Bacharelado em Música/Piano

    Autor Mensagem
    Darlan Felix
    Veterano
    # set/10


    Olá, meu nome é Darlan, tenho 16 anos e moro no RJ. Comecei a tocar teclado com 8 anos de idade e parei com 11. Comecei num curso bem fraquinho onde aprendi um pouco de teoria e um pouco de prática. Voltei a tocar com 14 anos aprendendo só em Cifras. Terminei o Ensino Médio ano passado e não tive vontade de fazer vestibular, estou fazendo técnico em eletrônica na faetec. Sempre adorei música, minha grande paixão! Sei pouca coisa de Piano, mas me considero razoável no teclado. Amanhão farei uma "entrevista" para uma escola de música para aprender Piano e Teoria musical. Eu tenho muita, muita vontade de estudar música, mas ao mesmo tempo tenho um grande medo de não ter uma estabilidade financeira no futuro. Tudo que eu estudo hoje, eu não gosto, mas imagino o seguinte: Me formar na escola de música e Passar no vestibular e no THE, até achar algo "musical" fico trabalhando como técnico.
    Penso em ser membro de orquestra com o Piano Solo, Dar aulas de Piano e ser arranjador. Eu amo música, quero trabalhar com isso, pois não almejo o sucesso financeiro e sim o prazer de me sentir realizado. Mas é obvio que desejo um minimo financeiro. O que vocês tem a dizer do meu caso ?
    Obrigado pessoal !

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Darlan Felix
    Olá, meu nome é Darlan, tenho 16 anos
    Terminei o Ensino Médio ano passado

    WTF!? O menino é um gênio! Deve ser parente meu mesmo.

    O que vocês tem a dizer do meu caso ?

    USE A BUSCA!
    Tem um tópico falando sobre faculdade de música aberto esses dias.

    A outra coisa que eu tenho a dizer: Não desista de seu sonho, vá em frente!

    CBraga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olá Darlan!

    Vc pode fazer a licenciatura semi-presencial. Hoje, várias faculdades já tem este tipo de curso à distância, o qual vc frequenta 1 vez por mês, tipo, Sábado o dia todo, ou sei lá.

    Tenho um amigo, cara fera do baixo, que está fazendo a licenciatura à distância na UninCor, Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações-MG, a terra do Rei Pelé. A mensalidade não é cara, e vc se forma com um diploma de curso superior com reconhecimento do MEC. Acho que vale a pena, até mesmo porque vc pode fazer outra faculdade ou, como no seu caso, um curso tecnólogo ou técnico ao mesmo tempo.

    Se vc quiser mesmo ficar bom em música, isso tem mais a ver com 1) Seu estudo individual, 2) Achar um cara bom mesmo na sua área de atuação, que vc confie, que tenha estrada, para ter dar aulas particulares, 3) Tocar e aprender com outros músicos, tocando com eles, caindo na estrada.

    Muitos músicos profissionais bons, com kilometragem, procuram a universidade só pra ter o diploma mesmo, pra poder dar aulas nas escolas, universidades, etc, etc. Não estou dizendo que não se aprende na faculdade, mas é que vc precisa cair na estrada com suas próprias "rodas", por assim dizer. Nem o professor particular vai te ajudar muito se vc não demonstrar sua seriedade pela música, certo? Um amigo, violinista, mesmo depois de formar em música na UFMG, faz aulas particulares com um fera do violino do RJ.

    Tem uns cursos superiores de música à distância aí no RJ também. Pesquise isso.

    Abs!

    CBraga

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    estou fazendo técnico em eletrônica na faetec
    Eu tenho muita, muita vontade de estudar música, mas ao mesmo tempo tenho um grande medo de não ter uma estabilidade financeira no futuro

    veja quantos tecnicos em eletronica estão com o "boi na sombra" toda profissão tem esse fantasma do futuro
    a coisa é simples, do mesmo modo que pode haver uma crise e todo mundo tirar seus filhinhos das aulas de piano, vamos ter gente com eletronicos encostados sem grana pra arrumar, as empresas não vão investir em eletronicos novos, ou importar tudo pronto da china... ai ferra todo mundo

    Goldolenu
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fala Darlan,

    Bem, apesar de não possuir muita experiênca nessa ''coisa'' denominada vida e de não conseguir prever seu futuro, tentarei dar minha simples e breve opinião. Até onde vi, conversei e presenciei muitos músicos (sejam eles de orquestras, pessoas que tocam em hotéis e shoppings etc) e música não é uma carreira muito fácil. Mas nada de desânimo, tudo com paixão pode ser atingido, desde que o caminho seja trilhado de modo correto. Como alguns já citaram aqui em cima, há cursos bons à distância. Mas do que você precisa mesmo, é : paixão acima de tudo ( você já o tem) ; um bom professor em quem você confie, que possua conhecimentos amplos sobre música e que possa te guiar, ''cortando'' caminhos em sua jornada pela música. Querendo você ser um concertista, professor, pouco importa , dedicação é um requisito básico. Sei que o futuro nunca é certo, que o tememos. Eu tenho basicamente a sua idade ( ainda não terminei o Ensino Médio, por sinal) e comecei a tocar há pouco; também não sei o que quero do futuro. Mas independente da escolha, sempre dedicarei-me ao extremo para ser realmente bom naquilo, não esquecendo principios básicos e outras pessoas. Bem, depois de muito ''blablabla'' e mensagens óbvias, acho que é possível sim, apesar da insegurança de problemas financeiros, chegar naquele lugar tão distante a que aspiramos. Você também pode trabalhar parte como técnico e músico, mas aí já são outros quinhentos...
    No mais, o que posso fazer é desejar-lhe sorte.

    Vini

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não se esqueça que além de uma boa formação para tocar qualquer estilo musical, você precisa de MUITOS contatos.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Aí darlan

    vc tá no caminho certo.
    Arruma um emprego q te sustente primeiro, já q vc tem um curso técnico, aí estude bastante tentando ser o melhor, comece a tocar com outros músicos mesmo q seja de graça( no início claro) ai vai começar a aparecer uns trabalhos remunerados q vai completar sua renda. Se vc tiver força de vontade e paciência o resto é consequência.
    Vivo de música hj com 25 anos de idade, ñ ganho muito mas ganho mais do q no meu antigo emprego.
    Outra coisa se vc tiver aptidão para ser professor isso vai te ajudar bastante no lado financeiro

    Darlan Felix
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Darlan Felix
    · votar


    Obrigado pessoal!
    Sábado eu fui a uma escola de música que se diz a Maior do RJ. Realmente a escola é muito boa, tem ótimos equipamentos e professores de exclente formação!
    Eu como não tenho experiência achei o valor um pouco salgado. Irei aprender Piano e Teoria musical. Eles dizem que com 6 meses de curso já estarei tocando Beethoven! rs
    E uma vez por ano tem um recital num Teatro aqui no RJ, onde tem muitos olheiros, como arranjadores e maestros.
    Duração: 3 anos
    Mensalidade: R$ 180,00
    Material: 7x R$ 98,00
    Horário: 2 horas de aula por semana. 1 hora de teoria e 1 hora de prática.
    A cada 15 dias tem a teoria aplicada, onde eu toco com uma banda.
    E 1 vez por ano tem o Recital de toda a escola, com tudo pago pela escola, um "presente" para o aluno.

    O valor da mensalidade era R$ 290,00, mas houve um desconto.

    O que vocês acham ? Caro, barato, no preço ?
    Obrigado pessoal !

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Darlan Felix

    É o preço mesmo.
    E esse negócio de Teoria Aplicada parece interessante.

    Darlan Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mas pra mim só vai fazer diferença porque é teoria com o Piano rs
    Porque já toco com banda à 2 anos.
    Mas com teclado rsrs

    Darlan Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pego hoje o material, e amanha começam as aulas ! \o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bacharelado em Música/Piano