Liguei meu teclado no 220v.

Autor Mensagem
marphy
Veterano
# out/10 · Editado por: marphy
· votar


Marcos Martini

Entao cara, aquele tecnico amigo meu que eu tinha levado constatou o problema que eu mais temia... a placa tinha queimado mesmo, e ele disse que ele nao tem ferramentas necessarias para arruma-lo, entao me falou para levar o teclado em um lugar que seja mais especializado no assunto. Quanto ao cubo o problema nao é tao grave e ele disse que consegue arrumar.
Essa semana inteira fiquei correndo atras de lojas de som que fazem esse tipo de manutenção... descobri a SomMexe (o problema é que fica no Rio de Janeiro) e a Timbres (que fica em Campinas). Mandei e-mail para a X5, Plyatech e Teclacenter. A teclacenter me respondeu falando que eles nao fazem esse tipo de trabalho, e da X5 e da Playtech nem tive resposta ainda.
Gostei mesmo foi do atendimento da Timbres, o cara foi super gente boa e se mostrou interado do assunto, disse ate que talvez nao seja necessario trocar a placa, que fazendo um trabalho bem minucioso para trocar varios componentes talvez seja possivel recupera-la (aquele primeiro tecnico que eu levei, amigo meu, tambem disse que isso era possivel de fazer). Nesse caso para recuperar a placa fica em 800 reais, e se caso tiver que trocar ela inteira fica em 2 mil mesmo. Dai esse fim de semana eu vou levar ele em Campinas e decidir o que eu fasso. To estudando tambem para ver se nao compensa vender o teclado queimado mesmo e comprar um novo, o problema é que eu queria comprar um 88 teclas, e synths e workstations com 88 teclas geralmente são muito caros.
Vou me decidir ainda... valew cara, abraço.

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


marphy
...talvez nao seja necessario trocar a placa, que fazendo um trabalho bem minucioso para trocar varios componentes talvez seja possivel recupera-la (aquele primeiro tecnico que eu levei, amigo meu, tambem disse que isso era possivel de fazer). Nesse caso para recuperar a placa fica em 800 reais...

Tomara que vc consiga isto ,Pq 2 Mil em cima de um prejuizo é brabo.

To estudando tambem para ver se nao compensa vender o teclado queimado mesmo e comprar um novo...

Tbm é uma boa !!!

...e synths e workstations com 88 teclas geralmente são muito caros...

E Como são !!!!

BOA SORTE !!!

marphy
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini

Valew cara.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


Olá pessoal,

Se alguém tiver interesse em relação a proteção de equipamentos, estabilizadores, transformadores, convém dar uma zapeada nos artigos do Knirsch. O endereço é: www.byknirsch.com.br

Abraços.

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


Pois é !!!
Esperamos um "Final Feliz" nesta história.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


Boas noticias, fui hoje la pegar o teclado e o cubo naquele tecnico meu amigo pra trazer pra casa. O cubo ele tava acabando de arrumar e, pra minha sorte, o consertou ficou em 50 reais (achei que ia ficar uns 200). Pelo que ele me disse quando eu liguei em 220 acabei queimando a saida do cubo, por isso que o cubo ficava queimando um fusivel atras do outro. Agora estou a procura de um estabilizador de uns 500watts, ai nao tenho mais problemas com voltagem (pelo menos se eu ligar no 220v quem vai queimar vai ser o estabilizador e nao o teclado). Agora é so esperar pra ir na Timbres amanha e ver que fim vai ter essa historia. Valew povo, abraço.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy,

Dê uma olhadinha no site que indiquei acima, e veja o artigo a respeito de estabilizadores.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy,

Dê uma olhadinha no site que indiquei acima, a respeito de proteção de equipamentos, e veja o artigo sobre estabilizadores e transformadores.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Olhei cara, bem legal os produtos. Mais acho que vou comprar um estabilizador da SMS mesmo. Mais valew a dica. Abraço.

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/10
· votar


marphy

Se for comprar, compra pelo menos um Microsol cara... Mas recomendo um APC.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


O Jonathas tem razão. Se for usar um estabilizador, pelo menos algo decente, já que ele não irá te dar total proteção. Se não tiver que alterar voltagem, um filtro de linha top seria o mais recomendável.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


E os dois juntos ? Filtro mais estabilizador ? Eu li na internet que apartir de 2008 segundo uma lei ai todo estabilizador teria que ter um filtro de linha integrado... sera que isso procede ?

marphy
Veterano
# out/10
· votar


Haa... mais uma coisa, porque voces disseram que eu nao vou estar totalmente protegido ? Nao entendi essa. =S

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


Marphy,

Acho que você não leu o artigo do Kinirsch que recomendei. Realmente, todo estabilizador tenta corrigir a oscilação de energia mas não consegue. Tanto que esse produto praticamente não é comercializado na Europa e Estados Unidos, mas amplamente usado no Brasil, em quase todos os periféricos, principalmente de computadores e aparelhos de som. O problema é que nós brasileiros temos uma das piores "energia do mundo" em termos de estabilidade. Cada vez que o estabilizador faz o famoso "tlec..tlec...tlec..." ele está tentando corrigir essa oscilação, para mais ou para menos, e é aí que mora o "perigo". Esse tlec...tlec.. se deve ao fato de que o estabilizador está tentando encontrar uma carga elétrica mais próxima possível da recomendada, para ser entregue em suas saídas. É como se fosse o ponteiro de um relógio tentando encontrar a hora certa, vai prá frente, vai prá trás. Só que nesse vai e vem ele não consegue segurar, ou ser rápido o bastante para conter o excesso de energia que está passando em suas saídas; pois a energia é mais rápida do que o processo que ele usa para estabilizar, pois trata-se de um cálculo efetuado em nano-segundos. Esse é um dos principais causadores
de queima de fonte e talvez alguns periféricos de computadores. Então o famoso estabilizador, usado em 99% das residências brasileiras, passa de herói à bandido.

Então amigo "marphy", meu conselho seria o seguinte: Se você tem que usar uma energia diferente da que seu equipamento necessita, use um bom transformador, e acima de tudo com um ÓTIMO FILTRO DE LINHA', se possível com proteção em todas as saídas, isso se você for precisar ligar mais de um equipamento. Por favor: não compre filtro de linha vagabundo, tipo esses que vendem em lojão de 1,99, porque isso não passa de uma régua-tomadeira, é lixo para mim. Por isso é que tinha te indicado um FURMAN, PENTACUSTICA, MONSTER CABLE, coisa de primeira linha, top mesmo. Essa é uma hora em que não devemos economizar, pois trata-se de proteger seu equipamento. De que adianta comprar periféricos ou um teclado caríssimo, se na hora de protegê-los você compra um filtro no camelô da esquina; é até covardia.

Caro amigo, foi uma explicação bem "tosca" sobre o assunto, mas espero ter clareado um pouco as coisas. Mas não deixe de ler o artigo de indiquei; aí sim, dá para entender melhor. E não deixe de
ler também o artigo sobre "TRANSFORMADORES E AUTO-TRANSFORMADORES", pois tem diferença entre os dois, dependendo da tomada em você irá ligar, ou seja fase-fase ou fase-neutro.
Qualquer coisa tamos aí ok?

Abraços.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Entendi cara, ja tinha essa noçao de estabilizadores na minha cabeça. Voce citou para usar um otimo transformador... de certa forma o transformador recebe uma energia em sua entrada e devolve uma certa energia em sua saida, e essa saida sempre sera constante... entao podemos dizer que um transformador funciona como estabilizador ? Acho que no fim vou acabar comprando de tudo mesmo... shauhsuahs... filtro, estabilizador e quem sabe um transformador (o transformador no caso seria so pra quando eu fosse ligar em uma tomada com voltagem diferente dos meus aparelhos né ? Se for isso acho que nem preciso dele...).Mais valew as dicas, T+.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy,

Se não precisa de uma energia diferente em seus equipamentos é lógico que não irá precisar de um transformador, e o estabilizador também torna-se dispensável, pois não estabiliza nada. Se resolvesse alguma coisa as melhores bandas, com os equipamentos mais tops que existem na atualidade estariam usando uns "SMS" da vida. Invista então em um bom filtro de linha, pois se tiver de queimar alguma coisa será ele e não seu equipamento.

Abrass.

Gus79
Veterano
# out/10
· votar


Hoje no supermercado Extra encontrei um estabilizador automático 110 a 220 v que sempre entrega 110 v, independente da corrente que chega. Segundo o fabricante, tem um chip hiper-mega-fuderosamente-rápido-de-outro-planeta que corrige a voltagem entregue em nanosegundos.

Custa 59,90.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Haa... tendi... Mais acho que vou por um estabilizador junto com o filtro mesmo assim, mal acho que nao vai fazer neh. =D

marphy
Veterano
# out/10 · Editado por: marphy
· votar


do-bandolim

Como eu pensei cara... o melhor seria usar um estabilizador mesmo, do mesmo jeito que voce disse :

"Invista então em um bom filtro de linha, pois se tiver de queimar alguma coisa será ele e não seu equipamento."

Isso tambem vai acontecer com um estabilizador, se tiver que queimar alguma coisa quem vai queimar vai ser o estabilizador. Pois como eu andei vendo agora a maioria deles vem com filtro integrado e com aquele tipo de tomadas novas. Entao raciocinando... em um estabilizador, alem da função de estabilizar a energia ele ainda vai ter a função de um filtro de linha integrada, ao contrario de um filtro de linha propriamente dito que só tera a função de filtro de linha mesmo. Dá uma olhada aqui:

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Revolution-Speedy

E quanto a SMS, eu não subjulgaria a empresa não, de uma olhada no site e veja que produtos de linha profissional é o que não falta pra eles. Mais valew pelas dicas. Abraço.

(tem uns no-breaks do tamanho do meu armário no site da SMS, shaushaushaushaushausa...).

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy,

Se você vai usar mesmo um estabilizador acho que a escolha que fêz de ESTABILIZADOR + FILTRO DE LINHA seria a escolha mais sensata. Pois os filtros que vem nesses estabilizadores apenas corrige a "sujeira" da rede elétrica, e nunca será igual a um filtro top de linha, pois este possui tecnologia de ponta e todo o sistema de varistores de proteção em suas entradas e saídas, além de indicar a voltagem correta. Alguns possui até um software para fazer o dimensionamento da energia. O único problema é que, o que é bom, nesse país temos de pagar 5 vezes mais, do que o produto realmente vale.

Abrass

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Verdade... e quanto a no-breaks, eles sao bem mais seguros não são ? E ele de certa forma corrige 100% da energia não é ? Por que pelo que eu tava pensando em um no-break a energia nunca vai vir direto da tomada pra voce, e sim da bateria interna do no-break, sendo assim vai vir sempre na voltagem certa... e se por um acaso eu ligar ele na voltagem errada eu queimo o no-break mais nao perco o teclado certo ? Valew.

Rick Santos
Veterano
# out/10
· votar


marphy

meu no break que fica no studio pesa uns 30 kg, isso que vendedor falou quando meu pai comprou que aquele era um dos menores da linha.

se vc conseguir carregar ele e tiver espaço, acho que que pode ser uma boa idéia

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy e Rick Santos,

A principal função de no-breaks, além de filtrar interferencias na rede eletrica e algumas funções de estabilizador, é a de fornecer energia quando esta falta na rede, dando tempo à você para desligar todo equipamento. Meu gravador por exemplo, se faltar energia na hora em que ele estiver fazendo todo o processamento, nem precisa ver qual foi o problema que aconteceu, é colocá-lo na caixa e enviar para a autorizada. Existem no-breaks melhores e outros piores, uns com melhores proteções e tempo de disparo melhor, e outros não. Então praticamente no-breaks e estabilizadores é tudo farinha de um saco só. Não significando que não tenha alguma utilidade, mas não estará 100%protegido. Além do mais, ficar carregando um trambolho de + ou - 30kg prá lá e prá cá, não é para qualquer um.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Hum... to cada vez mais perdido. =S

Entao vou fazer uma pergunta mais objetiva... o que seria interessante eu comprar para ficar 100% protegido ? (ou pelo menos 99,99% protegido). =p

Gus79
Veterano
# out/10
· votar


um bom estabilizador com filtro de linha.

ponto.

Rick Santos
Veterano
# out/10 · Editado por: Rick Santos
· votar


Gus79


um bom estabilizador com um bom filtro de linha

marphy
Veterano
# out/10
· votar


Gus79 e Rick Santos

Blz, entendi. Mais seria um estabilizador com um filtro ja embutido ? Ou ambos separados ? (acho que separados né) Quanto as marcas as melhores seriam aquelas que o amigo do-bandolim indicou ? (pentacustica, etc...). E como ligar ? Primeiro o estabilizador depois o filtro de linha ou vice-versa ? Valew gente.

do-bandolim
Veterano
# out/10
· votar


marphy,

Compreendo sua situação, cheio de dúvidas...! Eu também fiquei assim, pois como já disse anteriormente estou montando um "grupinho" para fazer cerimônias de casamento, e estou investindo um pouco alto, pouco coisa, mas de boa qualidade. Ainda não liguei meus eletronicos, pois me falta comprar também os "protetores de energia". Realmente, energia é algo mais do que um simples ligar de tomada, tem tanta coisinha (ciência) que deixa a gente perdido mesmo. No meu caso, como eu preciso transformar a energia por causa dos equipamentos, vou ter de comprar um auto-transformador de pelo menos 3Kva, mais um gerenciador de energia. Aliás 2 gerenciadores: um para os periféricos e outro para as caixas de som, porque o gerenciador para periféricos não aguenta a potência das caixas. Minha opção foi pelos gerenciadores da PENTACÚSTICA, o PC-4000 para os periféricos e o PC-9002 para as caixas acústicas. Dê uma olhadinha no site da PLAYTECH, e veja na seção de "acessórios- áudio-manutenção de energia"., onde vc. ficará por dentro dos preços, ou diretamente no site da www.pentacustica.com.br , onde ficará sabendo mais um pouco a respeito dos equipamentos. Tem condicionadores e gerenciadores, os gerenciadores são melhores.`Por que escolhi pentacústica e não furman ou algum outro importado? é porque trata-se de uma empresa nacional que fabrica equipamento de ponta, e por ser nacional, conhecem muito bem como é a nossa energia, então seus equipamentos são fabricados para suportar as oscilações de nossa rede elétrica. È lógico que não faz milagre também, aliás nehum equipamento faz. Quero lembrar também que não sou nenhum "garoto propaganda" da pentacústica. Na minha opinião, é lógico que respeito a de todo mundo, mas acho que compensa investir num pouco mais em proteção quando se trata de proteger os equipamentos. Faça as contas: Meu set atualmente: Motif Xs7, Roland-VP770, Roland Gw8, Pedaleira Tc-Helicon Voice Live 2, Pedal Boss Ad-8, Mesa Mackie-Vlz3 1402, Equalizador DBX, Processador Voz-Lexicon-Mx-200, Vocalist live 4, caixas RCF Art-315a. Então te pergunto amigo: compensa eu querer economizar em um protetor top, e "torrar" tudo isso? acho que não né? . Não sei qual é o seu set atualmente, mas mesmo que seja só um teclado só compensaria se o valor do protetor fosse bem maior que o valor do teclado. Como cada um sabe onde a fivela do cinto aperta, não sou eu que vou dizer para comprar isto ou aquilo, apenas procurei dar uma dica e esclarecer alguma dúvida. Se você for adquirir um condicionador, coloque também um filtro de linha que tenha algum tipo de proteção, pois se passar alguma coisa no estabilizador, talvez o filtro segura o tranco. Pelo menos é melhor do que nada. Quanto a ligação: você deve ligar primeiro o estabilizador na tomada e depois o filtro no estabilizador. Lembrando de olhar a potencia do estabilizador, pois o mesmo tem de trabalhar pelo menos com 20% de folga, em relação a soma do consumo de energia de seus equipamentos.

Obs: Se você for ligar o filtro de linha no estabilizador, não ligue todo seu equipamento no filtro de linha. Porque a potencia total do estabilizador está dividida de acordo com a quantidade de saídas que ele possui.

Boas compras! qualquer dúvida tamos aí.

Abrass.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


do-bandolim

Então cara, é que depois desse acidente trágico quero me proteger um pouco pra nao ter prejuizos denovo. Queria so comprar um filtro e um estabilizador mesmo. Quanto ao meu set eu uso so um Triton LE 88 e um QX 200 de 200 watts rms, e mais uma telinha pras partituras que nao deve consumir muita coisa. Procurei na net e vi em varios sites falando o contrario do que voce disse, primeiro o filtro depois o estabilizador, justamente pra nao ter esse problema de sobrecarregar uma das tomadas do estabilizador. Quanto ao valor eu tava pretendendo gastar uns 150 reais entre filtro e estabilizador. Valew, abraço.

marphy
Veterano
# out/10
· votar


Haa... e so por curiosidade. Se eu tivesse um filtro e um estabilizador (ambos para 110v)... o que aconteceria se eu ligasse eles em 220v ? Iria ter queimado meu teclado do mesmo jeito ? Valew.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Liguei meu teclado no 220v.