Organizar - Separar - Instrumentos Virtuais

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10


    Parece Simples, Mas é díficil... já dizia aquela música infantil hehe

    Tenho aqui trocentos Instrumentos Virtuais e a conta vai subindo, alguns uso diariamente, outros caem no esquecimento, mas tão aqui na máquina, formando uma bagunça dentro da DAW

    Então decidi, testar tudo, deletar os muito ruins, e organizar o que sobrou em sub pastas dentro do ficheiro de Instrumentos Virtuais (no meu caso Sonar 8.5 e Nuendo 4.3)

    Alguns Instrumentos são muito fáceis
    To separando as simples primeiro
    - pasta piano- TruePiano, Pianotech, Pianissimo, Ivory ...
    - pasta piano elétrico - mrray 22, 73, eletrick piano...
    - pasta órgão - B4 II claro, Organized Trio ...

    e por aí vai, até chegar nos Synths, e neste ponto travei, de longe é a pasta que mais tem coisa, principamente por ter muita coisa gratuita na net disso

    Como classificar synths como z3ta+, Absinth, Pentagon, Pro 52, Pro 53, FM7, FM8, Super 8, Hahaha, Minimoogs

    Será que alguem teria algumas sugestoes de classificações para organizar melhor estes softs, se bem que estou fazendo isso agora e fiquei sem idéias, mas as sugestões são bem vindas

    Até mais pessoal

    Mr Madruga
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sei la, divide os monofonicos dos polifonicos.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Edson Caetano

    Você pode usar o kontakt para abrir a maioria das coisas

    Pq você não cria um template???


    Um template só de synth, só de piano e só de piano elétrico!!

    Ficaria bem mais fácil

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tenho o Kontakt, mas ele é um desses que baixei, instalei, e não aprendi mexer com ele,
    Por exemplo estes synths gratuitos, são todos muito parecidos e tem uma porrada deles, dá para montar o kontact de forma que ele abra todas estas tralhas de uma vez só, é isso ou entendi errado ...

    De vez e nunca aparece algo interessante nestes dlls por isso ainda mantenho eles no HD

    Comecei a separar synths em categorias
    - estilo moog
    - efeitos especiais
    - sampler embutidos
    - loops
    e estou encaixando os que mais se aproximam

    - Combos - o que tem todos os timbres - M1, TTS1

    Já deu uma boa clareada

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Edson Caetano - beleza?

    Acho que você não deve se preocupar em ter tudo que existe sempre ali à mão; deve ter por perto aquilo que usa e gosta - o resto, azar.

    Existe muita coisa... você tem que eleger o que está em uso e o que não está. Para àqueles que não estão em uso, dedique algumas horas da semana para estudá-los e saber suas possibilidades. Quando o arranjo pedir algo diferente, você saberá onde encontrar...

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas o pior que é isso mesmo

    Estou viciado no Pianoteq, no B4, sempre estão por perto, entre outros

    É que eu decidi tambem, fechar meu set de VSTis, fazer tudo rodar redondo, jogar fora as podreiras, completar os vstis que não tenho, por exemplo cordas tenho muita pouca coisa, um da DSK e só, metais mesma coisa, muito poca coisa, só um que nem é tão legal assim

    Separando, estou conseguindo ver onde estão as minhas deficiencias em timbres, onde tenho que correr atrás de coisas legais

    Mas de synth tem muita coisa mesmo
    Vou é sintetizar tudo isso mesmo, abrir uma pasta Tralhas Virtuais e deixar pra brincar de vez e nunca (quem sabe não aparece alguma surpresa)

    Até mais

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Este tópico é bem interessante.

    Também tenho uma certa compulsão de sempre baixar novos instrumentos vst, como também de efeitos.

    Para tentar resolver o problema de arquivos adotei o seguinte:

    pasta principal:
    C:\Producao musical
    - Vsts em uso
    - Instrumentos
    - Efeitos
    - Downloads
    - Instrumentos
    - Efeitos
    - Vsts a testar
    - Instrumentos
    - Efeitos
    - Vsthost

    - Vsts geral
    - Instrumentos
    - Efeitos
    - Vsthost

    É difícil organizar tudo por famílias de instrumentos.
    Como você bem descreveu Synths é impossível classificar, devido ao banco de instrumentos muito variado.
    01- Primeiro passo
    Download , salvo para no futuro descompactar e instalar na pasta Vsts a Testar
    02 - Segundo passo
    Testo o Vst usando o Vshost, se gostar do Vst, copio primeiro para a pasta Vsts geral.
    E depois se realmente poder aproveitar em um projeto musical salvo na pasta Vsts em uso.
    Se não gosto do VST, simplesmente deleto.
    03- Terceiro passo
    Na pasta Vsts em uso deixo somente o que vou usar nos projetos atuais, para evitar demoras no carregamento dos Vsts na DAW.

    Não gosto das instalações automáticas dos VSTS que se instalam em pastas de documentos ou na própria pasta VST dentro do arquivos de programas do windows.
    Sempre que possível, quando o VST é bom, procuro deixar os arquivos dll, dentro da pasta Vsts em uso.
    Ou quando o software se instala lá dentro do windows , tento copiar para a minha pasta de Vsts, e testo se funcionar, deleto o que estava nas pastas do windows.
    E faço um novo teste no caso de não funcionar com a pasta do Windows vazia, , volto o dll para a pasta de VST dentro do windows.
    Fica mais fácil trabalhar em dois micros diferentes, basta copiar as pastas de um computador para o outro.
    Agora quanto a subdivisão de pastas por tipos de instrumentos, é uma questão a melhorar.
    Como o Jabijirous comentou o uso de Templates é uma boa opção para uso na DAW, mas não resolve o problema dos arquivos.
    Pois quando se tem centenas ou milhares de VSTs, muitas vezes fica difícil, senão impossível lembrar que um instrumento Vst tem aquele timbre que você precisa para um determinado projeto.
    E o que acontece?, muitas vezes você tem o instrumento que precisa, mas não lembra mais aonde esta.
    O mesmo tento fazer com os arquivos de samplers dos instrumentos VST.
    Teríamos que criar uma espécie de planilha com uma descrição sumária dos instrumentos e possibilidades de uso de timbres.
    O Ideal seria fazer isto através de um banco de dados e não numa planilha.
    Aonde melhorar?

    silvG8
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano
    O que fiz pra acabar com isso foi usar poucos. Atualmente utilizo apenas o Omnisphere, Massive, Galaxy Steinway II, Vintage Organs e o que vem no Logic Pro 9. Cobre basicamente tudo que preciso. :)

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    silvG8
    Em 2010 eu estava nesta febre, tinha muita coisa fazendo a mesma coisa e muita coisa com qualidade duvidosa... Hoje tento manter apenas o que há de melhor, mesmo assim é bastante Hehe, mas bem mais fácil classificar, mais ainda porque agora consigo diferenciar melhor as categorias de synths

    Mas eu tenho muita coisa que nao uso, Free, alternativo, pago, que gostaria de ter bem organizadiinho, mas fica no limbo do HD Hehe com certeza material interessante esta perdido no meio de tudo

    To atrás do omni... Tarefa pra esta semana...

    Mr. Phil
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Mr. Phil
    · votar


    Pois é, vcs ainda tem sorte em ter uma compulsão em baixar vsts, eu tenho uma forte compulsão em comprá-los... Confesso: não resisto.

    Mas, na verdade, uso quase tudo o que compro, com exceção para as "decepções" ou para os "ultrapassados", que já deixei de lado, talvez na espera de uma nova versão mais atualizada...

    Como disse o silvg8, é melhor se dedicar a poucos mas bons. Assim fazendo vc poderá extrair o máximo de cada "ferramenta". O Kontakt, por exemplo, é um must para quem vive de samples. :D

    O Omnisphere vc irá levar 5 vidas (ou mais) só para ter uma idéia do que ele é capaz. E mais ainda se tiver os milhares de pacotes de sons adicionais.

    O Massive, Absynth, FM8, Reaktor, Nexus, Evolve, ... Idem.
    Para não mencionar as várias Orquestras, coros, instrumentos exóticos...

    Haja tempo, e haja "tempo" $$ :P

    Concordo com a dica dada mais acima, use (crie) templates no teu host. É o modo mais imediato de se iniciar um novo projeto. Depois que comecei a usar o Bidule e a criar templates e palettes de instrumentos, a vida ficou bem mais simples!

    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Organizar - Separar - Instrumentos Virtuais