Minha vontade de tocar piano acabou =\ e agora ?

Autor Mensagem
BruRoma
Veterano
# dez/10 · Editado por: BruRoma


Bom..a minha historia é mais ou menos assim:
Sempre tive vontade de aprender piano achava o som maravilhoso mas nunca tive oportunidade pois meus pais sempre me enrolavam na hora de arranjar um professor ou comprar um instrumento.Quando eu tinha uns 12 anos um primo meu que é musico me chamou para ter aulas com ele. Vi ai uma chance de aprender alguma coisa, só que ele dava aula apenas de guitarra e violão. Fui então ter aulas de teoria e violão e acabei ganhando o meu primeiro instrumento que foi um yamaha de cordas de nylon. Me apaixonei pelo violão mas a vontade de tocar piano ainda era maior. No final desse ano que comecei a ter aulas consegui comprar uma yamaha E 303..no começo foi uma felicidade só mas logo a insegurança de estar praticando com a postura errada e de maneira prejudicial juntamente com a limitação das oitavas me desistimularam. Deve fazer no minimo uns 2 anos que o teclado esta desligado, não toco mais e não escuto mais musicas que tenham piano. Passei a me dedicar somente a instrumentos de cordas. Mesmo assim reluto em abrir mão do teclado..queria voltar a ver sentido em tocar..até porque ja fui mt feliz tocando.
Isso ja aconteceu com vcs ?
Alguem tem alguma ideia do que fazer ?
Sera que comprar um piano digital e pegar umas aulas resolveria o problema ou eu parei de gostar mesmo ?
Alguem conhece alguma musica que possa me estimular ?
Obrigadaaa
E mil desculpas pelo desabafo.

Del-Rei
Veterano
# dez/10
· votar


Nossa.
Mas vc está frustrada por não ter mais o ânimo de tocar piano?

Ué...Mas as coisas são assim. É completamente normal mudar interesses.

Acho que o importante é fazer o que queremos hoje.

Viver de nostalgia não dá, né?

Acho que vc deve desencanar. Se algum dia voltar a ter vontade de tocar piano, vc toca. Se não tiver mais vontade, não toca.



Um aceno de longe!!!

geracaoanos2000
Veterano
# dez/10
· votar


BruRoma
Entendo sua preocupação, o que você deve ter em mente, é que não precisa ficar se preocupando demais não. Tem muita coisa que eu aprendi na escola, mas só muito tempo depois eu cai na real sobre o que realmente era aquilo. A Música, é como carro, você aprende a manha, passa no teste da auto escola, mas so aprende a dirigir mesmo depois, com a pratica no dia a dia. Acho que você deve parar de tanta preocupação, e estudar o que lhe realmente é importante na musica, escalas, acordes e tudo mais, lembrando , que se vc procurar por aulas de piano/teclado na internet, irá contar com um material bem grande!

dgsoul
Veterano
# dez/10
· votar


Falo coro com a galera ae e digo mais...


Falando por mim, música é tudo!!! É aquilo que eu como no café da manhã, é aquilo que me acompanha no dia-a-dia, é aquilo que eu faço enquanto estou tomando banho, indo ao supermercado, andando de onibus, enfim a música está constantemente em minha rotina.

Por ela eu esqueço até de mim, hehehe!!!

Mas acredito que pra você não seja algo tão essencial (a tua própria mente denucia isto) não estou dizendo que você não sirva pra música ou pra determinado instrumento, estou dizendo pra você não criar um comportamento ou pensamento depressivo em relação à uma "paixão" que no momento é descartável para o seu intelecto (dada a recusa que vc relatou aqui pra nós).

Acredito que sim, seria possível vc voltar a ter ânimo com um novo intrumento (recomendo o Piano Digital Yamaha P95). Mas antes de vc ir comprar deve tentar responder outras questões tipo:

1º O problema comigo é realmente esse (estou desencorajada justamente por causa da musica, por causa de não ter um instrumento à altura pra minha paixão)!?

2º É realmente isso que quero, (dedicação ao Piano)!?

3º Serei mais feliz se trocar ou dar mais ênfase ao Piano do que com Cordas!?

4º Vai Valer a pena eu investir em um instrumento de R$2000 (praticamente)!?

5º Tenho condições pra isso (pode ocorrer de vc resolver um problema [musical] e acabar entrando em outro [financeiro])!? Tenho condições de manter o parcelamento (caso opite porparcelar o instrumento)!?

6º Ficarei Plenamente feliz quando resolver esta questão!?


Respondendo a estas perguntas pondere todas as respostas e tome uma atitude!

Precisar é só Teclar!


Abrçs!!!

NillMaker
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, você pode ser um daqueles caras indecisos, que mudam frequentemente o gosto... Eu mesmo sou assim! rsrsr!
Talvez você não perdeu o ânimo, só está com vontade de fazer outras coisas.. ou coisas diferentes... eu mesmo sou assim..

tem horas que to enpolgadão pra aprender partitura por exemplo.. aprendo um pouco.. mas logo... vejo que to empolgado pra desenhar, depois pra programar.. logo eu volto e vejo que estou animado com música de novo.. e assim você vai indo cara! Fica preocupado não!!!

pomtwo
Veterano
# dez/10
· votar


isso eh normal .. vc tem que procurar o instrumento que melhor te agrada.. eu mesmo toco teclado ha anos e ainda acho o violao um instrumento muito bonito .. tentei arriscar mais nao me dei bem ..ai como me dei me melhor no teclado aprendi a fazer violao no teclado .. mas isso acontece , ai aprendi a tocar gaita .. hj em dia ja nao dou tanto valor pra ela como antes .. de vez em nunca pego as gaitas pra fazer um sonzinho e ja paro ...

BruRoma
Veterano
# dez/10
· votar


Uma coisa que me chama a atenção por exemplo é que eu reduzi praticamente a zero musicas que tenham piano, principalmente como intrumento central.
Me pergunto por exemplo se é essa falta de influencia que me tirou a vontade de tocar..pq eu sento e penso tocar o q ?


dgsoul
Mas acredito que pra você não seja algo tão essencial
Se enganou mesmo!!!!
Eu respiro musica e sempre respirei..só perdi o gosto pelo piano e aprimorei pelas cordas...
Não entendo como uma coisa que era tão impressionante pra mim perdeu tanto a importancia num espaço de tempo mt pequeno...
NillMaker
Acho que você me entendeu =D eu tenho um problema serio com o tedio...Não que eu seja indecisa pq eu sei mt bem o q eu quero..penso bastante sou metodica então sempre faço planos. Mas é dificil me manter a um instrumento.
pomtwo
Pois é acho que isso é bem vdd neh..sabe que eu comecei com a guitarra tbm mas uma coisa ficou clara..até hj o instrumento que eu me dei melhor foi o violão...Acho que o teu caso é bem parecido com o meu..bom saber q isso tbm acontece com outras pessoas =D

abraço a todos..

dgsoul
Veterano
# dez/10
· votar


BruRoma

sabe que eu comecei com a guitarra tbm mas uma coisa ficou clara..até hj o instrumento que eu me dei melhor foi o violão...

Eu tbm comecei com Cordas, me aprimorei em cordas, achei que seria guitarrista, maaaassss akbei sendo tecladista.

Agora pretendo comprar um Stage Piano, não tenho costume com teclas pesadas, mas quando toquei pela 1ª vez senti que era aquilo que eu queria pro resto da minha vida.

Hoje teclas são o meu instrumento Fundamental (toco bem os outros: Bateria, Baixo, Violão, Guitarra...mas Teclado pra mim é de uma grandeza imensurável) !!!!

BruRoma
Veterano
# dez/10 · Editado por: BruRoma
· votar


dgsoul
toquei pela 1ª vez senti que era aquilo que eu queria pro resto da minha vida.
Acho que o que me deixa insegura é isso nunca me senti assim..
acho que to mais ligada no violão pq me encontrei no samba e na mpb..e tanta na guita quanto no teclado não me encontro..Ai cada vez q eu toco é uma coisa completamente diferente da outra nunca dou continuidade e assim nao tenho evolução...dificil uma musica q eu chegue até o fim pq em um dia eu gosto dela no outro ja enjoei =X
Uma coisa q eu sinto falta no teclado é que nas cordas a maneira como vc toca muda o som..no teclado nao vejo esse efeito =X a tecla de plastico nao me agrada =X mas acho o som bonito..
Sl não sei nem o q fazer com o teclado aqui =X
Eu tenho uma insegurança..sera q eu nao investi pouco ? sera q nao valeria a pena eu pega um professor ? arranja umas influencias...
Me faz um favor ? Me manda uma musica que vc achaa MTT boa no piano...
abraço

Gus79
Veterano
# dez/10
· votar


Muitas vezes me senti assim. Até perceber que geralmente quando eu desanimava com uma coisa era porque eu tinha alcançado algum nível de aprendizado, mas estava com medo ou com preguiça de ter que me esforçar três vezes mais duro para chegar ao próximo nível.

Tudo na vida precisa de tempo e de dedicação. Para aprender piano, não é diferente. Na verdade, para começar a tocar minimamente piano ou teclado, tendo prazer de verdade e começando a aprender coisas mais legais, é necessário estudar no mínimo uns três anos.

A mesma coisa é com qualquer outro aprendizado. Por exemplo, é conhecido o fenômeno do "desânimo do curso de inglês", que acontece entre o segundo e o terceiro ano de curso. É justamente o desânimo, o medo e a preguiça de ter que estudar bem mais para progredir.

Mas só aprende inglês de verdade quem supera esse desânimo, e só aprende a tocar de verdade quem supera essa fase. (E pode crer que um dia essa fase vai chegar também com o violão).

Gus79
Veterano
# dez/10
· votar


Uma coisa q eu sinto falta no teclado é que nas cordas a maneira como vc toca muda o som..no teclado nao vejo esse efeito =X a tecla de plastico nao me agrada =X mas acho o som bonito..

Engano seu, BruRoma. Um teclado minimamente bom lhe permite mudar o som quando toca sim... uma coisa é tocar pianissimo e outra fortissimo.

Eu tenho uma insegurança..sera q eu nao investi pouco ? sera q nao valeria a pena eu pega um professor ?

Claro! Como é que você quer progredir sem professor?

Me faz um favor ? Me manda uma musica que vc achaa MTT boa no piano...

QUALQUER MÚSICA BOA pode ficar muito boa no piano, oras.

O seu problema é justamente ser iniciante demais.

Você acha que se aprende a tocar músicas.

Não, aprender piano/teclado não é aprender a tocar músicas de piano/teclado.

Aprender piano/teclado é aprender a tocar MÚSICA, e não UMA MÚSICA. É ser capaz de tocar qualquer música sem ter que ficar decorando onde cada dedo tem que ir em que momento...

Você está desanimada provavelmente porque não está aprendendo piano, mas músicas. Então tá tudo errado mesmo.

Procura um professor logo! :D

expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


BruRoma

Cuidado em comprar um instrumento mais caro e cair no mesmo desinteresse. Instrumento nenhum abre "apetite" ou vontade de tocar, isso não existe. Vem de dentro: vocação.

Se pouco te fez esse teclado, outro não fará milagre. Se vc mesmo diz que teu negócio é cordas, pra que forçar em teclado? Já teve o teste e acabou não pegando mais. Fiz o mesmo com violão e acabei o vendendo pois nunca matou minha vontade pra tentar evoluir com ele. E não me arrependo.

dgsoul
Veterano
# dez/10
· votar


Se tem uma música que eu particularmente considero como uma belíssima interpretação do Pianista é esta...



NillMaker
Veterano
# dez/10
· votar


Como eu disse! É assim mesmo! As vezes, o que temos á nossa mão é chato pra caramba... as vezes o som começa a enjoar, as teclas começam a irritar e o jardim do vizinho é sempre mais bonito que o seu.. todo mundo consegue tirarum som no teclado.. e quando você tenta tocar, não é a mesma coisa.... é dose... mas como eu disse.. isso é o seu jeito... digo por experiência própria.. apenas se conheça... você é livre pra fazer o que quiser... se quiser deixar o teclado um pouco de lado e começar outro instrumento, ou aprender outra coisa... faça... você tem que ficar feliz e satisfeita.. se programe, faça um cronograma e vá atrás... fique em pax porque isso é totalmente normal! Com o tempo, isso passa um pouco.. só não pode se preocupar!

Até!

tiago scott
Veterano
# dez/10 · Editado por: tiago scott
· votar


BruRoma

Acredito que ao longo do tempo, desenvolvemos aptidão por um instrumento, ou talento em comum. Sinceramente se você já percebeu seu desinteresse pelas teclas, procure se aprofundar no estudo então do violão, guitar etc. Penso que quando uma pessoa tem algom em comum com o instrumento isso acaba sendo logo percebido pela própria pessoa. Se os meios não te levaram a aprender o teclado e querer realmente seguir essa linha, vá pelo caminho que mais lhe agrada, pelo menos você pode se tornar uma boa instrumentista no violão etc, melhor do que um monte de gente que quer tocar um monte de instrumento, e no final não toca com exelência nenhum, vive arranhando um aqui outro ali etc.

Como você disse gostar de MPB como eu gosto, dá uma olhadinha nesse videozinho aqui. O pianista não é muito bom é só o Cesar Camargo Mariano(!!!), quem sabe você mude de idéia e queira voltar ao mundo das teclas. vale a pena escutar !!!! .

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


Quer violão, vá pro violao! Mas se decide, se não nunca se fixará em nenhum!

viktor 999
Veterano
# dez/10
· votar


BruRoma
o problema ñ e seu,,,e do seu teclado muito ruim,ainda mais para quem quer tocar piano,,compra um yamaha p alguma coisa que a sua vontade vai voltar

patudodi
Veterano
# dez/10
· votar


Bruna eu nao sinto na carne o mesmo que voce mas chego a entender bem.
Assim, sou guitarrista, eu tambem respiro musica como voce,
Estou tocando ah 16 meses, e posso dizer que pelo menos uns 3 eu passei tentando recuperar o ânimo.

Tipo eu nao estava cansado de tocar a guitarra, eu nao estava triste com o meu progresso, só ficava meio cansado depois de pegar um pouco na guitarra...

O que sempre me deu forças foi:
Ver Musicas que eu gosto (e pensar que eu posso fazer isso um dia)
Ir ver a banda do meu irmão (eles se divertem muito tocando)
Catando videos de guitarristas bem sucedidos
E um que eu descobri recentemente é achar musicas legais e faceis.
A ultima vez que eu venci o desanimo Foi dia 28 (anteontem)
E eu venci indo pro meu midia player e catando umas musicas legais e faceis.
http://www.youtube.com/watch?v=gz0qyYtcJb4 essa aqui que me salvou =D

Mas como voce está a 2 anos sem tocar, eu nao sei, talvez voce realmente nao tenha vontade de tocar piano mas provavelmente nao, ali em cima fala que foi o medo de estar praticando errado. Simples, sua soluçao é arrumar um professor.
Com um professor voce vai unir: Ver um bom instrumentista tocando, juntamente com um bom profissional te ajudando a evoluir, é um banho de ânimo!

Agora tome cuidado para nao pegar um mal professor, senão o efeito é inverso, e tome cuidado para nao achar que seu bom professor é mal, nem tudo vem dele
http://tomhess.net/Articles/ChoosingATeacher.aspx
http://tomhess.net/Articles/AreYouABadStudent.aspx
Tomara que voce saiba ler ingles, seria bom pra voce ler isso.
Tá escrito professor de guitarra, mas o processo é o mesmo.

Boa sorte garota! ;)

F.L.E
Veterano
# dez/10 · Editado por: F.L.E
· votar


Já tá virando um drama desproporcional poderia virar um filme "Piano Impossível"!!

Gus79
Veterano
# dez/10
· votar


tiago scott

Mandou bem, os Camargo Mariano são muito feras.

Felipe Felix
Veterano
# dez/10
· votar


[OFF] Talvez ajude a pensar um pouco:
http://felipemfelix.blogspot.com/2010/12/dois-mundos-duas-musicas.html

Videomaker
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma
Uma coisa q eu sinto falta no teclado é que nas cordas a maneira como vc toca muda o som..no teclado nao vejo esse efeito

Se for o efeito BEND, discordo do que você citou, pois, a maioria dos teclados tem esse efeito...!!!

Aliás, se todo instrumento fosse igual não teria graça nenhuma...!!!

Você tem que aprender as regras de trânsito antes de dirigir um instrumento, ter aulas-práticas. É como comprar um carro que lhe sirva bem, bom preço, boa dirigibilidade e não comprar um carro pelo som da buzina, luxo, cor, tamanho, enfim, usar, gostar e nunca dirigir sem gostar...!!!

Se não gostar, mude para outro modelo, ou compra uma moto...!!! Valeu...!!!

potedemaconha
Veterano
# jan/11
· votar


Venda esse teclado e bola pra frente ,viver do passado é furada , não se apegue a sentimentos de culpa e nostalgia , faça terapia se achar necessario ,descubra por que se sente culpada por não ter vontade de tocar mais,alias olhando sua historia penso que sua culpa por não tocar provem desse momento que quando mais jovem voce almejava tocar , agora o tempo passou e voce perdeu o interesse isso é natural , mas não faça as coisas pelos motivos errados , dê o braço a torcer , já foi agora é seguir em frente !
abçs e boa sorte

luquinhas12
Veterano
# jan/11
· votar


Eu sou indeciso haha
Toco violão,to aprendendo teclado,violoncello,e pretendo tb fazer violino,E algum dia algum instrumento de sopro mais diferente,como oboé,ou clarinete,sei lá
Eu gosto de todos estes instrumentos,apesar de que depois de tocar num cello,num instrumento de arco,praticamente esqueci o violão.
Tem hora que eu confundo as notas na partitura por causa das duas claves.
Bom,pelo menos agora já sei ler partituras :p

josecelso
Veterano
# mar/13
· votar


Eu recomendo que você procure um professor.

O que me passa a impressão na sua história é que:

- Você está desanimada por quê tem medo de "aprender" errado, de aprender sozinha mas acabar tocando de "qualquer jeito"

- Você está desanimada por quê não sabe bem como crescer dentro do instrumento, não sabe bem para onde ir para crescer.

Um professor seria legal, iria te mostrar um caminho de desenvolvimento, e isso é um grande estímulo, saber cada passo a se dar ajuda muito.

Eu não vejo problema em aprender teclado/piano e violão/guitarra, na verdade é muito útil saber dois ou mais instrumentos musicais, mesmo que um deles seja secundário. Muitos dos melhores artistas tocam mais de um instrumento (e ainda cantam, rsss).

Se mesmo depois de fazer algumas aulas você sentir que realmente perdeu o T de tocar teclado e piano, então foque mais nas cordas mesmo! =)

ThyagoAmaral
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mar/13

***************************************************
Fóruns Cifra Club
Fórum teclado

C E R T I F I C A D O


Certifico que o Membro Veterano josecelso
concluiu com aproveitamento o curso de Coveiro
de Tópicos Mortos, realizado neste Fórum, no
dia de 24 de Março de 2013

ThyagoAmaral
Veterano
***************************************************

Videomaker
Veterano
# mai/13
· votar


ThyagoAmaral
concluiu com aproveitamento o curso de Coveiro

Música é um "assunto" aberto, que não pode ser fechado,
mas um tópico pode ser fechado pelo usuário a qualquer momento,
que não é o caso deste tópico...!!! Valeu...!!!

Milenawins
Veterano
# mai/13
· votar


Gente....tô mais ou menos com esse problema.....amo música mas sou engenheira. Não tenho disponibilidade de ficar que nem uma louca atrás de pessoas que não cinheço pra montar uma banda que vise dinheiro somente. A banda em que eu tocava bateria era de amigos, mas a vida nos afastou, e comecei a tocar piano, primeiro por que amo e tocava de ouvidomquando jovem, segundo por não ser necessário uma banda pra tocar esse lindo instrumento!O problema é que começo a sentir falta de pessoas pra eu tocar junto e eu só conheço músicos profissionais......esses não tem muita disponibilidade, por outro lado, eu não teria paciência com iniciantes demais tbm......isso está me desanimando....... não muuuuito, mas um pouco,por que sou apaixonada demais com o instrumento para parar de vez.

andreztec
Veterano
# mai/13
· votar


dependendo da idade q vc tinha e tem pode ser q vc só tenha mudado de ideia mesmo, perdido o "gosto", acontece com qualquer um, mais ainda entre a infância e juventude.

Edson Caetano
Veterano
# mai/13
· votar


Desencane de bandas e arranje nova motivação, por exemplo nossas Jams, que tal tentar uma?

Ou fazer musica, collabs, gravar, interagir com o mundo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha vontade de tocar piano acabou =\ e agora ?