Pedido de ajuda aos mais experientes

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Regadas


    Olá amigos, boa tarde.

    Acompanho bastante o fórum e, por isso, sei que aqui existem pessoas com grande conhecimento técnico e, principalmente, dispostos a ajudar os menos experientes.

    É o seguinte: Meu negócio é tocar sozinho. Não tenho quaisquer vontade de participar de banda ou coisa parecida. Tenho profissão formada e meu negócio com música é só hobbie mesmo.
    Tenho um PSR E413. Estou aprendendo sozinho. Tive algumas aulas há anos atrás, mas acabei abandonando por falta de tempo mesmo. Voltei a tentar há alguns meses e toco bem mal, pelo menos acho que é ruim ainda. Consigo ler uma partitura, fazer os acordes com a mão esquerda (em sua segunda inversão - pois foi assim que aprendi quando fiz aulas) e na direita o solo. As vezes uso o acompanhamento, as vezes prefiro só o som do timbre mesmo. Partituras simples como, por exemplo, "De volta pro meu aconchego" consigo tirar em três ou quatro dias praticando algo em torno de uma hora por dia. Mas é uma levada bruta, o básico mesmo, até porque não sei nada sobre improvisações ou coisas parecidas.
    Esse é o meu nível. Bem básico como podem concluir.
    Apesar de eu não estar no nível do teclado, tenho algumas restrições a ele. Acho seu som fraco, a potência da amplicação interna então é muito pouca. Tem quase que colocar no máximo prá sair algo legal. Já pensei até em comprar uma dessas caixas amplificadas. Não que eu queira uma super potência, mas essa dos 2,5W X 2 parece rádio de pilha. A mim parece que só consigo ouvir algo mais encorpado se tiver com os fones de ouvido. Seus ritmos são pobres, com poucas opções de viradas de bateria. Não sei explicar melhor do que isso. Se eu tivesse que definir em uma frase diria: parece teclado de brinquedo.
    Já briquei com uns VST,s aí e achei muito legal. Quando eu trouxer o teclado prá casa em Atibaia (praticamente moro em um hotel em Recife e o teclado fica lá) vou dar uma garibada na edícula e tentar montar um conjunto legal entre o teclado e o computador e umas caixinhas acústicas com um pouco de qualidade.
    Não nado em dinheiro, mas também não causa nenhum rombo no meu orçamento gastar 2 mil reais. Desde que a patroa não saiba exatamente quanto gastei, tá tudo certo, vou dormir tranquilo! *risos* (será que sou o único que alivia um pouco no preço dos brinquedos que compra?)
    Me surgiu a oportunidade de trocar esse PSR E413 por um PSR S700. Usado por usado, algo em torno de 1,7mil de volta.
    Outra oportunidade de troca é com um Roland EXR-7S com algo em torno de 1,4mil de volta. Mas me parece que o S700 é mais teclado.
    Também andei pensando em vender o PSR-E413 por coisa em torno de 800 reais e comprar outro. E aí consegui encontrar tanto o PSR S700 quanto o PSR S710 ambos novos. A diferença entre os dois está na casa dos 600 reais.

    Minhas dúvidas:
    Primeiro: Devo trocar de teclado mesmo eu sendo tão aprendiz ainda? Ou devo insistir nesse que tenho até me achar em melhor nível? O fato de um teclado melhor ajuda em algo o aprendizado ou muitos recursos acabam atrapalhando?
    Segundo: Vale a pena pagar 600 reais a mais pelo PSR-S710 em relação ao S700? Sei que tem vários tópicos sobre a diferença entre os dois. Mas gostaria de uma resposta além do téorico ou daquilo que está descrito nas especificações técnicas. Gostaria de saber se na prática a diferença justifica. Alguém que já os tenha tocado e possa avaliar melhor esse upgrade entre o 700 e 710.


    Agradeço desde já qualquer dica.

    TerraSkilll
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas
    Primeiro: Devo trocar de teclado mesmo eu sendo tão aprendiz ainda? Ou devo insistir nesse que tenho até me achar em melhor nível? O fato de um teclado melhor ajuda em algo o aprendizado ou muitos recursos acabam atrapalhando?
    Se você tem condições de pagar, e quer mudar de teclado, não há motivo para não fazê-lo. O fato de você ser aprendiz não quer dizer que tenha de tocar em algo que você acha ruim ou que está te limitando. Quanto aos recursos, se você tiver foco nos estudos, não creio que venham a ser problema. Fica ruim quando você, ao invés de estudar, fica brincando de combinar os sons de marimba com os de ocarina, numa base de bateria =)

    Segundo: Vale a pena pagar 600 reais a mais pelo PSR-E710 em relação ao S700? (...)

    Nunca mexi nesses teclados, então não saberei te dizer.

    Abraço.

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas

    PSR E710

    o que é isso, pesquizei na net acho que nem foi lançado aqui no brasil

    Regadas
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Regadas
    · votar


    Obrigado pela opinião, TerraSkilll. Mas, poxa... É legal combinar marimba com ocarina na base de bateria. Vai dizer que não?! *rs

    Valeu Rick. Não precisa pesquisar mais. Já editei. eu havia trocado o S pelo E. É como se eu tivesse tocado a nota musical errada! *rs

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas

    o pior é que esse teclado existe, eu já mais ia saber disso

    korgman
    Veterano
    # out/10 · Editado por: korgman
    · votar


    Caro amigo Regadas
    não pude deixar de ler tuas ponderações e acabar literalmente vendo em você a mim mesmo a muito tempo atrás, quando estava exatamente como você iniciando com teclados.

    Eu tinha um teclado Casio CT-405, e o ano era 1979, começava a tocar com banda e precisave de algo melhor que aquele teclado.
    Eu então comecei a guardar um dinheirinho que sobrava dos shows que fazia e finalmente depois de um ano comprei um teclado que se chamava Korg Poly800, na época paguei uns 600 dolares naquele investimento que realmente alavancou meu trabalho.

    Eu estava começando a tocar com bandas, não tinha estrutura alguma, usava por exemplo uma tabua de passar roupas que roubei da minha mãe e um jurássico misturador de microfones Delta de coreto de praça como mixer, e quando assisto o vídeo abaixo destes tempos sinto uma emoção enorme em saber que o tempo passou e fui evoluindo devagar mas sempre evoluindo até no que sou hoje. Isso faz toda a diferença. Gostar do que esta fazendo, gostar de musica.. gostar de tocar.




    E.. desde então sempre procurei pensar com calma e sempre avaliar o limite de minhas posses, em função dos produtos disponéveis paraa a época, adquirindo sempre um teclado, melhor.. melhor.. Um investimento em teclados é sempre complicado de se fazer, entretanto o mais importante é adquiir um produto que não limitará seu trabalho lá na frente.

    Teclados são como carros.. a gente vai trocando.. trocando sempre tentando adquirir um produto melhor, e claro usando o antigo como parte no pagamento. Existem também muitos revendedores espalhados por todo o Brasil que propiciam boas condições de parcelamento muitas vezes em até 10 vezes sem juros, é bem fácil encontrá-los pesquisando na internet.

    Resumindo.. tente adquirir um produto que possua a sonoridade que melhor agrade o seu ouvido, ele será o teu principal aliado e também procure avaliar a respeito das ferramentas de edição que o teclado pretendido possui para que estas feramentas sempre otimizem e jamais limitem sua criatividade seu talento.. Nem que para isso tenha que esperar um bom tempo economizando para isso. Melhor do que adquirir algo muito barato, e que provavelmente vai acabar por frustá-lo rapidamente. Existem muitas marcas e muitos produtos disponíveis de nivel médio. Vale a pena economizar para adquirir algo dimensionado para o que vc deseja. Que no teu caso são teclados arranjadores.

    Porque vc irá evoluir se estudar e se esforçar, e quanto melhor você for ficando, mais exigente você ficará em relação ao equipamento que quer usar.

    Se quiser algumas dicas sobre os produtos da Korg entre em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br , será um grande prazer poder ajudá-lo em suas dúvidas.

    Atenciosamente,

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas
    Se vc pode trocar, manda ver. A quantidade de recursos não deve atrapalhar, já que os PSR são relativamente fáceis de usar.

    Quanto à dúvida, não creio que haja diferença realmente significante entre os S700 e S710. Mas se dá pra pegar um S710, pq não pensar em um S900 usado?

    Regadas
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Regadas
    · votar


    Olá Áureo (Korgmann),
    Sinceramente, não encontro palavras para agradecê-lo. Ver o tamanho da mensagem que escrevestes para mim me fez imaginar o tempo que você gastou para escrevê-la às 10 da noite de uma segunda feira. Poderias estar aí brincando com os filhos ou confortavelmente descansando na frente da TV ou qualquer outra forma de lazer. Mas, largou tudo isso e dedicou um tempo para ajudar alguém que você não conhece e que mal poderia ser considerado um aprendiz. Recebi sua mensagem como um presente surpresa, desses que a gente ganha quando menos espera e nos faz, durante algum tempo, ficar admirando o embrulho sem se preocupar com o que está dentro.
    Ler o relato de parte da sua história, podendo assistir uma parte dela (aliás, quando morava em SPaulo, morava próximo da Serra da Cantareira, mas só fui "frequentas as palmas do Tremembé" alguns anos depois - em 1980 eu tinha 15 anos) e ainda ganhar conselhos de quem viveu tudo isso é um presente valioso demais. Continuo não encontrando palavas para agradecer.
    Pessoas com a sua disposição de ajudar são raríssimas...
    Que o Grande Arquiteto do Universo lhe ilumine, guarde e abençoe.
    P.S: Aquele comecinho de "The Logical Song" arrepiou. Sou fanzaço do Supertramp.

    Olá tecladoprofusao, Tudo bem contigo? Oxalá que sim...
    Pensei nisso... Mas um detalhezin pegou: Um S900 usado tá sendo oferecido por algo em torno de 20% a mais do que o S710 novo mais barato que encontrei. Já coloca o custo disso um patamar acima daquilo que estabeleci como máximo. Mas, onde passa um boi, de repente, passa uma boiada.

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas

    G.A.D.U....você é adepto da "Fraternidade"?


    Sobre o S900, ele é um excelente Arranjador, timbres com ótima expressividade (Sistema Super Articulation, Mega Voices, Cool Voices, Sweet Voices, etc).

    Um ótimo visor tbm, enfim ele é maravilhoso.

    Regadas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Olá dgsoul,

    Imagino o quanto esse S900 deve ser bom. É o último da escala Yamaha dos "mortalmente possíveis de comprados por um bolso comum". Daí prá frente só as lendas... *risos*
    Se bem que prá mim, esse também é lenda. Nunca vi um desses ao vivo. Só o que aparece no Youtube demonstrando. Se ali já é bom, imagino o quanto não seria melhor ainda ouví-lo ao vivo.

    Quanto ao GADU, desde que fui apresentado a esse termo, sempre achei seu uso muito apropriado. Principalmente em lugares como aqui, onde convivemos fraternalmente com pessoas de toda sorte ecumênica possível. Independente da denominação que receber, o termo terá sempre o mesmo simbolismo. Essa forma de tratamento indica o respeito por toda essa diversidade e refere à crença em um Criador, base fundamental para a existência da própria religião (do latim, religar ao Criador) seja ela qual for.

    E que Ele, com a denominação que receber, ilumine e guarde a todos nós.

    korgman
    Veterano
    # out/10 · Editado por: korgman
    · votar


    Regadas

    Caro amigo.. amigos agora o somos e sempre o seremos de agora em diante.
    O mais interessante é que também morei nas palmas do Tremenbé até 1980 morava na rua Verona, andava de skate naquela época. Que grata surpresa ter um amigo do passado aqui colega de forum cifra..

    Valeu e boa sorte para você grande amigo, qualquer dúvida sobre os produtos Korg entre em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br.

    Áureo Galli - Suporte Korg

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    korgman

    e

    Regadas

    Nem vou entrar nesse diálogo pq 1980 eu só tinha "-7 anos" de idade, rsrsrs!!!


    Essa forma de tratamento indica o respeito por toda essa diversidade e refere à crença em um Criador, base fundamental para a existência da própria religião (do latim, religar ao Criador) seja ela qual for.

    E que Ele, com a denominação que receber, ilumine e guarde a todos nós.



    Com certeza, falou verdade meu amigo...Pena que atualmente no mundo em que vivemos, as pessoas mais "fraternas" digamos assim, estão se acabando, mas vamos tentar preservar os bons costumes.


    Obs: O Aureo realmente é uma pessoa incrível, nos dá grandes suportes por aqui, esclarece nossas dúvidas, suas performances são maravilhosas no instrumento (principalmente nos Pianos) e ainda por cima é muito humilde, coisa rara hoje em dia.



    Abçs.

    korgman
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Caro amigo dgsoul,

    A amizade e o respeito que temos uns pelos outros é o nosso grande tesouro, afinal amigo não se encontra em qualquer lugar, é mercadoria rara hoje em dia, em um mundo que ninguem ajuda ninguem..

    E claro os conhecimentos que cada um de nós possui e utiliza vc inclusive, como vejo todo dia por aqui nos posts de ajuda que vc propicia para a galera.

    Esta união que engrandece e torna o Forum Cifra o mais importante em lingua portuguesa.

    abraços

    Áureo

    Regadas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Amigo Áureo,
    Fui conhecer as especificações do KORG PA500 (confesso que no meu mundinho só existia Yamaha e Roland).
    Rapaz, o queixo caiu. Que máquina, hein?!
    Pena que é difícil de acomodar no bolso...

    Abração!

    Regadas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Olá amigos, bom dia.

    A medida que vou filtrando minhas possibilidades, minhas opções vão se reduzindo (ainda bem!). Tenho agora que decidir entre duas opções e peço a ajuda e opiniões de vocês prá que eu possa definir a melhor relação custo/benefício dentro da minha necessidade. Como disse acima, vou trocar o PSR-E413. Tenho ele há 6 meses e estou desgostoso com algumas limitações como qualidade de amplificação, recursos de acompanhamento, memorização de presets que permitam alteração de um timbre durante a execução com apenas um toque, entre outros.
    Meu cenário é o seguinte: Sou aprendiz, mas quero qualidade sonora melhor do tenho hoje. Não pretendo tocar com banda e não vou ligar o teclado em mesas de som ou coisa que o valha. No máximo, ligar a um sistema de som integrado com um micro computador prá usar VST's.
    Minha primeira opção é trocar por um PSR-S550B Novo e com garantia. Teria que voltar algo em torno de 1,45mil.
    Minha segunda opção é trocar por um PSR-S700 Usado. Teria que voltar algo em torno de 1,8mil. Não conheço o dono atual e, portanto, não posso imaginar como foi utilizado a não ser pela apresentação cosmética que é boa.
    Outras opções seriam bem vindas, mas a verba máxima que permiti me liberar nesse primeiro upgrade é de 2Mil. Gostaria muito do Korg PA500, mas vai ficar para uma próxima. Nesse momento, meu passo terá esse alcance.
    Desde já agradeço se alguém se dispuser a colocar aqui sua opinião, qualquer que seja ela.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Regadas

    Também achei legal a sua necessidade de melhorar o equipo. Pelo que você disse esse é o momento, já que seu ouvido e técnica é que estão pedindo esse upgrade. Agora juntando tudo que os colegas disseram acima eu acrescento uma coisa. Você disse que tem uma quantia pra gastar e limitou o nível do teclado para onde pretende avançar, certo? Eu diria que seria mais interessante comprar um teclado bem a frente do que vc está agora. Motivo? Simples. Quanto mais a frente estiver o teclado novo mais tempo ele vai demorar pra te deixar desgostoso. Quanto mais vc evoluir, mais essa evolução vai se acelerar. De repente o teclado que hoje te satisfaz não vai satisfazer mais daqui a alguns meses. Entendo a questão do dinheiro. Até porque não tenho dinheiro pra comprar nada hoje...rsrrsrr... Talvez não um top, como os korgs que vc citou, mas algo na faixa de uns 4k ou por volta disso, vai dar conta disso que eu falei.

    Ah uma coisa, talvez seja a hora de mudar um pouco a timbragem tb e conhecer outros ares fora do mundo dos PSRs e talvez até fora do mundo dos arranjadores. Pense nisso tb.

    De resto o que aconselho é que vc pesquise bastante, pois já achei um case que custava mais de 500 a uns 240... de repente o q vc acha q está fora de opção alguém torna aquilo opção pra vc. mas tem que rodar por aí...

    Abçs.

    Regadas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Olá ThiagoMafra, tudo bem contigo meu amigo?
    Em primeiro lugar, muito obrigado.
    Da sua mensagem, destaquei algumas frases que me chamaram muito a atenção.

    Você disse que tem uma quantia pra gastar e limitou o nível do teclado para onde pretende avançar, certo?
    Na verdade, limitei o valor do investimento, que por sua vez, acaba influenciando diretamente no nível do equipamento. Dentro desse limite é que surgiram essas duas opções como as mais possíveis, mas não únicas, claro...

    Quanto mais vc evoluir, mais essa evolução vai se acelerar.
    Essa afirmação é corretíssima. É quase explicado pela Física! Difícil é colocar em movimento porque depois a inércia ajuda. Confesso que eu não havia colocado esse ingrediente no caldeirão que definiu meu limite financeiro de investimento.

    De repente o teclado que hoje te satisfaz não vai satisfazer mais daqui a alguns meses.
    E se isso acontecer, penso que seja muito bom. Sinal que estarei evoluindo. Estaria se repetindo com o equipamento novo o mesmo que está acontecendo com o equipamento atual.

    talvez seja a hora de mudar um pouco a timbragem tb e conhecer outros ares fora do mundo dos PSRs
    Talvez. Nestas pesquisas que fiz, dois equipamentos me chamaram a atenção. O primeiro é esse Korg que citei. Esse ainda não cabe no meu bolso. O segundo um Roland GW-8. Este risquei da lista porque vou precisar de caixas acústicas externas. E nesse momento, preciso que isto esteja tudo junto, pois, praticamente, moro em hotéis. Quanto menos tralha prá carregar prá cima e prá baixo, melhor fica.

    Muito obrigado pela sua mensagem. Ela me mostrou uma outra situação que eu não havia levado em conta. Neste momento, esse limite financeiro é imperativo, mas... Quem sabe? Não é mesmo?!

    Abraço,
    César

    Regadas
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Regadas
    · votar


    Estou de teclado novo...

    Como não deu pé a troca com o PSR-S700, fui de S550B mesmo.
    Vou deixar aqui minhas primeiras impressões da comparação entre esse novo brinquedo e o PSR-E413, que aliás, está a venda e procurando um novo dono, hehehe.

    Cosmeticamente, o preto me agrada mais do que o cinza. O ponto negativo são aqueles alto falantes brancos (dá vontade de pegar um spray e pintá-los de preto) e aquele monte de luzinha piscando igual árvore de natal. Mas, paciência, o negócio é se acostumar. O ponto alto é o visor com muitas informações e a serigrafia que é muito bem feita.

    Uma das minhas queixas com o E413 era sobre a questão da qualidade de som. No 550B, encontrei graves bem encorpados, agudos e médios bem definidos. Sobre a potência, esperava mais. Não que seja ruim, mas achei que ia "incomodar" mais.

    Os timbres são muito mais bonitos no S550B. Para mim, destaque para alguns pianos muito bons e vasta coleção de cordas excelentes. Os strings não decepcionam e alguns instrumentos de sopro estão muito bem reproduzidos. Ganhei bastante com essa troca. Um detalhe que achei legal: Tem um botão de sustain que funciona apenas como ligado ou desligado.

    Nos acompanhamentos, creio que ganhei bastante também. Além da qualidade de algumas baladas e bossa nova (os que eu mais uso), a possibilidade de 4 variações permite brincar bastante com a mesma base melódica. Três introduções e três finalizações completam os recursos disponíveis. Para cada acompanhamento, o teclado disponibiliza acesso rápido a quatro timbres previamente programados que podem ou não ser combinados com cada uma das quatro variações do acompanhamento. São bem escolhidos e pro começo, está legal, mas quero procurar outras formas de categorizar timbres em função do acompanhamento e trabalhar melhor essa questão do relacionamento entre variação e timbre. Como o teclado incorpora o style creator, talvez isso seja possível.

    Ainda sobre acompanhamentos: colocar um pen drive com vários deles e reproduzí-los no equipamento é muito fácil. Tudo roda direto do pen drive e funciona direitinho. Fiz alguns testes e o resultado foi muito bom.

    O que achei ruim: acesso rápido a timbres e acompanhamentos. No E413 o painel numérico permite ir diretamente ao que quero digitando o código correspondente. No S550B não tem esse painel numérico e o acesso pelo dial não é algo prático. Vou estudar melhor como funcionam os bancos de memória para ter algo mais ágil. No painel traseiro senti falta da saída de áudio em canais separados, mas nada que um cabo em Y ligado na saída do fone não resolva.

    São essas as primeiras impressões que tive. Não tenho muita experiência para uma análise mais técnica e aprofundada mas espero que seja útil agora ou no futuro aos colegas que estejam pretendendo fazer essa mesma troca.

    Saudações,
    César Regadas

    Rick Santos
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Regadas

    muito interessante este mini review sobre o PSR 550B, eu possuo o E413 e achei super interessante esta informação, mas mesmo assim será meu primeiro e último arranjador, prefiro synths

    grande abraço

    Rick Santos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedido de ajuda aos mais experientes