00 mas ainda precisaria adquirir por fora uma mesa de som ou pelo menos um pré amp de microfone para complementá-la, daí sairia ao mesmo preço da Lexicon Alpha (aproximadamente R$ 250,00) ou até mais cara e provavelmente com resultado inferior.

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


petu_ce
acho que por enquanto vou ter que me virar com um genericão... to negativadaço em $$$ rsrsrs

A interface de áudio eu queria inicialmente só pra postar demos de áudio do meu novo teclado, um PC2, e depois sequenciar as músicas e tb postar demos... mas "acho" que isso dá pra fazer usando o line-in do micro provisoriamente.

Depois invisto em uma fast track pro ou naquele da Presonus, que é mais em conta.

Valeu!

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


petu_ce
Como vc sabe quanto está tendo de latência? Tem algum lugar que dá pra ver isso?

Essa Cakewalk UA-4fx dá pra gravar em stereo o som do meu teclado?

Visto que ela custa a metade do preço de uma m-audio Pro, e a da Presonar tá no meio termo entre elas(em torno de 500,00), vc acha que compensa então investir no da Roland?

Charlizard
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Charlizard
· votar


Meus caros, vou ressuscitar o tópico para não abrir outro.

Eu tenho, compartilhado com o meu projeto de banda, uma Audiogram 6 da Yamaha. Ela não tem input MIDI e portanto surgiu a dúvida de como eu procederia para captar o som de um controlador.

Sei que hoje em dia um grande número de controladores tem USB out, que, em tese, seria conectado diretamente no PC. O que me preocupa é uma possível perca de qualidade no áudio ou uma latência muito alta. Sei que o assunto foi abordado no tópico, mas o tempo passou e, talvez, alguém tenha adquirido mais experiência para ajudar um iniciante perdido.

Ademais, caso eu ligasse o controlador MIDI no computador, a Interface não poderia ser utilizada simultaneamente, poderia? Até porque, o sinal já seria digital, correto?

De antemão, obrigado.

Igor99
Membro Novato
# jun/17
· votar


ressuscitando o topico pessoal.Uso Mac + Interface midi usb M audio sem saida de som + controlador. Preciso de uma opcao pra substituir a saida p2 do mac que n tem muita qualidade quando ligada na mesa de som. Pensei em utilizar 2 interfaces ao mesmo tempo, tipo a minha M audio para fazer conexao entre controlador e mac, e outra que tenha saida de audio so para o audio sair com mais qualidade. Acham que daria certo?Ps uso kontakt

RMota
Membro Novato
# jun/17
· votar


Igor99
Sim, é possível ligar 2 interfaces no mac. Só atente para configurar a interface de audio para que não haja muita latência.

Thiago V. Colares
Veterano
# jun/17
· votar


Igor99

Por que não substituir por uma interface que tenha saída de áudio e midi ao mesmo tempo? Uso uma M-Audio M-Track e é excelente.Já que o Macbook (não sei se é esse que vc tem, mas é o que eu tenho) só tem 2 portas USB, quanto menos portas utilizar, melhor :)

Abraço

RMota
Membro Novato
# jun/17
· votar


Por que não substituir por uma interface que tenha saída de áudio e midi ao mesmo tempo? Uso uma M-Audio M-Track e é excelente.Já que o Macbook (não sei se é esse que vc tem, mas é o que eu tenho) só tem 2 portas USB, quanto menos portas utilizar, melhor :)

Melhor opção! E ainda sobra uma porta USB pra adicionar um segundo controlador.

fernando tecladista
Veterano
# jun/17
· votar


eu ainda não entendo de apple, mais agora estou feliz com um ipad e uma interface da korg, se roda em notebook não sei dizer
http://www.korg.com.br/index.php?link=produtos&linha=C1062
saidas em p10 e entrada midi

Thiago V. Colares
Veterano
# jun/17
· votar


http://www.korg.com.br/index.php?link=produtos&linha=C1062
saidas em p10 e entrada midi


Que brinquedinho show, fernando tecladista!

Não conhecia... Melhora muito o punch do som? Imagino que deve ser bem melhor que a saída p2 do iPad, já que é praticamente uma interface de áudio...

fernando tecladista
Veterano
# jun/17
· votar


Melhora muito o punch do som?
eu peguei o ipad faz duas semanas, ainda nem testei de ligar um plug p2 pra ver a diferença de áudio, estava vendo outras opções mas vi essa e gostei de mais pela praticidade
mas como eu disse não sei se roda além do ipad
o som é pancada, devido a qualidade dos produtos e dos VST, nem precisa muita coisa, com o garage band até resolve

Igor99
Membro Novato
# jun/17
· votar


Vlw pessoal, e que estou com pouca grana agora...mas mais pra frente penso em comprar uma fast track

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interface de áudio sem midi integrado?