Control Maps Midi - Troca de Idéias

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11


    Opa pessoal

    Sei que tem diversos modelos controladores, e que cada um tem configurações diferentes de botões, mas mesmo assim tem muita coisa que funciona

    O meu A-800 por exemplo tem entre rotarys, faders, pads, buttons, 44 opções diferentes para customizar aquele VST preferido

    O bom que o Midi Learn ta aí para fazer nossa vida mais fácil, mas é uma trabalheira danada fazer isso, e o pior, deixar programado de uma maneira organizada e de fácil acesso

    Criar um mapa para o Hahaha CS01 por exemplo é muito simples, tudo bem tranquilo, tem controles de sobra, mas e para configurar o B4II, to aqui me matando para deixar uma configuração legal e não rola

    A gente fala tanto de controladores, mas nunca de programação de mapas midi

    O que eu venho propor aqui, é que a gente faça um esquema de troca de Mapas Midi, independente da Superficie ou Controlador, são arquivos muito pequenos dá para trocar no e-mail fácil

    É isso aí, quem tiver dicas e sugestões, ou mesmo idéias para isso, vai ser muito bom

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano

    Essa idéia é perfeita, porque também to me quebrando pra fazer um mapa MIDI do meu UMX 49 pra controlar o B4.



    O meu foi automatico, um knob controla a valvula e a roda de modulação a leslie, pra cima rápido, pra baixo devagar.
    Os demais controles ficam sobrando, pois não consegui os programar.


    Dou total apoio para essa idéia, afinal, isso é uma coisa bem útil entr nós.



    Abraços

    Rick Santos

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano


    pergunta OFF:
    qual programa que você usa para gerenciar VSTS?


    Abraços

    Rick Santos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Opa Rick estou fazendo tudo pelo Sonar 8.5 que veio junto com o A-pro 800, antes dele era Cubase 4 que veio junto com a Audiobox

    Agorinha, alias estou fazendo um upgrade do Sonar 8.5 para o X1, mas vou perder a originalidade, mais para conhecer o produto e ver se é bão mesmo

    Voltando ao assunto, o meu controlador tambem vem com alguns controles automáticos, acredito que seja o mapa default dele, por isso que acredito que qualquer controlador possa fazer um mapa midi, que provavelmente é padrão, e depois bastaria para a gente editar pouca coisa para personalizar ao nosso controlador

    O sonar e alguns produtos como os da Native tem a função learn midi, ou Act, o nome muda, mas você clica na função learne, clica no controle virtual, clica no controle real, pronto o controlador aprendeu o que se quer, o problema são as dezenas de opções existentes

    Mas vamos lá, com tranquilidade quem sabe a gente não levanta os mapas para os principais vstis

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano

    sim, esse negócio de learn midi, ou Act eu já tinha ouvido falar, mas tava tentando usar no FM 7, no B4 e não consegui.
    Alías no Fm7 não vejo muitas opções de controles em tempos reais, eu queria relmente era o Mini Moog VA da Arturia, CS 80, ARP não sei q +, Jupiter 8V, um controle de cutoff e resonance, é o basico pra fazer uns solos animais.

    Alías tb não faço ideia de como montar um mapa MIDi, você pode dar uma forcinha pra mim aí?



    Abraços

    Rick Santos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não sei como funciona com o seu controlador, mas aqui é o seguinte:

    Abre o Host normalmente, eu já deixo o Sonar com um projeto montado, já abre tudo que eu quero de uma vez, com as pistas, buses, etc... aí é só adicionar uma coisa ou outra

    Com o Host aberto, abro um VSTi qualquer, vamos pegar o B4II como exemplo, clica com o botão direito do mouse sobre qualquer controle dele na tela, vai aparecer Midi Learn "o nome da função", clicando basta você mexer no botão que quer no controlador, pronto, a função midi foi aprendida pelo controlador, bastando agora salvar as alterações, simples, o díficil é organizar legal uma porrada de botão, e o B4II tem bem mais de 44 controles e o que é legal e o que não deixar no hardware e o que ficar no virtual mesmo

    No FM7 é um pouco diferente, mas dá para fazer legal, logo na segunda linha do programa, aquela que vem operator A B C D.. o ultimo botão é o Learn que a gente vai precisar para configurar o controlador, como você quer controles em tempo real, escolha o seu timbre, e clique em PITCH, vai abrir algumas funções, clica em Learn, clica no que quer que o controlador faça no programa e depois mexa no controle real, pronto ta feito (depois é só salvar)

    o Minimogue VA logo no lado esquerdo na parte de baixo tem o CONTROL com o botão Midi Learn, clica nele o processo é idem aos demais

    Deu para dar uma sacada né

    Agora vai que não temos um host, ou não queremos um host, vai de stand alone mesmo, eles continuam com a opção de midi learn

    Já tem uns que são mais complicadinhos, o Pianoteq to apanhando dele, o True piano não consegui em Stand Alone, mas tem a opção de importar os mapas e como fazer ??? Misterio não sei ainda

    Mas vamos trocando idéias que a gente chega lá

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano


    Bah cara, valeu mesmo, vou te passar o meu MSN para nós um dia termos uma conversa mais direta, sem ter que ficar mandando mensagens aqui pelo fórum, porque demora muito as vezes.


    henrique.plets (arroba) hotmail.com

    fica aí pra que quiser me add pra trocar umas idéias de VSTS.


    Bah valeu mesmo Edson Caetano!!!!!!!!!!!!!!!!!!




    Abraços

    Rick Santos

    marcelorocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá pessoal td bem???
    tenho algumas duvidas e se for possivel me ajudar agradeceria..rsrs

    vou comprar um Controlador Axiom 49 M Audio, só que como faço qual programa eu uso nele? tenho um NetBook será que da para usar? é só ligar direto o Midi tipo Controlador - PC?
    Desculpe minha ignorancia té no assunto...rsrsrmais é que preciso de um som de Piano e orgão para shows e me indicaram fazer isso mais tenho muitas duvidas de como será o procedimento,

    Se puderem me ajudar agradeço...

    Valeu!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    É só plugar o controlador no computador, via Midi-USB, é a parte mais mole, já esperar que um netbook aguente o tranco , acredito que não

    Os softwares Virtuais precisam de um belo processamento em tempo real, maquinas fracas, como um net book, geram latencia, e latencia gera insatisfaçao e raiva no músico

    Vai precisar entáo de uma DAW (SOnar por exemplo) VSTs (B4II por exemplo) o controlador e o notebook ADEQUADO, e outra, se a placa de audio for fraquinha vai precisar encarar tambem uma interface

    Pesquise bem antes de encarar a compra

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    marcelorocha

    Cara, tenho um Net book da Acer e da uma lancia enorme, você prescisa mesmo é de uma interface de áudio, como você é iniciante no negócio de uma lida aí pelos fóruns tem bastante material interessante em alguns tópicos.


    Abraços

    Rick Santos

    marcelorocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Meu valeu mesmo pelo toque...
    Se liga, se eu usar uma PLACA M-AUDIO FAST TRACK USB, um Netbook HP com 1 GB de memória com processador intel aton e plugar no Controlador Axion será que da jeito???

    Valeu!!!

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    marcelorocha

    Olha com a PLACA M-AUDIO FAST TRACK USB eu não sei, já com a M-AUDIO FAST TRACK PRO eu tenho certeza que funciona




    Abraços

    Rick Santos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Meu Netbook Acer 2gb Atom, mesmo com uma interface Audiobox Presonus, não dá conta 100%, então nunca vou ter coragem de afirmar, vá em frente invista este dinheiro, e nem vai saber se irá funcionar

    Pergunta, voce já tem algum teclado com Midi, se sim, pode vender o seu net book, colocar o dinheiro do Axiom e comprar um note melhor

    Alias, para ter uma idéia meu Note é um Sony Vaio I7 com 8Gb de Ram, mas com uma placa de som Realtek Hd, não estou me acertando com os drivers e em pianos mais invocados ainda tenho latencia, é complicado

    Opa Rick, vou adicionar você no MSN mas eu fico mais no e-mail mesmo, mas vamos manter contato para acertar os controladores

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano

    valeu aí, eu tb fico mais no e-mail porque as veze não tenho tempo, mas gosto mais do MSN porque é mais rápido




    Abraços


    Rick Santos

    marcelorocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Meu então to pegando tudo agora, pq na verdade eu toco guitarra mais está aparecendo uns trampos para eu tocar teclado, eu tava usando um Pa50 da Korg só que o piano dele horrivel alem de ser muito pesado para viajar com ele... ai me indicaram fazer isso usar um controlador, que seria mais barato e rederia bem o som já que uso só Piano e Orgão e alguns Pads. Mais o meu medo esse tá no palco e comerçar a dar uns piri pack rsrsrs mais não posso gastar muito agora...
    O Q vcs acham???

    marcelorocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu toquei em um Roland Juno Stage e pirei mais é muito caro...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    marcelorocha
    Muito mais caro... tem certeza

    Se tiver que encarar uma placa de som decente + um controlador axiom + os instrumentos virtuais + um provável upgrade no Computador, acredite vai ficar muito mais caro, se encarar programas paralelos, vai ficar no mesmo preço ou poca coisa mais barata

    Afirmo para você, tocar com instrumento virtual profissionalmente com um Netbook, vai arranjar para a cabeça

    Quer uma dica, encare um bom Entry-level, e seja feliz, já que gostou da linha juno, o Di por 2000,00 é uma ótima pedida, é claro seus pianos não são nem de perto a 8 maravilha do mundo, mas é um teclado seguro, cheio de timbres e recursos, que vale muito a pena, leve, portatil, não vai dar dor de cabeça no palco, e com a banda andando voce melhora o set

    Eu só arriscaria tocar VSTi ao vivo, com uma boa Interface de Audio e um Computador pelo menos Core 2 Duo com 4Gb e bom Hd, o resto é arriscar e ao vivo não tem margem para erros

    Boa sorte na escolha

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    marcelorocha

    Tem o Juno Di, da uma pesquizada, se você nunca mexeu nesses negócios de VSTs, fuja, se você não tem experiencia nem tente depender só de um controlador e um notbook.

    Quanto se você quer gastar, seja especifico, daí posso de ajudar mais especificamente.

    Dê uma passadinha nesse fórum aki: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/248470/p2#7303768

    marcelorocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu vi o PIANO DIGITAL YAMAHA - DGX 230 ele é lagal?

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    marcelorocha

    passa lá no outro fórum, não vamos desvirtuar este tópico


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/248470/p2#7303768



    Abraços

    Rick Santos

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ---------------------------------------------------------
    eu estava vendo ums videos do logic.

    ele tem tipo uma função no piano roll que da pra ir editando em forma de partitura.

    existe alguma daw pra windows q faça isso?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    eu estava vendo ums videos do logic.

    ele tem tipo uma função no piano roll que da pra ir editando em forma de partitura.

    existe alguma daw pra windows q faça isso?


    De mais o Logic não??? Depois dele não quis saber de daw nenhuma, o Logic X é o melhor. Mas acho que o Cubase faz o que precisa e o pro Tools tambem.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    o pro tools faz?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Sim, o pro tools a partir do 8 (se não me engano) tem incorporado o Score Editor.

    Caique25
    Membro Novato
    # 14/jun/23 12:49
    · votar


    Olá tudo bem com vocês?

    Recentemente eu adquiri um teclado contorlador MIDIPLUS X8 PRO e nele tem knobs , pads e 8 botões tudo isso editáveis . A questão está nos botões (B1,B2,B3,B4,B5,B6,B7 e B8) que não consigo configurar para eles se manter ligados quando eu os apertar , o padrão que eles vem é de apertar e em seguida ele desliga tipo um click , minha duvida é >>>Como eu configuro para eles se manelterem ligados quando eu os apertar ? <<< eu uso o KONTAKT e iria usar esses botões para mapear o liga e desliga dos instrumentos, mas como citei acima ele liga e quando eu solto ele desliga . Muito obrigado .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Control Maps Midi - Troca de Idéias