Goldolenu Veterano |
# set/10
· votar
Caro Nilton,
Acredito que antes de tudo, um professor é necessário, nem que seja para os primeiros dias ou meses. Eu mesmo, fiz aula por 1 mês com algumas apostilas para conseguir um direcionamento. Depois, por motivos financeiros e outros, acabei começando a estudar sozinho mesmo. O problema de fazer isso, é que você pode adquirir maus hábitos, que podem prejudicar sua habilidade musical ( técnica provavelmente). De qualquer forma, fazendo aulas ou não ( escolha sua mesmo), recomendo um livro de teoria do Bohumil Med , chamado ''Teoria da Música''. Lá, ele contém todas as informações teóricas necessárias para um curso completo, segundo minha opinião. Não sou fã de exercícios repetitivos, então nem vou falar de Hanon ou Czerny. Tente ir aprendendendo novas escalas e acordes diariamente, ou tentar todo dia compor ou improvisar algo. Lembre-se, paixão acima de tudo!
Boa sorte e perdoe meu comentário sem experiência, Vini
|
Goldolenu Veterano |
# set/10
· votar
Os acordes são sempre os mesmos, independente do instrumento, só é alterada a localização dos mesmos - obviamente, pois são diferentes. Recomendo a você que já sabe violão, leitura de partitura e acordes, que vá transpondo estes para o piano. Pegue o acorde Dó-Mi-Sol no violão. Se você já sabe localizar as notas no teclado/piano, tente pressioná-las para ver que são as mesmas.
Vini
|