Qual o Futuro dos módulos Midi?

Autor Mensagem
Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11


Olá companheiros, tranquilo?
Estava procurando um módulo para fazer par com o meu queridíssimo alesis QSR, criei um tópico e tudo o mais, alguns dos amigos reponderam, inclusive.
Nesse ínterim tenho experimentado coisas e hoje, instalei uns vsts free num note emprestado e liguei no meu kurzweil sp76. Simulei a realidade de ter VSTs e um piano digital e realmente isso me agradou mto.
Como me acho (ou achava) um daqueles que levaria mto pra migrar e abandonar os módulos midi e fiquei mto balançado, me puz a pensar que talvez não demore para q os módulos midi como os conhecemos desapareçam.
A não ser que eles se tornem coisas como o Sonic Cell, parece q vamos acabar contando p mais novos: "A gnt expandia os teclados com módulos Midi".

expedifer
Veterano
# jan/11
· votar


Módulos nunca vão se extingir. Sempre se aperfeiçoando. O que vai se extingir sim são esses "monstrengos" Pc e notebook conectados ao teclados pra se tocar algo num perform ou ao vivo. Porque? Vejamos:

Desvantagens:
-cansei de ver gente reclamando de usuários com o "deu pau" no palco, parou de funcionar, desligou, perdeu a conexão, windows parou, software travou, etc
-E reclamações de latência então, nunca acabam
-acidentes com note, nas conexões, nos travamentos dos samples/Sonar, etc....há demais
-Muitos VST-softwares vem travados e não dá pra tocar num Sonar ou software player de VST e nem vários timbres ao mesmo tempo.
-Não dá pra "splitar" no teclado os sampler ou VST com os timbres do teclado


Vantagens da tecnologia, módulos, teclados, etc, "anti-Pc
-Teclados que tocam VST já começam a surgir, onde já tocavam samples antes
-É questão de tempo dos módulos entrarem nessa
-Teclados que já tocavam sampler, agora vem com memórias gigantes e constantes pra gerenciar muitos samples simultâneos
-E já se está tornando usual teclados já virem de fábrica com samples internos, cada vez mais carregados e mais timbres e dos melhores que existem, moda/novidade sem volta (anti-VST-Pc)
-Não existe latência e não há perigo de travamento
-não há problema de conexão e nem de softwares e nem de configurações a cada apresetação
-módulos que carregam samples já há vários, só faltando os VST e nunca sairão de moda pois nem todos podem carregar muitos teclados e sempre faltará "aquele" timbre naquele teclado, preenchido por um módulo. Isso será eterno.

Portanto, não se iluda com samples e VSTs via PC. É uma P...ilusão e enganação, percebida só depois que se joga ou se atira o note na parede de raiva. Não chegue a isso. Abra os olhos.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Qual o futuro dos Consoles Caseiros de Video Game??

Um comparativo com os modulos midi, cabe muito bem, explico:

Muita gente achava, que com a evoluçao dos Computadores, os jogos nesta plataforma seriam os mais interessantes, os mais poderosos, que o console ficaria completamente obsoleto, o que a gente acompanha, é que não foi isso que aconteceu, apesar de os jogos de PC serem muito bons, eles precisam de configuraçoes adequadas, precisa instalar, precisa ajustar isso, colocar aquele driver de controle, etc... e pode dar pau, travar, windows hehe, o mais prático e fácil foi criar uma extrutura dedicada aos jogos, e hoje vemos os atuais videogames, que nada mais sáo computadores para jogar e se divertir, de modo casual se preferir

Os VSTis + Note + Controler, ao meu ver sáo exatamente isso, algo muito bom, excelente sem dúvidas, mas que precisam de mais atencao, instalar drivers, configurar entradas, saidas, muito fiozinho, muita conexao, os Modulos no entanto, sáo dedicados a funçao, pluga um cabo midi, power, matou, funcionando

Por isso como o VG náo foi pro brejo o MM tambem nao irá

Só discordo apenas de algumas desvantagens que o colega citou: windows dar pau, sistema travar, se desligar, são problemas de máquinas não configuradas corretamente, ou não dimensionadas ao serviço, como nos jogos, precismos de certos requisitos, se náo trava mesmo, da pau, hoje vejo gente rodando as ultimas DAWs, com um monte de VST pesado em maquinas muito modestas, as vezes com sistemas incompativeis, ai meu amigo, vai pro brejo mesmo, o módulo basta plugar e sair tocando sem esquentar a cuca (ponto para o modulo claro)

Latencia é muito comum... sim para quem náo configura o computador direito, ou tem uma maquina fraca para isso, os atuais drivers, placas de som e softwares, permitem latencia imperceptivel, mas claro é um ponto a se considerar, o módulo basta plugar e sair tocando sem esquentar a cuca (ponto para o modulo claro)

VSTs travados, vai de cada fabricante, náo vejo isso como vantagem ou desvantagem, se eu náo quero que meu VST Halion da Steinberg náo rode no Sonar da Cakewalk, o problema é meu, exclusividade de marca, como nos VG, produtos exclusivos as vezes podem decidir quem ganhará a briga pela preferencia das Daws

Conclusáo (na minha opinião)

Quem quer praticidade e segurança, ter a certeza que esta dentro de um ambiente testado para funcionar com o que se propõe, facilidade de instalaçao e transporte, vai de modulo

Quem é fera em Informática, tem bons equipamentos em máos, tem disponibilidade de montar tudo, deixar alguem vigiando aquele note carissimo dando sopa, vai se dar bem tambem com VSTs

De novo na minha opiniáo, se eu pudesse, compraria um teclado Top com sampler e 61 teclas, e acrescentaria mais um controlador de 88 telcas de piano que receberia timbres do teclado TOP ou de um modulo dedicado, simples assim, e náo fica bom (alias este ultimo coment meu, vou ver se abro uma enquete para ver a opiniáo da galera

Até mais

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


Sobre os teclados sim, tenho visto uma luz nesse sentido, mas por exemplo, nenhuma das grandes apresentou um módulo na Namm esse ano, o último módulo interessante que vi foi o MUSE Receptor e ainda assim descobri que na verdade ele n passa de um computador numa caixa.
Começo a pensar que vamos cada um encontrar os módulos mais legais e montar nosso rack pra sempre. Não me parece que estejam por vir módulos novos.

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano

Concordo em Gênero Número e Grau, na verdade assim, eu tenho um carinho pelo meu Alesis QSR que é algo de ser ver, acho ele simplesmente incrível, inclusive vivo a caça pra encontrar um segundo QSR pra poder usufruir melhor. Queria pelo menos mais um módulo pra diversificar pq daqui a pouco eu vou ser o "Cara da Alesis", já que tenho um Nanosynth, um Quadraverb, o S4, o Micron e o meu QSR.
Pra isso queria módulos como o QSR que é insuperável no conjunto da obra, pq sei que um QSR sempre é uma coisa boa n importa o que tu faça, comecei a pensar em módulos novos mas ai me caiu a fixa q os mais novos estão começando a beirar perigosamente os 5 anos de idade.

fernando tecladista
Veterano
# jan/11
· votar


é tudo modismo

nos tempos do antigamente cada teclado top tinha seu módulo: M1 D50, 01/w X3, sem contar alguns que nem versão teclado existiam: Proteus

já teve modismo de placas, que a roland cortou no ultimo RD

agora a moda é um controlador em um PC, só que nessa pouca gente ganha dinheiro, controlador se acha bom na faixa dos 1.000 e é facil qualquer um entrar no ramo, software tem muita pirataria ou freeware


vai passar um tempo e alguém precisa ganhar dinheiro, então vão criar algo ou reclicar algo antigo módulo pode ser uma alternativa pra isso

feliz quem gosta de novidades e também de garimpar equipamentos por ai, dá pra ter uma sonoridade boa mesclando de tudo, porém vejo que VST deixa todo mundo igual, quem é rato nisso escuta um trabalho e já diz que é o timbre tal do software tal, as vezes sua diferença vai ser o timbre de um módulo "mosca branca de olho azul" que você achou empoeirado em uma loja por 500,00

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


fernando tecladista

Sabe que eu já tive mesmo a impressão de que quem usa VST acaba com o mesmo timbres dos outros que usam VST?! Interessante tu teres dito isto.

RRPRRP
Veterano
# jan/11
· votar


Em minha opinião, os modulos com software e firmware fixos tais como o Motif rack, serão descontinuados.

Penso que modulos para VST do tipo do Muse Receptor ou o Vmachine, vão continuar ou talvez até aumentar sua penetração no mercado, dependendo do preço (por enquanto é muito elevado) e dos features (o Vmachine ainda é limitado em memoria e poder de processamento.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


A gente usa os VSTis e divulgamos aos quatro ventos qual é o melhor, muita gente li ainda hoje usa aquele famoso Ctrl-c Ctrl-v e discutem sobre algo que não conhecem e ajudam a disseminar ainda mais a fama de um certo software no caso VST

Acredito díficilimo alguem que toca com VST (alias nem sei mais se podemos generalizar VST, pois tem outros padroes na industria como os DXs, RTAs, melhor seria a gente difundir a ideia de Instrumento Virtual) mas parando de divagar e continuando,
acho dificilimo alguem que toque instrumentos virtuais, não usar o B4 II para órgãos, não ter cobiça pelo Ivory nos pianos, Abaixar de graça o Super Wave 8, entre outros exemplos bem conhecidos da gente

A pirataria ajuda tambem, eles acabam semeando sempre os mesmos pacotes, e o pessoal tambem é um pouco preguiçoso, vai com o que estiver disponivel mais fácil, e é claro aquele que tem mais gente usando

Alias para exemplificar, outro dia comprei o pacote da Korg net, o Legacy Collection, por 99u$, nenhuma fortuna para o pacote que é, contando com o M1 completo entre outros antigões, alias dois modulos Synths do pacote foram incluidos dentro do Kronos, ou seja coisa muito boa ainda nos dias de hoje, comentei aqui no fórum e ninguem respondeu, ou seja, porque praticamente ninguem tem estes VSTs

Conclusão, quer tocar VST e soar diferente da massa, fuja dos medalhões da pirataria (a grande maioria da Native Instruments com seus FM7, FM8, B4II, dos pacotes básicos das Daws como TTS-1 e Halion

Mais um ponto para os Módulos hehe, vão acabar sendo produtos mais exclusivos, mas tem muita coisa boa, exclusiva, é só garimpar VSTs independentes, usar produtos que não tem pirataria ainda, ou que seja mais díficil crackear

Pessoal, mas como controlador ta na moda não é mesmo, e não é dificil entender, o cidadão consegue achar modelos de bem menos do que mil reais, ou usa aquele teclado véio defasado e diz que vai ser controlador, aí o cara descobre que com um cabinho safado midi/usb + um B4II Jack Sparrow ele vira o próprio Jonh Lord em seu Hammond Pirajara, é isso aí, vira moda mesmo, e tem como criticar... cada um sabe o que precisa para ser feliz com o instrumento, e para os profissionais se destacar, fica cada vez mais díficil

O interessante que voltando para os módulos, outro dia vi um proteus bem antigo vendendo no ML por uns 250 reais, pechincha, mas acabei não comprando, mas estes timbres, o que tambem tá na moda chamar de VINTAGE, podem acabar voltando para o uso e como o colega fernando disse, as vezes sua diferença vai ser o timbre de um módulo "mosca branca de olho azul" que você achou empoeirado em uma loja por 500,00



é isso aí, já me prolonguei demais nesta minha viagem hehe
até mais

Regadas
Veterano
# jan/11
· votar


Perdoem-me invadir o tópico com minha ignorância e desviar a sua finalidade principal. Mas quanto mais leio sobre esse assunto, menos entendo. Vou colocar exemplos práticos, para ver se assim consigo entender a teoria...

Imaginem um arranjador (PSR-S700) com seus MIDI in e Out ligados a um módulo Motif ES (nem sei se isso é possível).

Isso possibilitaria acionar as teclas do arranjador e ter reproduzdo nos alto-falantes ou no sistema sonoro conectado ao arranjador, o som dos timbres existentes do módulo? E isso poderia ser associado a todas as outras funções existentes no arranjador?

Se ao invés do módulo, estivesse conectado a um sintetizador (um X50, por exemplo), reproduzia nos sistema sonoro do arranjador os sons desse sintetizador com as configurações deste?

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Regadas

Sim é isso mesmo que voce entendeu

Se ligar S700 via midi a um módulo ou outro teclado, este pode ser o controlador e receber todos os timbres que imaginar

Limitações existem, não vai querer controlar um Motif Rack com um tecladinho, e sim com uma super máquina hehe, e muitos teclados mais antigos, limitam muito as funções controladoras, e só servem mesmo as teclas, ou seja não vai ter recursos de ed~ição em tempo reais, como Pitch, Sustain, se disponivel, Cut-off, envelopes diversos, etc...

Você já pode fazer isso hoje, compre um cabo midi-usb e ligue seu teclado como controlador no computador e comece a brincar hehe

Gus79
Veterano
# jan/11
· votar


Regadas

Sim, é isso. Se você tem um arranjador Casio CT-600 de R$ 200 e liga num módulo de um teclado top, ou a qualquer módulo, o som que você vai ter é simplesmente o do teclado top, sem qualquer perda de timbragem.

Se você ligar o seu CT-600 a um X-50, você vai tocar o CT-600, mas vai ter os sons do X-50.

E por aí vai.

Regadas
Veterano
# jan/11 · Editado por: Regadas
· votar


Edson Caetano e Gus79,
Como é que vão, meus amigos?
E vocês sempre prontos a socorrer a esses ignorantes que, como eu, ficam enchendo os patová!!! Da minha parte, só tenho a lhes agradecer muito!

As dúvidas são muitas, e a medida que se aprende, algumas deixam de existir e outras aparecem. Permita-me mais algumas questões...

Já brinquei com o teclado conectado a um notebook com VST's. No caso, dois problemas eu encontrei: O primeiro é a tal latência. E o segundo é que a fonte sonora será a que estiver ligada ao computador.

Nessa suposta ligação Arranjador X Módulo, existe latência? E reforçando o que perguntei acima, a fonte sonora pode ser a que estiver ligada ao controlador (no caso, o arranjador) ou obrigatoriamente essa fonte de amplificação terá que estar ligada ao módulo?

Continuando nas dúvidas... Foi colocado que o controlador deveria ter recursos de sintetizador para controlar os timbres do módulo. Então os módulos só contém timbres? Não há possibilidade de edição destes tibres no próprio módulo?

E a última (por hora, hehehe): Se ai invés do módulo, o arranjador estiver ligado a um sintetizador, ainda assim o controlador deveria ter possibilidade de edição do timbre? Isso não poderia ser feito no próprio sintetizador?

Gus79
Veterano
# jan/11
· votar


Muitos módulos podem ser editados no próprio módulo.

Outros só podem ser editados no computador via sysex.

Outros não podem ser editados de jeito nenhum.

Depende de cada módulo!

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Arranjador X Módulo, existe latência
Nunca Vi, alias Ouvi

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


Midi viaja a 35,5 Kbps o que é fantástico pra um sistema dos anos 80, e os módulos por mais denso que seja o SO são feitos pra isso, não dão latência.

Corrigindo se voce ligar um controlador, qq um, no módulo o sistema de som de tem ser ligado no módulo, não no controlador.

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Regadas
Arranjador X Módulo, existe latência?
não
latencia existe no PC porque lá existe um VST com trocentos calculos por segundo simulando um teclado, além de todas as funções do proprio pc: windows, anti-virus,... além do PC em sí ser uma maquina feita pra uso geral, não nasceu já sendo um teclado

midi existe desde a década de 80 com teclados que tinham processadores mais simples que mini-game de hoje, uma hipotese de latencia teria horas não milisegundos


Foi colocado que o controlador deveria ter recursos de sintetizador para controlar os timbres do módulo. Então os módulos só contém timbres? Não há possibilidade de edição destes tibres no próprio módulo?
Se ai invés do módulo, o arranjador estiver ligado a um sintetizador, ainda assim o controlador deveria ter possibilidade de edição do timbre? Isso não poderia ser feito no próprio sintetizador?
o que acontece é isso: aparelho top pode tudo
um ótimo controlador com um ótimo módulo você pode tanto editar o timbre por um ou por outro, as vezes o que precisa andar 5 telas no módulo você configura um botão do controlador pra ter a função direta
teclados e módulos entry-level são restritos, certas funções só tem acesso via midi, por que? pra te deixar com vontade de ter um teclado com mais recursos e facilidade de operação (logicamente mais caro)

outro fato é que usando um arranjador como controlador, ele faz sua função de arranjador, o resto é brinde, endereçar envelopes, filtros drawbar... não será em qualquer um, já em um controlador feito pra isso, já tá pronto


Isso possibilitaria acionar as teclas do arranjador e ter reproduzdo nos alto-falantes ou no sistema sonoro conectado ao arranjador, o som dos timbres existentes do módulo? E isso poderia ser associado a todas as outras funções existentes no arranjador?
se a dúvida é por onde sai o som, cada aparelho continua mandando seu timbre pela sua saida, você não economiza cabos p-10 quando usa midi, o timbre do módulo não vai sair pelo auto falante de um psr 510

NillMaker
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, a gente gostando ou não, a tecnologia da informática vai estar sempre aí querendo competir.
Creio que os módulos não vão deixar de existir simplesmente, porque resolvem necessidades.

Nessa aspecto, concordo com o Edson Caetano...
Eu, particularmente, não gosto muito de ficar ligando tudo ao Pc e depender de um ( e olha que sou da área)..
Gosto mesmo é ter só o teclado, mexer nele, e deixá-lo go jeitinho que gosto, e já sair tocando!

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/11
· votar


eu vi em algum lugar do tópico ...

Arranjador X Módulo, existe latência?

existe uma possibilidade aí ... maaaass ... nós meros mortais não temos facilidade a este "recurso" ... XD
Quando eu estava estudando o assunto para um desenvolvimento, li em alguns artigos que ligando os equipamentos midi em cascata, existe uma latência perceptível no ultimo equipamento da cascata, só não lembro quantoas aparelhos eram o limite e nem quantos eram ...mas o pessoal q liga até 5 aparelhos pode ficar sussegado... isso aplicava-se a uma quantidade beem maior de aparelhos MIDI interligados.

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


As antigas "midi implementation" da Roland n recomendavam mais de 5 equipamentos na ligação que eles chamam de "Daisy Chain" que é essa daqui:

Out - In/thru - In/thru - In/thru.....

Se tu tiveres um módulo com 2 Thru ou um controlador com mais de um Midi Out, cada conexão deve ser considerada individualmente a partir de cada um deles.

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


O Midi Out do QSR pode ser comutado para um Thru 2, cada dia eu amo mais esse módulo!!! To na caça pra comprar mais um igual!!!

fernando tecladista
Veterano
# jan/11
· votar


_BLACKMORE_
existe uma possibilidade aí ... maaaass ...
li em alguns artigos que ligando os equipamentos midi em cascata

esse tipo de latencia acaba acontecendo devido as ligações em si:Out - In/thru - In/thru - In/thru..... não é pelo processamento do teclado, uma "thru box" resolve isso
http://www.kentonuk.com/pix_h/thru-5.jpg

é tão curta que percebe se mais no caso de ligar duas baterias eletronicas uma em cada ponta e você nota que algum instrumento que era para tocar junto tem lá um delayzinho de nada...
fora isso um dual de piano + strings, ou controlando um módulo com algum timbre passa batido

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/11
· votar


Maestro Mittmann

"Daisy Chain" que é essa daqui:
Out - In/thru - In/thru - In/thru.....


isso ae!!!

fernando tecladista

não é pelo processamento do teclado, uma "thru box" resolve isso

perfeito ... eu aprendi isso na pratica!! hehe

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


_BLACKMORE_

Caraio, na Prática? Meu Jesus, qtos equipos tu ligou?

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/11
· votar


_BLACKMORE_

Caraio, na Prática? Meu Jesus, qtos equipos tu ligou?

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/11
· votar


Maestro Mittmann

Caraio, na Prática? Meu Jesus, qtos equipos tu ligou?

hahaha ...
aprendi o que é o midi box ali ... um colega me pediu para fazer um sistema onde ele tivesse 1 saída ... e 10 entradas MIDI ... e ele me mostrou um breguéço deste aí, aprendi como funfa na prática (vendo) ... hehe

Mr. Phil
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


Pois é... muito interessante (e atual) o assunto.

Na minha opinião, é cedo para se fazerem previsões ou especulações, mas nada irá parar, e cada solução irá evoluir pela sua estrada com suas vantagens e desvantagens (computadores, módulos, notes, "muse's" da vida...). Assim como tudo na vida tem seus prós e contras...

Achei ótima a colocação do amigo Edson Caetano em relação aos vídeo-games (consoles) e o computador. Melhor exemplo não poderia ser feito.

A verdade é exatamente esta: cada um pela sua estrada. Uma console tem suas vantagens, o computador tb tem as suas...

Acho que um "teclado" (atualmente) mesmo com VST's instalados, ainda não oferece a capacidade de edição de um pc/mac.
Talvez num futuro próximo isto irá mudar e o OS dos teclados será "alla pari" com o OS de um computador (com todas as possibilidades de edição, patches, expansibilidade, etc...)

Na verdade, na minha opinião, nada se compara (sempre atualmente) com um computador + controlador.

Conheço milhares de ótimos músicos que só usam esta tipologia de setup (logicamente ao vivo).

O "problema", ou melhor, o "X" da questão é que todos os que conheço usam os últimos MacBooks Pro, ótimas interfaces áudio (100% compatíveis e "colaudadas") e, fator muito importante: softwares originais ... (risos) ... o que, na realidade do músico brasileiro, infelizmente (ainda) é uma possibilidade rara ou inviável, devido aos custos excessivos... :(

Será que algum dia isto irá mudar?!?

Abç, ;P

PS: vale especificar que, obviamente, a escolha note/controller X teclado (WS, synth, etc) depende principalmente das exigências de cada um, em base ao estilo, gosto, praticidade, etc.

Marcus Cerutti
Veterano
# jan/11
· votar


Essa discussão vai longe e não acho que a gente vai chegar a alguma conclusão. Gostei e concordo com a metáfora do vídeo game colocada pelo Edson Caetano. Os dois lados vão ter seu espaço.

Acho ainda que se deve colocar mais um elemento nesta análise. Estava lendo a Áudio Música & Tecnologia (Jan/2011) uma reportagem curta sobre o Receptor 2.

Acredito que já vi algo sobre ele por aqui; pelo que entendi, se trata de uma espécie de módulo customizável, um VST host em formato de módulo.

Como colocou o Mr. Phil: O "problema", ou melhor, o "X" da questão é que todos os que conheço usam os últimos MacBooks Pro, ótimas interfaces áudio (100% compatíveis e "colaudadas") e, fator muito importante: softwares originais ... (risos) ... o que, na realidade do músico brasileiro, infelizmente (ainda) é uma possibilidade rara ou inviável, devido aos custos excessivos... :(

Será que o Receptor 2, de alguma forma, não vem para proporcionar aos músicos um sistema de ponta e bem calibrado para uso seguro de VSTi?

[]s

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


concordo mas não podemos continuar usando módulos qdo o mundo n usar mais, quem vai produzir?

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


concordo mas não podemos continuar usando módulos qdo o mundo n usar mais, quem vai produzir?

Ainda debati isso hoje, sobre o Windows Xp, e quando o mundo parar de produzir para ele (o que já é um fato anunciado) , aí vai ser o momento de pular de plataforma, somente neste momento?

A gente tem que ir se adaptando, ser abertos aos novos equipamentos, novas tecnologias, mesmo que elas não sejam assim tão melhores ou tão práticas e testar para ver o que é melhor para cada um

Se um dia acabar a fabricação dos módulos, acabar a assistencia técnica para consertar os que existem, acabarem as pessoas com conhecimento de criar algo assim, se um dia este dia chegar hehe, é tocar a bola para frente e usar outro equipamento

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o Futuro dos módulos Midi?