Yamaha P95 + Amplificador Dá?

Autor Mensagem
    Daniel Carlos
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Daniel Carlos

Ae pessoal, to pra comprar um Yamaha P95 na Teclacenter, mas pelo que andei pesquisando dele, as duas saídas que ele tem são saídas pra fone e não pra amplificador. Eu pretendo usar no sistema de som da igreja, composto por mesa de som, retornos e P.A. Será que meu "pianinho" vai conseguir se comportar bem nessa combinação??? Detalhe: em algumas pesquisas descobri que o som vai ficar meio "distorcido" por conta da saída de fone já ser pré-amplificada. Nesse caso, o que eu posso fazer pra remover essa pré-amplificação do fone ou pelo menos não ter distorção de som???

Marcos Martini
    Veterano
    # out/10
    · votar

Daniel Carlos

Kara isso de ligar nos Conectores de saida(L&R) ou no Conector do fone pouko muda.

Mas até onde eu saiba isso ñ causa distorção.
    O q causa distorção é o som ruim msm. (Mal regulado,Fraco para o instrumento ou para o ambiente)

Quanto ao P-85/95 "nunca" vi ninguem reclamando dele em palco.
    Apenas a minha critica particular ao P-85/95, É a falta de nunças na expressão coisa que tbm acontece com os Kurzweil SP's.

As vezes ligo o teclado no Conector do fone para ter um sterio mais pratico, Até agora ñ deu problema, e já fiz isso com quase todos teclados que tive.

Marcos Martini
    Veterano
    # out/10
    · votar

Daniel Carlos
    23 anos, Diadema / SP, Brasil

Pra que ter 5.830 tipos diferentes de timbres se eu só vou usar 2 pianos acústicos, 3 strings, 3 E. Pianos e raramente um órgão???

Kara eu pensava assim até eu trokar de banda hj um dos timbres que mais uso é Organ.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar

Fui ver a especificação técnica deste teclado... puxa vida, não tem saída de linha mesmo! Desculpa minha ignorância, mas é ridículo não ter! No Juno as saídas de linha e a do fone tem ganho diferente... não é a mesma coisa.

Seguinte: compra um cabo Y P10 stéreo (TRS) x 2 P10 (TS) mono e vai se embora. Deve funcionar. Se distorcer, baixa o volume do teclado até parar a distorção.

Dá uma olhada: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/239591/

Jnr-Piano
    Veterano
    # out/10
    · votar

Nao compra na TeclaCEnter nao.
    Compra na PlayTech
    Até agora foi o melhor preço a vista que ja encontrei.
    Veja no link abaixo
    Eu também estou namorando o P-95.

Quanto a ele nao ter saida de linha, em meus teclaso sempre a entrada do fone para ligar o cabo... E nunca vi distorção no som.
    Talvez com um DIrect Box melhoraria bastante ja que vc está na dúvida.

http://www.playtech.com.br/ch/prod/22510/120/0/piano-digital-yamaha-p9 5-sem-fonte---preta.aspx

J.Dionatan
    Veterano
    # out/10
    · votar

Finalmente chegou ontem meu P-95, depois de muita espera... Tá faltando este piano no mercado ainda. Mas vamos ao tópico, gostaria de levantar a idéia de "microfonar os alto falantes" do próprio piano, o que voces acham da idéia? O som reproduzido pelos falantes é muito bom e li recentemente algumas entrevistas do pessoal falando de microfonar os ampi de teclado ao invés de ligar direto na mesa. Afinal antes do som chegar ao microfone ele passaria por um processo de deslocamento de ar no alto falante e estes detalhes enriqueciriam a qualidade do timbre. O que acham?

marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar

J.Dionatan
    Pode até ser, mas acho uma solução estranha. Pode ser que alguém esteja microfonando uma caixa de som específica pelo timbre que ela produz e tal, mas microfonar os auto-falantes do teclado... estranho...

Eu acredito que o mesmo sinal que entra nos auto-falantes está disponível na saída dos phones, e, ligando ali direto elimina riscos de microfonias e ruídos.

Sei lá, talvez alguém possa justificar um bom motivo para isso, mas eu não pensaria nessa solução.

Mauro Lacerda
    Veterano
    # out/10
    · votar

Sobre microfonar o ampli, acho uma idéia interessante e ultimamente tenho pensado muito em fazer esse esquema. A grande desvantagem na minha opinião é que tem que ter um bom Mic, de qualidade mesmo, e um cabo muito bom também para mandar para a mesa. E também tem os ruídos que o Mic vai captar do ambiente mas isso na minha opinião é vantagem pois tira um pouco da "perfeição" do teclado além de adcionar uma certa "cor" ao som. Claro, depende do trabalho que se vai fazer, aonde se toca, um monte de detalhes que infuenciam.

Mas para se ter uma idéia, num Wurlitzer de verdade sempre se usa um Mic nas caixinhas minúsculas do próprio Wurlitzer. Porque? Porque grande para da identidade de um Wurlitzer vem do som saindo das caixinhas do próprio teclado. Mas como disse, é algo bem específico e tem que ver se isso cabe no que você quer, se tem necessidade dessa "detalheza" toda hehehe

Atualmente eu não mando o som do Ampli para a mesa, estou microfonando o Ampli com um Mic Shure e mando só o Mic para a mesa. Porque? Porque meu ampli tem dois falantes e eles atuam em Stereo, o som do TX Classic "passeando" pelos dois falantes e microfonado fica mais legal do que mandar direto do ampli para a mesa, além do nível de ruído que fica mais alto saindo direto do ampli para a mesa do que microfonando o ampli. Isso porque uso um pedal com válvulas para esquentar o som, e isso faz com que o som que sai do ampli "em linha" para a mesa fique muito sobrecarregado, coisa que não acontece se eu uso um Mic que capta toda a essência das válvulas sem ficar sobrecarregado de ruídos. Os ruídos do ambiente são mais baixos que o ruído do próprio ampli, e claro que tem que ter cuidado para deixar o som do Mic bem baixo para que não "carregue" consigo o som dos outros instrumentos.

Isso eu acho que é melhor para show, em termos de gravação eu não saberia te dizer, o ideal é você testar os dois jeitos e ver o que mais te agrada. Quando se vai gravar guitarras por exemplo, já vi pessoas que usam tanto a saída do ampli quanto um Mic (isso praticamente é regra para violão) e na Mix o técnico vai determinar qual das duas formas vai usar, ás vezes até usando as duas ao mesmo tempo, por exemplo usando apenas um pouquinho da entra do Mic só para dar uma cor especial ao som.

O lance, como sempre, é testar e confiar no ouvido, não existe técnica "certa" para nada nesse mundo e somente você vai saber o que mais te agrada, não é mesmo?

vitorzanoni
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Amigos...

Resolvi responder nesse tópico pois, de acordo com o Titulo, se adequa mais a minha questão...

Sei que há em outros tópicos discussões sobre a minha dúvida mas ainda não achei uma que de fato me esclarecesse.

vou comprar um Yamaha P95 e tenho um amplificador em casa que gostaria de usar para pluga-lo.

o Amplificador é um Behringer BXL900

(a idéia é usa-lo por enquanto, até eu comprar uns equips melhores)

Li casos (aqui no forum inclusive), de pessoas que conectaram o P95 pela saida de fone mesmo, e o som ficou muito bom, mas acho que utilizaram de recursos como mesa e PA's de alta qualidade o que não é o meu caso.

como só tenho 1 alto-falante no Amplificador, pensei na seguinte saída

um cabo Y como esse aqui

e um adaptador como este aqui

No amplificador existe uma saída RCA, mas se eu fizer o uso dela, o equalizador da caixa fica off.

por isso a ideia do adaptador para ligar na saída normal p10 que acredito que seja mono =P

Sou bem ignorante neste assunto e gostaria que me auxiliassem na melhor pratica para isso.

Grato

Rekens9
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Rekens9
    · votar

Daniel Carlos
    Amigo, vou ser bem franco com vc! Tenho um P95 e já testei ele com tudo que é possível em termos de amplificação. Te digo uma coisa com toda sinceridade, vc nunca vai conseguir que o som amplificado externo seja melhor do que o próprio som amplificado e emitido pelos alto falantes desse piano. A única maneira de vc conseguir igualar esse som é através de um directbox. Faça o seguinte: Compre um cabo P10, de preferência blindado - tb de marca boa, conecte em uma das saídas de fone do P95 e na entrada P10 do directbox, depois do directbox vc vai conectar o cabo dele - igual a um cabo de microfone, numa entrada balançeada da sua mesa de som ou de sua caixa amplificada. Essa é a única maneira de reduzir a zero a interferência do sinal causada pela pré-amplificação das saídas de fone. Sem o directbox isso é impossível! Esqueça a idéia de microfonar o piano, lembre-se que o P95 não é um piano de verdade, e além do mais ele não foi projetado pela Yamaha para ser um piano de palco, essa função ficou para a linha CP.

Mestre Duarte
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Daniel Carlos

Comigo nunca deu distorção alguma. Eu sou fã do cabo stéreo, cabo mono não passa nem perto do meu teclado e se algum engraçadinho vier com cabo mono pra meter na entrada do meu P, vai levar pau até chegar a polícia!!!

Brincadeiras a parte, usa cabo stéreo, liga na entrada de linha da tua mesa ou ampli sem medo que tu não vai te arrepender. A diferença do teclado ligado em stéreo (usando as duas fases da saída) é incomparável mesmo que entre mono na mesa com um plug normal, mas na saída do teclado tem que ser plug com 2 + e 1 -. Ligado em mono o piano fica com cara de violão folk, magrinho, magrinho ...

J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Neste final de semana meu P95 vai sair de casa, vou levar ele para palco em um festival que vai rolar aqui em Ctba. Ontem no ensaio já levei ele e usei meu cabo Y (2 TS + TRS) que eu que fiz kk. Ficou ótimo e a banda ainda levou um susto: "Olha só o piano dele, usa duas entradas na mesa !!! ". Ri muito com isto.

Mestre Duarte
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Mestre Duarte
    · votar

J.Dionatan

De fato, cabo Y é a melhor opção. Parabéns!

Sucesso no festival, amigão. Se for possível, pede para alguém gravar um vídeo da apresentação de vocês para a gente curtir.

J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Valeu Mestre. Vamos ver se conseguimos gravar sim. Obrigado.

J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Mestre Duarte
    Nossa banda acaba de vencer o festival. O P95 tava lindão no palco, deu uma diferença visual e o som com o cabo em Y tava muito bom.

mauropsouza
    Veterano
    # nov/11
    · votar

J.Dionatan
    Veterano

Pow, cara.....parabens pra vce e pro nosso P-95, manda bem mesmo.....vlew.

J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Obrigado Mestre Duarte e Mauro !

Mestre Duarte
    Veterano
    # nov/11
    · votar

J.Dionatan

Pô, cara! Que legal!

Estou duplamente orgulhoso:

1º Também uso um yamaha P (85), mas também é muito bom.
    2º Eu teclo com o J.Dionatan.

Duplos parabéns.

viktor 999
    Veterano
    # dez/11
    · votar

Rekens9 ou alguém
    cara mais seria melhor o direct box PASSIVO OU ATIVO???

Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar

viktor 999

O ganho da saída para fones do P95 é muito baixo, por isso é melhor usar um direct box (D.I.) ativo.

viktor 999
    Veterano
    # dez/11
    · votar

Shadad
    valeu , mas um PRé-amplificador valvulado não seria melhor???

AGCC
    Veterano
    # dez/11
    · votar

Shadad
    Me explica melhor esse lance dos cabos, saída stereo e duas entradas mono (também tenho um P95).

J.Dionatan
    Então, o lance de microfonar o p95 já foi até discutido aqui, lembra MestreDuarte? O som do P95 é muito bom, use um portaPro pra tocar.

Shadad
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Shadad
    · votar

viktor 999

valeu , mas um PRé-amplificador valvulado não seria melhor???

Isso vai depender do pré que voce vai usar. Se for um pré valvulado desses baratos, as "tais" válvulas não farão tanta diferença. E outra: não se custuma usar válvulas em amplificação de timbres de pianos acústicos. O calor... a coloração... a saturação que a válvula causa no timbre pode ter um efeito indesejado quando usado em um timbre acústico. Agora, se a intenção for usar somente o Rhodes e/ou o Órgão do P95, aí a história é outra.

ccga1989

Me explica melhor esse lance dos cabos, saída stereo e duas entradas mono (também tenho um P95).

Voce vai precisar de um cabo "Y", com 1 plug estéreo em uma extremidade e 2 plugs mono nas outras extremidades, que resultaram na bifurcação da extremidade onde está o plug estéreo. A extremidade com o plug estéreo deverá ser plugada na saída de fones do P95. As duas extremidades mono do cabo deverão ser plugadas em um direct box/D.I. ativo estéreo ou dois direct box/D.I. mono. O sinal chegará na mesa de som por 2 cabos balanceados com conectores XLR (vulgo Canon).

Toda essa operação resultará em mais gain no sinal e menos ruído.

Nesse tópico aqui há mais informações sobre o cabo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/251036/p1

AGCC
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: AGCC
    · votar

Shadad
    Saquei.

Quanto ao DI qual marca você indicaria?

Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar

ccga1989

Um direct box Behringer DI 20 Ultra-DI já dá para o gasto. Ele tem 2 canais e é ativo. Pode ser alimentado pelo phantom power da mesa ou por uma bateria.

PeterBull
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Pessoal me ajudem

Bom tenho um Yamaha P-95 e um cabo em Y e um direct box Behringer DI 20 Ultra-DI...

Quando ligo eles juntos da um hammer muito grande como se algo tivesse em curto sabe...

Já aconteceu com alguém isso?

Desde já agradeço!

PeterBull
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Alguém pode ajudar?

J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Me passa certinho como você ajustou o DI ? Voce ligou cada saida mono do cabo Y em uma entrada P10 do DI, e cada saída do DI com um cabo XLR para a mesa?
    No DI ajustou 2 CH ou Link ??

PeterBull
    Veterano
    # abr/12
    · votar

J.Dionatan

Entrada Estereo na saida do P95 os 2 cabos monos p10 na entrada do DI e cabos XLR para mesa, estava em 2ch...

É isso mesmo?

J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Sim, é para ser isto. Já testou o cabo direto sem passar pelo DI, a configuração de ground acho que interfere também. E tem a questão da bateria estar carregada e tal. Mas se conseguir a solução posta aqui de novo.

A primeira vez que liguei o DI eu me bati bastante, som tava péssimo, daí eu acertei mas foi na tentaiva e erro rsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Yamaha P95 + Amplificador Dá?