Porque a Roland parou de fazer Arranjadores?

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# nov/10 · Editado por: expedifer


Estranho muito do porque, pelo menos no Br, a Roland pôs fim a comercialização de vários modelos de aranjadores (vai que nem fabrica mais), ficando com um ÚNICO modelo chamado de GW8 ou Prelude (E9 nem conta de tão fraquinho), que é o mesmo teclado.

Alguém sabe do porque? Eu sinceramente não sei.

Ela já foi a lider em lançamentos simultâneos de vários modelos ate tops, como recentemente nos G70, E80, E60 e E50, além do GW7 nessa época. Para sintetizadores há muitos (juno Di, Gi, Stage, G6, G7, G8, etc). Mas simplesmente parou no GW8 e só!!! Um Entry-level perto de um G8 no tamanho, funções e preço, apesar de diferentes.

Lançou tantos belíssimos arranjadores no passado que foi lider em Tops, médios e entry, como os VA76, VA7, VA5, VA3, EXR7, EXR5, EXR3, G1000, G800, G600, EM1000, E600, E500, E300, Alpha1, Alpha7, Alpha-jr, E480, E280, E96, E80, E86, E70, E68, E66, E38, E30, E16, EM50, EM25, EM7B, EM1B, EMjr, etc.

O que está ocorrendo com a Roland? Alguém explica? Está desistindo de fazer arranjadores? Não compensa mais?

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


E eu pensando que iam lançar o G80 e E90 pra fazer frente ao PA3X e Tyros 4. A korg tem 4 modelos de arranjadores hoje e a yamaha......perdi as contas. Roland, "que fostes que te passou?"

MAB Keyboard
Veterano
# nov/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


expedifer

O mesmo aconteceu com a Chevrolet, que deixou de fabricar a Corsa Wegon pelo simples fato de que o volume de vendas era insignificante dentro do mercado desse tipo de veículo.

Não tinha como concorrer com a crescente venda da Palio Weekend que, diga-se de passagem, é líder disparado nesse seguimento de veículo. Logo, não era mais interessante para a Chevrolet continuar com o projeto.

Acredito que seja o mesmo caso da Roland. Não é interessante permanecer num mercado praticamente monopolista, onde a Yamaha domina disparadamente o seguimento.

A Korg tem sido corajosa e permanece na briga, mas nem todos conseguem se manter numa disputa desigual pela preferencia do consumidor. Veja que a Technics que produzia excelentes arranjadores, tirou seu time de campo bem cedo.

Mauro Candido
Veterano
# nov/10
· votar


O problema da Roland é de gerenciamento. A fabrica dos arranjadores está na Itália, e já faz algum tempo eles estão tentando trasferir a montagem para a china (informação obtida através da imprensa italiana) com vários problemas trabalhista. Tenho observado o que eles tem apresentado nos lançamentos dos órgãos Atelier, piano RM700 e o sistema de gravação do FP7-F, e vejo que a roland está com toda a tecnologia de ponta dos arranjadores da concorrência nestes modelos. Timbragem no mesmo esquema Super Articulation, gravação em tempo real no formato wav, além dos opcionais já disponíveis no antigo G70 das placas de expansão, bem como edição individual do processador de efeito por trilhas de ritmos e songs. Espero, que no próximo lançamento de um top da roland, eu tenha a mesma alegria que eu tive com E86, G1000, G70. Porque se tudo der certo, o PA3x vai chegar arrebentando.

fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


tá podre mesmo

fui olhar alguns sites pra ver se tem alguma coisa a mais e nada

estranho também investir por exemplo na série VIMA que praticamente ninguem entendeu direito qual o foco de cliente disso? um teclado de 88 teclas para cantadores de videoke?

A Korg tem sido corajosa e permanece na briga
a korg na linha de arranjadores tem um público forte lá pra aquele lado do oriente, talvez na mesma proporção de yamaha com PSR por aqui
digite qualquer modelo de arranjador no youtube e logo nos primeiros videos aparecem músicas árabes


a roland já teve lançamento de série com mais opções de escolha, 4 a 5 modelos fora o que apareceu np meio do caminho
teclados poderos e teclado pra iniciante (E-12) que apesar das limitações o banco de timbres tinha a qualidade da série

E480b que apesar da xaropice de alguns estilos nacionais de lá é um ótimo teclado
inovou em lançar cartões com ritmos daqui feitos por aqui

-------------------------------

A fabrica dos arranjadores está na Itália, e já faz algum tempo eles estão tentando trasferir a montagem para a china (informação obtida através da imprensa italiana) com vários problemas trabalhista.

se o problema é trabalhista é só mudar o produto que se faz por lá, manda os arranjadores pra china e deixa os caras com acordeon, vima, ou qualquer outra coisa onde 100 reais a menos no lucro final não significa um rombo no balanço do fim de ano


------------------------------------------
a roland tem outra sacanagem quanto a peças de reposição o meu G-1000 tem o tal ZIP drive que não funciona mais, fui ver um orçamento pra trocar e ficava lá pelos 2.000, um ridiculo drive de disquete passa dos 50,00

então é chamar cliente de besta, você baba em um G-70 mas fica com o pé atras se um dia o slot para cartão der pau, quanto eles vão me enfiar a faca

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


A Roland realmente sempre inovou e esteve bem a frente das demais, como nos sitema D-Beam, inovações do G70 na época, placas SRX e ARX, tecnologia do V-Piano e RD700GX, funções e edições do G8, bem como as muitas marcas que comporta como a Edirol, Boss, etc, mas percebi que realmente deu uma parada este ano como na falta das demais placas ARX (só fez 3), nas falta inovações do G8 (ate atualização) como o avançadíssimo Motif XF, "valvulagem" do SV1, etc. Mas lançou teclados cada vez lhes fazendo perder funções como no Juno Stage, inferior em funções pro JG (faltou sampler e sequenciador), pioraram o JG virando JGi sem sampler e agora falta tirar o quê do próximo Fantom?

Será que a quebra dos bancos americanos e recessão mundial fez a Roland diminuir nos produtos? Da maior multinacional de instrumentos musicais para a menor?

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


a korg na linha de arranjadores tem um público forte lá pra aquele lado do oriente, talvez na mesma proporção de yamaha com PSR por aqui

Mesma proporção? Só nos países muçulmanos são mais de 1bilhão de pessoas de público que a Korg tem, fora a India com outro bilhão de "clientes", frente aos 400 milhões que a America do Sul tem, como principal cliente dos PSRs. Ou seja, se levarmos em conta que nos EUA e Europa as três marcas tecnicamente empatam em clientela, a Korg leva a melhor no mundo pois tem 5X mais clientela no mundo (2bi a mais) que a Yamaha, fora USA e Europa que igualam. Nessa brincadeira o a Roland não tem nenhum lugar no mundo como "fanatismo" tal qual ocorre os PSR por aqui na AS e os Korg no oriente médio e extremo (para cada 10 youtube que há de Korgs, 1 só é de PSR na média). Mas isso não significa que a Korg vendeu 2bi de teclados a mais que a yamaha, nem pode esse absurdo (falamos de população local).

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/10
· votar


Sonhei que esse dia chegaria!

fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


Piano ON GRACE
Sonhei que esse dia chegaria!

não entendi,
uma empresa para investir em novidades precisa de fluxo de caixa, lucro... entendo que arranjadores e synths entry-level geram isso, já que todas que entraram nesse mercado não saem mais

boa parte da pesquisa, projeto, marketing de um "V-piano" por exemplo gerou custo, esse dinheiro sai de outros segmentos da empresa

arilevita
Veterano
# nov/10 · Editado por: arilevita
· votar


Mauro Candido
A fabrica dos arranjadores está na Itália, e já faz algum tempo eles estão tentando trasferir a montagem para a china
A linha G era fabricada no Japãp. A linha E, derivada da ELKA , incorporada pela Roland, estava na Itália, mas já está com o pé na China. O E-09 é um legítimo Xing Ling vagabundo chechelento...

coroa legal
Veterano
# nov/10
· votar


Tenho um E-09. Gosto dele.

Mauro Candido
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mauro Candido
· votar


Parece que isso é uma realidade, mais uma vez a Roland deixou na mão que tinha esperança de um novo top na linha de arranjadores. Só lançou um módulo Arranjador:
BK-7m: Backing Module

Specs
Display typeDisplay
128 x 64 dots, graphic LCD
Sound generator (Conforms to GM2/GS/XGlite)Max. polyphony
128 voices
Sounds
1,092 tones, 57 Drum Sets
Multitimbral parts
real-time parts (UP1, UP2, LWR, MBS) + 16 Song parts
Master tuning
415.3 Hz to 466.2 Hz
Key control (Transpose)
–6 to +5 in semitones (for audio/MIDI data & AUDIO INPUT signals)
Tempo change
Quarter Note = 20 to 250 for SMF and Music Styles, 75 to 125 % for mp3 and WAV files
Part mute functions
TRACK MUTE: Music Styles, SMF, CENTER CANCEL: mp3, WAV, AUDIO INPUT signals
EffectsReal-time parts (UP1, UP2, LWR, MBS)
reverb: 12 types, chorus: 6 types, MFX: 84 types, parametric EQ: 6 presets + 1 User, multi-band compressor: 6 presets + 1 user
Music Style/SMF section
reverb: 8 types, chorus: 8 types, MFX A, B, C: 84 types each, parametric EQ: 6 presets + 1 user, multi-band compressor: 6 presets + 1 user
Music Style sectionMusic Styles
433 in 10 "Rhythm" families
One Touch memories
4 per Music Style
Style Cover
30 presets
Style Makeup Tools
Instrument-oriented editing
SongsReal-time player
SMF (Format 0/1), KAR, mp3, WAV
Song Chord Extractor
Automatic chord detection for SMF files
SMF Makeup Tools
Instrument-oriented editing
SMF Cover
30 presets
Performance memoriesPerformance lists
Unlimited number (storage on USB memory), 954 Music Assistant (Internal on BK-7m)
Performance memories per list
Max. 999
Finder
Quick location of Performance memories
DemoDemo
Yes
RecordingUSB recorder
Records audio files (WAV, 44.1 kHz/16-bit linear format)
VideoLyrics
SMF and mp3/WAV
Panel controlsKnobs
VOLUME, AUDIO IN, BALANCE
Rotary encoder
Data dial with push switching function
ConnectorsHeadphone jack
stereo 1/4" phone type
Audio inputs
INPUT L/MONO, R jack: 1/4" phone type
USB connectors
USB Host (data storage), COMPUTER (reception and transmission of MIDI data)
MIDI IN/OUT connectors
MIDI IN, MIDI OUT (V-LINK function)
Video output jack
composite (PAL or NTSC, selectable)
Audio outputs
OUTPUT L/MONO, R jacks: 1/4" phone type
Pedal and footswitch jacks
SWITCH/EXPRESSION jack (programmable), FC-7 jack (programmable)
OtherPower supply
9 V DC, supplied AC adaptor
Current draw
900 mA
Included accessoriesOwner's Manual, AC adaptor, Sonar LE DVD-ROM
OptionsUSB Flash Memory: Roland M-UF-series, Amplifiers: Roland KC-series, Stand: Roland PDS-10, SS-PC1, Pedals: Roland FC-7 Foot Controller, Roland DP-series/BOSS FS-5U footswitch, Roland EV-series expression pedal
Size and WeightWidth
303 mm
11-15/16 inches
Depth
194 mm
7-11/16 inches
Height
101 mm
4 inches
Weight
1.7 kg
3 lbs. 12 oz.

Mauro Candido
Veterano
# jan/11
· votar


vídeo do Módulo BK-7m


fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


deixou na mão que tinha esperança de um novo top na linha de arranjadores. Só lançou um módulo Arranjador:

que merda, cavaram a própria cova, pode ser até bom, mas o marketing trata o usuario como "songo" em um video demo desse tipo

ter que ficar girando dial pra selecionar, é coisa pra hobby, quem toca na noite com isso pecisa de coisa rápida, seletor numerico, ou tela com toque, em um grupo de eventos que eu tinha com dois cantores, cheguei a ter praticamente dois bancos (a e b) do g-1000 com as performances de cada música gravada quase 128 performances que eu decorei os numeros pra cada música, dava pra emendar e pular as músicas igual DJ faz


falando em módulo, pra quem já conheceu um RA-800 em termos de recursos e ajustes, esse é uma ofensa

deixou saudades:



G-70, VA-76 G-1000, E-70.... teclados "porradas"

arilevita
Veterano
# fev/11 · Editado por: arilevita
· votar


fernando tecladista
Excelente teclado...
Você, como experiente usuário de profissional arranger, acha que ainda vale a pena pagar R$ 8 mil num G-70 ?
O Tyros 4 estão trazendo por R$ 12-13000. E cá entre nós: em termos de tecnologia é de uma diferença absurda.

expedifer
Veterano
# fev/11 · Editado por: expedifer
· votar


O G70 saiu de linha. Belíssimo arranjador e ainda aceita placas SRX, além da expansão sampler. Pena que saiu de fabricação (dizem que em alguns países ainda vendem ou produzem, mas não sei qual)

O Tyros 4, 5, 6, etc, peca em não ter absolutamente nenhuma função nova, só mudando o visual e painel, coisa que na tela já havia tudo isso. E pelo jeito vai entrar na 10ª edição sem nunca ter tido um sintetizador dentro como o PA800, 1x, 2X, 3X, etc onde ate o "simplório" PA500 o tem. Como pagar nele mais que os R$ 5mil do PA500 se nem sintetizador de timbres tem? E o PA3X ainda vem com pianos sampleados do SV1, o máximo pra um arranjador.

Absurdo: a mesma marca destroi a moral do Tyros 4, nas fraquezas e põe no trono dos teclados seu Motif XF com o máximo de funções possíveis (excluso samples de fábrica) e opções (memória constante), coisa que nenhuma outra marca conseguirá fazer. Que contradição!

macaco veio
Veterano
# fev/11
· votar


Esse BK7m parece um GW8 sem as teclas e custa o preço de um GW8, tomara que encalhe nas prateleiras.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


arilevita
Você, como experiente usuário de profissional arranger, acha que ainda vale a pena pagar R$ 8 mil num G-70 ?

acho
eu além de usar o meu G-1000 como arranjador, em bandas eu acabo usando ele como um stage piano, os timbres de piano e EP concentro nele e os outros por algum outro teclado
vendo o lance das 76 teclas e o fato de poder colocar uma placa de expansão de piano no G-70 acho interessante


O Tyros 4 estão trazendo por R$ 12-13000. E cá entre nós: em termos de tecnologia é de uma diferença absurda.
eu vi as demos pelo youtube, eu teria que ter um tempo pra testar pra ver se gosto dele, pode ser o melhor teclado do mundo mas se não casar não adianta (sou assim com os ketron)
o lance dos timbres de metais já do tyros 3 e agora o lance de vozes no tyros 4 tá muito bom


mas o que me já faz perder o interesse: o tamanho dele e 61 teclas, em uma troca de do meu g-1000 por um tyros eu teria que correr atras de pelo menos um SP-76


e geralmente quando uso arranjador, eu acabo limando algumas coisas:
quando toco sozinho é mais "pianist" uso mais piano as vezes como o arranjador tanto em pianist e as vezes split, não fico com firulas de sax, trumpet.... salvo uma música ou outra (se alguem pedir pra tocar kenny g. então vai)

quando toco com cantores uso mais timbres e no arranjador, geralmente coloco mute nas trilhas com frases que não tem nada a ver, jogo as minhas frases pra mão direita
aqueles arranjos do tyros 4 cheios de "melismas" é algo que achei lindo, mas não me vejo usando, porque me soa muito playback de estudio, gosto da sonoridade que fica no limite de um arranjo X loop

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


..usar o meu G-1000 como arranjador, em bandas eu acabo usando ele como um stage piano, os timbres de piano e EP...

Tem os mesmos pianos do XP80 ainda com teclas pesadas. Um dos melhores arranjadores já feitos no mundo.

arilevita
Veterano
# fev/11
· votar


As teclas do G-1000 são das melhores que a Roland já fabricou.

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


SERÁ QUE A ROLAND ESTÁ FALINDO?

Se não vejamos:

-Decresceu lançando o Juno Gi muito inferior ao Juno G
-Lançou o Juno Stage perdendo ate em sampleador pro JG
-Parou de fazer arranjadores workstation como o G70, só ficando o GW8
-Parou de fabricar o Fantom G7
-Não lançou alguma nova versão do Fantom, nem atualizou
-Parou de lançar as novas placas do fantom, as ARX, ficou só em 3, nem de pianos lançou
-Parou de fazer o RD700GXF com 17 pianos sampleados, só deixando a versão NX com 3 pianos, num retrocesso
-Não atualizou a linha fantom, seu top (que deveria ter o melhor) com samples supernatural


É claro, ainda há muitos produtos em produção, mas fica estranho o que está ocorrendo em termos de teclados, excluso o novo lançamento do Jupiter. Mas ela nunca esteve antes assim, atrás das outras em lançamentos e produtos no mercado.

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
SERÁ QUE A ROLAND ESTÁ FALINDO?

Eu acho que ela está dando muito espaço para as demais áreas de atuação (V-qualquer coisa) para bateristas, guitarristas, baixistas e para equipamentos Cosm de vídeo, e está esquecendo um pouco dos Tecladistas

E outra, acredito tambem, que ela esteja focada em um nicho diferente atualmente, deixando de lado os profissionais hardcores e encarando o pessoal Teen, lançando produtos bem voltados a esta galera, simples, leves, e acessíveis

E por último, a fusão com empresas como Cakewalk, Edirol, Rodgers, talvez a deixe pensando que é muito poderosa e onipresente...

Uma pena para os fãs da Roland como eu

zickebarsa
Veterano
# ago/11
· votar


Ja tive teclados Roland, A70, Em1b, EXR7s, ( O ultimo e derradeiro), daqui pra frente, e so Yamaha e ate Korg, ja to de olho no Kronos, o brasileiro gosta mesmo e dos PSRs, o que esta acontecendo com a Roland, foi o mesmo que aconteceu com a Technichs, a Kawai, so nao acabou, por causa dos pianos acusticos, que sao muito bons.

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


Pra mim o foco da Roland nunca foi os arranjadores, eles entraram nesse mercado pra se tornar conhecido pelos consumidores dos PSR, acho que não passou de uma estrategia de mercado para ganhar clientes que no futuro trocaria pela linha profissional, sendo Yamaha ou roland etc...
Posso estar enganado mas na minha visão a Roland sempre visou mais os sintetizadores e os pianos digitais.

Maestro Mittmann
Veterano
# ago/11
· votar


Porque a Roland parou de fazer Arranjadores?

Providência divina ou fechamento das churrascarias!!!!

Hahaha Zoeira.

Casper
Veterano
# ago/11
· votar


Sempre tive a impressão que arranjador é o último
recurso, tipo a banda de forró de beira de estrada
com um músico fazendo tudo, um vocal limítrofe e
duas dançarinas feias que ficam constantemente sendo
bolinadas pela platéia bêbada.

Nada contra bandas de forró de beira de estrada, claro.

Matheus Constantino
Veterano
# ago/11
· votar


Casper
Os que tocam em casa, geralmente, preferem arranjadores. Os que não tem tempo de ficar editando ou não querem (o meu caso) e gostam dos ritmos bonitinhos, preferem arranjadores.

paulohlog
Veterano
# ago/11
· votar


Q contradição quem gosta de arranjadores da Roland só cita modelos já ñ fabricados(reliquias) e quem gosta de arranjadores da Yamaha tem um novo a cada 3 meses(mesmo que seja parecido com o anterior, mas é atualizado)!

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


paulohlog
(mesmo que seja parecido com o anterior, mas é atualizado)!

esse atualizado tá igual automóvel
cada ano, muda farol, detalhe da porta, porta copo
pra mim psr 403, 413, 423 é tudo mesmo coisa

outra coisa falando de automóvel é quando a empresa lança carro novo
coloca um g-1000, va-76, g70 e vai ver que cada um é um projeto

ainda comparando com carros
tá igual ao Gol, você tem em mente as gerações, o quadrado , o gol bola, 3ª.... que comparando é como a roland lança seus teclados
por outro lado esses Gols tem os L, S, LS, Bx, Gt, Gl, CL, C, CLi, GTi, Tsi Mi... que ninguem sabe muito o que muda de um pra outro, a yamaha eu vejo assim cada mudança de um numerozinho no painel lança-se como uma nova geração

só consigo enxergar yamaha assim:
os psr antigos dois digitos: PSR 48
a linha X00: PSR 500
a linha X10: PSR 510
a linha X20: PSR 620
após isso a um buraco de mesmice até os teclados com final x50
uma inovada com o PSR 2.000
depois disso só retoques até hoje

------------------------

sim a roland deve um teclado de respeito no lugar do G-70

do-bandolim
Veterano
# ago/11
· votar


Pessoal,

Falando em arranjadores, com tantos Psr da vida (nada contra) Gw8, tyros, Pa3x (ainda é sonho...), hoje em dia compensa investir em um Roland-G1000? estou pensando em negociar meu Gw8 em um G-1000, compensa? a meu ver tirando os Korgs (Pa1x,Pa2X, Pa3x) e os Tyros, o Roland G-1000 é melhor do que esses outros arranjadores que existe no momento, não? ou estou enganado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque a Roland parou de fazer Arranjadores?